Perguntas sobre pequenas regras de etiqueta

Algumas perguntas dos leitores sobre regras de etiqueta em diversas situações:

Bianca: Estou apaixonada pelo ex-namorado da minha amiga e ele deseja namorar comigo. O que fazemos, será que a minha amizade com ela irá terminar caso eu aceite o namoro?

Denise: Acredito que você deva conversar com sua amiga antes de aceitar esse namoro e ser vista com ele nos lugares. Esclareça os fatos para ela não pensar que já existia um relacionamento anteriormente e só assim comece a sair com ele.  Você não precisa do consentimento dela, essa conduta é de consideração e respeito por ela.

Flávio: Fui convidado para uma festa de casamento e fui direcionado a presentear aos noivos com certa importância em dinheiro para ajudar a pagar a lua de mel. Essa prática é correta?

Denise: Não. Presente não  se pede, quem presenteia tem o livre arbítrio de escolher qualquer produto. Você, se desejar, diga aos noivos que deseja presenteá-los com dinheiro. A prática correta hoje em dia são as listas de presentes que os noivos oferecem nas lojas e até nas lojas virtuais quando vão morar em outro Estado. A outra opção oferecida é o número da conta dos nubentes colocada no site para quem desejar presentear com uma importância de dinheiro escolhida pelo convidado, mas essa prática não deve ser imposta.

Renato: Fui a um restaurante com minha namorada e fiquei sem saber qual seria a minha conduta em várias situações: Como conduzir minha namorada e quanto ao uso do guardanapo e do couvert .

Denise – Quando um casal entra num restaurante, cabe ao homem entrar  na frente da mulher para falar com o maitre e solicitar quantos lugares deseja, pois você pode estar esperando mais pessoas para ficarem juntos à mesa. Na saída cabe a mulher ficar na frente. Quando você sentar já pode pegar o guardanapo, se for de tecido e colocar no seu colo mesmo antes de servirem. No final da refeição deixe-o desdobrado do lado esquerdo do prato. Se for de papel, não coloque no colo e não faça bolotas com ele, deixe-o dobrado fora do prato. Com relação ao couvert, se tiver um pratinho de pão do lado esquerdo do prato principal, você irá utilizar para isso. Pega-se um naco de pão com as mãos e passa o patê com a faquinha. Faça o mesmo com a torrada. Os queijinhos em pedaços e as azeitonas você pega com o garfo ou palitinho e coloca diretamente na boca. As azeitonas devem ser retiradas com a mão em concha ou melhor ainda, com o garfo com a parte convexa para baixo e colocá-la num cantinho do prato.

Mariana: Pode presentear homem com flores?

Denise: Sim, as flores são adequadas para os homens e também para quase todas as ocasiões, principalmente se o homem aprecia. Acredito que as flores ou plantas em jarros são mais adequadas e aprovadas por eles do que um buquê de flores cortadas. Lembre-se de escrever a mão um cartão bem significativo.

Hamilton: Éramos 10 pessoas numa reunião comemorativa quando o garçom começou a servir. Fiquei confuso sem saber se poderia começar logo a comer.

Denise:
Você certamente deveria esperar que o garçom servisse a todos primeiro, mas a comida iria esfriar. Quando existe um anfitrião, cabe a ele solicitar que os convivas comecem a se alimentar enquanto a comida está quente, uma vez que umas quatro pessoas já tenham sido servidas.


Luciano: Quando estou conversando com alguém sempre o meu telefone celular toca. Devo atendê-lo?

Denise: Sim, mas antes peça licença a outra pessoa para atendê-lo e seja breve. Caso aconteçam muitas ligações, pergunte a pessoa que ligou se você pode retornar posteriormente a ligação, informando que no momento você não pode falar.



 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais