Neste 2013, a denominação Batista comemora 100 anos de instalação em Sergipe, o programa oficial do centenário teve abertura no mês de
|
Legenda |
janeiro com a realização da 93ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, que trouxe a Aracaju representação de todos os estados brasileiros e missionários que servem em vários países. Em setembro, a agenda está voltada para a Primeira Igreja Batista de Aracaju que iniciou a celebração deaniversário no dia 19, momento em que congregados de todos os tempos estiveram juntos num mesmo lugar – Rua Lagarto, 646, Centro.
Segundo Paulo Sérgio dos Santos, pastor da igreja, é presumível que, como sempre que acontece grande aglomeração de público, a instituição solicitará dos setores competentes do Estado e do Município atenção especial na ocasião para o trecho que compreende as ruas Propriá e Laranjeiras.
As celebrações do centenário continuarão até domingo, 22 de setembro, sempre a partir das 19h30, envolvendo além da pregação do evangelho, segmentos expressivos da instituição, notadamente na área da música com participação de orquestra, corais e cantores.
A festa teve inicio no dia 18 com a presença do cantor Sérgio Lopes. No dia 19 ficou pro conta do pastor Jabes Filho e no dia 20 foi a vez do Dr. Lyncoln Pereira de Araújo (1º Vice-Presidente da CBB). Mas a festa não acabou e segue até dia 22.
A programação oficial você confere abaixo:
21/09 – Pastor Walter Ferreira Junior (IB do Rio da Prata/RJ) – 9h30
22/09 – Pastor Jabes Nogueira (Pastor emérito da PIBA) – 9h
A denominação Batista no Brasil foi instalada em 1871, portanto há 141 anos, por um grupo de protestantes imigrantes da América do Norte que aportou em Santa Bárbara do Oeste, SP. O pequeno grupo era liderado pelo pastor Richard Ratcliff. No início, por não dominar o idioma pátrio, os cultos eram em inglês, fato que afastava os habitantes locais. Os primeiros cultos em português só ocorreram posteriormente, com a chegada ao Brasil do missionário William Buck Bagby e sua esposa Anne que aprenderam com facilidade o português no Colégio Presbiteriano de Campinas tendo como um dos instrutores o ex-padre Antonio Teixeira de Albuquerque, natural de alagoas, que se converteu ao protestantismo sozinho, ao estudar a Bíblia, tornando-se o primeiro brasileiro a ser consagrado pastor batista.
Acompanhe tudo sobre os 100 da Piba pelo facebook da igreja https://www.facebook.com/pibasergipe