Pessimismo pouco informado

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Por Xikito Affonso Ferreira na edição 880, do Observatório da Imprensa.

Tento evitar que uma impressão pessoal torne-se profunda convicção íntima, mas a leitura diária de quatro dos jornais de grande circulação no país trabalha em sentido inverso. Aquilo de que tento escapar é a constante construção de uma visão da realidade pessimista e sem esperança, sendo isso menos por habitarmos um vale de lágrimas do que por expor-me a cada manhã, às páginas do Estadão, Folha, O Globo e A Tarde (Bahia).

Perpassa a imensa maioria dos textos ali encontrados a observação que parece só encontrar no mundo fracassos, derrotas e tragédias. Sem dúvida nos tempos atuais não faltam aos cidadãos motivos para forte inquietação. Está aí o Estado Islâmico, esse grupo diabólico que nada exige e radicalmente tudo pode destruir, para nos por no plantão da ameaça, em ritmo 24 x 7 x 365.

Porém isso do negrume à janela do mundo já era em boa medida a cena e o humor globais muito antes das apocalípticas milícias de Abu Bakr al-Baghdadi instalarem o tenebroso califado. Hoje, de Mossul e de cidades na Síria, bastando uma linha de internet, os fanáticos mobilizam atentados terroristas em Paris, na Califórnia e onde mais lhes parecer haver manifestações da suposta decadente civilização secular e consumista. Digamos que aumentou bastante o grau de perigo, mas o EI não inaugurou o festival de pessimismos.

Mas eu abri este artigo falando de negrumes alimentados pelos jornais brasileiros e fui longe demais na digressão. Quero voltar à imprensa nacional. A espoleta de minha irritação recente é uma reportagem no Estadão [“Bahia tenta salvar ferrovia bilionária”, 6 de dezembro de 2015, pag. B12] sobre a Ferrovia de Integração Oeste Leste-Fiol, atualmente em construção na Bahia, devendo ligar o porto de Ilhéus a Caetité, no sertão do extremo-oeste do estado, com os trilhos percorrendo 1527 km. O texto é assinado por André Borges. O ilustre repórter parece magnetizado apenas pelos obstáculos à obra. Em nenhum momento ele menciona a ocorrência comprovada de urânio em Caetité. Faltaria a André ter visitado a obra ou sensibilidade para as fabulosas oportunidades do agronegócio no território desbravado pela ferrovia? Talvez, e o leitor sulista menos informado, já embalado pela ideia do Brasil inviável que respiramos atualmente, tenderá a considerar a Fiol um desatino.

Na verdade, a mim não surpreende o depoimento tão restritivo sobre uma estrada capaz de mudar a economia baiana. Vivendo no Maranhão à época, experimentei na pele a batalha pela implantação da Ferrovia Norte-Sul, no final da década de 1970. Dos principais eixos da economia nacional do cerrado, a FNS também na decolagem precisou enfrentar acusações de desatino lançadas pela mídia sulista que já havia se esquecido da aparência também faraônica aos contemporâneos da implantação da estrada de ferro Santos/Jundiaí na obra do século 19. Neste canteiro, a locomotiva teve que vencer 800 metros de desnível em oito quilômetros, algo considerado por muitos como impossível.

Licenciamento ambiental tem um aumento de 76% este ano
A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da diretoria de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fez uma balanço dos avanços nessa área, para garantir o desenvolvimento econômico e a conservação  do meio ambiente em Aracaju, no ano de 2015.  De acordo com o balanço apresentado, houve um aumento de 76% na expedição de autorizações/licenciamentos  na Sema , em relação ao ano passado.

Avanço
" Isso significa um avanço do ponto de vista ambiental de Aracaju. Uma manifestação clara da importância dada pela sociedade aracajuana aos serviços prestados pela Sema", afirma o diretor do DLA, Edinaldo Batista dos Santos. Em 2014, a Sema expediu 456 autorizações/licenças. Já este ano, até esta sexta-feira, 18, foram expedidas 796 autorizações/licenças. Segundo o diretor do DLA, Edinaldo Santos, há uma expectativa de fechar 2015 com mais de 800 autorizações/licenças, visto que, no final do ano, há um significativo aumento de solicitações por causa dos eventos natalinos.

Festas e eventos
Outro avanço assinalado pela Diretoria de Licenciamento Ambiental da Sema foi a procura por  autorizações ambientais para realização de festas e eventos neste final de ano.  A autorização ambiental é necessária para eventos que vão utilizar equipamento sonoro, seja em espaços públicos ou privados (bares, restaurantes, etc).

Via pública
No entanto, é preciso atentar também para casos como uma festa familiar, em que se pretende fechar uma via pública e utilizar equipamento sonoro, pois também precisam de autorização ambiental. "Desta forma, a Sema pode controlar os níveis de decibéis em que o som pode ser operado, impedindo que a vizinhança seja prejudicada", explica o diretor do DLA, Edinaldo Santos.  A autorização ambiental é baseada nas Leis 1789/92 e 2410/96 que tratam de controle  da poluição sonora.

Carrilho
A construção da praça do povoado Carrilho, pavimentação de ruas do Campo Grande, Riacho Doce, sequência das obras de construção do posto médico da Terra Dura, aquisição de mais quatro bombas costais (prevenção e combate ao Aedes Egipty). Estas foram algumas das ações anunciadas pelo prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR) para 2016, durante coletiva à imprensa na manhã a sexta-feira, 18.

Folha
O prefeito também assinou a liberação da folha correspondente ao décimo terceiro salário e dezembro, pagas respectivamente hoje e dia 30 próximo. Assim Valmir continua cumprindo o seu compromisso de valorizar o servidor público com o pagamento dos seus salários religiosamente em dia, desde que assumiu o cargo. Conforme explicou o prefeito, tudo isso é possível, porque sua administração trata o dinheiro publico com responsabilidade e honestidade.

Salários atrasados
Lembrou que recebeu o município com quatro folhas de pessoal atrasadas, dívidas com fornecedores, empréstimos consignados descontados e não repassados aos bancos, além de um cemitério de obras inacabadas. Essas obras foram iniciadas na administração da então prefeita Maria Mendonça e abandonadas pela gestão passada, a exemplo do Pórtico, Praça João Pessoa, Escola Creche, SESP, Quadras Poliesportivas, Praça de Eventos, dentre outras. Também foram realizadas obras com recursos próprios a exemplo da pavimentação de todas as ruas do povoado Agrovila, Rede de Abastecimento de água em vários povoados, reforma e ampliação de escolas, construção de unidades básicas de saúde, dentre outras. Ao desejar um feliz Natal e um ano novo de sucesso para todos os prefeito reafirmou o seu compromisso de continuar trabalhando com seriedade pelo engrandecimento do município. Desmentiu a oposição que, desesperada com os números cada vez maiores de aceitação da sua administração, espalha mentiras nas redes sociais e durante entrevistas.

Responsabilidade
“Não reduzimos salários. Até porque é ilegal. O que fizemos foi enxugar a máquina, afastando os cabos eleitorais que recebiam sem trabalhar. Só no gabinete eram mais de 200. Hoje, são apenas três. Reduzimos o numero de secretarias e gastos. Assim, com responsabilidade e honestidade estamos cumprindo todos os compromissos da administração. Isso frustra aqueles que administraram com irresponsabilidade, finalizou.

Em janeiro, Festival de Artes e Festa das Cabacinhas movimentam Japaratuba
O município de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, começa o ano de 2016 recebendo dois grandes eventos: a 15ª edição do Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, que acontece de 03 a 07 de janeiro, e a tradicional Festa das Cabacinhas, realizada nos dias 08 e 09 do mesmo mês. Com uma programação que inicia no domingo (03) e segue até a quinta-feira (07) o Festival de Artes levará ao público apresentações de grupos de teatro, reisado, capoeira, filarmônicas, maracatu, são joão na roça, karatê, grupos de dança, candomblé, além de diversas atrações musicais, que encerrarão as noites do evento.

Cabacinhas
Já a tradicional Festa das Cabacinhas acontece na sexta-feira (08) e no sábado (09), na Praça de Eventos, agitando os japaratubenses com shows das bandas Calcinha Preta e Swing Bamba, e das cantoras Marcia Filipe e Adalgiza, entre outros.

Religião
De 7 a 10 de janeiro, o município celebra ainda a Festa de Santos Reis e São Benedito. A programação inclui a realização de missas e procissões. No dia 10, após a missa, rei e da rainha do Cacumbi, coroados em alusão ao Dia de Santos Reis. Em seguida, acontece a procissão de São Benedito, que encerra as comemorações.

Esforço
Mesmo com a crise financeira que afeta o país e atinge em cheio os municípios, o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral, se esforçou para manter os festejos tão aguardados pela população. "Sabemos que esse é um momento difícil, mas não poderíamos deixar de realizar esses eventos que são importantes para o município, pois atraem um grande número de visitantes e preservam a cultura, e para comunidade que espera por essa celebração, marcando presença de forma maciça. São festas de tradição e não devem deixar de existir. Por este motivo, toda equipe se esforçou para manter os eventos", destaca o gestor.

São Domingos: prêmio gestão social
Representando a Secretaria Municipal de Assitência Social e o Prefeito Pedro da Silva, a secretária, Joana Mecenas, compareceu ao o 9º Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social realizado entre os dias 13 a 15 de dezembro, no hotel Catussaba, em Salvador(BA).

Responsabilidade social
No evento ela recebeu o prêmio "Responsabilidade Social 2015", concedido pela Premium Brasil Group, que usa os seguintes critérios de avaliação para concessão: ações e projetos praticados no município; definições das prioridades da política municipal de assistência social; elaboração do Plano Municipal de Assistência Social; gestão dos recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos programas e projetos aprovados; qualidade para o funcionamento dos serviços de assistência social público e execuções financeiras e orçamentárias do Fundo Municipal de Assistência Social, além da fiscalização da movimentação e aplicações dos recursos.Para Dona Joana, como é conhecida pela comunidade, o prêmio é um reconhecimento aos esforços de toda uma equipe.

Brigada Mirim. Formatura de 19 crianças
Na  manhã da sexta-feira, 18, aconteceu na sede da Associação dos Oficiais Militares PM BM de Sergipe – Assomise, mais uma formatura do projeto social Brigada Mirim, envolvendo 19 crianças, alunos de escolas públicas da região.O evento contou com a presença de familiares dos formandos, do presidente da Assomise, Tenente Coronel Adriano Reis, além da equipe de coordenação e instrução da Brigada, Cel. Alcântara, Cel. Antônio, Capitão Francisco, Prof. Aparecida e Prof. Sara, como também a ilustre presença da banda do Corpo de Bombeiros de Sergipe, com a regência do Ten. Paixão.Para Elze Oliveira, madrinha de um aluno, o projeto é de fundamental importância para um jovem em formação. "Esse curso é produtivo, pois tira crianças da ociosidade e principalmente das ruas. Tem um acompanhamento pedagógico, e ajuda para que essas crianças sejam o futuro da nação", disse.

Orgulho
O presidente da Assomise, falou do orgulho de formar mais uma turma. "É uma satisfação está formando mais um turma, saem daqui hoje, com maior noção do civismo, aprenderam primeiros socorros, natação, musica e tantas outras atividades". O coronel ainda fala da alegria de contribuir com a educação no Estado. "Os profissionais envolvidos contribuíram com o desenvolvimento da edução desses jovens, foi uma semente que foi plantada, para que eles cresçam com qualidade depois dos conhecimentos adquiridos, frisou.

Sobre o projeto
O projeto visa oportunizar às crianças e adolescentes atividades que estimulam o desenvolvimento cultural, social e econômico, além de incentivar a convivência familiar e comunitária.A Brigada Mirim já vem sendo desencadeado na maioria dos estados do Brasil, sempre à frente os Corpos de Bombeiros Militares, porém a ASSOMISE se sobressaiu à frente das demais Associação Militares do País e realiza esse projeto. Com a finalidade maior de formar adolescente para a cidadania, promovendo atividades cívicas para o exercício da ordem e civilidade, e ainda motivá-los a frequentar a sala de aula.

NOTA / BANESE / 13º SERVIDOR PÚBLICO

Banese esclarece dúvidas sobre a antecipação do 13º salário para os servidores públicos estaduais

Banco abre algumas agências em Aracaju, neste sábado, 19, para atender exclusivamente casos de pedidos de antecipação do 13º salário

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) elaborou uma série de perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas sobre a antecipação do 13º salário para os servidores públicos estaduais. A antecipação pode ser obtida pelo servidor nas 63 agências do Banese, em todo o Estado, bem como nos terminais de autoatendimento do banco e pelo Internet Banking.
No caso do servidor público que já fez a antecipação do 13º salário de 2015 no início deste ano, ele deve obrigatoriamente procurar uma agência do banco para fazer o empréstimo a partir do dia 18 do mês corrente e, com o dinheiro recebido, quitar o débito.
O Banese também informa que a partir do dia 21 de janeiro de 2016 abrirá uma linha de crédito para quem quiser antecipar o 13º salário do próximo ano. Além disso, para atender exclusivamente a casos de pedidos de antecipação do 13º salário, as Centrais de Negócio do Banese localizadas nas agências do Siqueira Campos, Central e Antônio Carlos Franco, de Aracaju, além da agência Riomar, estarão funcionando neste sábado, 19, das 9h às 14h.

Veja, a seguir, as respostas às principais dúvidas sobre o adiantamento do 13º salário para o servidor:
1 – De que forma pode ser solicitado o empréstimo?
R – Há quatro formas: nas agências do Banese, nas Centrais de Negócios localizadas nas agências Antônio Carlos Franco, Central, Gentil Barbosa e Siqueira Campos, em Aracaju, nos terminais de autoatendimento e pelo Internet Banking.
2 – Em que casos é preciso procurar a agência?
R – Em três situações o servidor não poderá fazer o empréstimo pelos terminais eletrônicos ou pelo Internet Banking:
a) Menores de Idade: Pensionistas com menos de 18 anos devem ir à agência com seu representante legal e fazer o empréstimo;
b) Litígio com o banco: Correntista terá de renegociar sua dívida para sair do cadastro negativo. Feita a renegociação, ficará livre para tomar o empréstimo;
c) Portabilidade: Quem desejar obter a antecipação pelo Banese, dispondo das vantagens ofertadas, deverá procurar uma das unidades do banco para suspender a portabilidade e tornar-se apto à contratação da operação. Quem não desejar antecipar, ficará recebendo de forma parcelada em seu novo domicilio bancário.
3 – Quem fez a antecipação do 13º salário de 2015 no início deste ano, como deve proceder?
R – Deve procurar o Banese para fazer o empréstimo a partir do dia 18 do mês corrente e, com o dinheiro recebido, quitar o débito.
4 – No caso do servidor que fez o adiantamento do 13º salário em 2015 e não quer optar pelo empréstimo, como será o desconto previsto agora para dezembro?
R – Os que contrataram a antecipação e não procurarem o banco, ficarão inadimplentes. Portanto, estarão sujeitos às sanções cabíveis. Portanto, quem já contratou deverá obrigatoriamente procurar o Banese para fazer o empréstimo e liquidar a operação anterior.  
5 – Será possível antecipar o 13º salário de 2016?
R – Sim. A partir do dia 21.01.2016, o Banese abrirá uma linha de crédito para quem quiser antecipar o 13º salário do próximo ano.
6 – Se tomar o empréstimo do 13º, esse valor é abatido do limite de crédito?
R – Não. Essa é uma operação extra limite. Ou seja, o servidor mantém os mesmos limites de cheque especial/credi conta e crédito consignado.
7 – Se o servidor não quiser tomar empréstimo, como vai receber o 13º salário?
R – Em seis parcelas, de fevereiro a julho de 2016, conforme o anúncio do Governo

ARTIGO

É PRECISO CORAGEM TAMBÉM PARA MENTIR.  Por Carlos Ferreira

Realmente este senhor tem muita coragem. Quem o ouve falando acredita que ele foi um excelente administrador para Itabaiana. Mas a verdade é bem outra. Todas as quatro vezes que esteve à frente do Executivo atrasou salários dos servidores. A Última se superou. Deixou quase 30 milhões em dívidas com funcionários, fornecedores e até empréstimos consignados que descontou e não repassou para os bancos. A coisa foi tão feia que a Justiça decretou intervenção no município. Chegou a jurar pela família que se fosse eleito não atrasaria saláriuos. Não cumpriu. Além de tudo isso responde a vários processos sob a acusação de improbidade administrativa e desvio de dinheiro público. É ou não é um homem de coragem usar o microfone de uma rádio para denegrir a imagem de um prefeito que há três anos paga salários em dia inclusive os atrasados que ele deixou? Mesmo tendo recebido uma herança maldita, Valmir de Francisquinho, transformou itabaiana no maior canteiro de obras de Sergipe. Esse senhor também falta com a verdade quando diz que os salários foram reduzidos. Redução houve no número de secretarias e cargos comissionados. Só no gabinete dele eram 200, a maioria de cabos eleitorais que não trabalhavam. Hoje esse mesmo gabinete funciona com quatro pessoas. A mentira não pode vencer a verdade

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“A vida não é nem feia, nem bonita, mas é original!” Italo Svevo, escritor italiano, nasceu em 19 de Dezembro de 1863 e morreu em 1928.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais