Planejamento patrimonial: Por onde começar?

O planejamento patrimonial é realizado por meio de algumas medidas e mecanismos que visam proteger o patrimônio. Em outras palavras, o planejamento patrimonial serve para tentar dar maior segurança jurídica para o patrimônio considerando o curto, médio e longo prazo.

Com efeito, quando se pensa em organização financeira, o conceito de planejamento patrimonial tem um papel importante, pois ele é o grande pilar de práticas que visam trazer proteção e tranquilidade em relação ao patrimônio.

A prática de planejamento tem como objetivo trazer mais segurança jurídica para os bens, considerando cenários de curto, médio e longo prazo. Além disso, o planejamento pode otimizar a sua vida bem como os seus negócios.

Por que o planejamento patrimonial é importante?

Possibilita o planejamento sucessório. O planejamento sucessório familiar, muitas vezes, é deixado de lado. Contudo, é um assunto de grande importância para quem deseja garantir a proteção e o bem-estar de sua família no futuro.

Quando uma pessoa falece, é preciso fazer a divisão dos bens por meio de um processo de inventário. Ele deve seguir as normas da legislação brasileira sobre a partilha, que elenca os direitos dos herdeiros. Ainda, é possível ter um testamento para indicar a sua vontade.
O planejamento sucessório, como parte do planejamento patrimonial, consegue trazer mais agilidade e praticidade para o processo, garantindo disponibilidade financeira para os familiares ou dependentes enquanto os demais trâmites burocráticos são resolvidos.

Como fazer um planejamento patrimonial?

Pense no futuro familiar. Como o planejamento patrimonial também trata da sucessão, é preciso realizar seus planos pensando no futuro familiar. Qual será a fonte de renda dos dependentes após a sucessão? Aqui, vale pensar de forma estratégica, em formas de facilitar os processos.

A criação de uma holding apresenta-se como importante ferramenta para preservação do patrimônio da família.

Alessandro Guimarães é sócio-fundador do escritório Alessandro Guimarães Advogados.
E-mail: alessandro@alessandroguimaraes.adv.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais