PSB/SE e o risco de precipitação

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Com a decisão do ex-governador João Alves Filho (DEM) em continuar na Prefeitura, terminou o primeiro tempo do jogo que decidirá os candidatos ao governo de Sergipe este ano. Porém, o jogo continua e o segundo tempo só acabará em 30 de junho com o fim do prazo eleitoral para a escolha dos candidatos e também das coligações.

Para ficar mais claro para o leitor: até 30 de junho os partidos podem realizar suas convenções para decidir sobre coligações e escolher seus candidatos. Ou seja, faltam ainda cerca de 70 dias para o prazo final. Até lá muita coisa pode mudar, não só em Sergipe, mas também na disputa presidencial.

E em Sergipe, o PSB comandado pelo experiente político, senador Valadares fará uma reunião na próxima sexta-feira, 11, com as principais lideranças para decidir o caminho que seguirá nas eleições de ano.

O próprio senador Valadares e o presidente estadual do PSB, deputado Valadares Filho, pelas redes sociais escreveram que a não candidatura de João Alves abre uma nova realidade na disputa em Sergipe e que o partido deve refletir e articular. Como refletir e articular até a próxima sexta-feira? Nenhum outro grande partido vai decidir nada até junho.

Ao antecipar a decisão cerca de 70 dias, o PSB de Sergipe pode cometer um equivoco fatal. Já pensou se anunciar  que terá candidato ao governo e até lá não viabilizar uma aliança forte? Terá que retroceder e sairá desgastado.

O mais correto seria que a reunião servisse para um debate profundo, mas não decidisse nada neste momento.

O quadro eleitoral em Sergipe está aberto. Tirando Jackson e Amorim, todos podem “ficar com todos”.

A prudência é o melhor caminho neste momento. Como já escreveu algum filósofo: a prudência é o que separa a ação do impulso, o herói do desmiolado.

Interesses de Dudu. O novo ditador do país
O senador Valadares e o deputado federal Valadares Filho parecem que não têm coragem de peitar o mais novo ditador do país: o Dudu de Pernambuco, o ex-governador Eduardo Campos. Ele está fazendo um estrago no PSB em vários Estados tudo pela ânsia de ser presidente da República.

Dilma cai, mas Dudu Ditador não cresce
Ele vem realizando ações ditatoriais na Bahia, prejudicando Lidice da Mata, Rio Grande do Norte, prejudicando a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, entre outros. Pré-candidato há muito  tempo Dudu Ditador, não cresce, pelo contrário vê a cada dia Aécio se distanciar dele.

João com Amorim
O blog não tem duvida que se tivesse que decidir hoje, 07, quem apoiaria nas eleições deste ano o prefeito João Alves Filho escolheria o grupo dos irmãos Amorim. Mesmo que parte do grupo dele prefira Jackson Barreto, a direção nacional do DEM já disse que não quer o partido numa coligação majoritária com o PT.

José Franco com uma pulga atrás da orelha
Quem conhece o deputado estadual José Franco sabe que ele não tem papas na língua. Diz o que acha na cara da pessoa. Não tem meias palavras. E, ultimamente, ele está calado, ouvindo os amigos e como vice-presidente da Assembleia já está com uma pulga atrás da orelha. Parece que já acionou uma bomba relógio. É questão de tempo para colocar a boca no trombone.

Educação Física: exames preliminares para todos os estudantes
Em vários Estados e municípios do país é obrigatório que o estudante da rede pública realize um exame preliminar para que possa praticar a disciplina de educação física. Parece besteira, mas não é. São vários casos de estudantes que têm problemas de saúde e passam por sérios problemas quando praticam educação física. Até casos de óbitos já foram registrados em alguns Estado.

Educação Física: exames preliminares para todos os estudantes II
Além de segurança para o estudante e toda família, é importante também para o professor de educação física. É preciso que a Secretaria de Estado da Educação veja uma forma de implantar o exame preliminar nas escolas pública, através dos médicos do Estado ou que seja exigido um atestado médico. A prevenção é a melhor solução. Em caso de óbito de um estudante de quem será a culpa?

Ministro dos Esportes em Aracaju hoje
Hoje, 07, o ministro dos Esporte, Aldo Rebelo desembarca às 9h30, no aeroporto de Aracaju e de lá segue para o estádio Lourival Batista onde ao lado do governador Jackson Barreto visitará as obras de reforma.

A obra
As obras, que se iniciaram em junho/2013, têm previsão de conclusão em setembro/2014. Até o momento 64,26% da obra já foi concluída. O Investimento é de R$ 15.861.111,11. Os recursos para a obra são oriundos do Ministério dos Esportes (em cerca de 90%), fruto de uma emenda do deputado federal Valadares Filho, com a contrapartida do Governo do Estado.

FPM
Hoje, 07 às 9h, na sede da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), os prefeitos vão participar de uma reunião com o deputado federal André Moura. Na pauta, a discussão sobre a votação do aumento de 2% do FPM pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Apoio
Os prefeitos esperam que o parlamentar sergipano apoie o movimento municipalista e ajude a aprovar os projetos que beneficiem a administração municipal.

SAMU
A convite dos grevistas, o senador Eduardo Amorim ao lado do deputado federal André Moura e estadual, capitão Samuel, os parlamentares participaram de reunião-almoço na sede do SAMU na tarde deste sábado, 5. Além de um longo bate-papo atrelado as reivindicações para a melhoria salarial destes servidores, a presidente do sindicato dos enfermeiros Flávia Brasileiro apresentou todos os departamentos da base para Eduardo Amorim que se indignou com tamanha desumanidade. “É lamentável saber como nossos servidores são tão maltratados nessas instalações. Dormem em colchões rasgados, se alimentam em pias sujas, convivem em ambiente degradante. Não podemos aceitar tamanho descaso!”, deplorou Eduardo Amorim.

Neópolis: Em Reunião na Prefeitura, professor Humberto sofre constrangimento público de sindicalista.
Do site NeopolisFM:Aconteceu na última quinta-feira, 3 de abril, audiência concedida pelo Prefeito Amintas Diniz à comissão de negociação salarial do SINTESE.Estavam presentes a Professora e Secretaria Municipal de Educação Núbia Lóz, o Presidente da Camara Municipal de Vereadores Amilton Amorim, o Vice-Prefeito Joaquim Soares, Dr. Fábio Sobrinho de Melo, Procurador do Município de Neópolis, o Secretário de Controle Interno Ivan Aragão e o Professor Humberto Gonzaga, Diretor da MH Consultoria, além da Assessora Jurídica Bacharela Paloma Lima.

Dados financeiros
A audiência teve como objetivo a apresentação de dados financeiros por parte do executivo que pudesse viabilizar, a partir de Abril, o pagamento do piso salarial aos professores do município de Neópolis. Ao abrir a reunião, o Prefeito Amintas Diniz antes mesmo de apresentar o levantamento de dados feito pelos assessores e secretários presentes foi surpreendido com a declaração pública da sindicalista Jociene Matilde coordenadora geral da subsede do SINTESE no Baixo São Francisco que solicitou a retirada da reunião do professor Humberto Gonzaga, tendo em vista deliberação por parte do CERES/SINTESE informando que não aceitaria de participar de nenhuma reunião com o Educador Neopolitano, acusando o mesmo ainda de ser mentor de uma reunião promovida pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe(FAMES) que reunira os prefeitos sergipanos para solicitar uma audiência com o SINTESE.

Trabalho reconhecido
Após a surpresa de todos os presentes com a atitude antiética e deselegante da sindicalista com o colega de profissão, o prefeito Amintas Diniz foi categórico em rechaçar a pretensão da sindicalista informando a mesma e aos demais presentes da confiança que tem no trabalho do Professor Humberto Gonzaga e de todos os consultores que fazem parte da MH Consultoria, afirmando ainda que sentia-se honrado em ter a empresa como contratada da Prefeitura Municipal de Neópolis nos serviços relativos à assessoria e planejamento educacional do município.

Dados concretos
A reunião foi realizada e o Professor Humberto Gonzaga apresentou a todos os presentes dados concretos relativos ao Piso Salarial no município incluindo a minuta do Projeto de Lei que deve ser encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores ainda neste mês de Abril. Questionado por Telefone sobre a atitude da Professora Jociene, o Professor Humberto Gonzaga informou da sua indignação pela atitude da profissional informando que já encaminhou o processo para análise da assessoria jurídica da MH Consultoria solicitando parecer sobre providencias que deverão ser tomadas considerando o constrangimento público e a injúria que foi vítima na presença de autoridades e colegas sem nenhum motivo justificado para tal atitude.Link:http://www.neopolisfm.com.br/index.php?Exibe=Leitor&id=608

Lamentável atitude de dirigente do Sintese com professor
Quem democracia é essa do dirigente do Sintese? Quer dizer que um professor que presta consultoria a uma prefeitura, tudo legal, não pode participar de uma reunião sobre o piso salarial, mostrando os dados do município? É essa a democracia que o Sintese prega? Não aceita o contraditório? Está correto o professor em ingressar na Justiça. Foi injúria e constrangimento. O blog é solidário ao professor Humberto e lamenta que dirigentes só preguem a democracia da boca para fora.

Projeto na orla Pôr do Sol
A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, deu início neste sábado, 05, ao Projeto "Pôr do Sol de Aracaju" na Orla Pôr do Sol no bairro Mosqueiro. A comunidade inteira se movimentou e esteve presente, fortalecendo o evento, participando da feirinha de comidas típicas e artesanatos, bem como de tradicionais grupos folclóricos que se apresentaram na tarde deste sábado: Samba de Coco, Reisado e quadrilha junina da terceira idade.

Programação
O evento iniciou as 17h20 com a apresentação do sanfoneiro Valtinho do Acordeom, que em um barco nativo percorreu parte do rio Vaza Barris tocando o bolero de Ravel e canções típicas do Nordeste brasileiro e de artistas sergipanos, e em seguida, já às 18h, encerrou sua participação tocando no palco a Ave Maria, emocionando a todos os presentes. Tudo isso sob a mais bela imagem do pôr do sol que chamou a atenção dos turistas que não paravam de filmar e fotografar.

Todos os sábados
Após as apresentações culturais, o público presente curtiu a noite ao som de Luciene Melo (ex-cantora da banda Magníficos) e Élio Lima, que encerrou a primeira noite do projeto, que segue durante todos os sábados do mês de abril. Para o secretário Fábio Andrade, o projeto aconteceu de acordo com os anseios do prefeito de Aracaju, João Alves Filho.

III Afoxé de Odé acontece no próximo dia 21 de abril
O Abassá Maria da Paz realiza no próximo dia 21 de Abril, segunda-feira, o Afoxé de Odé. O evento está em sua terceira edição e traz a magia dos tradicionais afoxés ao som dos atabaques e agogôs do povo de Odé. Um evento cultural e religioso que busca congregar adeptos, simpatizantes, autoridades e todo o povo de santo. O Afoxé já faz parte no calendário cultural oficial do município de Nossa Senhora do Socorro.

Repertório
Liderado pela Ialorixá Mãe Silvia de Oxum Opará, o Abassá Maria da Paz entra em seu vigésimo ano de existência, consolidado entre os mais respeitados e frequentados terreiros do Estado, e seus filhos prepararam um repertório especial com pontos e cânticos que homenageiam as divindades africanas, sobretudo Oxóssi.

História
Oxossi é o rei de Ketu, filho de Oxalá e Yemanjá, ou, nos mitos, filho de Apaoka (jaqueira). É o Orixá da caça, da fartura e da providência. Foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados. Está estreitamente ligado a Ogum, seu irmão mais velho, de quem recebeu suas armas de caçador. Ossaim apaixonou-se pela beleza de Oxóssi e prendeu-o na floresta. Ogum consegue penetrar na floresta, com suas armas de ferreiro e libertá-lo. Sua dança simula o gesto de atirar flechas para a direita e para a esquerda, o ritmo é "corrido", na qual ele imita o cavaleiro que persegue a caça, deslizando devagar, às vezes pula e gira sobre si mesmo. É uma das danças mais bonitas do Candomblé.

Participações
Para edição de 2014, o afoxé conta com participações especiais de músicos convidados, com a apresentação do Ballet de Oxóssi do grupo “Um quê de Negritude” e com apoio da Prefeitura Municipal de Socorro e do Instituto Cidade Viva. O evento já é sucesso e a expectativa do público em torno do evento já é grande. O cortejo terá concentração no Shopping Prêmio, às 14h e seguirá até o Instituto Revida, na avenida Coletora “C”, nº 646, Marcos Freire II.

Agenda
07 de abril, segunda-feira. Hoje é o dia mundial da saúde, do jornalista, do corretor e do médico-legista.
Fim de caça às baleias pode elevar matança de golfinhos. Com a chegada do Exército, efetivo de segurança quintuplica na Maré. Fiscais apontam trabalho irregular em cruzeiro. Indiciado, na Venezuela, o líder da oposição, Leopoldo López. Os Estados Unidos ameaçam deixar negociação pela paz. Reitor da USP reconhece que a Universidade não deu atenção ao campus leste. O dólar recuou 1,4 por cento, após dados de emprego nos Estados Unidos.

Curtas
JUSTIÇA PENHORA FERRARI E MASERATI DE LUIZ ESTÊVÃO. /// LÍDER DO PPS DEFENDE AFASTAMENTO DE VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA. /// SERRA ATACA IPEA: “BURRICE DO GOVERNO CONTAMINOU O INSTITUTO.” /// CORPO DO ATOR JOSÉ WILKER FOI CREMADO, ONTEM, NO RIO DE JANEIRO. /// DEPUTADOS VOTAM, NESTA SEMANA, PROJETO QUE TORNA HEDIONDO O CRIME DE CORRUPÇÃO. /// PRÉ-CANDIDATO DO PSOL, RANDOLFE RODRIGUES, CRITICA EDUARDO CAMPOS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Resultados
Resultados dos jogos realizados sábado pelo campeonato sergipano: Sergipe 3 X 1 Socorrense – Coritiba 1 X 0 Lagarto – Estanciano 2 X 1 Amadense e Canindé 2 X 1 Itabaiana.

Sergipe e Estanciano lideram
Com 23 pontos, o Sergipe é o primeiro colocado. O Estanciano, com o mesmo número de pontos, está em segundo lugar.

Mais querido enfrenta o Náutico
Com chances de classificação para a segunda fase, o Sergipe vai enfrentar o Náutico, no Recife. No primeiro jogo, o campeão sergipano venceu por 1 a zero.

Flamengo e Vasco empatam
O primeiro jogo das finais do campeonato carioca não teve vencedor. Registrou-se empate por 1 X 1. Rodrigo marcou para o Vasco da Gama e Paulinho assinalou o tento do rubro-negro.

Ministro do Esporte
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acompanhado do governador Jackson Barreto, visitará, logo mais, às 10 horas, as obras de reforma do Batistão.

Bom Senso

A CBF está orientando os árbitros a evitar atos do movimento chamado BOM SENSO FUTEBOL CLUBE. O objetivo é impedir que os jogadores façam protestos como aconteceu em 2013, quando cruzaram os braços após o apito inicial.

Ituano vence a primeira
O Santos foi surpreendido pelo Ituano na primeira partida decisiva do campeonato paulista de 2014. O clube de ITU venceu por 1 a zero. O Santos perdeu um penalty.

Cautela
A diretoria da Portuguesa considera uma vitória a liminar que a mantém na primeira divisão do Brasileiro, mas prega cautela. O clube não quer comemorar antes da hora o estrago que pode fazer no Campeonato Brasileiro e na CBF.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ByAndreBarros Exclusivo! Afiliada @rede_globo em Sergipe vira caso de polícia. Empresários do comércio revoltados. Os detalhes, segunda-feira, no (1/2)…

www.twitter.com/esmeraldoleal  Contra a Lei da Gravidade – Nas últimas pesquisas eleitorais têm candidatos caindo prá cima e outros subindo prá baixo.

www.twitter.com/willgomes  Aqui em casa ninguém aguenta mais a repetição desta cena com Marina Silva fazendo papel de psicanalista ex-hippie. #Chato.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Desde quando o coração tem juízo? Além de tudo é cego, surdo e mudo. Vai mesmo confiar nesse sujeito impulsivo e persistente?

www.twitter.com/gilbertotv  Eu que nunca acreditei em assombração, de repente me dei conta que ela está mais perto da gente do que a gente pensa.

DO LEITOR

Do inferno de Marin até o de Dilma
De Palmiro Fontes, cidadão itaporanguense, comerciante e presidente municipal do PCdoB: ““Se ganharmos a Copa, iremos para o céu. Se perdemos, iremos todos para o inferno.” Disse o Presidente da CBF José Maria Marin em uma entrevista à Folha de S. Paulo. Essa frase ele atribui ter dito Felipão e faz menção nela da situação deles em especial, mas cá entre nós, creio que podemos estender isso à Presidenta Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores.As críticas a Copa continuam ferrenhas e devem se intensificar no período da Copa no Brasil, e creio que não tanto como as de junho do ano passado, mas existirão sim. E daí é que vem a via-crucis de Dilma e o PT, afinal, o encerramento da Copa se dará já no período de campanha eleitoral, e o momento, que já é o mais crítico dos mandatos petistas até agora, se intensificará muito, mas muito mesmo se a Seleção Brasileira perder de ser hexa em sua própria casa.
Imagine isso associado aos quase R$ 30 bi gastos na copa, e em alguns casos com suspeita de superfaturamento?  Imagine isso sendo utilizado constantemente pelo PIG e a mídia contrária? E principalmente isso sendo usado pelos partidos e candidatos de oposição?
Talvez o Inferno que Marin prenuncia pode ser mais quente que o de Dante para os petistas e encerrar o ciclo da estrelinha vermelha no comando do país.
Sei que em 2002 houve uma conversa como essa e disseram que se a eleição perdesse FHC seria credenciado a culpado e perderia as eleições. Naquele ano a Canarinho sagrou-se penta campeã e FHC perdeu do mesmo jeito, mas o panorama hoje é bem diferente, a Copa é aqui, o "caldo grosso" dos gastos foi do erário brasileiro, e as redes sociais cada vez mais tem forte impacto na formação da opinião do povo, apesar de que, infelizmente o brasileiro ainda não aprendeu a usar tais ferramentas basta ver a quantidade absurda de informações deturpadas e inverídicas que se espalham nas redes e a velocidade que são disseminadas de forma indiscriminada sem a preocupação de aferir a verdade ou não dos fatos.
Que o povo saiba escolher bem, independente do resultado Copa ou não, afinal, o próximo presidente será eleito não para um breve período de um evento futebolístico, mas pelos próprios quatro anos, e terá a grande responsabilidade de gerir para mais de 200 milhões de brasileiros signatários de uma cultura multiforme cerceada pelas mudanças globais e tão rápidas quanto o digitar de um pobre e desvalido texto como esse.”

Situação da Emgetis
De um servidor da Emgetis; “Veja a falta de compromisso do Presidente da Emgetis Sr. Ezio Prata Faro. Numa reunião do conselho disse que o sindicado da categoria não tinha enviado as reivindicações de aumento salarial. Não foi verdade, tem ofício da associação comprovando. Essa empresa vive um dos seus piores momentos, trabalhamos com maquinas ultrapassadas, cadeiras velhas que causam dores de coluna nos funcionários um caos sobrevivemos pois somos guerreiros e temos um compromisso de oferecer um serviço de excelências aos nos clientes que são: o governo do Estado e Prefeituras e Câmaras Municipais onde oferecemos de graça o dominio se.gov.br e serviço de correio eletrônico Expresso Livre. Não é justo termos em nossos quadros funcionários com mais de 20 anos de serviço tendo seu salário base inferior ao mínimo e uma pena uma empresa que já foi top no Estado hoje está sucateada sem projeto para o futuro. O ultimo concurso publico para Emgetis foi realizado em 1992 nos transformaram em uma empresa sucateada sem propósitos, sem projetos e objetivos estamos a ver navios.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
O honesto é pobre,
o ocioso triunfa,
o incompetente manda.

Gregório de Matos, advogado e poeta barroco brasileiro, nasceu em 07 de Abril de 1633 e morreu em 1696.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais