A pandemia fez com que muitas empresas percebessem a necessidade de se adaptar ao digital. E, com isso, a Era Digital e sua influência na sociedade voltaram às pautas.
Para se adaptar – e também os negócios -, é necessário mais do que investir em novas tecnologias e melhorar a infraestrutura de Tecnologia da Informação, mas mudar o mindset. Todos tivemos que ressignificar os empregos e revisar nosso mindset para atualizá-lo a um novo mundo repleto de incertezas e em uma sociedade mais low touch (pouca interação humana).
Mindset diz respeito a como nos referimos a características da mente humana que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes. Já “Mindset digital” é a mudança de mentalidade que relaciona os indivíduos às tecnologias diante da nova realidade, a era digital. É um modo de pensar e agir voltado à tecnologia e como ela impacta positivamente o negócio.
Essa transformação digital é um processo contínuo, que rompe com hábitos dentro de uma empresa e precisa da adesão dos colaboradores. Por isso, numa situação como a Pandemia, em que muitas empresas precisaram adotar rapidamente o digital e/ou ampliá-lo consideravelmente para atender as necessidades do momento, foi preciso um trabalho intenso de Comunicação.
Sim, ao adotar uma transformação digital, todos os envolvidos no processo também devem evoluir a sua forma de pensar, e o mindset digital deve ser trabalhado na comunicação corporativa.
As mudanças foram expressivas e rápidas, demonstrando que liderar o mercado depende da entrega de serviços compatíveis com as expectativas do cliente da Era Digital, que está cada vez mais exigente e participativo, principalmente pelas redes sociais.
A descentralização também tem acontecido na comunicação, desde o acesso às informações a serviços (como Uber e Airbnb, Bitcoin, entre outros). Assim, percebe-se que uma das muitas mudanças tem a ver com mais resultados e menos posse. Buscar novas soluções, pensar em ideias criativas e inovadores, buscar parcerias com um mesmo fim, criar novos modelos de negócios são algumas atividades praticadas por quem possui um mindset digital.
Portanto, a fim de acompanhar as tendências da era digital, é importante estar sempre por dentro das novidades e aprimorar seus processos. Dessa forma, a utilização do mindset digital é um grande diferencial competitivo no mercado, essencial para o sucesso dos negócios.
E aí? Você e sua empresa já trabalham seu mindset? Estão prontos para atuar no cenário pós-pandemia?
Outros Posts:
Cashback
O WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso de cashback, que estará disponível diretamente no WhatsApp Pay. Segundo o WABetaInfo, os usuários poderão receber o reembolso em até 48 horas após pagamentos realizados pela plataforma, que usa a infraestrutura do Facebook.
Ao que tudo indica, deve ser uma maneira de encorajar os usuários a utilizar os pagamentos do WhatsApp, liberado em maio no Brasil.
O valor do novo Iphone
O recém lançado iPhone 13 tem o valor mais caro do mundo no Brasil. No site brasileiro da Apple, um Iphone 13 Pro é vendido a partir de R$9.499,00 e o Iphone 13 Pro Max sai a partir de R$10.499,00, podendo chegar a 15.499,00. Alta do dólar e tributação ajudam a explicar o porquê de o país ter preços tão elevados. Será?
Facebook reduz e avisa
O Facebook anunciou uma central que mostra quais tipos de conteúdos têm a distribuição reduzida na rede social por serem “problemáticos ou de baixa qualidade”, mas que não ferem as regras a ponto de serem removidos.
A central conta com 29 links que explicam as categorias de posts que podem aparecer menos para as pessoas na rede social. Alguns deles são: conteúdo sensacionalista ligado à saúde, como “dietas milagrosas” ou “curas milagrosas”; vídeos de baixa qualidade e conteúdo que já foi desmentido por organizações de verificação de fatos, entre outros.