Perfis dos corruptos

Artigo de Frei Betto* na FSP, de ontem,15: Enquanto os corruptos não vão para a cadeia, ao menos nós, eleitores, ano que vem podemos impedi-los de serem eleitos para funções públicas.

Manifestações públicas em várias cidades exigem o fim do voto secreto no Congresso, o direito de o Conselho Nacional de Justiça investigar e punir juízes, a vigência da Ficha Limpa nas eleições de 2012 e o combate à corrupção na política.

Por que há tanta corrupção no Brasil? Temos leis, sistema judiciário, polícias e mídia atenta. Prevalece, entretanto, a impunidade -a mãe dos corruptos. Você conhece um notório corrupto brasileiro? Foi processado e está na cadeia?

“Há vários tipos de corruptos. O corrupto oficial se vale da função pública para extrair vantagens a si, à família e aos amigos”

O corrupto não se admite como tal. Esperto, age movido pela ambição de dinheiro. Não é propriamente um ladrão. Antes, trata-se de um requintado chantagista, desses de conversa frouxa, sorriso amável, salamaleques gentis. Anzol sem isca, peixe não belisca.

O corrupto não se expõe; extorque. Considera a comissão um direito; a porcentagem, pagamento por serviços; o desvio, forma de apropriar-se do que lhe pertence; o caixa dois, investimento eleitoral. Bobos aqueles que fazem tráfico de influência sem tirar proveito.

Há vários tipos de corruptos. O corrupto oficial se vale da função pública para extrair vantagens a si, à família e aos amigos. Troca a placa do carro, embarca a mulher com passagem custeada pelo erário, usa cartão de crédito debitável no orçamento do Estado, faz gastos e obriga o contribuinte a pagar.

Considera natural o superfaturamento, a ausência de licitação, a concorrência com cartas marcadas. Sua lógica é corrupta: "Se não aproveito, outro sai no lucro em meu lugar". Seu único temor é ser apanhado em flagrante. Não se envergonha de se olhar no espelho, apenas teme ver o nome estampado nos jornais e a cara na TV.

“Há o corrupto privado. Jamais menciona quantias, tão somente insinua. É o rei da metáfora”

O corrupto não tem escrúpulo em dar ou receber caixas de uísque no Natal, presentes caros de fornecedores ou patrocinar férias de juízes. Afrouxam-no com agrados e, assim, ele relaxa a burocracia que retém as verbas públicas.

Há o corrupto privado. Jamais menciona quantias, tão somente insinua. É o rei da metáfora.Nunca é direto. Fala em circunlóquios, seguro de que o interlocutor sabe ler nas entrelinhas.

O corrupto "franciscano" pratica o toma lá, dá cá. Seu lema: "quem não chora, não mama". Não ostenta riquezas, não viaja ao exterior, faz-se de pobretão para melhor encobrir a maracutaia. É o primeiro a se indignar quando o assunto é a corrupção.

“O corrupto não sorri, agrada; não cumprimenta, estende a mão; não elogia, incensa; não possui valores, apenas saldo bancário”

O corrupto exibido gasta o que não ganha, constrói mansões, enche o pasto de bois, convencido de que puxa-saquismo é amizade e sorriso cúmplice, cegueira.

O corrupto cúmplice assiste ao vídeo da deputada embolsando propina escusa e ainda finge não acreditar no que vê. E a absolve para, mais tarde, ser também absolvido.

O corrupto previdente fica de olho na Copa do Mundo, em 2014, e na Olimpíada do Rio, em 2016. Sabe que os Jogos Pan-Americanos no Rio, em 2007, orçados em R$ 800 milhões, consumiram R$ 4 bilhões.

O corrupto não sorri, agrada; não cumprimenta, estende a mão; não elogia, incensa; não possui valores, apenas saldo bancário. De tal modo se corrompe que nem mais percebe que é um corrupto. Julga-se um negocista bem-sucedido.

Melífluo, o corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos.

Enquanto os corruptos brasileiros não vão para a cadeia, ao menos nós, eleitores, ano que vem podemos impedi-los de serem eleitos para funções públicas.

* Carlos Albeto Libânio Christo, o Frei Betto, frade dominicano, é escritor, assessor de movimentos sociais e autor do romance "Minas do Ouro" (Rocco), entre outros livros.

Caixas coletoras de entulhos. A quem recorrer?
Bem que a Prefeitura, através da Emsurb, poderia ajudar na qualidade de vida dos aracajuanos, fazendo a sua parte: fiscalizando as caixas coletoras que são colocadas nas ruas para reforma de apartamentos, por exemplo. A rua Teófilo Otoni, paralela a Avenida Beira  Mar(ao lado do Banese, da Av. Francisco Porto) é um exemplo do desrespeito. Os proprietários de apartamentos nos edifícios da Beira Mar, fazem suas reformas e contratam as caixas coletoras que são postas nas ruas de trás e ficam várias semanas. O problema é que as caixas atrapalham o trânsito e até mesmo a entrada e saída dos moradores dos edifícios da rua Teofilo Otoni. Sem contar que os operários muitas vezes, quando as caixas estão cheias, deixam entulhos por toda a rua. A quem recorrer?

Observando Sergipe
O governo do Estado, através da Secretária de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão lançou na última segunda-feira, o Portal Observatório de Sergipe, que tem tudo que o leitor pode pensar sobre Sergipe. O Portal é um importante marco para democratização de todas as informações sobre o Estado e servirá, não só para os técnicos da área, mas para os estudantes e professores na elaboração de trabalhos e pesquisas.

Mais computadores
Segundo o secretário Oliveira Júnior trata-se de uma ferramenta inovadora de divulgação de pesquisas elaboradas pelo Observatório de Sergipe, por meio da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes). “Hoje, o estado que apresenta mais computadores por lares é Sergipe. Diante disso, resolvemos ousar oferecendo produtos de maior usabilidade através da inclusão digital”, revelou o secretário.

Políticas públicas
Os dados levantados pelo Observatório de Sergipe são a base para a elaboração de políticas públicas condizentes com a realidade do estado. “O método observatório usa técnicas multidisciplinares (economia, geografia, tecnologia da informação, cartografia e outros) na elaboração de suas pesquisas”, explicou Walter Uchoa, superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag.

92 Produtos
“Ao entrar no www.observatorio.se.gov.br, o usuário tem acesso aos 92 produtos que já foram produzidos pela equipe da Supes e até o final da semana chegaremos a mais de cem. E o portal foi desenvolvido especialmente para fornecer estas informações de forma acessível”, revelou Walter Uchoa, superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag.

Demandas repetitivas preocupam Vice-Presidentes de TJs
Sugerir aos Tribunais de Justiça de todo Brasil que estudem a possibilidade de instituir regras regimentais para o julgamento de demandas repetitivas foi uma das deliberações da Carta Aracaju, redigida ao final do VII Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que ocorreu em Sergipe, entre os últimos dias 10 e 11.

Combate ao recursos
Outra preocupação dos Magistrados que participaram do encontro foi em relação à necessidade de se combater o abuso no direito de recorrer, através de alterações nos Códigos de Processo Civil e Penal e Código de Defesa do Consumidor. Conforme o Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, o encontro foi bastante proveitoso e discutiu temas que preocupam a Magistratura.

Associativismo
Ele destacou, ainda, a participação do Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no evento, o Desembargador Henrique Nelson Calandra, que abriu o encontro, na quinta-feira à noite, falando sobre "Associativismo na Magistratura", e acompanhou todas as discussões da sexta-feira: uma delas sobre a destinação de resíduos sólidos, pela manhã, e, à tarde, a palestra do Ministro Carlos Ayres de Brito, Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Elogios a Sergipe
Participantes do VII Encontro de Vice Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil saíram satisfeitos de Aracaju. Foram muitos os elogios ao desembargador Osório de Araujo Ramos, coordenador do evento – tido como o mais organizado entre tantos já realizados no país. Detalhe importante: acharam magnífico o conjunto arquitetônico da Praça São Francisco, em São Cristovão, e o passeio ao Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco.

Morre o radialista Carlos Rodrigues
Morreu no início da tarde de ontem, 15, o radialista Carlos Rodrigues, de complicação cardíaca. Ontem à noite, Rodrigues sentiu-se mal e foi internado no Hospital do Coração. Rodrigues tinha 64 anos e sofria de diabetes.Ele atuou no rádio esportivo por mais de 40 anos e, ultimamente, trabalhava na rádio Liberdade AM. Seu corpo está sendo velado no OSAF e será enterrado hoje, às 10 horas, no Cemitério Santa Isabel. (NeNoticias)

Morre o jornalista Manoel Pereira
Ontem,15, também morreu o jornalista Manoel Pereira. Ele  enfrentava problemas de saúde, sendo renal crônico. Recentemente adquiriu infecção pulmonar e a morte ocorreu no início da noite de ontem no Hospital Santa Isabel. Ele foi destaque na Gazeta de Sergipe e atualmente atuava como editor do Faxaju. O corpo será sepultado em Maruim, terra natal do jornalista. (Infonet)

Cooperação para pesquisas
Foi assinado  na segunda-feira, 14, pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, e o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), Ricardo de Santana um acordo de cooperação para viabilizar projetos de pesquisa com temas de interesse da gestão pública.

Conhecimento cientifico
"O objetivo desta parceria entre Seplag e Fapitec é gerar um aporte de conhecimento científico através de pesquisas para as atividades de planejamento do Governo do Estado", revela o secretário Oliveira Júnior. Para ele, o resultado destes investimentos é ter mais embasamento para o planejamento do estado.

Áreas
Segundo o diretor-presidente da Fapitec, Ricardo de Santana, este acordo contempla quatro grandes núcleos. "Já foi lançado um edital de pesquisa e ainda sairão outros para as áreas de Gestão Pública, Desenvolvimento, Cultura e Segurança Pública", pontua Ricardo de Santana.

Bacamarteiros de Carmópolis no Festival de Gramado
O Batalhão de Bacamarteiros do povoado Aguada, maior expressão folclórica de nosso município e uma das maiores do estado, viajou ontem, 15, a cidade turística de Gramado no Rio Grande do Sul, onde irá representar o estado na 12ª Noite Sergipana, evento que acontece dentro da programação do Festival de Turismo de Gramado que já está na 23ª edição.

Apoio da Prefeitura
Mais uma vez o grupo folclórico conta com o total apoio logístico, estrutural e financeiro da Prefeitura Municipal de Carmópolis que enviou o Projeto de Lei ao Poder Legislativo e imediatamente foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Sendo assim, nenhum integrante do grupo precisará se preocupar com as despesas da viagem. A única preocupação dos componentes é a de representar bem o nosso município e estado lá fora, e isso eles sabem fazer muito bem.

Apresentação
O Festival de Turismo de Gramado acontece entre os dias 17 e 20 deste mês. Nesta edição, o evento deverá superar a marca de mais de 13 mil participantes. A 12ª Noite Sergipana acontecerá no dia 18 no Vox Music, e o Batalhão de Bacamarteiros realizará uma apresentação para cerca de 2 mil profissionais de turismo, além de diversos convidados do Brasil e do exterior. Outras duas apresentações do Batalhão estão marcadas para acontecer nas localidades de Canela e Nova Petropólis, cidades da Serra Gaúcha.

Divulgação
A prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, afirmou que a participação do Batalhão de Bacamarteiros em eventos de grande porte como esse, só serve para divulgar cada vez mais o nome da nossa cidade em outros estados. "Pois é, agora chegou a vez do povo gaúcho conhecer de perto toda alegria e tradição do nosso patrimônio cultural: o Batalhão de Bacamarteiros do povoado Aguada", disse a prefeita.

Capacitações na Semana do Empreendedorismo I
Durante a Semana Global do Empreendedorismo, que será promovida entre os dias 16 e 23 de novembro em todo o Estado, o Serviço de Apoio às Micro Empresas de Sergipe (Sebrae/SE), disponibilizará uma série de cursos e palestras para quem deseja melhorar a gestão e fortalecer o próprio negócio.

Capacitações na Semana do Empreendedorismo II
Entre as opções, estão as oficinas do Programa Sebrae Empreendedor Individual  (SEI), que fornece capacitações nas áreas de compras, vendas, planejamento, finanças, administração, cooperação e empreendedorismo. Serão promovidas atividades diárias, com três horas de duração, sempre na sede da entidade. As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (79) 2106-7763/7766 e 7767.

Karate sergipano brilha em Campeonato Transitório
Mais uma vitória do karate sergipano em competições importantes. Desta vez, no XIX Campeonato Trânsitório AS Skif Karate realizado no Rio de Janeiro de 10 a 15 de Novembro. O atleta da Academia União Thiago Loeser (Nassal Construtora)  ganhou Ouro no Kumite e prata no Kata. Já a atleta Fernanda Louse, Prata no Kata e terceiro lugar no Kumite. E a Atleta Juliana Kayene Ouro no Kata. O atleta Yoacan Jocelis participou da equipe Norte/Nordeste, ficando em segundo lugar geral, perdendo apenas do Rio de Janeiro.

ONG arrecada bicicletas para doação
O Natal está chegando e, com ele, a chama da esperança renasce nos corações de adultos, por dias melhores, e de

crianças, por um brinquedo bem legal, como uma bicicleta. E o desejo de ganhar um brinquedo surge em todas as crianças, independente da faixa de renda. A diferença é que as famílias de algumas destas crianças não conseguirão atendê-las.

Sonho da garotada
Pensando nisso, a organização não-governamental Associação Ciclo Urbano resolveu ajudar a realizar o sonho da garotada de ganhar uma bicicleta no Natal. É a campanha Recicle Uma Bike. A ONG receberá bicicletas de qualquer tamanho e em qualquer estado: novas, seminovas, usadas, quebradas. Todas passarão por revisão, manutenção, ajustes e reparos e serão doadas a crianças carentes de Aracaju.

Estande para receber bicicletas
Todas as terças e quintas, das 17h às 20h30, haverá um estande no Calçadão da 13 de Julho para receber as bicicletas. Quem quiser, pode agendar a doação pelo telefone 79-8155-0060 e combinar a entrega.A campanha Recicle uma Bike já conta com a parceria da Ecociiclo Bicicletaria, da Magazine Bike Show e grupos de pedal de Aracaju.

Festival Halleluyha 2011
DE 18 a 20 de novembro de 2011 na Praça do Mercado em Aracaju. O Halleluya é o maior festival  de artes integradas do Brasil. Teve início em Fortaleza-CE, em 1997, e se expandiu, e está há 5 anos em Aracaju-SE; também para outros países: Israel, França, Inglaterra; através da Comunidade Católica Shalom.

Solidariedade
Em Cinco anos de realização, uma das marcas registradas do Halleluya é a solidariedade. Seja através da arrecadação de alimentos para comunidades carentes ou encabeçando campanhas para doação de sangue e outros. Novamente neste ano, diante do drama de centena de milhares de famílias das áreas de risco do Estado, o Halleluya une-se aos órgãos e entidades públicas para tentar aliviar o sofrimento e a necessidade deste povo de Deus que sofre.

Programação
Na programação do evento, serão 15 apresentações artísticas, entre shows musicais, peças teatrais e espetáculos de dança nos mais diferentes estilos e vários ritmos (pop, rock, streetdance, axé, pagode, forró, música eletrônica, clássicos entre outros) e populares. Tudo isso em toda área da festa. Serão mais de 300 voluntários trabalhando para garantir o conforto e comodidade ao público.Mais informações acesse o site do Halleluyha  Aracaju: http://halleluyaaracaju.k6.com.br

Produtividade I
Em busca da otimização de processos e ascensão da cadeia produtiva, a Cosil, construtora sergipana com ramificações em Recife e São Paulo, passa a utilizar novos equipamentos para projeção de argamassa. O maquinário substitui o processo manual dos revestimentos interno e externo nas obras. "Aumentamos a produção e conseguimos reduzir a mão-de-obra, o que minimiza os custos no desenvolvimento dos empreendimentos", diz Paulo Portugal, gerente de contrato da Cosil.

Produtividade II
Os equipamentos auxiliam no transporte vertical da argamassa para os revestimentos. O executivo destaca que o resultado efetivo é o aumento considerável na produtividade. Isso porque, conseguiram reduzir o prazo de execução do serviço.  "Com o novo maquinário, desenvolvemos um processo de produção articulado e rápido, sem perder a qualidade. O efeito direto para os clientes é a segurança de processos mais qualificados na execução dos empreendimentos", ressalta.

Pm apreende arma de fogo na orla de atalaia
A Polícia Militar, através da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur), por volta das 21 horas da ultima segunda-feira, 14, apreendeu um adolescente e deteve José Adriano Silva Santos, 18 anos, portando uma arma de fogo na Região dos Lagos da Orla de Atalaia.A prisão aconteceu quando uma dupla do ciclopatrulhamento percebeu a atitude suspeita de dois indivíduos na região dos lagos, e ao se aproximarem para realizar a abordagem, os suspeitos empreenderam fuga para a faixa de areia da praia. Com o apoio de outra equipe do ciclopatrulhamento, os indivíduos foram detidos, sendo encontrados com os mesmos um revólver calibre 38, com numeração raspada, além de três munições de mesmo calibre.

Policiamento intensificado
Segundo o aspirante Adiel Ribeiro, Comandante do Pelotão de Policiamento Ciclistico da CPTur, “neste feriado prolongado, intensificamos o policiamento ciclístico na região dos lagos e passarela do caranguejo, em função do grande número de turistas e sergipanos que freqüentam a orla nestes locais”    Essa é 10ª apreensão de arma de fogo realizada pela Companhia em menos de três meses. “ Estamos enfatizando ações preventivas principalmente no combate ao consumo e comercialização de drogas na orla de atalaia, a pequenos roubos, além de tirar de circulação armas de fogo. E sem dúvida os bons resultados obtidos no combate a criminalidade, resultam do elevado grau de comprometimento dos profissionais da CPTur, aliada a realização de treinamentos em diversas disciplinas como Tiro Policial, Abordagens à pessoas, veículos e edificações, dentre outros tópicos onde todo o efetivo da companhia participa”, finalizou o oficial.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Gilbertotv Meu sangue meio vampiro já me avisa que daqui a pouco o sol começa acordar e se preparar para nascer. Melhor ir pro quarto dormir, Bye !

www.twitter.com/AnderChrisSouza Sem tempo para refletir? Saiba que agir sem pensar pode resultar em ação sem efeito. #bda

www.twitter.com/diegodacosta na política tudo é possível. Falta algo novo, diferente. Sou completamente favorável a mudança nas organizações. Na política não é diferente.

www.twitter.com/leleteles Quem não está preparado para "desassumir" um cargo, não está pronto para assumi-lo. Política se faz com lealdade, disciplina e fidelidade.

www.twitter.com/deniswesleyufs "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma" jornalista americano,1904.

www.twitter.com/riltonmorais certas entidades médicas infiltram-se no HUSE para iniciar sua guerra política. Para quem trabalha e para os pacientes, vejo dias sombrios.

www.twitter.com/riltonmorais Não digo que o HUSE não tem problemas, está faltando muita coisa, os vagabundos não trabalham e nada acontece e ninguém nos defende. #triste.

www.twitter.com/ildamello Tem hs que parece que não moro em Aracaju. Deparando com umas figuras diferentes. Onde se entoca esse povo???

www.twitter.com/sayonara_hygia  Adoro quando meus entrevistados dizem: excelente pergunta! Fica parecendo que as anteriores foram péssimas! #prontofalei

www.twitter.com/clsamu192 Bom dia pessoal, ontem vi uma PRESIDENTE FANTASMA ser expulsa de uma reunião no SAMU, amigos pensem no VEXAME que foi @Thiago_Reis_Aju.

DO LEITOR

Iluminação na ponte do Rio do Sal
Do leitor Ricardo dos Santos: “O governo do estado (DER-SE), a cerca de dois anos,  reformou a iluminação da ponte do Rio do Sal, que liga o bairro Porto D'anta ao Conjunto Marcos Freire ficando excelente. Agora algumas luzes já estão queimadas. Espero que o DER faça a substituição antes que o problema se agrave”.

Centro de Convenções: descaso, descortesia e desrespeito
Do Professor  Marcos Aurélio Alves, MD, MSc:  “Falando em CIC- Centro de Convenções(CC), foi realizado no Sábado dia 12/11/2011, evento promovido pela ABRAZ- Associação Brasileira de Alzheimer, este evento reuniu pesquisadores do estado e convidados de São Paulo, profissionais e estudantes de saúde,  profissionais do Direito, de Serviço Social, membros do Ministério Público, cuidadores e  pacientes portadores de Alzheimer, cerca de 300 pessoas lotaram o centro de convenções  em pleno Sábado, véspera de final de semana prolongado, afim de discutir, aprender e transmitir conhecimento sobre esta patologia  que cresce em incidência no Brasil e no mundo.  Apesar do evento ter esta importância, os fatos que a seguir descrevo  nos faz repensar  sobre  a viabilidade do turismo de eventos neste Estado. Às 08:30 H  da manhã o ar condicionado do auditório do CC  não mais funcionou e pasmem aquele auditório fechado, com  todas as medidas de isolamento acústico, e sem possibilidade de ventilação adequada se transformou numa sauna.  Agora imagine, 300 pessoas, muitas delas idosas, passar de 8:30 H às 12:30 H, num auditório onde a temperatura beirou os 40 graus? O ambiente se tornou insalubre, pestilento e desconfortável para todos, convidados, palestrantes e para os ouvintes. Daí foi uma corrida só, em direção à  água, que a ABRAZ tinha por sorte disponibilizado gelada em grande quantidade afim de abrandar as agruras do calor intenso. Depois mais uma barbárie, nenhum dos banheiros feminino ou masculino, contava com papel higiênico ou  papel toalha para secar as mãos após uso do  toalete. Já pensou todos aqueles idosos bebendo água pra aplacar o calor sufocante e depois procurando o banheiro e não ter como se higienizar adequadamente? E depois de todo este constrangimento e tratamento degradante, me pergunto:  Isto acontece no Centro de Convenções Rebouças, ou no Centro de Convenções do Anhembi ou ainda no Centro de Convenções de Salvador, aqui do lado? Me pergunto também, se isto é decorrente de falta de recursos, falta de gestão ou incompetência administrativa mesmo, ou talvez um conjunto de todos os fatores juntos.  Desta maneira, fica claro, que muita coisa precisa melhorar no Centro de Convenções, para que se possa fazer um evento, sem ter que passar por todas estas mazelas,  que pode traduzir pra quem vem de fora, como coisa de uma cidade subdesenvolvida, e pra quem é daqui como descaso, descortesia e desrespeito”.

Amizade entre Ivan e Déda incomoda muita gente em Estância
Do radialista Genílson Máximo: “Sabe-se que Marcelo Déda, atual governador do Estado, nutre pelo líder político Ivan Leite grande admiração. Mesmo nos tempos em que ambos estavam em caminhos diferentes (partidos), Déda revelava insigne admiração por Ivan. O governador petista jamais dificultou que as ações do seu governo chegassem a Estância e permitiu varias parcerias que resultaram no apoio ao prefeito tucano.  Déda externou em diversos momentos que o prefeito Leite era o seu tucano preferido. Essa relação amistosa resultou no apoio do prefeito Ivan Leite à reeleição de Déda; Ivan foi quem mais defendeu a candidatura de Déda em Estância; hoje, no PSD, Ivan Leite continua caminhando lado a lado com o governador Déda.  É responsável pelo diretório municipal do PSD em Estância. É público que essa união não agradou as lideranças petistas locais; estas vêem de banda essa união e fazem figa para que a amizade seja gorada.  Quem acompanha os fatos políticos locais e estaduais é sabedor que o governador Déda é muito criticado e combatido por muitos 'companheiros' e por alguns de Estância; enquanto Ivan lutava com o seu grupo para dar apoio à candidatura de Déda,  parte das lideranças ligadas ao governador atrapalhavam de todas as formas.Dias atrás, lideranças ligadas ao governador, inclusive, do mesmo partido, por meio do Sintese fizeram um protesto em praça pública e  queimaram alguns bonecos (deputados e governador); o boneco que representava o governador foi um dos mais agredidos, socos, ponta-pés, jogado na fogueira, enquanto alguns, que hoje almejam o apoio de Déda para a sucessão em Estância, participavam e manifestavam satisfação das cenas assistidas. Enquanto os 'companheiros' de Déda lhe fazem duras críticas, o prefeito Ivan Leite reconhece o desempenho do governante que tem trabalhado em parceria visando o progresso de Estância.  É sabido que quando se trata de liderança política em Estância, o líder maior do Estado, Déda, ver com bons olhos a liderança do atual prefeito”.

Julianne precisa da Nossa Ajuda. Amanhã, 17, Didática I da UFS
Via Informativo do DAA/UFS: Ela tem 13 anos, aparenta 6 e vive em uma cadeira de rodas.Seu pai, Júlio, do curso de Administração, está em campanha de arrecadação de fundos para ir em busca da cura da filha. Amanhã, 17/11, eles estarão em frente à Pracinha da Didática 1 e já têm datas marcadas pra visitar os outros campi da UFS. Vamos colaborar! A campanha: “Venho encarecidamente fazer um apelo a todos vocês e solicitar em nome de minha filha Julianne, que é portadora de uma doença rara chamada LEUCODISTROFIA EVANESCENTE DA SUBSTÂNCIA BRANCA, qualquer ajuda financeira para podermos viajar para SÃO PAULO, RIO GRANDE DO SUL e posteriormente CHINA ou JAPÃO. Devidos às condições financeiras só DEUS sabe como iremos, mas vamos, pois as pesquisas genéticas com Célula Tronco estão mais avançadas nesses países. A Secretaria de Saúde irá doar as passagens pra São Paulo para a paciente e sua mãe.Mas o pai tem que está presente nesse momento que é muito doloroso, para nós e para toda a família que acompanha essa luta diária. Desde já agradeço a todos que contribuírem com qualquer valor, e quem quiser poderá fazer o depósito na conta da Julianne ou do responsável legal.Se alguém desejar fazer sua doação pessoalmente e conhecer a Julianne estaremos no dia 17/11, quinta, na Pracinha da Didática 1, no Campus de São Cristovão; no dia 18/11, sexta, no Campus de Itabaiana; no dia 23/11, uma quarta, no Campos de Laranjeiras e, por fim, no dia 25/11, uma sexta, no Campus de Lagarto.Nos quatro campi estaremos nos períodos matutino, vespertino e noturno.Contatos: juliocesaralves_j@hotmail.com, 9905-3201, 8827-6892, 8152-2430, 9145-9644”.

Cursos profissionalizantes em Cedro de São João
Da coordenação do Fórum Pensar Cedro: “Informamos que o SERGIPETEC em parceria com o Fórum Pensar Cedro e com o apoio do Colégio Estadual Manoel Dantas estarão promovendo Cursos Profissionalizantes abaixo relacionados para serem aplicados em Cedro de São João/SE:1- Curso de Informática Básica: 40 horas;2- Curso de Informática Intermediária: 60 horas;3- Curso de Informática Avançada: 80 horas; b4- Curso Básico de Administração Contábil e Financeira: 100 horas; 5- Associativismo e Cooperativismo: 16 horas; 6- Empreendedorismo: 20 horas; 7-Ética e Cidadania: 10 horas; 8- Meio Ambiente: 10 horas e 9- Curso Básico de Inglês: 40 horas. Os cursos serão presenciais e possuirão uma metodologia de trabalho organizada por cada professor. Cada aluno receberá um kit (material) que será utilizado durante a realização do curso. Cada kit possuirá: 1 camisa; estojo: 1 caneta,1 lápis, 1 borracha, 1 caderno e 1 apostila.Serão inscritos nos cursos alunos de 18 a 29 anos de ambos os sexos. O jovem ao efetuar a matrícula deverá apresentar os documentos RG e CPF. Os cursos poderão ser ministrados por professores locais e o preço pago por hora/aula é de R$ 18,00.Para maiores informações procurar a Direção do Colégio Estadual Manoel Dantas (Ana Alves Santana)”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais”. José Saramago, escritor português que nasceu em 16 de Novembro de 1922 e faleceu no ano passado.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais