Pesquisas eleitorais: a mesma opinião

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ontem, 23, o Ibope divulgou a primeira de três pesquisas que serão realizadas na eleição de Aracaju, encomendadas pela TV Sergipe. Hoje, 24, 

será divulgada a pesquisa do Instituto Veritá, encomenda por ele mesmo, segundo o registro na Justiça Eleitoral.

A do Ibope Aracaju, feita de 17 a 22, com 602 entrevistados e custou R$ 45 mil (o pacote das três pesquisas). Foram os seguintes os percentuais: Edvaldo Nogueira, 28%; João Alves, 18%; Valadares Filho, 15%;Vera Lúcia, 7%;Sonia Meira, 4%; Dr. Emerson,3%;Tarantela, 1%. Brancos e nulos, 19% e não sabem 5%. Margem de erro 4% para cima ou para baixo.

Já o  Instituto Veritá registrou na Justiça Eleitoral que a pesquisa será divulgada hoje (não foi informado o meio de comunicação) e que foi feita de 18 a 22  com 604 entrevistados.

O leitor que acompanha este espaço há dez anos sabe que a opinião não muda: pesquisas deveriam servir apenas para consumo interno dos partidos e candidatos sendo proibidas suas divulgações. Quando acerta o instituto faz festa, mas quando erra se esconde e quando procurado explica que o eleitor tem mudança constante e que tudo está previsto na tão famosa “margem de erro”.

O certo é que muita gente ganha dinheiro com pesquisas para todos os gostos, encomendas e políticos. Por exemplo, qual o critério para divulgar pesquisas para vereador? Se o instituto vai num bairro que um vereador tem base ele sai com um bom percentual. E se não aparece no mesmo bairro o vereador sequer é citado. Porém, a pesquisa para o candidato proporcional alimenta também muita gente e o ego de alguns poucos candidatos.

O pior é que o Congresso Nacional não tem coragem de acabar com essa indústria da multa na reforma eleitoral.

A “mágica” da amostragem da pesquisa ainda ilude muitos eleitores indecisos.

Indução e manipulação são duas palavras que caem bem como sinônimos de pesquisas eleitorais.

E candidato esperto sabe que a verdadeira pesquisa será divulgada dia 02 de outubro.

Professor Cleber, do Siqueira Campos
E desde que publicou a lista das coligações e dos principais candidatos em cada uma, o blog vem recebendo e-mails de leitores criticando a não inclusão do professor Cleber, com base eleitoral no Siqueira Campos e que deve também surpreender na disputa por uma vaga na Câmara de Aracaju. Ele faz parte da coligação PSB/PRTB/PMB/PTC.

Da contrariedade e da Renegociação do Arrendamento Mercantil
Corre nos bastidores em Brasília uma história interessante. Um negócio bem feito foi realizado em 2014. Uma parte cumpriu toda negociação, pago antecipadamente e vinha tendo reciprocidade da outra. Só que agora, por conta de um menino familiar, a parte dona do que foi arrendado, resolveu pedir a “Renegociação do Arrendamento”. A crise foi grande e a contrariedade baixou no hospital. Como a negociação não tem documento, é um negócio verbal…

Decisão do TRF, não tornou Roberto Bispo inelegível
A decisão do TRF, publicada ontem, 23, condenando Roberto Bispo de lima, segundo a assessoria jurídica dele informou ao radialista Carlos Ferreira, na rádio Capital do Agreste, não o tornou inelegível. Ele terá que pagar multa, mas um trecho da decisão diz que “..houve pronunciamento da 5ª TRF suspendendo a execução do julgado quanto aos seus direitos políticos e a perda de cargo ou função pública.

Emsurb, irregularidades denuncias lixo e uma pergunta: Por que só agora?
E a Emsurb anuncio ontem, 23, que protocolou no MPE, ao Grupo de Combate À Improbidade Administrativa do Ministério Público Estadual, uma representação sobre possíveis irregularidades e ilegalidades nos contratos de coleta de lixo e limpeza urbana de Aracaju, de contratos firmados entre a Emsurb e a Torre Empreendimentos Rurais e Construção Ltda. (entre os anos de 2010 e 2016), assinados pela então presidente na época, Lucimara Dantas Passos. O documento também foi encaminhado para os órgãos de controle (Tribunal de Contas Estadual, Controladoria Geral do Município, Procuradoria Geral do Município e Secretaria da Fazenda).

Por que só agora?
O estranho é a denúncia ser formulada justamente agora, no período eleitoral e não antes. Além disso, no próximo mês vence os seis meses do processo emergencial e a licitação deve ser realizada até lá. Espera-se que  o MPE se confirmar as irregularidades não puna apenas os ex-gestores, mas também os que passaram estes quatro anos por prevaricação.

Iluminação na rodovia Barra/Pirambu e na ponte construtor João Alves
Algo está ocorrendo em boa parte da rodovia Barra/Pirambu e também em parte da ponte construtor João Alves que liga Aracaju a Barra. A iluminação não funciona em boa parte das duas áreas. Será roubo dos cabos ou falta de pagamento da energia?

Esquivou-se
O diretor geral da Fundação Hospitalar, Hans Lobo, realmente foge da Assembleia como o “diabo foge da cruz”. Ele foi convidado diversas vezes pela deputada Silvia Fontes para prestar contas à Comissão de Saúde. O primeiro convite foi para o dia 3 de agosto, mas ele alegou que estava organizando a apresentação com todas as contas, receitas e despesas; e já deixou agendada para o dia 25 de agosto, na próxima quinta. Para a surpresa de todos, ontem (terça), a Assembleia foi comunicada que o diretor Hans não poderá está presente.

Convocação
Alguns deputados disseram que a postura agora será diferente, deixará de ser convite e passará para uma convocação para prestação de contas na Tribuna.

SMTT informa: interdição temporária no cruzamento das Avenidas Heráclito Rollemberg e Monteiro Lobato e Rua Firmino Fontes
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que a equipe de Planejamento e Sistemas efetuou uma interdição temporária no cruzamento das Avenidas Heráclito Rollemberg com a Monteiro Lobato e Rua Firmino Fontes, nas proximidades do Palácio Veraneio.

Problemas
A interdição ocorreu após o semáforo apresentar problemas no controlador (equipamento que controla os tempos dos semafóricos) e para evitar acidentes nas imediações, foram tomadas medidas de precaução no cruzamento.

Reparo
A diretoria de Trânsito informa que a equipe semafórica está solucionando o reparo na controladora e para ajudar no fluxo diário deslocará agentes de trânsito para orientar os condutores durante os horários de pico. Passados os momentos de grande movimento, o cruzamento voltará a ser interditado até a solução do problema.

SMTT falha e não tem interação com a comunidade. Tanto dinheiro e não edita um simples panfleto
A SMTT colocou os agentes no local e só fez a nota por conta da cobrança da imprensa. Lamentável. Com tanto dinheiro não poderia editar um

Agente de trânsito no local onde a SMTT fechou com algumas faixas. Elas foram retiradas no momento de maior trânsito. 

 panfleto e divulgar com a comunidade local e os comerciantes que estavam apreensivos com o fechamento? Ou até mesmo um cavalete no local com um Aviso grande informando que a interdição é temporária. Foi assim quando das interdições constantes da obra do canal há alguns anos.
A foto ao lado comprova que o blog tinha razão. Ontem, 23, a SMTT colocou agentes na hora de maior movimento. Fica a dica. Quando fechar um cruzamento ou algo semelhante, faça esclareça a comunidade. É ela que paga os impostos e, consequentemente, os salários de vocês.

Furto de água denunciado várias vezes. A Deso não tem assessoria jurídica? Quanto descaso!
Atenção governador Jackson Barreto, pelo jeito a Deso deve não precisar de dinheiro. É impressionante o descaso da Deso.  No Bairro Luzia, na Rua Jornalista Evandro Barros (por trás da Paróquia de Santa Luzia, próxima ao Col. Purificação), n. 480 – foi retirado da parede o numeral 0 – uma verdadeira demonstração de desprezo e falta de responsabilidade da empresa com o furto escancarado de água pelos moradores do imóvel citado.   

Furto de água denunciado várias vezes. A Deso não tem assessoria jurídica? Quanto descaso! II
Já foram feitas vários denuncias (inclusive neste blog), também para a Ascom e para a Ouvidoria e nada.  Todos os meses vem o leiturista nas residências desta rua, fazem a leitura, emitem as faturas e quando questionados eles afirmam que o problema é da empresa.   A residência faz festas nos finais de semana, lava calçada, lavam roupas e as estendem na frente da casa.  O hidrômetro fica bem visível no lado direito inferior do muro.  

Ministro visitará Lagarto
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) convidou o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a visitar a capital de Sergipe e o município de Lagarto neste próximo sábado (27). A visita foi confirmada na tarde desta terça-feira (23), em visita realizada ao ministro pelo parlamentar, acompanhado do secretário do Turismo e do Esporte do estado, Saulo Eloi.A agenda inclui visita à Arena Batistão, maior praça esportiva do estado de Sergipe, e o ginásio de esportes Constâncio Vieira, em Aracaju. O parlamentar está pleiteando a reforma e a modernização do ginásio.

Centro de Iniciação
Em Lagarto, o ministro visitará a obra do Centro de Iniciação ao Esporte, no bairro Matinha, garantido ao município pelo deputado Fábio. O estádio Paulo Barreto e o Parque de Vaquejada também receberão a visita do ministro e sua comitiva.“Esta será uma grande oportunidade de mostrar ao ministro o andamento das obras em Sergipe e a necessidade de mais investimentos na área esportiva do estado”, comemorou Fábio.

TRE-SE desaprova contas de Manoel Sukita
Na tarde de ontem, 23, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe desaprovou, por unanimidade de votos, as contas da campanha 2014 de Manoel Messias Sukita Santos, à época candidato a deputado estadual.O relator do caso, juiz Francisco Alvez Júnior, em seu relatório, elencou os fundamentos que nortearam o pedido de impugnação apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Gravidade
Entre os fundamentos listados pelo MPE que justificariam a desaprovação de contas, estão a existência de defeitos materiais graves, ausência de descrição das doações estimáveis em dinheiro, ausência de prestação de contas relacionadas à produção de material impresso de propaganda eleitoral, doações estimáveis em dinheiro sem expedição dos correspondentes recibos eleitorais no momento oportuno, entre outras acusações.

Porto lança aplicativo da TV Câmara e destaca transparência
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Vinicius Porto (DEM) lançou ontem, 23, o aplicativo TV Câmara Aracaju. Com isso, o Parlamento ganha ainda mais transparência, uma vez que os aracajuanos terão mais um canal para acompanhar as ações dos vereadores e assistir toda a programação da TV Câmara Aracaju, ao vivo, através do aplicativo.

Transparência
“Desde que assumimos a presidência da Casa, nós temos trabalhado para tornar a CMA cada vez mais transparente, de modo que as ações dos vereadores possam ser conhecidas da população”, afirmou Porto, ressaltando que o aplicativo foi desenvolvido para as plataformas IOS e Android. Ele destacou que, atualmente, a TV Câmara é transmitida pelo canal 8, da NET, no entanto, com a chegada do aplicativo TV Câmara Aracaju, mais pessoas passarão a ter acesso à toda programação da emissora.

Google Play
“Qualquer cidadão poderá baixá-lo e acessar todo o conteúdo de forma transparente, acompanhando, de perto, tudo o que acontece no Legislativo de Aracaju”, ressaltou o presidente. De acordo com ele, o aplicativo TV Câmara Aracaju já está disponível no Google Play e aguarda só a liberação da Apple para que os usuários do IOS tenham acesso. “Já solicitamos a licença e nos próximos dias estará disponível”, frisou. Vinicius destacou, ainda, a qualidade das imagens transmitidas e lembrou que a Câmara de Aracaju é uma das primeiras a contar com essa ferramenta de comunicação. “Peço aos colegas vereadores que baixem e divulguem para possibilitar ao cidadão conhecer de perto os seus vereadores e as ações desenvolvidas na Casa”, frisou.

Criação da TV e estrutura do plenário
Em seu discurso, Vinicius Porto fez questão de afirmar que a criação da TV Câmara foi uma promessa de sua campanha à presidência do Parlamento. “Prometi que ia criar a TV Câmara e fazer com que o cidadão tivesse conhecimento de tudo que se passa na Casa. Tínhamos esse desafio e conseguimos implementá-la, colocando-a serviço de todos os aracajuanos”, completou.

Plenário
Outro quesito melhorado na gestão de Vinicius Porto à frente da CMA, foi a estruturação do Plenário da Casa. “Quando assumi a presidência, nenhum vereador tinha acesso, no Plenário, à internet e a alguns meios de comunicação. Fizemos todo um trabalho no sentido de possibilitar meios para que pudesse melhorar a comunicação e a qualidade do trabalho de cada vereador. Além disso, adquirimos computadores novos e colocamos em rede para que pudessem desfrutar dessa tecnologia”, lembrou o presidente.

Amase consegue ação que garante pagamento de magistrados aposentados
O Estado deverá pagar aos magistrados aposentados no mesmo que que efetua o pagamento dos magistrados em atividade. Esta é a determinação do juiz da 12ª Vara Cível, Isaac Costa Soares de Lima, em despacho atendendo a uma ação ingressada pela Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe. Na decisão o juiz estipula pena de multa diária no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), até o limite de R$ 100.000,00 (cem mil reais), a ser revertido em favor da parte autora.  Processo Número 201511201603

Paridade
Conforme entendimento da Amase, a paridade entre ativos e inativos, assegurada constitucionalmente em alguns casos, se refere também ao momento do pagamento das duas categorias de magistrado. Além de sustentar sua pretensão na ampliação do conceito de paridade, a  associação também argumenta a simetria constitucional entre a carreira da Magistratura e o Ministério Público, que no Estado de Sergipe conta com lei de organização que disciplina textualmente a necessidade de equiparação de datas de pagamento de subsídios e proventos de seus membros (Lei Complementar Estadual nº 02/90, Art. 84, §1º).

A ação
A ação foi ingressada no ano passado quando o Estado mudou a data de pagamento dos magistrados aposentados do dia 20 para o dia 11 do mês subsequente e o juiz Isaac Costa Soares de Lima, solicitou ao Sergipe Previdência e ao Estado Sergipe, antes de sua decisão, uma explicação. Na decisão o juiz, relata: “Ouvidos, os requeridos apenas se limitaram a argumentar acerca da limitação orçamentária, mas não comprovaram a inexistência de recursos suficientes que ensejasse na impossibilidade em cumprir a determinação legal supra citada. O simples fato da previdência ser deficitária, não autoriza que o pagamento dos aposentados seja realizado com atraso.”

Na crise investir em capacitação é uma boa saída
Leucimar Nascimento e Marcelo Oliveira são dois exemplos interessantes de empresários que investiram em capacitação como alternativa para o período de crise. O primeiro porque queria melhorar o planejamento da empresa e inovar. Já o segundo estava interessado em abrir um novo empreendimento.

Novas informações
Para Leucimar, é sempre importante obter novas informações e o Empretec faz com que a pessoa sinta a real necessidade de aprender cada vez mais. “O Seminário ajudou a melhor planejar e direcionar o meu produto no mercado em prazos e metas. Como somos quatro sócios, o curso me orientou em formar novos planejamentos a longo prazo facilitando nosso crescimento nessa época mais delicada. Para um período de crise, buscamos trabalhar e aproveitar o momento para inovar”, destaca o empresário que atua no setor de alimentação.

Empreendedorismo
Já Marcelo Oliveira primeiro participou do Empretec para depois abrir a empresa, que é do segmento esportivo. “O EMPRETEC é muito bom e de fundamental importância para quem pretende empreender e até mesmo para quem já tem o seu negócio. Com o Seminário pude planejar e saber como fazer as coisas sem pular etapas, através do Plano de Negócio”.

Recomendação
Para Marcelo,  quem não planeja e investe em capacitação corretamente, estará sujeito ao fracasso. “Recomendo o EMPRETEC não só para quem está começando, como também para quem está na atividade empresarial há algum tempo. O momento do nosso País é muito difícil, temos que ter os pés no chão e procurar fazer as coisas sem erros, por isso estamos pondo em prática os ensinamentos adquiridos no EMPRETEC, que tem nos ajudado a se manter mesmo em um momento de grave crise. Mas com muita determinação, foco e objetivo para vencê-la”, destaca o empresário.

Soluções Educacionais
Além do Seminário EMPRETEC, o SEBRAE oferece para a classe empresarial cursos, palestra e oficinas sobre temas como Gestão Financeira na Medida, Formalize-se – Seja MEI, Atendimento ao Cliente, Estratégias Empresariais: O Caminho do Sucesso, Sei Controlar o Meu Dinheiro, entre outros.

Apoio
“A proposta é apoiar micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais, proporcionando o acesso dos empresários a novos conhecimentos e metodologias para realizarem da melhor forma a gestão dos seus negócios. Estamos fornecendo ferramentas para a melhoria das práticas empresariais e, consequentemente, a sua competitividade, tornando os empreendimentos mais fortes”, explica José Leite, gerente do SEBRAE.

Programação
A programação com as Soluções Educacionais está disponível no endereço eletrônico da Instituição, http://www.se.sebrae.com.br   ou na Unidade de Projetos Especiais do SEBRAE, telefones (79) 2106-7766, 2106-7765 e 2106-7763, email http://cursos@se.sebrae.com.br

Banese orienta servidores a utilizarem caixas eletrônicos para obtenção de contracheques
O Banese está orientando os servidores públicos do Estado, especialmente os aposentados e pensionistas, a utilizarem os caixas eletrônicos do banco para a obtenção dos seus contracheques. A campanha de esclarecimento teve início nesta terça-feira, 23, na sede do Sergipe Previdência, em Aracaju. Em dias de pagamento, muitos aposentados e pensionistas, por desconhecimento da possibilidade de retirada do contracheque nos caixas eletrônicos do Banese, procuram a sede do órgão previdenciário, na Praça da Bandeira, para obter o documento.

Facilidade
A campanha do Banese ressalta a facilidade da retirada do contracheque nos caixas eletrônicos da instituição, existentes em todo o Estado. Na sede do Sergipe Previdência, uma equipe do Banese está distribuindo folhetos que mostram o passo a passo para a obtenção do documento nos equipamentos eletrônicos. Além disso, a equipe do Banese demonstra como se faz a operação no caixa eletrônico do banco existente no local.

Opção
Para o gerente de Atendimento do Sergipe Previdência, Luis Carlos Alves Santos, a campanha que o Banese vem desenvolvendo é muito positiva. “A utilização do caixa eletrônico é uma ótima opção para os segurados que não têm acesso à internet. Evita que as pessoas venham até o nosso serviço de atendimento apenas para a retirada do contracheque”, disse o gerente. De acordo com ele, a emissão de contracheques é um dos serviços mais procurados no setor de Atendimento do Sergipe Previdência em Aracaju.

Diretoria da Umesa recebida pelo governador
Ontem, 23, o governador Jackson Barreto recebeu o presidente e demais membros da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Aracaju (Umesa). A entidade, criada em 1985, passou um tempo inativa, mas foi refundada neste ano de 2016. Os dirigentes informaram o governador sobre os novos projetos da entidade e falaram sobre melhorias na educação pública.

Politização
De acordo com o presidente da entidade, Jonathan Hora, o objetivo do encontro foi apresentar um pouco do trabalho que a Umesa tem feito nas escolas. “Um trabalho de cultura, de base e de inovação na educação. A gente tem debatido muito. Mesmo com os avanços em alguns prédios, mesmo com avanço de alguns professores inovadores, a educação no geral está parada. A Umesa tem feito um trabalho diferente, com cultura, esporte, debate e com politização do estudante. Viemos trazer essas novidades para o governador. Ele gostou. Isso agora nos dá um fôlego para continuar trabalhando, porque tem crescido muito esse trabalho, os estudantes têm gostado muito”, informou.

Carta do Estudante Sergipano
Jackson Barreto, que iniciou sua militância política no grêmio do Colégio Atheneu, onde estudou, e posteriormente foi integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na universidade, já se declarou um entusiasta do movimento secundarista. Ele gostou bastante das ideias apresentadas pelo grupo. No próximo dia 02 de setembro, a Umesa irá construir a ‘Carta do Estudante Sergipano’, um documento que mostrará como o estudante está percebendo a educação. Esse documento também será entregue ao governador.

Ideias
“Os estudantes vieram trazer seus projetos e reivindicações e eu gostei muito das ideias. Quero colocar o Estado à disposição para ajudar no que

 Durante a audiência com o governador, o presidente da Umesa Jonathan Hora, tesoureiro Geral, Adson Pereira, a secretária geral, Misma Kely, o diretor de Cultura, Felipe de Jesus, a diretora de Comunicação, Michele e a diretora de Mulheres, Geiciele.

 for possível, para ser um parceiro na construção de uma escola e, principalmente, uma educação melhor para os nossos jovens”, disse o governador.

Umesa
A Umesa foi fundada em 5 de maio de 1985, com o apoio de Jackson Barreto e esteve ativa até 2010. Este ano, um grande congresso foi realizado em fevereiro, com a participação de 70% das escolas da região metropolitana, e desde então o movimento foi retomado.  O titular deste espaço foi o primeiro presidente da Umesa, quando era também presidente da entidade estudantil da ETFSE, hoje IFS. A Umesa foi fundada para reestruturar os grêmios estudantis no processo de redemocratização do país, acabando com os centros cívicos. Naquele período a USES estava dividida em Sergipe com duas diretorias e a Umesa foi fundamental para construção dos grêmios.

PELO TWITTER

www.twitter.com/tonyalmeida73  As eleições estão chegando e eu aqui indeciso.Não sei se voto branco ou nulo.

www.twitter.com/WilliamFonseca O acordo que temos com o tempo é a situação mais unânime das pessoas e só perde para a morte, que é apenas o nosso cronômetro sendo zerado.

www.twitter.com/ahcor_sevla  Acabo de ouvir explanação sobre a crise atual do filósofo pós-moderno Zé Lezin. A crise tá tão grande q até quem não paga, não está comprando.

‏ www.twitter.com/GeorgMarques Apenas os líderes do PSB, PCdoB, PPS, PDT, PSol e PT cobram Rodrigo Maia p/ acelerar votação da cassação de Cunha. O resto mantém silêncio.

www.twitter.com/oMarioSousa  Há dias em que a vontade de sumir é maior.

DO LEITOR

“O CTB que se lixe!”
Do leitor Clarkson Moura: “A eficiente e pioneira Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT  continua a fazer, ostensivamente,

 "letra-morta" do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, usando, acintosamente, a cor "azul" na sinalização de trânsito horizontal das "ruas de Ará",  principalmente, nas faixas de pedestre dos mais importantes logradouros urbanos.Pode, é?! Desculpem-me a "ignorância de macaco"!!”

“Auto de Fé do golpe de misericórdia”
Do leitor Clarkson Moura: Data: 25.8.2016. Local: Arena do Senado Inquisitorial  – Brasília – DF”

Ei, psiu, por favor não apareça !
Do leitor Sérgio André: “Por mais que as pessoas queiram acreditar, a vida muitas vezes nos oferece adversidades inimagináveis. Quem nunca pensou ter o apoio político do atual governador Jackson Barreto? Quantas brigas e picuinhas não foram travadas por diversos aliados na capital e também no interior do estado, para ter este grande líder nos seus palanques, nas suas caminhadas e nas atuais carretas?
Mas, ultimamente, as coisas mudaram. Os aliados hoje tentam se esquivarem dessas relações políticas. É nítido que para muitos, quanto mais ele ficar longe, mais fácil será não deixar que o eleitor concilie essas parcerias, justo pelas especulações que rolam nas redes sociais, quando os seus adversários estão sabendo explorar muito bem, esse desgaste porque passa o governador do estado.
Na semana passada, um radialista e ex deputado estadual, fez questão de postar no seu blog, primeiro como veneno, atual situação do estado com as suas adversidades, como os constantes parcelamentos dos salários e automaticamente, indagava, quem estaria numa inauguração de um colégio, para aplaudi-lo. Mesmo sabendo que candidatos não podem participar desse tipo de evento.
São dezenas de postagens, com as fotografias desses aliados com a foto do governador. Para muitos analistas de plantão, o desgaste patrocinado por entidades sindicais nos programas de rádio, fez a quatro anos atrás o eleitor da nossa capital, deixar de votar no candidato apoiado pelo mesmo grupo, e terem embarcado na frustração que foi a canoa furada do projeto do atual prefeito e candidato à reeleição, João Alves.
Também será inteligente o eleitor não agir mais dessa forma, já que este filme, os mesmos já testemunharam o final melancólico. É bom saber separar um do outro. Até porque esses mesmos adversários, também são vistos pelo outro lado, como golpistas, já que a maioria hoje está apoiando o governo interino de Michel Temer. 
Portanto, cabe ao eleitor é analisar o perfil do candidato e não de quem o apoia, até porque se for analisar a trajetória política do governador, com certeza, haverá mais créditos durante a sua vida política. E aguardar que esta situação em que passa o estado, não demore muito tempo e que não venha interferir nos resultados das eleições, já que por decisões equivocadas, quem pagará será a população por mais quatro anos.”

NA LUTA – RADIALISTAS 

TV aberta e rádio faturam bilhões em publicidade mas radialistas continuam sem reajuste

Investimento publicitário nos meios de comunicação durante primeiro semestre de 2016 supera R$60 bilhões, mas patrões insistem em travar negociações salariais em diversos estados

Que as negociações de campanha salarial não são fáceis para os radialistas não é novidade. Contudo, este ano de 2016 vem sendo especialmente exaustivo para a categoria.

No país onde a informação é adquirida essencialmente através dos meios televisivos e radiofônicos, é inaceitável que os trabalhadores que são fundamentais na difusão de informações de qualidade à população sejam submetidos a longos períodos de negociação, com resultados pouco satisfatórios.

Segundo a Kantar Ibope Media, em levantamento publicado em Julho deste ano, atualmente ainda há 52 milhões de ouvintes de rádio no Brasil. Em 2015 o investimento publicitário no segmento radiofônico foi superior a R$5 bilhões e em 2016, até o primeiro semestre, já tinham recebido mais de R$2 bilhões. No quadro geral, o ganho publicitário de 10 segmentos da mídia brasileira soma R$60.700.791,00, sendo R$33.714.098,00 destinados apenas às emissoras de TV aberta.

Mesmo com faturamentos bilionários, os sindicatos patronais insistem em justificar as propostas baixíssimas, ou por vezes nulas, de reajustes salariais se utilizando da crise econômica brasileira, inviabilizando o fechamento de acordos coletivos mais justos. É uma realidade inadmissível, que os sindicatos de radialistas e a Fitert combatem diariamente.

No estado de Sergipe, após seis rodadas de negociação e nenhum acordo, os trabalhadores podem ir à greve. Em São Paulo, durante a realização da última assembleia, os radialistas aprovaram a proposta de manter o estado de greve e continuar o processo de negociação até o dia 19 de setembro (quando vence a atual convenção coletiva). E no Espírito Santo a categoria decidiu entrar em greve e propor dissídio coletivo na Justiça do Trabalho, após negociações frustradas com o patronal.

A Fitert acredita que emissoras de rádio e televisão que faturam bilhões de reais apenas com publicidade têm a obrigação de fornecer melhores condições de vida aos seus trabalhadores.  Por isso, a luta dos radialistas não vai parar até que se fechem cláusulas justas e que contemplem as necessidades básicas da categoria.

Fonte: Da redação Fitert – Federação dos Radialistas. 

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“A política é arte de pedir votos aos pobres, dinheiro aos ricos e depois mentir a ambos.” Antônio Ermírio de Moraes, empresário brasileiro, morreu em 24 de Agosto de 2014 (n. 1928). Frase dita em debate político na tevê em 1986.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários