Prato eleitoral: traíra com muitas espinhas

 

Tratar as traíras inteiras. De preferência abrir mão de muitos cargos, ou melhor, condimentos para que as traíras fiquem saborosas e macias. O cozinheiro deve descamar as traíras, e de preferência deixar as cabeças para que possa fiscalizar o desempenho delas nas urnas, ou melhor, nas panelas.

Deixe marinar por muito tempo, mas não espere para cozinhar no dia 3 de outubro, porque o prato pode azedar e você perder todo o investimento. Uma dica: tente amenizar o sabor azedo da traíra com algo adocicado. Se não mudar o sabor é melhor deixar o peixe de lado e procurar algum outro tipo, como por exemplo, o namorado, que não tem espinhas e tem carne magra, ideal para quem faz dieta.

Mas se desejar continuar com a traíra boa sorte, já que será o prato principal nas eleições de Sergipe este ano. Principalmente para os cargos majoritários. Para o senado, não é bom nem falar, mas em todo o Estado, lideranças estão rindo muito com as candidaturas de Valadares, Amorim, Machado e Albano. Nunca foram tão cortejados.

E para o governo estadual, parece que o governador Marcelo Déda não aprendeu que liderança, e muito menos prefeito, enche barriga, ou seja, urna eletrônica. Na semana passada ele reuniu 52 prefeitos no Sindicato dos Bancários e ficou “empanzinado”, achando que todos votam nele. O certo era ele parabenizar os 13 prefeitos que não estavam na reunião. Estes sim merecem os aplausos. Têm suas posições definidas.

Bem que o governador deveria ter pedido, na reunião com os 52 prefeitos, para servir um prato de traíra individualmente para cada um. Marcelo Déda ficaria surpreso com a quantidade que engasgaria com as espinhas dos peixes. Afinal, traíra não come traíra, não são autofágicos, pelo contrário se reconhecem e se respeitam muito bem na luta pela sobrevivência eleitoral. 

A seguir curiosidades das eleições 2010 em SE:

Coligação federal de peso – E tem gente apostando que pela primeira vez uma coligação pode eleger os oito deputados federais. Apostam na coligação comandada por Marcelo Déda para a Câmara dos Deputados, que tem como principais candidatos: André Moura, Valadares Filho, Fábio Reis, Bosco Costa, Almeida Lima, Pastor Heleno Silva, Iran Barbosa, Laércio Oliveira, Márcio Macedo e Rogério Carvalho.

Conseguirá eleger o primeiro? – Muita gente acha que a coligação comandada por Mendonça Prado, do DEM com mais cinco partidos não consegue o coeficiente eleitoral suficiente, em torno de 150 mil votos, para eleger o primeiro deputado. Além de Mendonça, na coligação tem o ex-deputado Djenal Gonçalves, o ex-vereador Manoel Marcos, o ex-deputado Eduardo Marques e mais 11 candidatos sem expressão. Se a coligação com o PV/PSDB for efetivada na proporcional entram mais 11 na disputada. (Este jornalista apostou com um amigo um vinho italiano Amarone, da região de Vêneto, que essa coligação conseguirá eleger um deputado).

Augusto Franco foi o único – Nas eleições estaduais de Sergipe, até hoje, o único candidato que atingiu sozinho o coeficiente eleitoral para se eleger deputado federal sozinho foi o ex-governador Augusto Franco, que obteve em 1982 cerca de 120 mil votos.

PSL/PTC  Na coligação proporcional, para a AL, PSL/PTC, que apóia o candidato Marcelo Déda, devem ser eleitos dois deputados. Os principais: os ex-deputados Zé Milton de Zé de Dona, Mundinho da Comase e Jorge Araújo; os ex-vereadores Daniel Fortes e Sérgio Góes; Tony Tecidos, Eugenio Santana e o capitão Samuel.

Batalhão de Policiais – E no PTC, além do capitão Samuel, disputam uma vaga para Assembléia Legislativa um batalhão da PM: capitão Anselmo, major Antônio, major Rogério, tenente Alexandro Lino, sargento Eduardo e sargento Cerqueira. Eitá categoria unida. 

PTdoB/PTB/PRP – Essa coligação para a AL, pode fazer de um a dois deputados. Ao todo concorrem 25 candidatos, os principais: os deputados João das Graças e Paulinho das Varzinhas Filho; a ex-deputada Luiza Ribeiro, Marcelo Garcia e a surpresa que pode ser o empresário Edson da Santa Sara.

Cabo Zé apóia Santa Sara – O folclórico Cabo Zé, de Lagarto, resolveu apoiar o empresário Edson da Santa Sara como candidato a deputado estadual. Tanto os aliados e os adversários de Cabo em Lagarto reconhecem que ele transfere cinco mil votos sem sair de casa.

Lagarto pode ficar com um deputado apenas – Tradicionalmente o município de Lagarto elege dois deputados estaduais há muitas eleições. Na última elegeu Valmir Monteiro e Gorete Reis e Luiza Ribeiro ficaram como suplentes. Gorete assumiu de vez com a eleição de César Mandarino, para prefeito. Nesta eleição do grupo dos Reis, disputa apenas Gorete, mas nos Ribeiros, além de Luíza Ribeiro tem Gustinho Ribeiro (que está com o nome na relação dos fichas sujas) e Cabo Zé apoiando Edson da Santa Sara. Já o prefeito Valmir Monteiro resolveu agradar muita gente e distribuiu os apoios entre Susana Azevendo, Zeca da Silva, João das Graças e João Daniel. Sem falar em Juquinha, do PT.

Figurinhas Carimbadas – Tem as chamadas “figurinhas carimbadas”, que não desistem nunca. Bosco Sá, Soares Pinto, Pedro Firmino, sargento Valfran, João Tarantela e Rubens Exator já foram reprovados nas urnas várias vezes, mas são teimosos.

Para todos os gostos – E tem candidatos para todos os gostos, para estadual: Bigode, Pitinho, Hulk, Zomas, Colesterol, Robin, Manuel de Teté, Gordinho do HU, Narizão e o E o já folclórico Rola. E se quiser completar para federal tem  o Gordo, Pequeno, Vona e Piranha.

Rôla não é mais o mesmo – E o folclórico candidato José Ribeiro, o Rôla. Em 2002 foi a sensação da eleição sendo o voto de protesto de muita gente. Ele obteve 20.614 votos para deputado federal pelo PGT. Em 2006, foi candidato a deputado estadual pelo PSL e Rôla mostrou um desempenho pífio: apenas 1.392 votos. Agora retorna como candidato a deputado estadual pelo PRB. Muita gente acredita que Rôla já não é mais o mesmo.

João Fontes Junior – E no PV tem um candidato a deputado federal com o nome de campanha, João Fontes Junior. Mas para os eleitores do ex-deputado João Fontes, que ficaram órfãos com a saída dele da política um alerta: o Júnior não é filho do ex-deputado, mas é um cidadão de bem, um professor idealista, ativista do PV em Boquim e é primo de 2º grau do ex-deputado João Fontes. O nome completo dele é João Batista de Farias Fontes Junior.

NOTAS

Ato de apoio a Tânia e Valadares Filho

Hoje, 12, às 14h, no auditório do Sindicato dos Bancários será realizado um ato político de apoio do PCdoB, comandado em Sergipe pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a candidatura à reeleição do deputado federal Valadares Filho (PSB). O PSB vai ajudar na candidatura de Tânia Soares, a deputada estadual em diversos municípios e em Aracaju, onde todas suas lideranças e vereadores pediram voto para a candidata comunista.

 

PCB: candidato a presidente em Sergipe

O candidato do PCB a presidente da República, Ivan Pinheiro estará amanhã em Sergipe para lançar a candidatura do professor Leonardo Dias como candidato ao governo de Sergipe. Ele concederá entrevista coletiva no aeroporto de Aracaju, às 14h30 e fará uma minicarreata pelos bairros de Aracaju. Ao final da carreata acontecerá um ato no final da tarde no Sindicato dos Bancários e a inauguração do primeiro comitê 21, que estará localizado no Conjunto Fernando Collor, Trav. 04, n. 207, em Nossa senhora do Socorro, a partir das 20 horas.

 

Da extorsão do assessor de Augusto Bezerra

O Departamento Especializado em Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública – Deotap prenderam na última sexta-feira, Fábio dos Santos e Cledson Santos Rodrigues acusados de extorsão contra o deputado Rogério Carvalho. Eles queriam R$ 120 mil para não divulgarem imagens contra o parlamentar. Fábio dos Santos disse a polícia que é assessor do deputado Augusto Bezerra e para comprovar estava com um cheque de R$ 1 mil do salário que recebe mensalmente.

 

Augusto Bezerra nega que Fábio seja seu assessor

Ontem, 11, o deputado enviou nota a imprensa informando que nos 12 anos como parlamentar jamais teve o assessoramento “deste cidadão em meu gabinete” e pediu que todos procurem o departamento de pessoal da AL para verificar.  Admito que sei quem é o senhor Fábio Santos, citado acima, porque se trata de uma liderança comunitária do Bairro América e que já manteve relações com políticos tradicionais do nosso Estado, tanto os que hoje estão na situação, quanto os que militam na oposição”, disse afirmando que não tem envolvimento algum no citado episódio.

 

Esclarecimentos Samarone I

O secretário municipal da Saúde enviou o seguinte esclarecimento: “Com relação à nota “Perseguição na saúde municipal” publicada no último dia 08, gostaria de confirmar a sua suspeita quando afirmou que “O blog acredita que o secretário Samarone não deve saber”. Não sei e não concordo. Como poderia uma pessoa que construiu sua história em defesa da democracia perseguir servidores por votarem em candidatos A ou B? Entendo que sou parte desse bloco político que tem a responsabilidade de governar o estado de Sergipe e o município de Aracaju e procuro contribuir com a consolidação de políticas públicas eficientes e com a ampliação da oferta de serviços à população”.

 

Esclarecimentos Samarone II

Continua Samarone: “Nesses quase três meses a frente da Secretaria Municipal de Saúde procuramos implantar um modelo de gestão que prime pela competência técnica, pela responsabilidade com a “coisa pública” e pelo compromisso com os princípios do SUS (Universalidade, Eqüidade, Integralidade, Descentralização e comando único, Resolutividade, Regionalização e hierarquização, e Participação popular).Participam da gestão os profissionais que acreditam nesse modelo. Assim como não persigo, também não protejo os incompetentes. Tenho dedicado boa parte do meu tempo ao diálogo com os trabalhadores da saúde porque tenho clareza que só teremos uma Aracaju saudável quando esses trabalhadores sentirem-se parte do processo. E precisamos de todos que queiram colaborar para tornar Aracaju uma Cidade Saudável”.

 

Vereador denuncia desrespeito a lei eleitoral I

O vereador Olivier Chagas, PT de Itabaiana, denunciou uma entrevista que o ex-governador João Alves Filho concedeu ao radialista Francis de Andrade, na última sexta-feira, 10, na rádio Itabaiana FM. O programa Realidade vai ao ar no horário das doze às quatorze horas e, segundo o parlamentar, houve desrespeito a Legislação Eleitoral. “Todos sabemos que a emissora é de propriedade da família de José Carlos Machado, mas isso não dá o direito de agirem infringindo a Lei Eleitoral”, disse.

 

Vereador denuncia desrespeito a lei eleitoral II

Segundo Chagas, durante a entrevista, o radialista patrocinou um palanque político de Dr. João Alves, ou mesmo um programa da Justiça Eleitoral dos Democratas “Francis se comportou como um contratado do DEM, A conversa foi uma verdadeira promoção ao Candidato, sem questionamentos, concordando com tudo que ele dizia, por mais absurdo e mentiroso que fosse, e, por outro lado, fazendo deliberado ataque ao principal adversário de João, Marcelo Déda, tudo com a conivência e apoio do entrevistador”, denunciou, afirmando que o PT de Itabaiana pedirá a gravação do programa para tomar as devidas cabíveis junto a Justiça Eleitoral.

 

Entrevistas em TV e rádio

A legislação eleitoral é clara quanto as entrevistas de candidatos em emissoras de rádio e TV. A emissora tem que registrar no TRE, dentro dos parâmetros do órgão e agendar com todos os outros.

 

João garante melhor saúde do país

Na entrevista de 1h30, o ex-governador prometeu que no governo dele a saúde do Estado será a melhor do Brasil no prazo de um ano. Promessa  árdua para quem passou 12 anos no governo e não conseguiu realizar este feito. Mesmo com a condenação na Justiça (ele recorreu) com a obrigação de retratação da acusação que o governador é o responsável por centenas de mortes no HUJAF, o ex-governador voltou a acusar Marcelo Déda por várias mortes.

 

Novo presidente da Fecomércio toma posse dia 12

O empresário Abel Gomes da Rocha Filho toma posse hoje, 12, às 20h, no CIC, como presidente do Sistema Fecomércio – Sesc/Senac. “Eficiência com Gestão Participativa” é o lema da nova administração regional que irá governar os destinos das três entidades de 2010 a 2014.

 

DO LEITOR

Radiação antenas de celulares

Comentário de Antônia Amorosa: “Muito oportuna a matéria sobre os perigos de radiação através do celular. Perdi vários amigos com tumores, e estas pessoas costumavam passar o dia inteiro usando celular. Conheço casos de pessoas que trabalham por mais de 10 horas usando um aparelho, e que esquenta consideravelmente. A verdade é que existem pessoas propensas a desenvolverem células cancerígenas, mais que outras. Existem, produtos no mercado que ajudam a diminuir a radiação, mas não entendo por que as operadoras não desenvolvem uma pesquisa sobre o assunto, e ofereçam ao consumidor um chip que neutralize as radiações. Na china, já é vendido produtos assim. Precisamos nos aprofundar neste assunto. Parabéns pela iniciativa em ter trazido a tona um assunto tão importante”.

 

Plano “A”, OU Plano “A” Saber?

Do leitor Edson Bomfim de Santana Júnior: “Cláudio, lembra das eleições de 1989? O velho Lula; o velho Brizola; o Collor de Mello – caçador dos tais marajás, vivinhos até hoje – abarcados pelo então Roberto Marinho?  Bons tempos, né? Ou seriam maus? O Bob Marinho morreu e Dona Lily conheceu Dilma, por quem se encantou num recente encontro. A campanha de Dilma não depende de Dona Lily, mas Dona Lily Marinho, pode dizer que não concorda com as coisas feias da campanha conduzida por sua empresa. Nisso, enxergou em Dilma, limpidez. Dilma não pede a cabeça de nenhum jornalista que lhe faça quaisquer perguntas. Na Tv Cultura (Fundação), paulista, Heródoto Barbeiro foi demitido, recentemente, ao tocar no tema pedágio numa entrevista ao presidenciável  José Serra.  Mais recentemente, o diretor de jornalismo da mesma fundação foi demitido, por abordar o mesmo tema. Dona Lily Marinho, ela, uma LADY, fez diferente. A matriarca da Rede Globo, recebeu a presidenciável Dilma Rousseff, como Lula nunca havia sido recebido por Roberto Marinho. Com a percepção das ruas e a convicção feminina, encantou-se pela firmeza e determinação próprias de mulheres obstinadas, mas generosas. Fortes, mas sensíveis. Que coisa, não! Bom sinal?  Pra quem? Pra Serra é que não foi. Ele gosta das coisas “discretas”. Uma escapadela do matrimônio é normal, para ele e o Índio. Serra falou isso. Dona Lily e Dr, Roberto Marinho não viveram isso. Pergunto a Dona Lily e Doutor Roberto Marinho: Quem, em sã consciência, aposta em Serra? Aécio? Alckmim? Fernando Henrique? Álvaro Dias? Ai, ai… Ninguém o quer por perto. E aqui, em nosso Sergipe? Quem é Serra? Quem o circunda?  Vamos a um exercício,  5 regiões:  Norte ? Nordeste ? Sul ?Sudeste e Centro-Oeste.  Onde Serra ganha e perde? Onde é maior seu índice de aprovação? Por pesquisas, no SUL e SUDESTE. Só que nas últimas pesquisas, Serra perdeu terreno nessas regiões, onde antes era quase imbatível. E DILMA, CRESCEU. É só verificar as pesquisas já  publicadas. Aqui, com menos de 2 milhões de eleitores, Serra dará um “pu…pu… pu pu pu…” em seus apoiadores. Ele precisa brigar em outros colégios eleitorais mais portentosos. Albano já viu a tragédia e correu. Foi traído pela turma de Serra e do DEM. Como você já disse, Cláudio: é hora de Albano sair de cena. João deve estar rindo, mas os últimos… Albano estará rindo mais na frente ! João tenta ser um candidato sem apoio e sem proposta. O jornalista David Leite divulga em seu perfil, no twiter,  propostas de João para o NE. Dentre elas, a criação de 1,2 milhão de empregos na fruticultura irrigada e mais 1 milhão em biodiesel.  Isso, para o NE todo, se é que entendi. Sendo assim, e para Sergipe, David, quantos empregos? Quais áreas para fruticultura e biodiesel? Mensure! Lagarto, Itabaiana, Poço Redondo, Simão Dias…, Projeto Califórnia, ou Nova Califórnia II, ou III ou IV…? Vai tentar o “goiachup”, de novo? Já pensou que cada território, cada município, tem sua cultura e vivências há muito estabelecidas? Investir no potencial de cada localidade é o grande eixo; não enjaular os territórios em tentativas já condenadas. A propósito, em quais dos 75 municípios se enquadram a parcela de emprego divulgada (2,2 milhões)? Em quais bases se sustentam tais projetos expostos em seu perfil, no twiter? Sei do limite de 140 caracteres, sim. Mas insisto: qual, ou quais serão as matrizes de biodiesel? Onde? Quem financiará? O Estado, Banco Mundial? Haverá desapropriações para os pequenos produtores? Temos faixa territorial para produzir em escala e competir com outros Estados? Nosso solo pode ficar desertificado? Podemos gerar inflação pela falta de alimentos primários? Qual a vocação agrícola de Sergipe? Biodiesel e fruticultura na “tora”, é? E como fica a agricultura familiar em Sergipe? Já viu o nível de investimentos do governo federal para os pequenos proprietários. Quanto representa a produção de alimentos nos campos em Sergipe por pequenas propriedades?. E se for dito que o número ultrapassa os 60%? Já se deu conta que a área de Sergipe é de 21.910,348 Km2,  dividida em 75 municípios? Já percebeu o nível de organização dessas cadeias produtivas? Vai reiventar a roda, é?Olha, David Leite, sinceramente, essa proposta de 2,2 milhões de empregos para o NE, é irrisória. Se fosse para Sergipe, nem caberia no Estado, teríamos que importar populações. Veja: segundo o IBGE, 2009, moradores e municípios : Bahia (14,6 milhões em 417 municípios) Sergipe (2 milhões para 75); Rio Grande do Norte (3 milhões para 167) Paraíba (3, 7 milhões, para 223); Alagoas (3 milhões para 102); Ceará (8 milhões e meio para 184). Total de 7 Estados – 1.353 municípios e mais de 44 milhões de cidadãos. David, quanto de emprego per capita para o NE, nesses 2,2 milhões da proposta?  Quanto para Sergipe? Pegue a participação percentual em cada amostra populacional por Estado, com seu respectivo peso econômico. Depois disso, em quais áreas Sergipe teria uma explosão de emprego? Na área rural (primária), urbana (terciária), indústrial (secundária), o quê? Parece que João está tentando fazer o plano de governo para Serra, não para Sergipe e mesmo assim, ruim. Bom lembrar:os mais de 14 milhões de empregos gerados nos últimos 7 anos pelo governo do presidente Lula. David , na boa, é impressão minha, ou já está jogando a toalha? Que tal um melhor detalhamento do “Plano de Governo” de Dr. João?  Desculpe, mas estou curioso.  Forte abraço”. Edson Bomfim de Santana Júnior.

 

Enganação do Diário Oficial na internet

Da leitora Paula: “Permita utilizar mais uma vez o espaço do seu blog para denunciar a Segrase que tanto elogiamos pelas ultimas ações principalmente a disponibilização do Diário Oficial na internet, mesmo sendo uma digitalização, não oferecendo opções de busca, (por se tratar de imagem e não texto) mesmo assim foi um avanço considerável, pois bem acontece que já estava frequente os atrasos mais de um mês e algumas edições que não constavam. Acontece que agora quem busca visualizar o Diário na internet encontra apenas a Capa na pagina 2 aparece a mensagem “Conteúdo exclusivo no jornal impresso (assinantes ou adiquerentes de jornal avulso)”.Lamentavel essa decisão da Segrase desse jeito é melhor não disponibilizar nada”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/blogclaudionun

 

Frase do Dia

“Quem revela o segredo dos outros passa por traidor; quem revela o próprio segredo passa por imbecil”. Voltaire.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais