Passos x Passos. Comportamentos antípodas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É destacável a participação do deputado Georgeo Passos na primeira sessão legislativa da Assembleia. Não se sabe, ao certo, se o destaque se deve a bancada ínfima da oposição ou em razão da sua formação jurídica que de algum modo lhe imprime certa credibilidade nos assuntos que lhe são afetos.

Tal destaque inicial, porém, embora louvável, não se assemelha e nem se equipara, por óbvio e a título de exemplo, ao do deputado Venâncio Fonseca … nem de longe. É inegável, ao menos, para o titular desta blog, que Venâncio e Gualberto fizeram durante muito tempo um verdadeiro “Derby” em matéria de política, comparado, tomando como referência o futebol, a um Fla-Flu, Gre-Nal, Ba-Vi etc. Porém, quem observa, hoje, os pensamento de Georgeo Passos na Alese, imagina que ele, tempos atrás, seria, com boa margem de acerto, oposição ao próprio pensamento político do pai, Antônio Passos. Afinal, o Georgeo Passos, que desponta como um defensor das causas do servidor público e das finanças do Estado, talvez não recorde que, com o voto do pai dele, Antônio Passos, a Energipe foi privatizada e durante os oito anos de governo Albano Franco os servidores amargaram diversas perdas vencimentais sem que Antônio Passos tivesse levantando um único discurso em prol dos mesmos.

Aliás, para que não se diga que nenhuma categoria ficou sem o apoio de Antônio Passos, é de se registrar que foi aprovada a Lei Complementar nº 120, de 30 de março de 2006, que garantiu um bom vencimento aos procuradores autárquicos, de cujo quadro de pessoal o deputado Antônio Passos fazia (ou ainda faz) parte, mas que em razão do mandato eletivo estava licenciado.

E mais: quando se quis apurar denúncia de superfaturamento de obras no Governo João Alves (2003-2006), a exemplo da construção do Sergipetec e de unidade prisional, o então presidente da Alese, Antônio Passos, proibiu que deputados se reunissem para analisar a questão ou propusessem uma pretensa, mas improvável CPI. O ex-deputado Gilmar Carvalho deve lembrar sobre o assunto. Afinal, todos sabem que ele (Gilmar) sabe que todos sabem!

Então, diante de comportamentos tão antípodas, é provável que hoje Georgeo Passos estivesse em posição política oposta a Antônio Passos, seu pai, no que teria um verdadeiro Derby familiar: Passos x Passos. Aliás, há de se perguntar o que o povo de Ribeirópolis acha sobre a administração “Passos” que por tantos anos administrou a cidade.

Porém, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Georgeo Passos votaria em Antônio Passos para deputado estadual, tomando como base as ações deste último no exercício dos mandatos que exerceu?

Cláudio Nunes quer politizar carnaval, diz Garibalde
E a resposta do presidente do PMDB ao artigo de ontem, foi que o titular deste espaço quer politizar o carnaval sergipano por conta da recepção festiva de Robson Viana para João Alves.

Garibalde não pode punir vereadores. Um exemplo
O blog tem vários exemplos de bastidores que deixam claro porque Garibalde não pune os vereadores do PMDB de Aracaju que estão com João Alves. O principal assessor dele na Alese, por cerca de 10 anos, o suplente Junior Pinheiro é hoje diretor da Emsurb. Há quem diga que não foi briga, mas ocupação de espaço. Ou seja, um das dificuldades para punir aliados. Mais exemplos depois.

Candidatura PMDB em Aracaju
Já pensou se Jackson bater o martelo com a candidatura de Zezinho Sobral em Aracaju? Como ficarão alguns filiados que assumiram compromisso com João Alves?

Meia dúzia de pijamas
Jackson já anunciou que deixa a política em 2018. Vai vestir o pijama. Tomará que ele aproveite e compre meia dúzia para presentear Albano, João, Valadares, Maria, Luciano Bispo… vixe… vai faltar…

Avenida Osvaldo Aranha em Aracaju: insegurança voltou
Em 2006 cansados de assaltos diários na região da Avenida Osvaldo Aranha,  empresários procuraram a PM e realizaram uma grande ação que culminou com 500 dias sem assalto na área. De lá para cá, muita coisa mudou e hoje a Avenida Osvaldo Aranha voltou a ter assaltos constantes, inclusive com assassinato de empresários. É preciso que Mendonça Prado peça a PM para realizar uma ação constante na região. Antes que outro empresário seja assassinado. Há algum tempo foi morto um dos sócios da “Ovos de ouro” e recentemente o microempresário Brabek.

Atraso salários
A Prefeitura de Aracaju continua sem pagar o salário do mês de dezembro a vários servidores públicos, sendo que a informação  que se tem é que até o final deste mês de janeiro tudo será resolvido. Será? E quanto ao pagamento dentro do mês a partir de fevereiro, conforme promessa do prefeito João Alves, será que vai mesmo ocorrer? Difícil acreditar.

Aracaju Previdência
Ontem, 18, um servidor municipal disse que tem conhecimento que a Prefeitura está atrasando o repasse para o Aracaju Previdência dos percentuais descontados dos servidores. O blog não acredita, até porque seria apropriação indébita.

Policiamento Carnaval: Governo paga Grae em Aracaju e nega no interior
Ao quem pode informar porque o governo estadual resolveu privilegiar Aracaju com o pagamento da gratificação (Grae) para os policiais trabalharem no Carnaval e negar em vários municípios do interior, que têm carnavais tradicionais?

Reforma Fausto Cardoso. E a Olimpio Campos?
O blog foi informado que a Prefeitura de Aracaju realizará licitação de R$ 600 mil para reforma da praça Fausto Cardoso. Ela não precisa de reforma tão grande. Só precisa de pintura dos coretos e conserto de algumas pedras que estão soltas. A praça foi reformada na gestão anterior. Agora a Olimpio Campos, a da Catedral precisa sim de reforma. Qual a justificativa da prioridade invertida?

Agentes da PC em Itabaiana e no bairro América
E um agente da PC pediu para o blog questionar Mendonça Prado, secretário da SSP, quantos agentes tem na delegacia de Itabaiana e compare com a delegacia do bairro América. E aí Mendonça? Sabe responder?

Missa Sétimo Dia – Professor Ednil Simões. Hoje, 19
Familiares e amigos do professor Ednil Simões convida a todos para a Missa de Sétimo Dia que será realizada hoje, 19, ás 19h30 na Catedral Metropolitana de Aracaju. Ele faleceu no último dia 13/01 em decorrência de um choque cardiogênico. Ednil Simões  lecionou Geografia no Atheneu, no Colégio Salvador e no Visão por muito tempo e teve forte influência numa geração de notáveis sergipano, entre eles, o saudoso governador Marcelo Déda que foi aluno dele no Atheneu.

Quadriciclos tem que ter registro e licenciamento. Resolução CONTRAN
Agora a SMTT de Aracaju, como também as superintendências dos outros municípios, podem autuar e apreender os quadriciclos que circulam nas areias das praias em desacordo com a nova resolução do Denatran, de 16 de dezembro de 2015, com regulamentação imediata. Os quadriciclos podem agora circular em vias públicas, mas com licenciamento, emplacamento (traseiro) e todos os equipamentos de segurança exigido para motos (retrovisores e capacetes, por exemplo);

SMTT Aracaju  e CPRV devem  autuar e fiscalizar quadriciclos
O diretor de trânsito da SMTT Aracaju, coronel Cruz, informou ontem, 18, que agora ficará mais ágil a fiscalização, já que os quadriciclos que não tiverem de acordo com a resolução serão apreendidos. Leia toda resolução do CONTRAN:http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao5732015.pdf

Atenção pais Irresponsáveis: é exigida habitação B. É crime ceder veículo a menor
E um detalhe importante: a resolução do CONTRAN deixa claro que é preciso a habilitação B para poder conduzir o quadriciclo. Ou seja, se estiver licenciado, mas sendo guiado por um menor – como ocorre frequentemente nas praias da Sarney – a multa é grave e o responsável responderá por  crime ao ceder um veículo a menor de idade.

Com base em lei ambiental, Eduardo Matos luta para proibir qualquer circulação nas areias das praias
E o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Matos, está tentando uma somação de forças com o MPF e o MPE para proibir qualquer tipo de veículo nas areias das praias, por conta da área de preservação ambiental e desova das tartarugas do projeto Tamar.

Somação SMTT e CPRV
O blog foi informado ontem que a SMTT só fiscaliza até o Parati, após por ser rodovia estadual é de competência da CPRV, principalmente o Viral. É preciso uma somação de todos para coibir o trânsito de veículos. Outro detalhe: a resolução proíbe a circulação em rodovias federais e estaduais. Somente em vias urbanas, devidamente licenciados.

Na Caueira,1ªº batalhão apreendeu quadriciclos
A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1ªCia/1º BPCom), realizou nesse final de semana a Operação Praia Legal, com ações preventivas na Praia da Caueira, município de Itaporanga, distante 45 quilômetros da capital.

Ascom/SMTT
E quem assumiu a Assessoria de comunicação da SMTT de Aracaju, foi o radialista Flávio Lima, com vasta experiência na área.

Tribunal de Contas convoca 30 aprovados
Após determinação do conselheiro presidente Clóvis Barbosa de Melo, foi publicada no Diário Eletrônico do TCE de ontem, 18, a convocação de mais 30 candidatos aprovados no concurso público realizado em 2011, que teve como foco a atividade fim do órgão: fiscalizar a utilização do dinheiro público.

Áreas
Os novos servidores serão distribuídos da seguinte forma: 17 Técnicos de Controle Externo (hoje, Analistas de Controle Externo I) e 13 Analistas de Controle Externo (atualmente, Analistas de Controle Externo II). Destes, quatro atuarão na área Jurídica e nove nas Coordenadorias de Controle e Inspeção (CCIs).

Décima edição da revista Cumbuca nas bancas. Jackson consolida papel cultural
E já está em circulação o décimo número da revista Cumbuca, editada pelo governo do Estado, através da Editoria Edise, da Segrase. A revista tem como editor o jornalista Amaral Cavalcante e a cada edição supera-se na qualidade dos artigos e reportagens. Já está registrada na história cultural de Sergipe. Jackson sempre destacou a importância da cultura e a Cumbuca é uma marca já consolidada. Nesta edição textos de Milton Alves, Clóvis Barbosa, Wagner Lemos, Lúcio Prado Dias, Luiz Adelmo, José Clécio, entre outros.

O olhar crítico do contista Célio Nunes
O blog agradece o texto do historiador e professor Gilfrancisco “O olhar crítico do contista Célio Nunes” contando a trajetória de escritor do jornalista Célio Nunes (pai deste colunista), falecido em 2009. Gilfrancisco registrou também o início da carreira jornalística na década de 50 quando foi copitado pelo Partido Comunista e assumiu a editoria da “Folha Popular”, ligada ao PCB. São seis páginas que resumem bem a história dele.

Carta Capital
O secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo, foi destaque em reportagem da atual edição da revista Carta Capital, que trata sobre a perspectiva de arrecadação dos partidos para as campanhas eleitorais deste ano, quando o financiamento empresarial estará proibido. Márcio informou que o PT pretende fazer uma consulta à Justiça Eleitoral para entender quais serão as regras para a aplicação do dinheiro do Fundo Partidário.

Salgado: 3ª edição da Caravana da Cidadania
O povoado Água Fria, em Salgado, recebeu na última sexta-feira, a Caravana da Cidadania. O projeto que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Obras, Educação, Saúde e Transporte, tem como objetivo oferecer a população diversos tipos de atendimentos.

Serviços
Com a instalação da Caravana, os moradores foram recebidos pelos funcionários da Prefeitura e do Estado e beneficiados com numerosos serviços ofertados para a comunidade, tais como: exames médicos, palestras, emissão de carteira de identidade, carteira do idoso, emissão do número do NIS, cadastro social e de gestantes do Projeto Mãe Carinhosa, corte de cabelo, sobrancelha, limpeza de pele, hidratação, fotografia, denúncias do conselho tutelar, informação sobre o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC) e adicional para aposentados por invalidez que necessitam de acompanhante, calçamento, entre outros serviços.

Beneficiados
Ao observar a grande quantidade de pessoas usufruindo os serviços da Caravana, o prefeito Duilio Siqueira comentou a sua satisfação e alegria em poder notar todo o benefício que está sendo proporcionado para o povo salgadense. “O semblante de alegria no rosto do povo é a minha maior satisfação. A cada edição do projeto há uma grande massa de beneficiados, o que me deixa muito feliz, pois sei da importância que estou trazendo para eles”, enfatiza.

Entusiastas comemoram nesta quarta-feira o Dia Nacional do Fusca
É nesta quarta-feira (20) o Dia Nacional do Fusca. E, para celebrar um dos carros mais querido do Brasil, o Clube de Veículos Antigos de Sergipe – Antigos do Farol (CAF) promoverá carreata festiva em Aracaju.De acordo com a organização, a concentração acontecerá a partir das 19h, com saída prevista para as 20h – do Farol Cotinguiba (Unit) com destino ao estacionamento do Oceanário, na Orla de Atalaia.

Modelos
Segundo o conselheiro do CAF, Fred Dantas, além de diversos exemplares do Fusca de várias épocas, durante a carreata será possível contemplar unidades de outros modelos do antigomobilismo, a exemplo de Mercedes Bens, Belina, Maverick, Fiat 147, Ford Escort XR3(conversível) dentre outros veículos que compõem o grupo Quadrados de Sergipe e do Escort Clube.

Início
Para o presidente do Clube, Hugo Macedo, o Fusca representa o começo do desenvolvimento da indústria nacional entre as décadas de 50 e 60 e até hoje existem muitos exemplares rodando pelo país. “Lendário, apaixonante e único, são características que descrevem o Fusca, na vida dos amantes do mundo automotivo”, afirma Hugo, destacando que o Fusca tem fama mundial e, por isso, ganhou uma data especial.

I Casa de Julgamento
O Ministério Cristão DHINAMOTHEO vem parabenizar a Primeira Igreja Batista de Aracaju –PIBA- pela realização da peça  “ I CASA DE JULGAMENTO”.  Onde trouxe uma reflexão da  base da sociedade brasileira, a família, na atualidade e  a ÚNICA solução pra essa fragilidade familiar é JESUS CRISTO. Centenas de pessoas puderam  assistir a citada peça e a cada noite fizeram a sua escolha de como desejam se apresentarem diante o “JULGAMENTO FINAL”. Em nome do pastor Paulo Sérgio queremos mais uma vez parabenizar todos os amados e amadas da PIBA e o saudamos em Cristo Jesus!

PELO TWITTER

www.twitter.com/alanbarretoso  Nunca traia seus princípios!

www.twitter.com/gestor_robson  Sabe o que é importante?  – conquistar espaços !

www.twitter.com/oMarioSousa  O que houve com o 4G da @digaoi em Aracaju? Faz tempo que mesmo ativo no meu aparelho, só aparece o 3G.

www.twitter.com/sargentoedgard  Como discutir sobre religião, futebol,em resumo preferências. Depois de ver essa marcha para satanás, tá provado que tem mal gosto pra tudo.

www.twitter.com/palmeriodoria  Nem os 5 generais do golpe tentaram se reeleger, o que seria uma barbada na ditadura. FHC rasgou a Constituição e comprou sua reeleição.

NOTA ESCLARECIMENTO  Seminfra/Emurb

Sobre iluminação no calçadão da Beira Mar
Sobre a nota publicada ontem em sua coluna, em que citou o problema da iluminação no calçadão da Av. Beira Mar, a Emurb esclarece que tem tomado todas as providências necessárias em relação ao furto de cabos e luminárias na cidade de Aracaju. Apenas no último mês de novembro, seis Registros Policiais de Ocorrências (RPO) foram denunciados na 1ª Delegacia Metropolitana por causa do furto de cabos, fios, luminárias, braços, refletores e outros equipamentos do sistema de iluminação publica da capital. Este é um novo desafio identificado e encarado com firmeza pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Emurb, para garantir a normalidade na rede da capital e não causar transtornos para os cidadãos aracajuanos que se vêem prejudicados pela ação de vândalos.

No caso específico da Av. Beira Mar, houve o furto de mais de 16 mil metros de cabos elétricos e 60 luminárias dispostas na extensão da avenida e a Emurb está finalizando uma licitação para repor todo o material. O custo estimado é de R$ 150 mil e os serviços pagos com recursos da COSIP – Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública e a previsão é de que. até o final do mês, a iluminação esteja restabelecida. Além desse local, a Emurb está recuperando a iluminação na Praça da Bandeira, Praça Chico Mendes, Avenida Alexandro Alcino, Viaduto do DIA, algumas ruas da Farolândia, dentre outros locais, cujos cabos e algumas luminárias foram furtados.

Os investimento na manutenção e melhoria na iluminação pública, bem como o pagamento do consumo de energia elétrica para tal fim está sendo realizado com recursos da COSIP. Apenas no último mês de dezembro, o Serviço de Iluminação Pública registrou um alto índice de atividade: foram substituídas cerca de 3 mil lâmpadas, atendido demandas em todas as partes da cidade. Isto significa que o Município tem sido criterioso e previdente tanto na resolutividade, quanto no tempo médio de atendimento. Para solicitar a troca de lâmpada, basta ligar para o Setor de Iluminação Pública através do telefone 3249-1723. O atendimento leva em média oito dias úteis, tempo consideravelmente curto se comparado à média de 70 solicitações que o setor recebe diariamente.

Ademar Queiroz
Assessor de Comunicação Seminfra/Emurb

NOTA AGRADECIMENTO 

Tudo Salvo completa um ano

http://www.facebook.com/tudosalvo : É com muita satisfação e alegria que comemoramos hoje, 19, um ano de trabalho da Tudo Salvo. Sabemos que 2015 não foi um ano fácil para os municípios, para o Estado, para o País e para a iniciativa privada. Apesar de todas as dificuldades, a Tudo Salvo manteve-se forte e atuante no mercado de mídias digitais em Sergipe.

Diariamente, acompanhamos todos os meios de comunicação de nosso Estado. Temos muito o que agradecer aos radialistas, jornalistas, publicitários, contatos comerciais, técnicos, produtores, editores, apresentadores e outros que apoiaram o nosso trabalho.

Aos internautas, twitteiros, fãs do Facebook, Instagram, Sound Cloud, YouTube e os amigos que nos seguem em todas as mídias sociais, os nossos mais sinceros agradecimentos pela compreensão e respeito. Sem vocês, a Tudo Salvo não teria este crescimento gigantesco.

Este ano que se inicia é importante para todos. É na municipalidade que todo cidadão se forma, onde a sociedade se fortalece e os políticos exercem papel importante. Por isso, a Tudo Salvo estará, mais uma vez, atenta a todos os acontecimentos em nosso Estado. Então, caso você ou sua empresa precise de algum assessoramento em mídias, clipping e monitoramento, procure a Tudo Salvo. 

ARTIGO

Do homem que deu errado, seus erros e o preço a pagar: Chico Buarque. Por Marcelo Rocha*

Chico Buarque, semana que passou, foi vítima de agressões. Isso é fato incontestável. Talvez a posição de alguns, que dizem da atitude daqueles jovens bem nascidos, fascistas, esteja errada. Certamente, no mundo de hoje, com todos os avanços tecnológicos na área de saúde, uma pessoa de 71 anos não possa ser vista tão frágil quanto há 30 anos atrás. Talvez.

O que mais importa nesse momento, é demonstrar o maior defeito que se percebe em Chico Buarque, que, ante a polêmica recente, vem sendo defendido por muitos e atacado por outros.

Dispensemos aquelas teorias freudianas que explicam a necessidade que algumas pessoas possuem de – “com o tempo” – tentar destruir aqueles a quem admira ou aqueles a quem percebem superior. Acho totalmente desnecessário, assim como o é – para outros – fundamental “aparecer na mídia” atacando reputações de pessoas públicas.

Seria, como dizem, uma forma de trazer a si os holofotes.
Absoluta perda de tempo!
Pois bem, o Sr. Francisco Buarque de Hollanda é um absoluto fracasso!
A polêmica agressão que sofreu deixou isso bem claro.

Ora, filho de uma já distinta família, tendo seu patriarca sido renomado intelectual brasileiro, certamente não lhe caberia optar pelo secundário caminho das artes. Ora, não tivesse abandonado a politécnica e formado-se Arquiteto, certamente teria construído uma brilhante carreira, que poderia lhe permitir amealhar riquezas que lhe dispensariam até a herança familiar. Se quisesse!

Ora, se quisesse! Mas o moço de famosos olhos azuis preferiu seguir o caminho da música. Optou ser artista. Não se contentou e, de letras e melodias, também passou à dramaturgia teatrais. De poeta, tornou-se um romancista, também. Musicou até filmes.

Pior, virou quase uma unanimidade e é considerado um patrimônio vivo da cultura brasileira. (Perdão, não vi, nesta frase, onde disse que ele era um santo, perfeito ou infalível, ok?)

Coitado de Antonio Cândido, que um dia disse “Louvemos Chico Buarque”.
(Ter-lhe-ia sido mais rebuscado escrever sua história com  ter-lhe-ia do que escreve-la com teria sido, mas se não optasse exatamente como o fez, sem dúvidas nunca teria sido.)

Optou, portanto, pelas meretrizes, pelos oprimidos, perseguidos e por todos os desvalidos. Com ternura e incisividade, perdeu seu tempo com a parcela mais fútil da sociedade. A que não importa. A que não tem cara.
Perdeu tempo defendendo convicções e por isso, sem dúvidas, perdeu diversas chances. Poderia ter seu especial de fim de ano há décadas… mas não! É por isso que algumas emissoras de televisão o ignoram simplesmente, como se não existisse.

Se aderisse ao “ufanismo” dos anos 70 ter-lhe-ia sido assegurado o papel de herói. Se não preferisse cantar músicas como “tanto mar”, não teria sido um “auto-exilado” na Itália.  Preferiu cantar “Geni e o zepelin” e “Vai passar” ao invés de cantar “Guerra dos Meninos”.
Coitado….

Por isso teve o que mereceu. Não restam mais dúvidas que não houve injustiça no ocorrido semana passada, em que pese os envolvidos, de uma forma ou de outra – seja através de vídeo postado por Álvaro pai, por exemplo – terem desculpados. Erraram em se desculpar.
Pois tudo isso é uma bobagem sem tamanho, nem deveria virar polêmica, pois certo que ninguém se revoltaria, caso se tivesse o seu pai, um idoso de 71 anos, cercado por 2 ou 3 jovens de pouco  mais de 20 anos, chamando-o de ladrão, bandido ou de merda. Uma besteira sem fim.

Afinal, esse tipo de situação já está se tornando algo bem comum, principalmente por parte das pessoas que adoram se dizer “de bem”.
Depois, ainda ficam falando em fascismo por ai. Absurdo!

P.S Escrevi este texto ano passado, por ocasião da patética agressão fascista sofrida por Chico Buarque, em dezembro. Terminei por não publicá-lo, pois passados alguns dias, na velocidade da informação, ele tenderia a ficar datado.Eis que, como o fascismo viceja vigoroso em nosso país, em parte devido ao irrestrito apoio da grande mídia que fomenta o ódio dia-a-dia, mais uma vez o  limite civilizatório foi destruído: o jornalista João Pedrosa, através do Instagram, ofendeu não apenas o cidadão, mas toda a sua família, dizendo sê-la uma “família de canalhas”.
Desse modo, parece oportuno publicá-lo.

*Capitão PMSE

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"A vida só pode ser compreendida quando se está pronto para entrar no desconhecido." Rajneesh, líder religioso indiano, morreu em 19 de Janeiro de 1990. (n. 11 de dezembro de 1931).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais