PT, PSDB e o atentado a democracia

É de pasmar, mas é verdade. A iniciativa de promover-se uma reforma política que, enfim, possa ser duradoura, evitando as mudanças casuísticas que ocorrem a cada novo pleito poderá redundar na aprovação de uma legislação pior do que a atual. Tudo começou errado. A partir da falta de conjugação dos primeiros passos dados. O natural seria a formação de uma comissão mista, integrada por deputados e senadores, visando à elaboração de um projeto único. Mas as vaidades pessoais prevaleceram, mais uma vez, em detrimento do coletivo. Duas comissões foram constituídas.

A da Câmara fixou um prazo para a conclusão dos trabalhos. Já o Senado, onde há uma extraordinária concentração de caciques por metro quadrado, categoria muito bem representada pelo seu presidente, José Sarney, considerou que 30 dias seria um prazo suficiente para a confecção da proposta de alteração de nossa atual legislação política e eleitoral. Claro que a posição tomada pelos deputados federais foi mais coerente. Inclusive porque há mais tempo para a realização de audiências públicas no sentido de que seja ouvida a voz dos mais interessados na reforma, que é o povo brasileiro, cansado da falta de compromisso e das atividades salpicadas de imoralidade praticadas por nossa classe política.

Um exemplo irrefutável de que a reforma em curso poderá mudar para pior é a opção feita pelos senhores senadores quanto ao sistema a ser posto em prática a partir de 2012, no que diz respeito às eleições parlamentares. Essa opção, apoiada, simultaneamente, pelo PSDB (oposição) e PT (situação), é emblemática. Ela fortalece os caciques políticos. É o chamado “voto em lista”.

Para afirmar-se que esse processo visa a bloquear candidaturas independentes, abrangidas pelo campo democrático-popular, em que se encontram os pequenos partidos, basta observar o que o senador Francisco Dornelles, presidente da comissão especial da reforma no Senado Federal, afirmou, de forma enfática, após a decisão tomada, em que ele foi voto vencido. Disse o veterano político, descendente de Getúlio Vargas, que a alternativa escolhida pelos seus companheiros de comissão foi a pior possível. Ora, se isso é reconhecido pelo senador e ex-ministro Francisco Dornelles, um político experiente, mas ao mesmo tempo extremamente conservador, imaginemos o que esse tal sistema baseado em listas a serem formadas pelas direções partidárias poderá representar de danoso para a vida dos partidos.

É preciso lembrar, também, que a coincidência de posição do PSDB e do PT é outro dado que leva a uma interpretação negativa dos objetivos desse terrível sistema. Estranhável, por outro lado, que partidos como o PSB – Partido Socialista Brasileiro, também tenham se posicionado a favor desse lamentável sistema. Chega-se, então, à seguinte conclusão: essa tal reforma política, ao invés de aprimorar a nossa estrutura política, partidária e eleitoral, vai acabar oficializando normas que fatalmente piorarão o arcabouço legal que rege a política e as eleições no Brasil.

De outra parte, o líder do PT na Câmara informou que está preparando um projeto que visa a reduzir os poderes do TSE – Tribunal Superior Eleitoral e dos TREs estaduais. Fala-se em reduzir poderes quando o pensamento real é extinguir a Justiça Eleitoral. Pelo menos é o que deixa transparecer essa manifestação do líder do PT na Câmara dos Deputados. O banimento do atual sistema do voto de legenda constitui um erro irreparável. Sua substituição pelo chamado “voto de lista” é, indubitavelmente, um absurdo inominável, um verdadeiro atentado à democracia.

 

Coletiva: Gestores da área da saúde

Hoje, 06, às 8hs, no Centro de Educação Permanente na Saúde (localizado na rua Luis Carlos Prestes, 99 no bairro Ponto Novo)o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos, o secretário de Saúde de Aracaju, Silvio Santos e os diretores de hospitais Gilberto Santos (Cirurgia) e José Carlos Pinheiro (Santa Isabel) realizarão uma coletiva a imprensa sobre medidas e soluções para cirurgias ortopédicas e seletivas, além da realização de exames.

 

Edvaldo é eleito secretário-geral da FNP

A Frente Nacional de Prefeitos elegeu ontem a nova diretoria para o período 2011/12. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, agora é secretário-geral da principal instituição representativa dos prefeitos brasileiros. O prefeito de Vitória, João Coser, foi reeleito presidente da FNP. A eleição aconteceu na tarde desta terça-feira (05), em Brasília. Compõem ainda a nova diretoria o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ocupando a primeira vice-presidência, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ocupando a segunda vice-presidência.

 

Cortes no orçamento

Mais de 50 prefeitos de todo o Brasil compareceram ao encontro. Entre os assuntos abordados estavam os impactos do corte no orçamento da União nos municípios. O tema foi apresentado aos prefeitos pelo subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto. O prefeito João Coser, cobrou do governo federal um posicionamento em relação aos cortes, uma vez que há uma preocupação por parte dos prefeitos com a manutenção dos investimentos já anunciados.

 

João Alves e o assalto em SP

E foi publicado em toda a mídia de Sergipe que o ex-governador João Alves Filho foi assaltado quando estava em um banco em São Paulo. Já pensou se fosse em Sergipe? A matéria seria tratada de outra forma por boa parte da imprensa.  Se fosse em algum banco em Aracaju, já teria um culpado para um “aliado da onça” de Déda: o prefeito Edvaldo Nogueira. E viva a demagogia…

 

Déda reúne-se com Palocci

O governador Marcelo Déda reuniu-se ONTEM, 5, em Brasília, com o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. O encontro, no Palácio do Planalto, serviu de preparação para uma futura audiência com a presidenta Dilma Rousseff.A reunião, ainda sem data marcada, permitirá ao governador expor e debater com a mandatária os projetos estratégicos do estado de Sergipe para os próximos quatro anos. Déda foi assessorado pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

 

Novo desafio

O competente jornalista André Carvalho aceitou o convite do Secretário de Estado do Turismo, Elber Filho, para assumir a diretoria administrativa da Emsetur. André deixa a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro partindo para um novo desafio. Além de cuidar da área administrativa André Carvalho será o porta voz da empresa.

 

Ampliação da lei de incentivo ao esporte

Ampliar o rol dos benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte para incluir a construção de quadras poliesportivas. Esse é o objetivo do projeto de lei de autoria do deputado Valadares Filho (PSB) apresentado esta semana. O parlamentar justifica a apresentação da proposição, o fato de que os professores de educação e treinadores se deparam diariamente com a falta de quadras esportivas e equipamentos adequados à prática esportiva. “Para treinar equipes competitivas não basta a boa vontade dos professores e treinadores, são espaços adequados”.

 

Mendonça Prado discute os interesses dos militares 

Ontem, 05  o deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados, recebeu na sala de reuniões da Comissão, o vice-presidente da Associação Nacional de Praças – ANASPRA, Pedro Queiroz, bem como o subtenente e secretário executivo da ANASPRA, Luiz Gonzaga Ribeiro.Na oportunidade, os representantes dos militares reiteraram o convite ao parlamentar para ser palestrante no 7º ENERP – Encontro Nacional de Entidades Representativas dos Praças. O evento acontecerá do dia 27 a 29 de abril na cidade de Porto Alegre – RS e tem por objetivo discutir a segurança pública do país e os interesses da categoria.

 

Modelos

Mendonça Prado foi convidado para debater sobre o modelo das organizações policiais no Brasil e suas mudanças possíveis e necessárias. “Não há dúvidas da importância desse debate e consequentemente das mudanças que possam favorecer os policiais militares e, principalmente, beneficiar a sociedade brasileira”, afirmou o presidente da CSPCCO.

 

Primeiro emprego

Um projeto apresentado ontem na Assembléia Legislativa poderá resolver definitivamente a questão da dificuldade que os jovens têm para ingressar no mercado de trabalho, devido à falta de experiência. Caso seja aprovado pelos parlamentares e posteriormente sancionado pelo governador Marcelo Deda, o programa ?Meu primeiro Emprego?, de autoria do deputado estadual Gustinho Ribeiro (PV), destinará 10% das vagas das empresas que possuem isenção fiscal ou incentivos do Governo do Estado, para pessoas sem experiência profissional comprovada. Uma excelente idéia que certamente ganhará adesões da classe estudantil e da sociedade de uma maneira geral. 

 

Laércio quer atendimentos de call centers gratuitos e de qualidade

Quem nunca abandonou uma ligação ao tentar resolver um problema com uma empresa aérea, de telefonia, financeira ou qualquer outro serviço depois de uma longa espera ouvindo gravações?  Esse é um problema que atinge milhões de brasileiros. Por isso, o deputado federal Laércio Oliveira (PR-) apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga a manutenção, pelos fornecedores, de atendimento telefônico gratuito aos consumidores e veda a utilização de sistemas automatizados nesse atendimento.

 

Lacuna

O projeto também defende que o tempo máximo para o contato direto com o atendente não poderá ultrapassar um minuto, contado a partir do início da ligação telefônica.O atendimento telefônico para os serviços de telefonia, energia, serviços financeiros, entre outros é disciplinado pelo decreto 6.523, de 2008, que não é cumprido. “Nessa lacuna regulatória, tem-se perpetuado a busca desenfreada pela redução de despesas no atendimento aos clientes à custa dos direitos dos consumidores. Não bastasse o quase total desaparecimento das linhas de contato gratuitas (0800), tem sido usual, igualmente, a substituição do atendimento pessoal aos consumidores por menus eletrônicos”, disse o deputado.

 

Anestesiologistas de SE participam de ato nacional I

Nesta quinta-feira, 7 de abril, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe e a Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado de Sergipe participam do Dia Nacional de Paralisação dos Médicos Brasileiros contra a política praticada pelos convênios e planos de saúde. “Em assembleia extraordinária ficou estabelecido que a Saese e a Coopanest apoiarão de forma irrestrita essa luta”, afirmou o presidente das instituições, dr. Marcos  Antonio Costa Albuquerque.

 

Anestesiologistas de SE participam de ato nacional II

Além de participar das atividades matinais programadas pelo Sindimed e pela Somese, como o ato público com entrega de carta à população sobre a situação entre a categoria médica e os planos de saúde, no dia 7 de abril os anestesiologistas não irão realizadar cirurgias eletivas de convênio e planos de saúde. Após um almoço de confraternização os anestesiologistas reúnem-se num fórum na sede da Saese. Os temas debatidos são “Inserção do anestesista na luta conjunta com outras especialidades médicas”; “O anestesista frente ao estresse profissional”; “O anestesista X planos de saúde”; “O anestesista X saúde pública” e “Contribuição do anestesista na melhoria para qualidade de trabalho”.

 

MPE apresentará palestra “Inovações no Processo Civil Brasileiro”

Acontecerá, no dia 08 de abril do corrente ano, no Auditório do Ministério Público de Sergipe, das 8:30 às 12h, a Palestra “Inovações no Processo Civil brasileiro”.A Palestra faz parte da agenda de eventos da Escola Superior do Ministério Público – ESMP e será ministrada pelo Professor , Dr. Fredie Didier.Os Membros e Servidores do MP estão convidados a participar do evento.! As vagas são limitadas. Façam suas inscrições na ESMP. Mais informações no site da Escola: www.esmp.mp.se.gov.br , ou pelo telefone: 3216-2400 ramal – 385 e 386.

 

Campanha “Sou sangue bom. Sou esportista”

“Sou sangue bom. Sou esportista’. Este é o slogan da campanha que tem início nesta quinta-feira, 7, por meio de uma parceria entre o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e a secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel). O lançamento da campanha acontece no auditório do Hemose, às 8h30, com a participação de 37 dirigentes de federações esportivas.

 

Incentivo a doação regular

A iniciativa busca incentivar esportistas, atletas e dirigentes sergipanos a se tornarem doadores voluntários, além de mobilizar todo o segmento esportista sergipano para o ato da doação regular de sangue, contribuindo para melhoria do estoque de sangue do hemocentro. Após o lançamento, acontecerá palestra educativa sobre a importância da doação de sangue, que irá abordar os critérios básicos para doação de sangue e também esclarecer alguns mitos sobre o serviço.

 

Salvando vidas

Durante o lançamento da campanha, o secretário do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, falará sobre os objetivos da campanha e antecipadamente agradecerá aos desportistas sergipanos pelo engajamento da campanha, cuja ação se repetirá mensalmente, sempre com a doação de atletas de uma federação amadora. “Nos associamos ao Hemose para desencadear essa campanha que, com certeza, reforçará o estoque de sangue do Hemose, contribuindo para salvar vidas e amenizar dores dos nossos semelhantes. É uma campanha de alto sentido humanitário”, revelou Pimentel. 

 

Abertas inscrições para mais uma edição do Desafio Sebrae

Tudo pronto para mais uma edição do Desafio Sebrae. As inscrições estão abertas a partir de hoje, 06, até a meia noite do dia 11 de maio, no site www.desafio.sebrae.com.br Podem participar Universitários devidamente matriculados em cursos superiores de instituições de ensino reconhecidas pelo MEC.

Os integrantes da equipe vencedora estadual, além de representar Sergipe na semifinal nacional, que será realizada em Brasília, irão ganhar brindes e terão acesso a cursos da grade de treinamento da Instituição. A semifinal contará com a presença das 32 equipes que venceram nos seus respectivos estados, onde serão classificadas oito equipes para a grande final nacional, que também será realizada no Distrito Federal.

 

Conhecimentos adquiridos

Para Luiz Machado, interlocutor do Desafio Sebrae em Sergipe, os conhecimentos adquiridos por meio da participação no Desafio Sebrae podem ser aplicados à realidade profissional, tanto para aqueles que se tornarem funcionários de uma empresa, quanto para quem optar por abrir o próprio negócio. “Esse é o principal ganho do estudante, independente de a equipe estar entre as finalistas ou não”, diz Machado.

 

Riachuelo realiza Semana da Saúde

No próximo dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Para celebrar a data, a Prefeitura de Riachuelo, distante 31 km da capital, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a I Semana da Saúde, evento que irá trabalhar assuntos que acometem todas as classes sociais, além de oferecer atendimento médico à população.”Saúde não é apenas não estar doente. É ter uma boa higiene, uma alimentação adequada, fazer exercícios físicos, dormir bem. Nosso evento tem o objetivo de prevenir, alertar as pessoas sobre os principais problemas da saúde pública” explica a secretária de Saúde, Clesia Maria de Azevedo,

 

Meta 2 do CNJ para 2011: TJSE cumpriu desde 2010

 Implantar sistema de registro audiovisual de audiências em pelo menos uma unidade judiciária de primeiro grau. Está é a Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ para todos os tribunais do país para 2011. No Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE esta é uma realidade desde 2010 e não apenas em uma unidade jurisdicional, mas em todas as Varas Cíveis e Criminais da capital e interior do Estado.

 

Aumento do número de audiências

De acordo com o diretor de Modernização Judiciária, em exercício, Romualdo Prado Jr, desde 2006 que o TJSE iniciou o processo de preparação para a implantação do sistema audiovisual de audiências. “Usamos a implantação do sistema de áudio nos Juizados Especiais como laboratório e esse processo teve início na gestão da Desa. Marilza Maynard”, explicou o diretor.Em fevereiro de 2010, o primeiro sistema audiovisual de audiências foi instalado na 4ª Vara Criminal e expandido para as demais unidades da capital e interior. “Só para se ter uma ideia, antes da implantação do sistema eram realizadas 4 ou 5 audiências por dia e hoje são efetivadas cerca de 12 audiências em média”, destacou Prado Jr, acrescentando que a ferramenta contribui para a celeridade em atenção ao princípio constitucional da garantia razoável do processo.

 

Rapidez

O sistema de registro audiovisual reduz o tempo das audiências nos tribunais, o que garante maior agilidade à justiça. As declarações prestadas em juízo são gravadas, ao invés de ditadas pelo magistrado ao digitador. Para a Juíza Substituta Anna Paula Maciel, que há um ano utiliza o novo sistema, a audiência transcorre de forma muito mais rápida e simples. “A gravação da audiência garante uma maior idoneidade do depoimento, pois ele é registrado como foi dito”, comentou a magistrada.Para o representante do Ministério Público, Promotor Leydson Gadelha, a ferramenta possibilita uma melhor avaliação das declarações das partes e do réu durante a audiência, garantindo uma melhor aplicação da justiça. “Para o trabalho do promotor é muito bom, já que com a gravação em áudio e vídeo podemos analisar e avaliar a comunicação corporal do depoimento do réu e das testemunhas e isso é fundamental para a nossa convicção”, lembrou o promotor.

 

Cópias digitais

Com o sistema, tudo o que é gravado em uma sala de audiências é arquivado na rede de computadores do TJSE e também juntado aos autos em forma de DVD. Uma cópia digital dos depoimentos fica à disposição dos juízes, promotores, defensores e advogados que cuidam do caso. Se necessário, a parte interessada também pode receber toda a gravação. Após a constatação de que o TJSE já cumpriu a Meta 2, inclusive com a disponibilização do sistema audiovisual em 100% das varas comuns, o diretor de Modernização em exercício, garante que o trabalho continua. “Estamos trabalhando agora na implantação do sistema nos Juizados Especiais, que já realizam gravação em áudio”, finalizou Prado Jr.

 

Salesiano se prepara para Copa Femen –SE

No próximo sábado, 09, será realizada a Copa da Federação das Escolas Particulares – Femen –SE. A equipe de karatê do Colégio Salesiano se prepara para participar pela terceira vez da competição e como já obteve bons resultados trabalha para brigar pelo campeonato geral. A equipe de karatê também se prepara para o Campeonato da Copa TV Sergipe, o sergipano e a seletiva para o brasileiro. Yasmim, Thiago Loeser, Givaldo Neto, Yara , Bia, Camila , Enzo , Rafael , Luis , Carol, Thaina, Jhon , Robert, fazem parte do time de estrelas do Salesiano.

 

Marketing Pessoal e Meio Ambiente I

Todo dia é dia de muito conhecimento no Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). Na última sexta-feira, 1º, os alunos participaram de palestras sobre marketing pessoal e meio ambiente com convidados parceiros do Instituto. Mais de 200 alunos participaram da atividade e ficaram empolgados com tanta informação.Durante a manhã e tarde, os jovens assistiram à palestra ministrada por Adalberto Souto, do SENAC, que, pelo segundo ano consecutivo, participa voluntariamente de atividades do ILBJ. Com o tema ‘Marketing Pessoal’, os alunos receberam dicas de como se comportar no mundo do trabalho, além de informações sobre ética e posturas profissionais.

 

Marketing Pessoal e Meio Ambiente II

“Esses momentos em que nossos alunos começam a ter um contato com experiências de profissionais renomados na área são fundamentais. Na palestra eles viram o que um bom profissional deve fazer para ser reconhecido e que erros evitar”, explica a psicóloga do ILBJ, Andressa Rodrigues. Durante a noite foi a vez dos alunos participarem de um momento de conscientização e reflexão sobre o meio ambiente e o futuro do planeta. O palestrante paulista Alessandro Azzoni, com o tema “Lixo: o mal necessário do século”, conversou com os jovens sobre a produção excessiva de lixo e os benefícios da reciclagem.O Instituto Luciano Barreto Júnior é uma ação de responsabilidade social da Construtora Celi.

 

 

DO LEITOR

 

TV Sergipe: A Esperança é a última que morre!

E-mail de um funcionário: É bem verdade que os últimos acontecimentos (não tão últimos assim, afinal, estamos sofrendo essa perseguição há quase um ano!) ocorridos na TV Sergipe nos deixaram muito tristes, além de perplexos! Porém, como qualquer outro funcionário dessa empresa, eu amo a TV Sergipe, e quero continuar a ter orgulho de trabalhar nela! Isso só continuará acontecendo, o orgulho só permanecerá nos colaboradores, se as mudanças realmente acontecerem! Caso contrário, a TV Sergipe estará prestes a ruir! Acredito nos colaboradores com quem trabalho há anos, jornalistas, radialistas, pessoal da engenharia, administração, produção, enfim, todos. Acredito na capacidade de todas as áreas, porém, algo mudou na gestão da empresa, o modo de atuar, e por isso a turbulência e o medo reina hoje entre os funcionários, o que nos deixa muito tristes! Mesmo com todos esses contras, acredito que a TV Sergipe ainda pode voltar a ser aquela empresa que todos nós nos orgulhamos de trabalhar! Não podemos desistir, e por isso estamos lutando!E é justamente por me orgulhar dessa empresa que ainda acredito nela! A história e a imagem da TV Sergipe está acima de qualquer, e temos obrigação, como colaboradores, de honrá-la!  Coisa que os atuais Diretores não estão fazendo! Porém, temos vários exemplos, colaboradores, que nos fazem acreditar! São ótimos profissionais, e que se não tratados como merecem, podemos perder também mais esses potenciais! Jovens, competentes, comprometidos, inteligentes! São exemplos de jovens profissionais que condizem com a história da TV Sergipe, e por mim lembrados agora por terem uma natural capacidade profissional que nos enche de esperança, pois são o futuro da TV Sergipe! Jadiel, Fábio Prado, Nilton Souza, Tiale Acrux, Henrique David, Edilson Vieira, são alguns exemplos disso que estou dizendo, profissionais, éticos, com petentes, e por isso não deixo de acreditar! Nossa vida dedicamos à essa empresa, tantos anos de trabalho não nos permite aceitar uma derrota! Não podemos desistir, não podemos nos entregar! Iremos até o fim por nossos ideais, e com certeza venceremos, pois nossa atitude busca apenas um objetivo: o de engrandecer ainda mais o nome da TV Sergipe.Essa é a minha intenção, a de deixar claro o meu respeito e orgulho em trabalhar nessa empresa, tão participante na vida dos sergipanos, a TV Sergipe! Temos que continuar lutando, defendendo nossos direitos! Nos unir, para nunca deixarmos de ser essa equipe  que sempre venceu e liderou na mídia sergipana! Vamos em frente, pois “A Esperança é a última que morre!”.

 

ARTIGO

 

Professor Arivaldo Montalvão. Sua perda é inestimável, irreparável, mas herdamos a sua missão e é essa a nossa incumbência! – Thiago Dhatt*

 

Conheci o Professor Arivaldo Montalvão em 2007, inicio da vida acadêmica na UFS e já enfrentando uma fatídica greve estudantil que desencadeou imensuráveis embates dentro da universidade. Chamou-me a atenção aquele Pró Reitor de postura convicta, porém mansa, que conseguia o que parecia inexequível, abrandar as emoções inflamadas e intermediar conflitos de uma forma tão hábil, nas condições tão hostis que pude testemunhar.

 

Ao término daquele ano, o grupo que faço parte assumiu a representatividade discente, e, por ossos do ofício, estreitamos os laços institucionais com a PROEST (Pró Reitoria de Assuntos Estudantis). O Pró Reitor Arivaldo nunca desdenhou de qualquer representação estudantil ou estabeleceu qualquer desnível na “simbiose” Aluno-Pró Reitor, pelo contrário, sempre recepcionou a quem quer que fosse como um ente próximo. Buscava atender às demandas apresentadas pelos estudantes, por vezes, chegou a transparecer dados de cunho confidencial com o objetivo de elucidar-nos acerca da aplicabilidade, ou não, das reivindicações.

 

Fui testemunho de vários eventos marcantes, como outrora presenciei alguns estudantes que, em função do cargo do professor, projetavam nele diversas cobranças e desamores com algumas políticas da universidade, muitas delas que fugiam à autonomia do professor ou de difícil solução, mas que incitavam nessas pessoas posturas viris, como dedos em riste, ameaças, ofensas e praguejamentos. Entretanto, todas as vezes que o Professor Arivaldo se debruçava na oportunidade ou possibilidade de contemplar e ajudar essas pessoas, assim ele fez. Muitas vezes o indaguei sobre o porquê de ajudar essas pessoas, ou mesmo dar instrumentos que por vezes voltavam, em tom de ingratidão, contra o próprio Professor, e ele sempre conciso: “porque esta é a função da PROEST e esse é o meu dever moral, independe das desavenças políticas”.

 

Detentor de um grande carisma, austeridade e altruísmo, sempre agregou e colecionou muitos admiradores, apesar de ter vivenciado parte majoritária de sua história num complexo ambiente político. No mural de sua sala, estão ostentadas em fotos as memórias de sua trajetória na militância, desde quando lutou pelo Diretório Acadêmico de Química, também no DCE (Diretório Central dos Estudantes) nos tempos inóspitos da Ditadura, como numa foto ao lado daquele que mais tarde viria a ser o nosso Presidente Lula. Em outra quando dos tempos em que presidia a ADUFS (Associação dos Docentes da UFS) e em diversas outras lembranças. Já poderia ter se aposentado há anos, no entanto, sua história, sua vida dedicada à UFS e a uma sociedade melhor prevaleceu.

 

Na contramão de algumas idiossincrasias “padronizadas” em nossa sociedade, o Professor Arivaldo não era de guardar ressentimentos, não falava mal das pessoas, não premeditava vinganças, não se excedia, enfim… Sempre tive conhecimento do professor ajudando as pessoas, seja no seu trabalho com a PROEST, seja nos seus diversos outros trabalhos sociais, sobretudo, os ligados à Igreja. Conciliava a ciência em pró da religião e vice versa. Prezava por sua família. Tenho lembrança do Professor orgulhoso narrando feitos dos seus filhos (privilegiados) e da bondade de sua mulher, inclusive, certa vez o encontrei com sua esposa passeando no shopping de mãos dadas.

 

Sua perda é inestimável, irreparável, mas herdamos a sua missão e é essa a nossa incumbência!

 

Assim, tento, de forma deficitária e diminuta, sintetizar o Professor Arivaldo, ao pouco de sua história que tive o privilégio de conhecer nesses quatro anos. Tenho ciência que muito há pra se relatar, muitas outras histórias e gratidões daqueles que o conheceram em outras conjunturas, em outras experiências. Manifesto aqui minha eterna gratidão quase paterna com o professor e endosso a necessidade de tentarmos absorver ao menos um resquício do legado que o Professor Arivaldo deixou. Esse valioso contributo, um legado de bondade, de fé, de esperança na sociedade. O verdadeiro altruísmo…

 

 … Descanse em paz professor!

 

*União Nacional dos Estudantes

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

“Sempre é mais valioso ter o respeito, que a admiração das pessoas”. Jean-Jacques Rousseau.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais