PCdoB não se sente representando no governo

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB, aliado de primeira hora do PT, desde a disputa vitoriosa do ano 2000 para a Prefeitura de Aracaju, não se sente representado no atual governo estadual. A declaração é do ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que deixou claro que não está brigando por cargos para ele, mas reivindicando o espaço administrativo do partido conforme todos os aliados.

Questionado sobre a presença do filiado ao PCdoB, Jeferson Passos, na Secretaria de Planejamento e Gestão, Edvaldo disse que o governador Marcelo Déda deixou claro que fez o convite pessoal a Jeferson porque admira a capacidade administrativa dele. “Nos orgulha ter Jeferson como filiado, mas a indicação não foi do partido, foi pessoal do governador Marcelo Déda e ele próprio reconhece desta forma”, disse, dando como exemplo também a indicação de Belivaldo Chagas que alguns questionaram que o PSB tinha três secretarias e Déda reforçou que a educação foi indicação pessoal dele.

No campo partidário, Edvaldo entende que o momento é do “salve-se quem puder”, onde todo mundo está procurando fortalecer sua sigla para 2014. “Estamos preparando nosso partido para o 13º Congresso Estadual que será realizado em outubro”, disse, afirmando que além do nome dele, o partido tem quadros como o padre Inaldo, de Socorro, a ex-deputada Tânia Soares, Agnaldo de Indiaroba, que perdeu a eleição por 300 votos e é uma liderança na região Sul, além de outros. “Temos hoje um prefeito e 18 vereadores que estão trabalhando para fortalecer a sigla”, disse.

Edvaldo disse que vai procurar o governador em exercício, Jackson Barreto, para expor essa posição que não é isolada dele, mas de todo o partido. “Vamos dialogar, ajudamos a construir um projeto político que está transformando Sergipe”, concluiu.

Hallison é o novo presidente do PCdoB em Sergipe
No fim de semana, pelo twitter, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira e o ex-secretário Bosco Rolemberg postaram que a executiva aprovou o dirigente Hallison Souza como presidente estadual. A primeira missão dele é organizar a conferência estadual que será realizada em outubro.

Em respeito aos leitores e para quem levantou dúvidas
Por conta do texto da última sexta-feira que suscitou uma resposta do governador licenciado Marcelo Déda pelo twitter e os diversos e-mails, comentários e telefonemas recebidos favoráveis, contrários e até mesmo duvidando da veracidade das declarações o blog publica o áudio com as partes citadas do discurso de Déda proferido quando anunciou a desistência da candidatura de Rogério para apoiar a candidatura de Valadares Filho a prefeito de Aracaju. Cada um faça sua reflexão:https://.infonet.com.br/claudionunes/mp3/FalaDeda_25-06-2012.mp3

Ainda sobre a disputa no PT. Sequelas
Deu na coluna Plenário do jornalista Diógenes Brayner de ontem: Um político forte da base aliada teme que essa disputa ferrenha pela Presidência regional do PT deixe alguma sequela para as eleições de 2014. – O PT não suporta mais divisões, disse.

É Difícil
E mais na coluna Plenário:  Segundo o mesmo político, é muito difícil tirar a legitimidade da candidatura do deputado Rogério Carvalho na disputa pelo Diretório Regional. – Politicamente ele sempre teve o apoio da tendência Articulação na Luta.

“Quero e tenho condições de ir para o 2º turno”, diz Ana Lúcia
Única mulher concorrendo à presidência do PT Sergipe, Ana Lúcia acredita ter chances reais de disputar o 2º turno das eleições internas. “O PT é um partido diverso e plural, que preza pelo debate de ideias e propostas com todos os seus filiados e filiadas. Por isso, quem decide eleições no partido não é um núcleo dirigente, mas a militância, que se posiciona e vota no projeto que acredita ser essencial para os rumos do partido”, disse.

MP omissão em Simão Dias: lixo resíduo industrial ainda em lixão
Pelo jeito o procurador-geral do MPE, Orlando Rochadel vai precisar chamar a atenção da promotoria de Simão Dias. Este

Lixão em Itabaiana

espaço e o Jornal da Cidade no último dia 05, publicaram denúncias da população sobre resíduo industrial da empresa Dakota que é jogada num lixão. Nenhuma providência tomada. E a empresa ainda jogou a responsabilidade para a Prefeitura. Que na verdade só tem responsabilidade com o lixo residencial.Até quanto?

Lixão em Itabaiana
A foto ao lado é de um lixão no município de Itabaiana. É preciso uma providência imediata para acabar com esse lixão no principal município do agreste sergipano. O que as autoridades estão fazendo? O MPE vem atuando no município? Em 2014, cidades que ainda tiverem lixões podem ficar sem receber recursos federais.

Construção civil: Palestra hoje à tarde na Assembleia
Através de requerimento do deputadoGaribalde Mendonça (PMDB) será realizada hoje, 19, a partir das 15h, palestra do presidente da Associação Sergipana dos Empresários e Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Barreto, no plenário da Assembleia Legislativa. O objetivo da palestra é mostrar os problemas vividos pela construção civil no Estado de Sergipe.

Problemas
O parlamentar fez o convite a todos os deputados, imprensa, secretários de Estado e demais interessados, para que possam acompanhar o debate. “Hoje temos muitas obras em andamento, preços não compatíveis com a realidade, muitas obras se arrastando há vários anos, muitas falhas na Lei de Licitações, empresas inidôneas que ganham licitação com preços abaixo do mercado e depois não concluem”, disse o deputado, acrescentando que esse cenário não é apenas em Sergipe, mas em todo Brasil.

Tempos são outros. Luciano foi proibido de falar na AL, em 2006
Em 2006, o empresário Luciano Barreto foi convidado para falar em uma das comissões da Assembleia Legislativa sobre obras e os problemas do setor em Sergipe. Quando estava no local foi proibido por decisão do presidente Antonio Passos, cuja ordem foi prontamente cumprida pelo gabinete militar da AL.

Itabaiana: coletiva sobre a programação dos 125 anos
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, convida a toda imprensa itabaianense e sergipana para uma entrevista coletiva que concederá  hoje,191, as 8h, no gabinete do prefeito, localizado na Prefeitura Municipal de Itabaiana, na praça Fausto Cardoso, 12, nesta.Na oportunidade será anunciada a atracão musical Gospel que completará a programação festiva alusiva aos 125 anos de Itabaiana.

Mudança no PEN/SE provoca crise nacional no partido
A Direção Nacional do Partido Ecológico Nacional – PEN, está em crise por conta da decisão do presidente nacional, Adilson Barroso, ter retirado o professor Bosco da presidência atendendo pedido do senador Amorim e passado o partido para o bloco dele em Sergipe. Os fundadores do PEN em Sergipe fizeram uma denúncia aos estados e a Executiva Nacional que provocou uma crise na sigla.

Dirigentes vão à Justiça contra decisões de Adilson Barroso
O Fundador e primeiro Presidente do PEN/PR, Cesar Rosek, declarou Guerra a Executiva Nacional e ao Adilson Barroso, conforme email abaixo. O membro da Executiva Nacional Tiradentes declara que Adilson Barroso tem tomado decisões isoladas sem o conhecimento da executiva.O Presidente Estadual do PEN/RJ, Chiquinho, preocupado com a imagem do PEN nacionalmente, procurou alguns membros da Executiva Nacional e solicitou uma reunião urgente para discutir os problemas provocados por Adilson Barroso nos estados. O Presidente Estadual do PEN/MG, Marivaldo – assessor do Deputado Federal Wellington Prado – está organizando os dirigentes dos estados GOLPEADOS por Adilson Barroso, inclusive disponibilizando assessoria jurídica, para entrarem na justiça conjuntamente contra a Executiva Nacional e contra o Adilson Barroso.

Acordo é devolver diretórios aos fundadores
Segundo o professor Bosco, presidente afastado em Sergipe, todos os Fundadores e primeiros presidentes estaduais, dos estados golpeados por Adilson Barroso, são unânimes em afirmarem que o único acordo possível é devolver o PEN nos estados aos fundadores.

Vala comum de partido de aluguel
Veja  parte de e-mail enviado a todos estados e a executiva nacional do PEN por Cesar Rozek do PEN/PR:”Todos os Estados estão me telefonando, para entrarmos com ações conjuntas contra os dirigentes nacionais do PEN51 (pessoas físicas) e contra o Adilson Barroso (pessoa física), na justiça e depois ações individuais, de cada municipal que foi iludida pelo Adilson Barroso, e fez nosso nome, e o nome da sigla PEN51, cair na Vala Comum de partidos de aluguel…Não fugimos da guerra para fundar esta sigla. Não fugiremos da Guerra declarada contra nós, pelo Adilson Barroso. Negociata é só com Adilson Barroso, que vem ao nosso estado, sem nos avisar, negociar a sigla com terceiros.A decisão sobre o futuro da sigla e como ela será conhecida na história política deste PAÍS. Está nas mãos dos atuais dirigentes nacionais.”

Será boato maldoso ou é verdade?
Será boato maldoso ou é verdade? Pela primeira vez durante o governo de Marcelo Déda, alguns funcionários públicos (aposentados e pensionistas) receberam os seus salários atrasados, por um dia, por conta da queda na receita. Está circulando um boato de que os salários dos funcionários deste mês só serão pagos nos dias 03, 04, 05 e 06 de setembro. Ou seja, vão atrasar mais ainda. Seria bom que o governo anunciasse antes se é verdade ou não, para evitar especulações tramadas talvez pela oposição.

Em crise, Estados cortam R$ 9,6 bilhões e 4.000 funcionários
FSP, de hoje, 19: O ritmo fraco da economia tem levado a maioria dos governos estaduais a promover cortes nos orçamentos e a reduzir gastos neste ano. O enxugamento nos Estados chega a R$ 9,6 bilhões, com saldo ainda de 4.000 funcionários dispensados e seis secretarias extintas.

Medidas
Os governos afirmam que as medidas são necessárias ante a queda de receita. "O Brasil inteiro está choramingando. O último Confaz [reunião de secretários estaduais da Fazenda] parecia a pororoca do rio Amazonas", diz Luiz Carlos Hauly, do Paraná. O Estado cortou 12% do orçamento do ano e adiou construção de moradias e reformas de escolas e presídios. Matéria completa:https://1.folha.uol.com.br/poder/2013/08/1328416-em-crise-estados-cortam-r-96-bilhoes-e-cortam-4000-funcionarios.shtml

Aumento de despesas com servidores engessa investimentos nos Estados
Estadão:Desde 2009 gasto com pessoal cresce acima da inflação e 20 das 27 unidades federativas superaram 90% do limite fixado na LRF para desembolsos com a folha; situação eleva pressão a governadores, também alvos de protestos por um serviço público melhor. O alerta abrange 20 das 27 unidades federativas do País e ajuda a elevar as pressões por mudanças na legislação fiscal. Leia toda matéria:https://.estadao.com.br/noticias/nacional,aumento-de-despesas-com-servidores-engessa-investimentos-nos-estados,1065087,0.htm

Desequilíbrio
Em entrevista concedida ao radialista Edivanildo Santana, na Princesa FM, na última sexta-feira, 16, o ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, cometeu uma série de disparates. No afã de atacar a atual gestão a frente da cidade do prefeito Valmir de Francisquinho, ele mostrou desequilíbrio em diversos momentos. Mas dois chamaram mais a atenção, quando ele atacou o secretário de Agricultura, Erotildes de Jesus, chamando-o de analfabeto, e o secretário de Comunicação, Anderson Christian de Souza, dizendo que este não conhecia a cidade.

Chacota
Além da deselegância de chamar alguém de analfabeto, ainda mais quando se trata de uma mentira, Luciano tornou-se motivo de chacota pois, quando agrediu Erotildes, todos ouviram claramente ele falar "anafabeto". Para quem quis desmerecer alguém por ter uma suposta pouca cultura, falar errado em rádio não ajuda em nada. E quanto aos ataques a Anderson, ficou claro o desespero de Luciano, pois a comunicação itabaianense, em apenas oito meses, já colocou a cidade em destaque nacional diversas vezes, além de estar fazendo, na acepção do conceito, Comunicação Social, de interesse público, valorizando não apenas a atual gestão, mas também a cidade e sua população como um todo.

Sem rumo
Como se vê, diante de tantas acusações infundadas e sem pé nem cabeça, Luciano Bispo demonstra que está com saudades do poder, que ele julgava ser dele e apenas dele em Itabaiana, e que está sem rumo na oposição. E o pior é que o desequilíbrio dele influencia negativamente até o governador em exercício, Jackson Barreto, que também na última sexta-feira esteve na cidade para algumas visitas e para assinar a ordem de serviço da reforma do Colégio Murilo Braga, o maior do Estado em Itabaiana. Mas, sob a má influencia politiqueira, cometeu a gafe de nem comunicar e nem convidar o prefeito Valmir de Franciquinho para participar do evento.

Falhas
A Jackson resta abrir o olho para não se deixar envolver mais em situações ridículas como esta. E a Luciano resta entender que os malefícios de sua última gestão, quando a cidade não saía das páginas policiais, o levaram a perder a eleição. Portanto, corrigir as próprias falhas será bem melhor para ele do que viver apontando sua metralhadora verbal para os outros sem ao menos embasar suas críticas em um mínimo de verdade.

Pesquisas científicas terão pacote de 11,7 milhões em Sergipe. Anúncio, dia 22
O governo do Estado vai anunciar nesta quinta-feira, 22, um pacote de R$ 11,7 milhões para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação de Sergipe. Durante solenidade agendada para às 9h, no Centro de Convenções de Sergipe, serão lançados 10 editais de pesquisa voltados ao financiamento de programas nas áreas de políticas públicas, de apoio à formação de recursos humanos, divulgação científica e de inovação em empresas sergipanas.

Trombone de vara curta
Deu na coluna Radar (Correio de Sergipe) do jornalista César Cabral: Os componentes da Lira Imperatriz dos Campos, de Tobias Barreto, estão soprando os instrumentos “na marra”. Há oito meses sem receber salários, os músicos reclamam a falta de “dó” por parte do prefeito, Dilson de Agripino.

G.Barbosa cai na qualidade e no respeito ao consumidor
Definitivamente o  blog vai começar uma campanha semanal para que as grandes redes de supermercado de Sergipe respeitem o consumidor. É preciso punição rigorosa. O G.Barbosa vem retirando das prateleiras algumas marcas deixando o consumidor com poucas opções em vários itens. Na loja dos Jardins quem compra presente agora não tem mais a opção de embrulhar o presente. Um desrespeito!

Procon encontra irregularidades em supermercado
Fiscais do Procon Municipal realizaram na manhã desta sexta-feira, 16 uma ação educativa no supermercado G. Barbosa do bairro Farolândia. O objetivo foi verificar o tempo de espera nas filas, o número de empacotadores, os caixas preferenciais, a validade dos produtos e de que maneira os pães franceses estão sendo pesados. Serão fiscalizados 191 mini-mercados, supermercados e hipermercados localizados na capital sergipano.Em:https://.infonet.com.br/economia/ler.asp?id=148091&pagina=1

Curtas
RODRIGO JANOT É NOMEADO NOVO PROCURADOR-GERAL. /// MARINA SILVA LUTA PARA REGISTRAR O SEU PARTIDO. /// 700 PROPOSTAS TRAMITAM NO CONGRESSO PARA ALTERAR A CLT. /// NOVA QUEDA DE BRAÇO COLOCA DILMA E RENAN EM CAMPOS OPOSTOS. O MOTIVO É A VOTAÇÃO DE VETOS,  MARCADA PARA A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, AMANHÃ. /// LULA DEFENDE A ENTREGA DE ALGUNS ESTADOS AO PMDB, PENSANDO EM GARANTIR A VITÓRIA DE  DILMA EM 2014. /// GILBERTO CARVALHO DEFENDE APURAÇÃO DO CARTEL FORMADO EM SÃO PAULO. /// ANVISA FLEXIBILIZA RESTRIÇÃO A CIGARROS. /// ROBERTO AZEVEDO, DIRETOR-GERAL DA OMC, FECHA SUA EQUIPE PARA COMANDAR AS AÇÕES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL. /// GOVERNO EGÍPCIO PROPÕE A DISSOLUÇÃO DA IRMANDADE MUÇULMANA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Antonio Hora Filho
Ainda sobre o tema ARBITRAGEM SERGIPANA, julgamos oportuno lembrar que, numa fase mais recente (a atual), um nome é merecedor de indiscutível menção. O professor de educação física, ex-secretário-adjunto da Secretaria de Esportes do Município de Aracaju e atual presidente da CBDE – Confederação Brasileira de Desporto Escolar – é, sem dúvida (na opinião deste ESPAÇO), o nome mais representativo dentre os que compõem o quadro de árbitros da FSF. Além do mais, é portador de títulos acadêmicos que atestam sua real capacidade e conhecimento do conteúdo a que tem se dedicado em toda a sua vida: o esporte e a educação.  Um detalhe: Hora não é mais integrante do quadro de arbitragem da FSF.

Clubes clamam por alternativa
É crítica a situação financeira da maioria dos clubes brasileiros. O Flamengo, por exemplo, acumula um montante de 250 milhões de reais, somente na dívida ativa da União. Já o Vasco, na mesma rubrica, deve 140 milhões.

Apelo ao governo
Os clubes vão ao governo para negociar o parcelamento de débitos, enquanto o Congresso não decide se eles terão acesso a descontos de 90 por cento nos pagamentos devidos.

Proforte
Tramita, no Congresso Nacional, projeto de lei de autoria do deputado Vicente Cândido, do PT de São Paulo, que prevê o pagamento de apenas 10 por cento de sua dívida, enquanto os 90 por cento restantes seriam investidos em iniciativas que visem a impulsionar os esportes olímpicos.

Vice-presidente
Vale registrar que o deputado autor do PROFORTE é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol. O montante da dívida de todas as entidades desportivas chega a 4 bilhões de reais.

Legado negativo
Cerca de 250 mil pessoas serão afetadas por causa das obras do Campeonato Mundial de 2014. São realocações e remoções, sendo que mais de um terço delas atingirão os habitantes da região de Itaquera. O número exato é 89 mil e 200 pessoas, somente na sede paulista da Copa.

Renato Abreu
O veterano jogador, de 35 anos, foi aprovado pelo Santos e deverá passar por testes clínicos hoje, antes de assinar contrato.

Amistosos da seleção
A seleção brasileira enfrentará a Austrália no dia 7 de setembro, no Estádio Mané Garrincha, no Distrito Federal. Em 15 de outubro, os comandados de Felipão deverão jogar contra a China, no Estádio Nacional da China. Antes disso, a seleção do Brasil vai a Boston, nos Estados Unidos, para enfrentar a seleção portuguesa.

Wolfbusrg
É a nova equipe de Luiz Gustavo, que deixa o Bayern, atual campeão europeu O alerta abrange 20 das 27 unidades federativas do País e ajuda a elevar as pressões por mudanças na legislação fiscal.

Memória do Esporte – Os árbitros do futebol sergipano
Não apenas em Sergipe, mas em todo o Brasil, a atividade de árbitro de futebol não é reconhecida como profissão. Todos aqueles que exercem essa função têm um trabalho, um emprego. Assim, a remuneração que recebem funciona como um "bico". No atual futebol brasileiro, não é rara a situação em que o árbitro ganha mais dinheiro apitando futebol do que em seu emprego. Em Sergipe, o futebol só passou a ter maior expressão a partir dos anos 40. No começo do século XX, até a década de 30, a modalidade esportiva mais popular era o remo, cujas regatas levavam grande número de aficcionados à Rua da Frente, para acompanhá-las, Voltando ao tema deste comentário, a FSD, fundada com o nome de Federação Sergipana de Esportes Atléticos, em 1926, logo em seguida filiada à CBD, recrutava amantes do futebol para o seu quadro de arbitragem dentre diversas categorias funcionais, com destaque especial para os funcionários públicos. Os servidores estaduais e municipais prevaleciam nesse particular. Anos mais tarde, com ênfase nos períodos em que o país conviveu com a hegemonia e a tutela dos militares, esses "recrutas" passaram a ser convocados para a missão de dirigir jogos de futebol, sendo que, na carreira militar eram, geralmente, sargentos do Exército. Finalmente, em período mais recente, que se estende até os dias atuais, os professores de educação física predominam, no quadro especializado da FSF, ao lado de integrantes da Polícia Militar do nosso Estado.

João Carlos Smith, Francisco de Aguiar Siqueira e Sidrack Marinho
Achamos válida a divisão, para efeito didático da história dos nossos árbitros, em três períodos, que correspondem à fase que teve nessas figuras emblemáticas os seus maiores expoentes. Mas isso é assunto para outra oportunidade.

Jogo rápido
O zagueiro EMERSON está nos planos do Atlético Mineiro. A indicação é do técnico CUCA. /// Após seis triunfos consecutivos, o Palmeiras lidera a série B com 40 pontos ganhos. /// A ARENA do Corinthians é alvo de ação do Ministério Público de São Paulo, que contesta a legalidade das isenções fiscais concedidas e pede a restituição do dinheiro ao Erário Público. /// Neymar contabiliza   178 gols em 290 jogos profissionais em sua carreira./// Everton Costa, do Coritiba. Este é o nome de mais um atacante que deverá ser contratado pelo Santos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/dielass  Em terra de whatsapp, ligação virou prova de amor.

www.twitter.com/eugenio_nas  Até parece que o índio dançou toré e o toró caiu sobre Aracaju.

www.twitter.com/adinelsonalves O PROUNI e o FIES estão provocando uma revolução silenciosa: Uma legião de filhos de gente do povo está conquistando o Nível Superior.

www.twitter.com/Gilbertotv  Posso voar mais alto que os pássaros, mais leve que o ar e mais longe que puder. Para voar para onde quiser, embarco em meus pensamentos.

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
"Os invejosos invejam-se reciprocamente."

"A oposição será sempre popular; é o prato servido à multidão que não logra participar no banquete."

Joaquim Nabuco, político, diplomata e um dos fundadores da

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais