PRESENTEANDO

0

 

 Desde a infância, nós somos instilados a dar e receber presentes tendo influência da nossa cultura e do meio em que vivemos.

A oferta ou troca de presentes é prazerosa se a nossa expectativa for real e considerar o ato de presentear como um carinho e uma atenção a serem demonstrados.

 Muitas pessoas hoje em dia estão desvirtuando o ato de presentear, solicitando dinheiro em vez de presente. Já começa errado, porque presente se oferece e é indelicado ser pedido.

Há pessoas que no convite já pedem uma importância em dinheiro. Essa tremenda “cara de pau” deve ser retribuída com uma negativa sem piedade ou vergonha. Portanto, se você deseja presentear algum valor financeiro o faça pessoalmente ou solicite o número da conta bancária para depósito. O presente ideal é aquele que reflete o gosto da pessoa a quem você está oferecendo.

 

PRESENTES NATALINOS

Nesta época é comum a troca de presentes, muitos ficam alegres em presentear amigos, parentes, chefes e também a desconhecidos necessitados por caridade. É importante que você tenha consciência de quanto dispõe em dinheiro para não extrapolar as finanças e ficar com dívidas para janeiro. Procure um presente de acordo com o estilo e o comportamento da pessoa a quem você deseja presentear, não sendo simplório, nem extravagante.

As brincadeiras tipo amigo secreto são muito animadas e econômicas, você sorteia os nomes e faz acordo do valor do presente que deve ser comprado. Existe também o inimigo secreto onde se compra presentes engraçados e provocantes.

 DEVOLUÇÃO DE PRESENTES DE CASAMENTO

Quando houver um cancelamento de um casamento, os presentes deverão ser devolvidos diretamente a quem os enviou juntamente com  um cartãozinho, mas se for somente adiado não haverá motivo para fazê-lo.

PRESENTES EM CONJUNTO

Muitas pessoas preferem presentear conjuntamente, mas se você for solicitado para fazê-lo e deseja recusar, presenteie separadamente

QUANDO UM CONVITE INFORMA: “Por favor, não enviem presentes”

Se você recebeu esse tipo de convite atenda com determinação, mas se desejar oferecer algo mesmo assim, leve-o antes da festa.

PEDINDO DOAÇÕES EM VEZ DE PRESENTES

Se o celebrante pedir para as pessoas levarem algo para instituições filantrópicas em vez de presentes para ele mesmo, é louvável desde que não peça a troca em dinheiro.

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários