PT e a metamorfose ambulante

São lamentáveis os últimos episódios políticos em nível nacional que demonstram  dez uma vez por todas que a classe política, para atender seus interesses, passa por cima de tudo que foi dito e esquecem o passado e o que foi dito para a sociedade brasileira.

 

O que a maioria dos senadores petistas, com o aval do presidente Lula, fez nos últimos dias para salvar o mandato do senador José Sarney, presidente do Senado é algo que desgastou e colocou na berlinda ou que sobrou do PT depois do escândalo do mensalão. Senadores como Aluisio Mercadante, Flávio Arns e Eduardo Supricy, estão vermelhos, não por conta da cor do partido, mas de vergonha pelas decisões tomadas.

 

Definitivamente o PT se igualou aos outros partidos que sempre estiveram no poder e em nome da tal governabilidade fizeram alianças de todos os tipos. Hoje Lula está ao lado de Sarney, Collor, Renan e companhia. E não se engane caro leitor, este episódio do Senado Federal não acabará agora. Ainda tem muitos capítulos que refletiram na campanha eleitoral de 2010.

 

Em Sergipe, não é diferente, Marcelo Déda está ao lado do senador Almeida Lima, aquele mesmo que até a campanha municipal do ano passado, atacou o atual governador de todas as maneiras. Em nome da tal governabilidade você não pode abrir mão dos seus princípios e dos seus ideais.

 

O próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já disse por algumas vezes, que é uma metamorfose ambulante, quando muda de posição em pontos importantes que foram referenciais quando era oposição. A classe política brasileira continua desgastada e, como escreveu Raul Seixas, tem a habilidade de dizer agora o oposto do que disse antes. Lamentavelmente mudam-se as pessoas, mudam-se os partidos, mas os interesses pessoais e empresariais se sobrepõem a convicção ideológica e a ética pregadas por muitos anos nos debates e palanques da vida.

 

PT X PT

Um retrato do que é o PT hoje é o atual problema no Cenam. Saiu uma deputada petista e entrou outra do mesmo partido. Mudaram-se quase tudo, como se fosse outro governo. Na AL, Ana Lúcia mostrou um relatório onde disse que deixou o Cenam com todas as atividades sócio-educativas funcionando. Não é isso que diz a atual gestão. E aí? Sobra para quem?

 

Recursos do Prodetur

Bons ventos estão soprando para o turismo sergipano. Em audiência com o ministro Luiz Barretto, ontem, o governador Marcelo Déda apresentou um conjunto de demandas passíveis de serem financiadas pelo Ministério do Turismo dentro do Prodetur Nacional, totalizando o montante de R$ 19 milhões. De imediato o ministro aprovou a liberação de R$ 5,2 milhões para a pavimentação da rodovia Convento-Pontal, em Indiaroba, de grande interesse turístico para o litoral sul sergipano.

 

Castro, orlinha e campanha promocional

 O ministro comprometeu-se a aprovar outros recursos ainda este ano e o restante em 2010, incluindo a rodovia Santa Luzia-Crasto, a segunda etapa da Orlinha do Bairro Industrial e a campanha promocional de Sergipe como destino turístico. A campanha, que incluirá peças de marketing a serem veiculadas em vários veículos da mídia nacional e regionais, é tratada como prioridade pelo governo e pelo trade turístico, que entendem que Sergipe está pronto para receber um número bem maior de turistas, bastando intensificar a promoção.

 

Regra de calibração

Sobre a regra de calibração, analisada neste espaço na última segunda-feira, para solucionar o impasse das vagas no TCE, alguns entendem que a última decisão do TJ, através do desembargador Cesário Siqueira, ajuda a abrir um caminho para a solução. O certo é que o ornitorrinco está vivo e todos os poderes envolvidos têm responsabilidade na nomeação de Clóvis Barbosa. Cresce a corrente que no caso da aposentadoria do conselheiro Antônio Manuel, seja realizado um novo processo de nomeação de Clóvis Barbosa para que não deixe no ar nenhum duvida jurídica.  

 

“Não vou ficar me enganando”, diz Clóvis

Em entrevista aqui, ao portal Infonet o conselheiro Clóvis Barbosa declarou que irá analisar a decisão e todo o processo de aposentadoria de Flávio Conceição, e se chegar à mesma conclusão do desembargador Cesário Siqueira deixará o Tribunal de Contas (TCE). “Não vou ficar me enganando, prefiro sair. Sou advogado há mais de 30 e tomarei a providência que deve ser tomada”, declarou.

 

Cadeira não está vaga

O entendimento de Cesário, que foi divulgado naa quarta-feira , 19, é que a cadeira de Flávio Conceição como conselheiro do Tribunal de Contas não estava vaga “o cargo não estava definitivamente vago e, de posse de uma decisão provisória e restrita (a Suspensão de Segurança concedida pelo Superior Tribunal de Justiça), foi nomeado o novo Conselheiro, Bel. Clóvis Barbosa, de forma precária. Não havia porque ser aberta vaga, pois essa não existia e não existe! Não havia coisa julgada, seja administrativa ou judicial”. O desembargador Cesário declarou que as medidas a serem eventualmente tomadas, cabem a parte interessada ou ao Ministério Público.

 

Obras no atual governo

O leitor sabe por qual motivo as obras no atual governo só começaram a andar pra valer assim que foi efetuada a mudança na Secretaria de Infraestrutura? No início do atual governo mudaram vários percentuais. Um deles: o leitor sabe quem foi que baixou o percentual do valor dos encargos nas obras do atual governo, que prejudicou o andamento das obras nos primeiros anos? Em breve a resposta para estas e outras perguntas. Competência técnica. Essa foi a principal raiz do problema.

 

Intimidação

A intimidação, seja de qualquer forma, é um ato de covardia. Quem pensa que pela intimidação pode barrar a espontaneidade dos comentários deste jornalista pode mudar o caminho. Este espaço não vai se submeter a intimidação, silenciar ou muito menos iniciar um processo de bajulação e adjetivos subservientes.

 

Posse na BR vira ato de exaltação à Petrobras

Deu na FSP, de hoje, 22: “A cerimônia de posse do novo presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, transformou-se em ato de defesa e exaltação da Petrobras. Presente ao evento, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que é dever de todos “amá-la e defendê-la” e reafirmou que a empresa será privilegiada no pré-sal. “A Petrobras é símbolo nacional que se confunde com a bandeira do Brasil. Temos o dever de não só amá-la mas de defendê-la dos acidentes e gestos de malquerença que muitas vezes se expressam. A Petrobras é submetida a olhares aos que não devia responder.” Segundo ele, na discussão sobre o novo marco regulatório, a estatal é “prestigiada em todos os aspectos”. “[A Petrobras] sairá bem desse embate. Não perderá nada e será acrescida de funções que só ela poderá exercer em benefício de todos.”

 

Reconhecimento maior lá fora

Em seu discurso de posse, Andrade Neto lançou mão de argumento recorrente de seu novo chefe, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.”A Petrobras é uma empresa cada vez mais respeitada e reconhecida internacional e nacionalmente. Infelizmente, e eu não perco a oportunidade de dizê-lo, internacionalmente mais respeitada do que nacionalmente. Precisamos ter esse reconhecimento que lá fora se dá à Petrobras e ao Brasil.”Engenheiro químico formado na Universidade Federal de Sergipe, Andrade Neto foi funcionário de carreira da Petrobras por 30 anos. Esteve afastado desde 2008, quando ocupou a Secretaria de Petróleo, Gás e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia. Ele substitui José Eduardo Dutra, que deixa a BR Distribuidora para concorrer à presidência do PT.

 

 

Mais dinheiro para a Saúde em Sergipe I

O governador Marcelo Déda saiu feliz da audiência que teve na quinta-feira, 20, com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. No encontro em Brasília o ministro assegurou que vai aumentar o teto de repasses de recursos federais para a Saúde em Sergipe. Dentre os muitos elogios que fez à política de saúde do estado, Temporão frisou que o trabalho de Sergipe está em sintonia com o do presidente Lula.

 

Mais dinheiro para a Saúde em Sergipe II

Na prática, os valores do aumento ainda não foram anunciados, mas a conquista é mérito de um dos trabalhos mais atacados pela oposição em Sergipe, o do secretário da Saúde Rogério Carvalho. Se acontecer a mesma coisa que aconteceu quando Déda se candidatou a governador pela primeira vez, a Saúde com seus novos hospitais, clínicas de saúde, modelo descentralizado do Samu e fundações estatais, estas últimas ainda polêmicas, deverá ser de novo um dos carros-chefe da campanha de reeleição do governador no ano que vem.

 

PSDB: Assédio aos prefeitos de todos os partidos

Vários prefeitos de Sergipe e lideranças políticas de partidos que não têm nenhuma afinidade com o PSDB, inclusive do próprio PT, estão boquiabertas com o assédio dos tucanos nos últimos dias por conta do evento que será realizado hoje e amanhã em Aracaju com a presença de Aécio Neves e José Serra. A assessoria tucana ligou por várias vezes para todos os prefeitos convidando para o evento.

 

DEM é mais organizado

O problema que o PSDB tem poucos prefeitos e quer mostrar força em Sergipe. Força essa que nunca teve, nem mesmo quando Albano passou oito anos à frente do governo do Estado. O DEM, de João Alves é bem mais organizado…

 

João, biblioteca e tudo mais

Ontem, 20, o ex-governador João Alves mostrou que está disposto a conquistar Aécio e Serra de qualquer jeito. Teve um amplo espaço no telejornal da noite da TV Atalaia onde elogiou os tucanos e depois voltou ao tema do rio São Francisco com a diminuição da vazão. Tendo ao fundo um biblioteca repleta de livros, João Alves quis passar a imagem de intelectual…Parecia mais um programa eleitoral…

 

Coluna de Elio Gaspari, Folha de SP – 16/08/2009

Senado Os poetas sabem de tudo. No seu “Mafuá do Malungo”, Manuel Bandeira incluiu um retrato do “Sapo-Cururu”: “Sapo-cururu da beira do rio. oh que sapo gordo! oh que sapo feio! Sapo-cururu da beira do rio. Quando o sapo coaxa, povoléu tem frio. (…) Sapo-cururu da barriga inchada. Vôte! brinca com ele… Sapo-cururu é senador da República.” (Segundo Eugênio Nascimento, “vôte” é uma interjeição que manifesta repugnância a alguma coisa. Por exemplo: “Ele come até cobra assada. Vôte.”) Obs: o Eugênio Nascimento citado por Elio Gaspari é o jornalista sergipano editor de política do JC.

 

Nota à Imprensa – Tribunal de Contas I

Pedido de Reconsideração – NO MS 237/2008 – A Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE/SE) formulou pedido de reconsideração de liminar nos autos do Mandado de Segurança n. 237/2008. A pretensão deduzida foi indeferida, mantendo-se intacta a liminar anteriormente concedida. Assim, continua vigente a decisão monocrática do Des. Cezário Siqueira Neto do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) que determinou a suspensão dos efeitos da decisão final do processo administrativo disciplinar nº 00424/2008, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, e conseqüentemente, do ato que decretou a aposentadoria compulsória do Conselheiro Afastado Flávio Conceição de Oliveira Neto, até julgamento final do mandamus (MS 237/2008).

 

Nota à Imprensa – Tribunal de Contas II

EMBARGOS NO MS 113/2009 – O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) opôs embargos declaratórios para fins de prequestionamento com efeitos infringentes contra o v. acórdão que negou provimento ao agravo regimental interposto da decisão monocrática do Des. Cezário Siqueira Neto do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) concessiva da liminar no sentido de obstar a participação de auditores no julgamento dos 03 (três) recursos administrativos interpostos pelo Conselheiro Afastado Flávio Conceição de Oliveira Neto, todos com fulcro no art. 8º, do Regimento Interno do Tribunal de Contas de Sergipe.O Pleno do TJSE considerou o Des. Cezário Siqueira Neto o competente posto que inaplicável a regra de prevenção prevista no Regimento Interno do Tribunal, não admitiu o prequestionamento em razão de toda a matéria ventilada já ter sido examinada e, retificando o voto anterior, conforme notícia veiculada no site do TJSE, corrigiu o erro material, declarando que a maioria absoluta dos componentes do Pleno do Tribunal de Contas é o primeiro número inteiro após a metade, ou seja, 04 (quatro) Conselheiros, e não 05 (cinco) Conselheiros como constou do voto disponibilizado no andamento processual.O TCE/SE aguarda a publicação do acórdão, com a devida retificação, para adotar as medidas judiciais pertinentes.

 

Jogos da Primavera serão encerrados na tarde desta 6ª feira

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), realizará às 15h desta sexta-feira, 21, no Clube do Banese, a solenidade de encerramento da XXVI Jogos da Primavera. Uma vasta programação está sendo preparada para prestigiar os alunos atletas de escolas públicas e particulares que durante 10 dias disputaram as 16 modalidades esportivas. Os Jogos foram abertos no último dia 11 de agosto, pelo governador Marcelo Déda.

 

Drogas e violência

Um dos pontos altos da solenidade acontecerá com a entrega de troféus para as escolas campeãs. Mostra de vídeos e fotos, retratando as competições, e apresentação coreográfica sobre o tema “drogas e violência”, proposto para esta edição dos Jogos, também farão parte da programação. Um DJ estará embalando a festa de encerramento do maior evento estudantil do estado.

 

CTB/SE realiza II Encontro Estadual amanhã, 22

 A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/SE – realiza no próximo sábado, dia 22, a partir das 9 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe, o 2º Encontro Estadual.  Com o tema ‘Unidade para enfrentar a Crise’, o congresso tem como palestrante o secretário de Assuntos Internacionais da CTB Nacional, João Batista Lemos, que vai falar sobre conjuntura nacional e internacional.Na oportunidade, será feita uma avaliação da gestão da CTB Sergipe. “Este primeiro ano foi um período vitorioso. O sindicalismo classista vem discutindo a possibilidade de ter uma central classista, e foi com essa visão que, em dezembro do ano passado, fundamos a CTB Sergipe”, diz o presidente da CTB/SE, Edival Góis.

 

Homenagem póstuma ao médico Fernando Guedes

Segundo o sindicalista, o 2º Congresso da CTB será uma ótima oportunidade para ampliar o debate e consolidar o crescimento da CTB. “Com essa bandeira de unidade de luta, a gente quer se unir com outras centrais para realizar o Conclat (Congresso Nacional das Classes Trabalhadoras)”, afirma Edival Góis. Ele destaca que, como as eleições de 2010 estão chegando, é preciso reunir todas as centrais para avançar na discussão. “Vamos buscar a unidade e apresentar um programa de desenvolvimento nacional com valorização do trabalho. Apesar das divergências, houve avanços no Governo Lula, mas os trabalhadores precisam ser inseridos no debate”, acrescenta Edival. O evento vai prestar uma homenagem póstuma ao médico Fernando Fontes Guedes, superintendente da SRTE/SE – Superintendência Regional de Trabalho e Emprego –, que morreu vítima de acidente de carro no Estado de Alagoas.No Encontro, também serão eleitos 40 delegados sindicais que irão para o Congresso Nacional que acontece de 24 a 26 de setembro, em São Paulo.

 

Espaço do leitor

Este jornalista pede desculpas aos leitores por não publicar nenhum e-mail neste edição. Amanhã, 22, o espaço retornar ao normal.

   

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

  

Frase do Dia

“Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento”. Philip Chesterfield.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais