Pela reconstrução do Estado de Sergipe! Basta de letargia e parasitas.

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Faz-se urgente que, após os festejos juninos, os sergipanos possam se levantar num grito de liberdade e de dignidade para banir do governo do

estado um monte de parasitas que não se importam com a miséria alheia daqueles que amam o trabalho, mas devido à incompetência dos gestores do Estado veem-se sacrificados em suas atividades laborativas e empresariais.

Por falar em empresas, nunca antes na história de Sergipe se teve uma gestão tão temerária do ICMS. Muitas empresas do comércio e da indústria fecharam suas portas e foram se instalar noutros estados, onde a criminosa antecipação tributária do ICMS não ocorre, como em Sergipe.

O blog ainda acredita em Sergipe! Tem fé na força dos sergipanos – gente de valor, cujo amor ao trabalho e à solidariedade é admirável. Basta ver que um cidadão de Itabaiana compra sacos de castanha de caju, põe-se na estrada Brasil a fora para vender de copinho em copinhos a iguaria que é produzida no povoado do Carrilho, longe do apoio do BNB, Banese, Sebrae e tudo mais, o que torna ainda mais elevado o valor dessa gente trabalhadora.

No entanto, tudo isso contrasta com um governo do Estado cuja Secretaria de Inclusão Social virou há vários anos um cartório amorfo, ambiente de emprego de “aspones” que se deliciam das benesses dos gabinetes refrigerados com o dinheiro público, enquanto os pobres e miseráveis do Estado de Sergipe perambulam pelas estradas, ruas e guetos, abandonados, pois a efetividade das políticas públicas de amparo social aos miseráveis se acabaram a muito tempo, desde que resolveram fundir as secretaria do trabalho e da inclusão social, que resultou num amontado de papéis e de gente que bate cabeças, dia após dia.

Sergipanos, Uni-vos! Pela reconstrução do Estado de Sergipe, em todas as suas políticas públicas, como saúde, educação, infraestrutura, segurança, inclusão social, mas, sobretudo, na conduta e no bom trato dos recursos públicos!

Atualização na segunda-feira Devido aos festejos do Dia de São João, o blog só será atualizado na próxima segunda-feira, 25. 

“É bom que o prefeito entenda que uma história não se destrói com a vontade de uma pessoa porque a história foi construída com a participação de todos”. Essa frase resume bem o tom da entrevista coletiva realizada pela deputada estadual Maria Mendonça, PSDB, ao lado de familiares ontem, 21, durante um café da manhã na churrascaria Pirata, em Itabaiana. “A partir de hoje que ele siga o caminho dele e nós seguiremos o nosso com respeito, cada um pensando em trabalhar por uma Itabaiana maior”, disse, afirmando que se o município tiver três representantes na Assembleia será importante para seu crescimento.

Muito tempo calada Maria Mendonça disse que resolveu realizar a coletiva após ouvir por muito tempo calada as insinuações e acusações do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, sobre o rompimento com os Teles de Mendonça. Ao lado dos vereadores João Cândido e Roberto, da irmã, a vice-prefeita Carminha, e do irmão, o ex-deputado José Teles, a deputada respondeu diversas perguntas sobre as declarações do prefeito sempre de maneira respeitosa, mas firme.

Liderança de Eduardo Amorim A deputada deixou claro também que o grupo Teles de Mendonça tem como líder maior o senador e pré-candidato ao governo Eduardo Amorim. “Nosso grupo não fica em cima do muro. Fui convidada por Valadares Filho para ingressar no PSB, mas preferimos caminhar com o amigo e conterrâneo Eduardo Amorim,” revelou, afirmando que o grupo ainda não definiu o apoio a um candidato a deputado federal nem às duas vagas ao Senado.

Política com “P” maiúsculo A postura da deputada Maria Mendonça foi em sintonia com a atualidade. O povo brasileiro, e em particular o sergipano, está insatisfeito com a classe política e não tolera mais troca de acusações. A posição foi clara e respeitosa,  cada um siga o seu caminho em prol do desenvolvimento de Itabaiana. E os itabaianenses reflitam e façam suas escolhas.

Um exemplo da pequenez na política O que o médico Almir Santana está passando na Prefeitura de Aracaju vai além da humilhação como servidor. É um caso de pequenez política do prefeito. Ontem, 21, um amigo que trabalhou na produtora na campanha de 2016 de Edvaldo Nogueira lembrou que Almir Santana foi convidado a fazer um depoimento para o horário eleitoral e se recusou, porque não quer envolver seu trabalho com partidos. Deu no que deu.

Moção de solidariedade Na Câmara de Aracaju o vereador Elber Filho não só lembrou da postura de retidão e o trabalho sério de Almir Santana, mas apresentou uma moção de solidariedade, pela luta dele incessante pela saúde do povo sergipano. O blog também é solidário a Almir.

Governo e o  calote nos fornecedores O deputado estadual Georgeo Passos, Rede, usou o grande expediente da sessão plenária da quinta-feira, 21, para solicitar ao Governo que não dê calote nos seus fornecedores. A fala do parlamentar foi motivada após anúncio do Conselho de Reestruturação Administrativa e Financeira de Sergipe (Crafi), de que o Estado priorizaria o pagamento das despesas a partir de abril.

Sem ordem cronológica “Isso é um calote que o Governo pretende dar nas empresas que forneceram serviços e que tem faturas a receber antes do mês de abril”, alertou o deputado. Coincidentemente, o Tribunal de Contas revogou uma resolução que obrigava o Estado e municípios a cumprirem uma ordem cronológica para o pagamento das suas despesas. “Com isso, as empresas sabiam mais ou menos quando receberiam”, comentou Georgeo.

Pagamento na ordem que desejar “Com essa resolução revogada, agora o Executivo pode pagar as empresas na ordem que desejar. Ou seja, vai garantir fluxo de caixa, mas poderá dar calote em vários prestadores de serviço. Lamentamos que o Tribunal de Contas tenha extinguido essa medida que até então era acertada e que estava de acordo com a Lei de Licitações para facilitar a vida do Governo e deixe essas empresas sem saber quando vão receber”, completou o parlamentar.

Novo conselheiro do Sebrae é empossado O presidente Gilson Figueiredo deu posse nesta terça-feira ao novo integrante do Conselho Deliberativo do Sebrae. Antônio Carlos Porto de Andrade (Kaká Andrade) passa a ocupar a cadeira destinada ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). O Conselho é composto por 15 entidades e tem a responsabilidade de decidir sobre políticas e diretrizes da instituição, além de promover ações de orientação e acompanhamento das atividades do Sebrae.

Arraiá A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, em parceria com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realiza nesta sexta-feira, 22, mais uma edição do ‘Arraiá da Melhor Idade’ que terá eleição do Rei e Rainha do milho, além da apresentação do grupo Pé de Serra. Neste ano, o evento acontece a partir das 15h, na praça General Valadão, em frente ao Centro Cultural de Aracaju. O evento faz parte da programação da mais tradicional festa junina de Aracaju, o Forró Caju que levará muito arrasta-pé, música e diversão em uma celebração destinada aos idosos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e unidades referenciadas, como os Espaços Cuidar e Associações de Moradores.

Juiz-auditor oficia AMESE sobre situação do Presmil Do Blog Espaço Militar: A Associação dos Militares do Estado de Sergipe – AMESE, SERGIPE recebeu na quinta-feira, 21, ofício 19/2018, de lavra do Juiz Edno Aldo Ribeiro de Santana.  Através do documento, o magistrado respostou ofício originário da associação no qual era solicitada a manutenção da marquise do presídio militar, a qual se encontra em situação precaríssima com possibilidade clara de desabamento. Através do ofício, Dr Edno Aldo informa que a Polícia Militar já está procedendo às tratativas para resolução do problema. Além do digno magistrado, anteriormente, a associação também oficiou o comando da PM não obtendo nenhuma resposta. A AMESE agradece o empenho do juiz da Auditoria Militar, porém lamenta a falta de prevenção ofertada pelo Estado de Sergipe nas instalações do presídio militar.

Chapa 1 de Augusto Couto vence nova eleição do Sintasa Após anulação da eleição ocorrida em março deste ano, devido à decisão da Justiça do Trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) realizou, na quarta-feira, 20, novo pleito eleitoral para eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal da Gestão 2018/2024. O vencedor foi a Chapa 1 “Avançando com Transparência – liderada pelo último presidente da instituição, Augusto Couto, com 79,72% dos votos válidos.

Pleito tranquilo Nomeada pela juíza titular da 1ª Vara da Justiça do Trabalho para acompanhar a realização da nova eleição, a interventora judicial Luana Mendonça relatou sua atuação no processo eleitoral. “A eleição ocorreu de forma tranquila, cujo processo se deu com bastante responsabilidade e comprometimento em conformidade com o estatuto social desta entidade sindical. O processo eleitoral foi iniciado com a nomeação da Comissão Eleitoral, representada pelo senhor Radamés (de Moraes), pela Núbia (Santana) e pelo Janderson (Alves), com o acompanhamento do Ministério Público do Trabalho e, hoje se encerra com a vitória da Chapa 1”, explicou.

Acordos coletivos Os representantes da Chapa 1 almejam dar continuidade a uma série de reivindicações da categoria. “Temos aí os acordos coletivos que estavam todos parados, a Convenção Coletiva do setor privado que é uma luta que o sindicato já vem fazendo e já vem acontecendo. Agora, vamos retomar isso tudo”, adiantou Augusto. “Temos aí a questão do reajuste dos servidores estatutários da categoria. O Governo, até o momento, não se pronunciou para dar o aumento, mas o sindicato irá cobrar”, garantiu.

Futuro dos servidores da FHS O futuro dos servidores da Fundação Hospitalar é outra pauta da chapa vitoriosa. “O Sintasa sempre esteve à frente e vai estar à frente para garantir que esses servidores continuem na fundação, e de fato possam trabalhar tranquilos, porque todos os dias se ouve que a Fundação Hospitalar vai acabar e que os servidores serão demitidos. O Sintasa tem esse compromisso de lutar para garantir o direito destes trabalhadores se manterem no emprego”, concluiu Augusto Couto.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                                                                                    

A situação do espelho do banheiro feminino do Burger King do Shopping Jardins 

   

Burger King Essa é a situação do espelho do banheiro feminino, a porta de acesso aos funcionários e o lixeiro onde recolhe o resto dos alimentos das bandejas. Tudo na parte de cima do Burger King do Shopping Jardins. Porta com problemas e o lixeiro que não fecha. É uma verdadeira falta de respeito com o consumidor.

Mau cheiro no mercado de frutas e verduras Pelo zap: “O sanitário masculino do mercado de frutas e verduras no centro de Aracaju é de um mau cheiro insuportável. Só faz o uso daquela podridão quem não tem outro jeito. O que a Emsurb faz?” 

NOTA DE ESCLARECIMENTO – EMGETIS

Referente à observação do jornalista Cláudio Nunes na nota de repúdio publicada no dia 21 de junho de 2018, intitulada “Nota de Repúdio Emgetis”, informo que:

Ao reler a nota de repúdio, encaminhada a este Blog no dia 20 de junho de 2018, o ilustre jornalista poderá interpretar que não o acuso pelo texto, mas o repudio pela publicação de informações infundadas, com julgamentos difamatórios, conforme citei em nota: “Inicialmente, lamento as acusações publicadas por um jornalista profissional…”, com pleno conhecimento da procedência das informações: “Por fim, é inaceitável que a imagem deste gestor seja denegrida publicamente por informações caluniosas, criada por uma minoria de funcionários da Emgetis…”, como comprovam os trechos acima disponíveis na nota que encaminhei ao Blog Cláudio Nunes, publicada no dia 21/06/2018 – 03h23.

Ainda assim, é lamentável que o jornalista Cláudio Nunes, quem acompanho diariamente nas minhas leituras matinais, não tenha conhecimento sobre a sua responsabilidade quando publica em seu Blog uma nota anônima, difamatória, que questiona a honra de um ser humano, pai de família e com histórico profissional ilibado. (“…vez não sabemos se por falta de competência ou má fé, o “gestor” da Emgetis mente…”, trecho da nota publicada no Blog Cláudio Nunes no dia 20/06/2018 – 03:26).

Considero infeliz o ato do jornalista, por ser fato notório que a produção ou compartilhamento de informações falsas podem ensejar condenação por danos morais ou materiais. Sem esquecer o direito constitucional da livre manifestação do pensamento, presente no artigo 220 da Constituição Federal, que encontra limites em outro direito constitucional, qual seja a inviolabilidade da honra e da imagem das pessoas. Assim, o direito à liberdade de expressão e pensamento não autoriza ofender a honra e a dignidade de outra pessoa.

Ezio Prata Faro

Nota de Repúdio – Somese, ASM e Sobrames

A Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a Academia Sergipana de Medicina (ASM) e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional Sergipe (Sobrames) vêm a público repudiar o tratamento que vem sendo dado ao médico Almir Santana. Um profissional que se dedica ao combate das Doenças Sexualmente Transmissíveis há mais de 30 anos.

A gestão municipal não pode desprezar a importância de Dr. Almir Santana para a prevenção das DSTs. Ele coordena o Programa Estadual de DST/Aids desde 1987 e foi o primeiro médico, em Sergipe, que aceitou atender pacientes com Hiv/Aids. Até hoje é um missionário em prol do respeito pelos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Mesmo com tantos serviços prestados à população, principalmente a esses grupos tão discriminados, a classe médica acredita que Dr. Almir Santana não está recebendo o devido reconhecimento da atual gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju. Visto que, no início deste ano, Dr. Almir foi lotado no atendimento ambulatorial da rede básica. O fato causou estranheza para toda a classe médica, pois tira a atuação de Dr. Almir no que ele sabe fazer de melhor.

A Somese se solidariza com Dr. Almir Santana que, após se recusar a assumir a nova tarefa, está há seis meses sem receber salário do município. A classe médica de Sergipe espera que isso não seja nenhuma punição contra ele. Pois, no final das contas, quem está sendo punida é quem mais precisa: a população.

Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Academia Sergipana de Medicina (ASM) e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional Sergipe (Sobrames).

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Agora vai!  Jornalista Magner Andrade (DRT 1902/SE)

Parece que o governador Belivaldo Chagas acordou do pesadelo de compor a chapa de vice-governador.

Se realmente for verdade os boatos de que o candidato a vice-governador será o ex prefeito de Itabaiana e atual presidente da ALESE, deputado estadual, Luciano Bispo,  uma decisão acertada, e, que agrada a gregos e troianos politicamente falando.

Alguém! Não me pergunte quem? Deve ter assoprado no ouvido do Galeguinho de Simão Dias e hoje de Sergipe, que o PT acabou, esta agonizando na UTI e que essa eleição vai ser velado e enterrado eleitoralmente.

Insistir numa aliança com o PT, e consequentemente indicar Eliane Aquino como vice de Belivaldo, será um suicídio político.  Eliane Aquino até hoje não disse pra que veio. Não tem serviços prestados como primeira-dama municipal e estadual e nem tão pouco como secretária de estado. O mais importante! Não tem votos e nem densidade eleitoral, vive politicamente sob a sombra frondosa do marido o saudoso ex-governador Marcelo Déda.

Já o jeguinho Luciano Bispo. Esse sim tem trabalho político por Itabaiana e Sergipe e tem votos. Um político humilde, simples sem vaidade e amigo de todos. E acima de tudo um autêntico Sergipano. A chapa dos sonhos!

ARTIGO

As vantagens da Conciliação no Processo de Inventário  Por Ailton Rocha, Engenheiro Agrônomo e Advogado

Trata-se de um procedimento bastante complexo, que a legislação de maneira proposital atribuiu rigor para garantir maior segurança na apuração e transmissão do patrimônio do falecido, especialmente, se houver atrito entre aqueles que participarão da sucessão, sendo obrigatórios, nesses casos litigiosos, cujo andamento, via de regra, dá-se a passos bastante lentos, quando comparado a outros processos em trâmite no Poder Judiciário.

No inventário a maior dificuldade é trabalhar com o lado emocional das pessoas. Um minucioso trabalho de conciliação judicial pôs fim a um processo de inventário que se arrastava há 25 anos na Justiça da Paraíba.

O ideal é que a conciliação aconteça quando ainda está iniciando o processo e quando são prestadas as primeiras informações, depois de realizadas as citações e intimações dos interessados. Mas, nada impede que em qualquer fase do procedimento possa ser introduzida à conciliação, que apresenta resultados extraordinários.

Experiências práticas têm demonstrado que em 90% dos processos a solução vem da conciliação (a conciliação pode vir a qualquer tempo), quando se coloca numa mesa de audiência todos os interessados, acompanhada dos advogados, com um juiz, na condição de um terceiro imparcial e assumindo provisoriamente o papel de conciliador.

Por isso, a importância da conciliação como forma de resolver os conflitos e se chegar mais rápido a uma solução.

Quatro dicas para ter êxito na audiência de conciliação: 1) Vista a camisa da conciliação (O momento processual já diz tudo, trata-se de um encontro que visa a conciliação, a resolução do problema por meio de um acordo);  2) Evite lavar roupa suja (Via de regra, os litígios familiares são bastante delicados e, muitas vezes, o processo acaba sendo o meio utilizado para derramar sentimentos e frustrações); 3) Esteja disposto a negociar (é essencial que as partes estejam dispostas a ceder, na medida do possível, para que o acordo atenda a ambos) e 4) Seja otimista (Se os ânimos se aflorarem, mantenha a calma. A ocasião é bastante propícia para a resolução do conflito. Aproveite a chance!).

PELO TWITTER

www.twitter.com/xicosa Do Cruzeiro do Brejo (Lagarto, Sergipe) para a disputa da artilharia da Copa 2018.                                                               

www.twitter.com/WalterCosta_aju Pergunta: Estamos em época junina, em caso de uma bomba estourar tem como descobrir quem soltou? Resposta: Acho que a maneira que a bomba é colocada consigo descobrir quem soltou. Como diz Daniel Diau, a política sergipana tá #Demaisssssss

www.twitter.com/elberbatalha Hoje repudiei a atitude de humilhação por parte da Secretaria de Saúde em retaliação ao médico e servidor Dr. Almir Santana. Cortaram o salário dele desde o início do ano. Dr. Almir é um homem altivo, de caráter ilibado e n merece esse tratamento de desmerecimento e humilhação!

www.twitter.com/ffariajr "O que provoca inveja não é o dinheiro, casa, o carro que você tem… Até mesmo porque, às vezes, o invejoso tem tudo isso e mais ainda que você. O que provoca inveja é o seu brilho, que ele não consegue apagar."

www.twitter.com/Eliane_Aquino Não sei quem escreveu tamanha estupidez travestida de uma psicografia, mas sei que partiu de alguém que não tem o mínimo respeito pelos outros, que tem um coração seco, uma mente medíocre e não merece nenhuma consideração… Não apequenem a inteligência da nossa gente e nem a história do grande homem público e estadista que foi e sempre será Marcelo Déda, uma preciosa fonte de inspiração para as futuras gerações e para todos aqueles 

que desejam atuar na política de forma séria e ética.

Siga Blog Cláudio Nunes:

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal. Tal faço eu, à medida que me vai lembrando e convindo à construção ou reconstrução de mim mesmo.” Machado de Assis.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais