O Programa Brasil Alfabetizado foi criado em 2003, na gestão do presidente Lula, voltado para jovens de 15 anos ou mais, adultos, idosos, população do campo, pessoas em privação de liberdade, com o intuito de estimular o acesso à leitura, que é fundamental no processo educacional, além de inserir essa população em mais possibilidades de vagas no mercado de trabalho.
Dito isso, quero destacar que a leitura é chave fundamental ao longo do processo eleitoral. É a partir da leitura que podemos conhecer com mais propriedade o que de fato candidatas e candidatos estão propondo para a sua gestão. É através do Programa ou Proposta de Governo, que conhecemos se há ou não planos em áreas comuns a toda a população e planos voltados a públicos e questões específicas.
Eu sempre gostei de ler os programas, tenho esse hábito há algumas eleições, mas percebo que, mesmo em minha bolha alfabetizada, as pessoas não se interessam em saber o que sua ou seu futuro gestor irá realizar no mandato. Pensando nisso, grande parte do país necessita de um programa como o Brasil Alfabetizado, só que em Política. A maioria das pessoas ainda pensa que política se refere somente a partidos ou políticos, fazendo uma associação péssima à religião e ao futebol.
O ditado que nos foi ensinado, aliás, que nos fizeram engolir e acreditar que política, futebol e religião não se discutem é de tamanha ignorância e atraso, pois qualquer assunto deve ser debatido, sobretudo assuntos de interesse público e comum. Precisamos de representantes que ocupem as gestões públicas e precisamos que essas pessoas se alinhem aos nossos interesses. Não devemos votar em A ou B por ser amigo da família, porque prometeu um cargo comissionado a algum parente, porque odeia o partido adversário, porque não vota em direita ou esquerda.
Gestão pública não envolve somente o dinheiro público, envolve políticas públicas que podem beneficiar ou atrasar toda uma população e isso é muito sério. Precisamos questionar, pensar, fiscalizar, acompanhar, pois esses assuntos são de nosso interesse, afetam diretamente a vida de toda a população brasileira, e se há notícias falsas e sensacionalismos correndo por aí, acessem os sites oficiais de campanhas e do Tribunal Superior Eleitoral e confiram os programas, leiam, discutam com seus familiares, compreendam a importância de votar em quem de fato se alinha ao interesse do coletivo.
Não vote somente por você, vote pensando em todos nós.
Para conhecer os programas e propostas, tirar dúvidas sobre as eleições 2022, acesse: https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2022