Por que o mosquito está ganhando a guerra?

O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Além da falta de continuidade das ações de combate ao mosquito, da negligência da saúde pública e da não colaboração da sociedade; existem causas estruturais favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, diz o médico Antônio Samarone, que também é professor de saúde pública da UFS.

Leia as declarações do médico infectologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arbovirose, Artur Timerman:

"O modelo de urbanização assumido nas grandes metrópoles brasileiras, com impermeabilização das cidades, falta de espaços

 verdes, aglomerações com reduzida ou nenhuma infraestrutura de saneamento básico são os principais responsáveis pela disseminação do mosquito transmissor dessas doenças."

"Em suma, nossas cidades foram estruturadas de modo a que se acolhessem os mosquitos, e não aos seres humanos. São eles, os mosquitos, os primeiros os maiores beneficiários do modelo de urbanização vigente. Ou nos mexemos para que se promovam alterações nesse caos urbano ou estejamos preparados para conviver com os mosquitos e as doenças que transmitem."

Pelo que o leitor pode notar, se depender de políticas públicas dos governantes nada mudará. A solução, ou melhor, a salvação para epidemia será uma vacina. Enquanto isso só resta rezar…e muito..

Navalha:Testemunhas confirmam dinheiro da Gautama em SE
Sete dos 11 réus acusados de envolvimento na Operação Navalha [deflagrada pela Polícia Federal] compareceram nesta terça-feira, 26, à audiência de instrução presidida pela juíza da 1ª Vara da Justiça Federal em Sergipe, Telma Maria Santos Machado e pelo procurador do Ministério Público Federal (MPF/SE), Leonardo Martelli. Leia matéria de Aldaci de Souza, aqui do portal Infonet: https://.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=182242&pagina=1

Valadares Filho reafirma liderança de Jackson
Pelas redes sociais o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Aracaju pela aliança PSB/PSD, Valadares Filho anunciou que teve uma conversa ontem, 26, com o governador. “Uma conversa muito transparente e respeitosa”, escreveu, reafirmando a liderança de Jackson e a legtimidade para coordenar a sucessão. “A partir de março, que é o momento no qual o overnador se dedicará ao assunto, voltaremos a conversar”, escreveu.

Heleno diz que PRB só apoiará em Aracaju quem apoiar o partido em Socorro
Ao conceder entrevista ontem a Mix FM, o prefeito de Canindé, Heleno Silva, avisou que o PRB só apoiará em Aracaju quem apoiar a candidatura de Jony Marcos em Socorro. Ele descartou o apoio do partido à reeleição de João Alves,DEM.

Verão Nordeste da Globo e a crise de identidade da TV Sergipe
O sábadom 23 de janeiro, foi exibido na TV Sergipe o programa Verão Nordeste na Globo. A crise de identidade da TV Sergipe é tamanha que o programa só mostrou o passeio de Catamarã para a Croa do Goré, matéria esta feita por Carla Suzane e o Oceanário, Todas as vezes que o apresentador da Globo Nordeste chamava a TV Sergipe era só para a apresentadora anunciar o intervalo comercial.No mínimo a Globo Nordeste derrubou as matérias da rede para só exibir Salvador, Recife Fortaleza e Rio Grande do Norte.

Verão Nordeste da Globo e a crise de identidade da TV Sergipe II
Um absurdo que durante o decorrer do programa, foi aberto espaço na rede e a TV Sergipe não soube aproveitar, em vez de mostrar a Orla de Atalaia e o que Sergipe e Aracaju tem de melhor, como por exemplo, o mercado de artesanato e outras atrações. A apresentadora ficou presa, limitada dentro do oceanário mostrando tartarugas marinhas, crustáceos e tubarões.É assim que a emissora engana os seus telespectadores quando bota o calhau no ar "Cultura, a gente ver por aqui".

PSDB: Pedrinho ”puxa a orelha” do vereador Adriano Taxista

Aquele ditado que “às vezes é melhor ficar calado” cai bem para o vereador de Aracaju, Adriano Taxista, do PSDB, que declarou que o presidente estadual, Pedrinho Barreto, deveria manter diálogo com os membros do partido. “O vereador deveria comparecer as reuniões do partido”, disse Pedrinho num “puxão de orelha” de verdade.

Não segue determinações
Pedrinho disse que desde que assumiu vem se reunindo com todos os diretórios e conseguiu instalar e direções em 73 municípios. Infelizmente o vereador Adriano Oliveira não segue as orientações do partido e nem demonstra estar alinhado com o caminho trilhado pelo PSDB em Sergipe”, afirma Pedrinho Barreto.

Educação em Areia Branca
A prefeita de Areia Branca, Acácia Sousa, esteve ontem, 26, no gabinete do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, para tratar da inauguração do Colégio Estadual Pedro Diniz Gonçalves, que acontecerá essa semana.

Educação em Areia Branca II
Durante o encontro, a gestora informou que a prefeitura doará ao Estado um terreno para que o Colégio Estadual João Alves, instalado no  forródromo da cidade, seja relocado para uma nova área mais apropriada. Na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, uma equipe de engenheiros da Secretaria de Estado da Educação (Seed) estará em Areia Branca para analisar os terrenos do município.

Feira em estacionamento público: MPE vai pedir explicações
E o blog confirmou ontem, 26, que o Ministério Público Estadual vai pedir explicações porque a Emsetur resolveu privatizar o estacionamento da orla para uma empresa realizar uma feira, quando na mesma orla, já tem outra montada no local adequado, na praça de eventos. Aliás, na nota da Emsetur foi dito que é um “incentivo a cultura local”. Pura mentira, a feira de estandes de vários estados, ou seja, alguém está tentando enganar o governador. Como Jackson tem problemas demais para resolver os gestores respiram aliviados. Mas o MPE pode surpreender. É só aguardar.

Dinheiro na conta
O blog foi informado que circula um relatório onde o responsável por um setor que depende de uma empresa terceirizada que presta um excelente serviço, quando assumiu o cargo, ao invés de receber os materiais necessários para a manutenção ( que a empresa sempre enviava) pediu para que o dinheiro fosse depositado na conta dele.

Abrigos municipais
A secretária municipal de Aracaju da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo Alves, visitou ontem,26, de surpresa duas unidades de acolhimento infantil: o Caçula Barreto e o Sorriso, localizadas nos bairros José Conrado de Araújo e Santa Tereza, respectivamente.

Reformas 

A secretaria foi verificar in loco as instalações dos abrigos que passaram, recentemente, por reformas e reestruturação de suas áreas externas e internas”, explicou Maria, acrescentando ser perceptível que a reforma foi pensada, prioritariamente, para o serviço de acolhimento, inclusive pensando na acessibilidade. “Tudo muito organizado. Isso nos deixa muito feliz, pois o nosso intuito é garantir mais conforto e segurança para as crianças e adolescentes que são acolhidas nas unidades”, disse.

Detran/SE prorroga prazo de serviços vencidos durante greve
Os usuários do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/SE –, que tiverem documentos vencidos durante a greve dos servidores, terão até 29 de fevereiro para realizar os serviços sem incidência de multa por atraso. A prorrogação do prazo foi estabelecida com o objetivo de amenizar os efeitos provocados pelo movimento grevista dos servidores, que durou mais de 50 dias.

Atendimento no portal
Estarão isentos de multas serviços que utilizem laudos de vistoria, recibos de compra e venda e notas fiscais com datas de vencimento durante o período da greve. Os agendamentos para serviços já estão disponíveis no Portal de Atendimento do Detran/SE (https://.detran.se.gov.br ).

Ex-vereador Evando Franca será candidato em Aracaju
E o ex-vereador por Aracaju, Evando Franca, prepara-se para retornar ao Legislativo na disputa eleitoral deste ano. Evando aceitou o convite dos conterrâneos de Boquim, os deputados Luiz (Estadual) e Fábio Mitidieri (federal) e se filiou ao PSD.  E já começou o trabalho de formiguinha.

ASEOPP: MDA instalações e Dosea Seguros fazem apresentações
Na reunião semanal da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, os associados tiveram a oportunidade de conhecer detalhes dos trabalhos realizados pela MDA Instalações e também da Dosea Seguros.

Montagem
O responsável pela unidade da MDA Instalações em Sergipe, Acácio Ismael, fez um histórico do trabalho realizado desde o ano 2005, com a construtora Cosil e após 2010 quando a MDA expandiu a execução de projetos na área de montagem hidráulica e elétrica para outras empresas.  O trabalho da MDA Instalações foi respaldado por alguns associados que já se utilizaram da empresa e tiveram satisfação com o resultado dos serviços realizados.

Seguro
Já Thiago Dosea, diretor comercial da Dosea Corretora de Seguros fez uma explanação sobre os serviços ofertados, como o seguro empresarial e o seguro de vida individual e familiar. Thiago explicou as vantagens do Programa de Proteção à Família do Trabalhador (Pró-Trabalho) um seguro de vida realizado em parceria com a MAPFRE e que tem baixo custo, especializado no atendimento às Convenções Coletivas de Trabalho (CCT).  A Dosea Seguros está no mercado desde 1990, sendo uma das pioneiras no mercado de seguro em Sergipe e por isso conta com a parceria com as mais importantes corretoras de seguro do país.

Fundo Brasil de Direitos Humanos visita hoje,27,  grupo apoiado em SE
O Fundo Brasil de Direitos Humanos realiza visita hoje, 27, a um projeto apoiado na cidade de Aracaju. A coordenadora de Projetos da Fundação, Taciana Gouveia, visitará o Centro de Umbanda Caboclo Tupy.O Centro de Umbanda Caboclo Tupy, em Aracaju, é apoiado pelo Fundo Brasil por meio do edital anual 2015, com o projeto “Preservando o Axé”, que oferece assessoria jurídica popular contra a subtração dos espaços litúrgicos naturais afrorreligiosos em Sergipe. O objetivo é criar uma rede permanente de profissionais jurídicos e ativistas capacitados para oferecer proteção aos espaços litúrgicos.

Templos de matriz africana
De acordo com os responsáveis, a urbanização desorganizada contribui para a perda de território dos templos de matriz africana em Sergipe e em outras regiões do Brasil. Com isso, os adeptos são obrigados a buscar refúgios em espaços verdes remanescentes. No entanto, enfrentam resistências e ameaças às práticas religiosas.

Monitoramento e assistência técnica
As visitas fazem parte das atividades de monitoramento do Fundo Brasil, fundação privada, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover os direitos humanos no país por meio de um modelo inovador de apoio a projetos, fortalecendo organizações sociais e desenvolvendo a filantropia de justiça social.O objetivo das visitas é oferecer assistência técnica e estratégica às organizações. Os projetos desenvolvidos recebem acompanhamento permanente da fundação.

Nesta sexta, 29, retorno do projeto Movimento do Choro Sergipano
Sob a coordenação e produção de Sergio Tadeu retorna, no Café da Gente (anexo ao Museu da Gente Sergipana) o projeto

Movimento do Choro Sergipano. As apresentações acontecem uma vez por semana sempre as sextas, com início às 19h30 e tendo o seu término às 22h. Em cada edição os maiores nomes do choro sergipano trazem um repertório com os vários formatos do mais expressivo gênero instrumental brasileiro. Passando pelo Choro tradicional, pelo Choro Sambado,pelo Choro cantado, entre outras linguagens desse estilo musical.

Parceria
Nessa sexta (29) de janeiro será dado o pontapé inicial a temporada 2016 na oportunidade onde serão celebrados os dois anos de parceria do projeto com o Café da Gente.O show desse primeiro momento ficara por conta de Jr do Cavaco & Cia do Choro e as participações especiais: Samba de Gafieira da academia Dance Center e Tuba do Trompete e Marcos do Trombone.

Fortalecimento do choro
Segundo Sérgio Tadeu o Projeto Movimento do Choro Sergipano tem como objetivo fortalecer o choro em Sergipe. “Fomentar a formação de público e assim ampliar o campo de visão do ritmo  produzido por aqui, através das mais diversas formas de expressão do gênero pelos vários grupos que integram o Movimento do Choro Sergipano. Valorizar a velha guarda e os atuais nomes do choro que desempenham um papel fundamental, afinal, eles são os principais responsáveis pela manutenção do gênero para as futuras gerações”, disse.

Cadeia produtiva
Outra ação do projeto,explicada por Sérgio Tadeu, é o incentivo a cadeia produtiva local ampliando as  oportunidades dos músicos de divulgarem os seus trabalhos, gerando uma  ação coletiva de divulgação, com participações de vários chorões. “Com isso, difundir o choro sergipano não somente em nosso estado como em alguns outros. Proporcionar intercâmbios culturais entre os nossos chorões e os demais espalhados pelo Brasil”, reforçou.

Sarau Musical Entre Amigos. Renda revertida família do baterista falecido Beno
Será dia 30 de janeiro, próximo sábado, a partir do meio-dia.Atrações: OS ÁGUIAS & CATALUZES. A abertura ficará a cargo de Medeiros e Cléber Alberto. A renda será revertida à família do baterista BENO, falecido há 30 dias(na primeira foto aparece de camisa azul e de boné).Contato/Responsável: Toninho Guitarrista: 99981-9026.Serão disponibilizadas apenas 60 mesas.Vamos ajudar a família deste grande músico.

Última Semana
Essa é última semana para visitar a Feira de Verão, na orla de Atalaia, e conhecer os empreendimentos que a Impacto dispõe em Aracaju. A construtora em parceria com a Cohab Premium Imobiliária, montou um estande no local para apresentar os projetos residenciais.

Última Semana II
Um dos principais projetos apresentados é Luminus Residence – localizado pertinho da praia, na Coroa do Meio. O empreendimento possui apartamentos de 2 e 3/4, com suíte e opção de varanda gourmet.Os apartamentos variam de 71,83 m² à 80m². Na área de lazer, o morador desfrutará de academia, área verde, churrasqueira / forno de pizza, deck molhado entre outros atrativos. Projetos como o Recanto da Natureza e o Villa Astúrias, localizados no Santa Lúcia, também estão sendo apresentados ao público.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Eu poderia ser jogador de futebol ou cantor de funk ganhar milhões e poder dormir até tarde mas nãããooo minha mãe "vai estudar"

www.twitter.com/WilliamFonseca  Aprendi que passos largos nos levam mais rápido sim, mas nem sempre nos impulsionam pro rumo certo. Calcular é preciso.

www.twitter.com/alanbarretoso  Se juntaram todas as invejas, frustrações e interesses contrariados. Uns disfarçavam menos, outros, mais, o ressentimento. #NelsonExplica

www.twitter.com/sargentoedgard  Não existe mágica, quem assalta os ônibus, na sua grande maioria são menores de idade, não ficam presos, a polícia apenas enxuga gelo.

www.twitter.com/jose_simao Ameaça à humanidade! "Após 32 filhos, Mr Catra anuncia que fez vasectomia".

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
Quem é que quer flores depois de morto? Ninguém." J. D. Salinger, morreu em 27 de Janeiro de 2010. (nasceu em 01 de janeiro de 1919)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais