Pré-candidatos não empolgam

O grande número de eleitores que prometem votar nulo, em branco ou simplesmente se abster do processo, reflete a insatisfação popular com a classe política. Há quem garanta que este quadro mudará durante a campanha. Não foi isto que se viu, no começo deste mês, em Tocantins. Lá, os votos brancos, nulos e as abstenções somaram 43,54% na eleição para o governo. Ao se declararem desinteressados pela disputa eleitoral, os sergipanos revelam que não se sentem representados por nenhum grupo político ou candidato específico. Portanto, os pretendentes a cargos eletivos terão que se desdobrar durante a campanha para convencer a população a ir às urnas. Resta saber se vão conseguir!

Tá no páreo

E o advogado Mendonça Prado (DEM) lançou oficialmente hoje, a pré-candidatura ao governo de Sergipe. O lançamento foi antecipado após setores da imprensa insinuaram que Mendoncinha poderia ser vice na chapa encabeçada por Valadares Filho (PSB). Para sepultar tais comentários, o demista anunciou que a candidatura dele é pra valer, não abre nem para um trem. Aff Maria!

Mais prático

Os clientes do Banco do Brasil (BB) poderão fazer consultas por meio das redes sociais Whatsapp e Twitter, sem a necessidade de entrar no aplicativo da instituição financeira no smartphone. O banco também ampliou as transações financeiras que podem ser realizadas por meio da função Messenger do Facebook, que já estão disponíveis para quem usa a rede social.

Tapa na mamata

O deputado estadual Georgeo Passos (Rede) festejou a decisão do Supremo Tribunal Federal acabando com as aposentadorias dos ex-governadores de Sergipe. O parlamentar é autor de projeto extinguindo o artigo da Constituição Estadual que garante as aposentadorias superiores a R$ 33 mil. Em Sergipe, têm direito à mordomia os ex-governadores Albano Franco (PSDB), João Alves Filho (DEM) e Antônio Carlos Valadares (PSB).

Top de linha

As turbinas a gás trazidas pela GE ao Brasil para o projeto da termelétrica de Sergipe, em construção na Barra dos Coqueiros, são diferenciadas pela maior eficiência. Segundo disse ao Valor Econômico o diretor da GE, Daniel Meniuk, “o tamanho das turbinas é diferente, assim como a aerodinâmica. Há inovações em comparação com outras instalações no Brasil”.

Mais grana

Em maio último, Sergipe recebeu R$ 288,7 milhões referentes ao Fundo de Participação dos Estados (FPE). Comparado com o mesmo mês do ano passado, o repasse foi 5,9% maior. Ontem, falando aos deputados estaduais, o secretário da Fazenda, Ademário Alves, deu uma boa notícia. Segundo ele, a perspectiva para este ano é que o crescimento econômico seja superior ao verificado em 2017. Deus te ouça!

Trem nos trilhos

O parecer do ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral, pela cassação de sete deputados sergipanos não é o “fim de linha” para os acusados. Quem pensa assim é o deputado federal João Daniel (PT), um dos que Fux quer ver cassado. Em nota à coluna, o petista lembra que o pedido de vista do ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto pode resultar num voto discordante a ser seguido pelos demais membros do TSE. João Daniel jura não ter praticado qualquer ilegalidade ao indicar entidades para serem beneficiadas com as verbas de subvenção da Assembleia, “o que era assegurado por lei estadual". Então, tá!

Cumprindo a lei

Assessores de comunicação do governo foram orientados a cumprir o que determina a Lei das Eleições. “A legislação proíbe que se utilize a máquina pública em benefício de candidatos”, explica o secretário estadual de Comunicação, jornalista Sales Neto. Ele solicitou aos colegas muito cuidado ao usarem a marca do governo. Também determinou a desativação dos sites das Secretarias e órfãos públicos. Melhor assim!

Soltando rojão

Convidado pelo ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PTC), o presidenciável Fernando Collor de Mello (PTC) confirmou presença na festa de São Pedro daquele município. Antes do político alagoano, já estiverem em Sergipe os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Gerado Alckmin (PSDB).

Não se vende

O Estado não vai vender o Banese. Pelo menos é o que garante o secretário da Fazenda, Ademário Alves. Segundo ele, o projeto do banco estatal é agregar valor, melhorar o plano de negócios e a parte tecnológica, além de ampliar o escopo de atuação para duplicar e triplicar o valor de mercado. Marminino!

Abra o olho

Muita gente que usa internet no telefone celular não sabe que 40% do pacote de serviços é gasto com aqueles anúncios automáticos que aparecem nos aplicativos sem a solicitação do cliente.  Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel, existem ferramentas de bloqueios de anúncios para alguns aparelhos. Outra coisa: do valor total gasto com o celular, cerca de 50% são impostos, taxas e contribuições. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no Diário de Sergipe, em 22 de maio de 1958

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais