Até agora não vi ninguém ser contra programas de promoção à saúde e de prevenção de doenças, nem poderia, no máximo já ouvi um ou outro comentário sobre isso ser prioritário ou não se comparado a outras ações mais, digamos assim, concretas em termos de resultados imediatos, de reduzir rapidamente custos, de não ser ação estratégica como foco principal de uma empresa, umas e outras bobagens que os teóricos de plantão, de visão mais imediatista, propalam. Mas a verdade não é bem essa. Todos concordam (na teoria) que investir em prevenção é bom, mas na hora da verdade, na hora de meter a mão no bolso para assinar o cheque, a prática é outra. Não que os programas de promoção sejam muito dispendiosos. Não. Com determinação, sinceridade de propósitos e visão de futuro, muitas ações podem ser desencadeadas sem que isso represente maiores custos. Por outro lado, os resultados não são obtidas a curto prazo, isso eu concordo. NOTA – em breve retornaremos a série CERTEZA DO DEVER CUMPRIDO, com novos episódios.
Estou falando sobre esse tema a propósito de uma ação que a diretoria do BANESE autorizou desencadear, atendendo proposta da área de saúde da instituição e que ao meu ver é pura promoção à saúde, no mais alto estilo de vanguarda. Estou me referindo ao programa POR DENTRO DO BANESE, que aconteceu esta semana com a participação de 130 filhos de funcionários do banco, reunidos para uma ação de integração entre a instituição, o funcionário e sua família.
Todos sabemos que é no recesso familiar que o trabalhador encontra o ambiente necessário para a reposição das suas energias, após um dia exaustivo de trabalho, como também o apoio e incentivo necessários para que possa continuar como membro ativo e produtivo da sociedade.
Trazendo-os para dentro do local de trabalho, eles vão ter a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido no dia-a-dia por seus pais. Por que o papai ou a mamãe, ou ambos, saem todos os dias de casa e vão trabalhar, por que estas constantes ausências, indagam os filhos menores. Por que nossos pais não têm um maior convívio com a gente no dia-a-dia, perguntam os adolescentes. Sabemos que qualidade de vida não deve somente privilegiar o indivíduo, mas também todo o seu núcleo familiar. O objetivo principal do Programa “POR DENTRO DO BANESE” foi revelar a importância do trabalho de seus pais para o desenvolvimento do banco e da sociedade como um todo, mostrando que a instituição também é como uma grande família, com seus problemas, desafios, frustrações, alegrias e realizações.
Ao buscar a integração e a harmonia da família, o BANESE promoveu assim uma ação pioneira focada no que há de mais moderno no processo de valorização dos seus colaboradores. Que outras instituições imitem essa iniciativa.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários