Putin seria vítima no faz-de-conta q Hitler só reagiu ao imperialismo

                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


E este blog mais uma vez não ficará em cima do muro num assunto importante. São 16 anos de opinião clara e transparente. Por isso assina embaixo o artigo de Marcelo Coelho, publicado na FSP. Marcelo é Mestre em sociologia pela USP, é autor dos romances “Jantando com Melvin” e “Noturno”.

Está certo, as coisas em política internacional são em geral mais complicadas do que parecem. Mas o fato é que, de vez em quando, as coisas são simplíssimas também.

Ao invadir a Ucrânia, Vladimir Putin tomou uma atitude que só tem paralelo com as investidas de Hitler contra a Tchecoslováquia e a Polônia.

Surgem explicações e raciocínios para justificar o que Putin fez. Os países do Ocidente “encurralaram” a Rússia. Não respeitaram aquela antiga potência nuclear. Ameaçaram, com o cerco da Otan, a segurança dos russos. Falharam em integrar a Rússia ao sistema globalizado.

Pode ser. A política dos Estados Unidos poderia ter sido diferente.

Mas lembrar esses problemas agora, quando as tropas invadem a Ucrânia, é o mesmo que dizer, em 1939, que a Alemanha estava encurralada. Que Hitler se sentia ameaçado. Que o imperialismo da Inglaterra e da França faltaram com o respeito às legítimas preocupações do partido nazista.

Sem dúvida, Hitler surgiu, em parte, como consequência do duríssimo tratamento que os vitoriosos da Primeira Guerra impuseram à Alemanha com o tratado de Versalhes. Naquela época, 1919, pessoas esclarecidas, como Keynes, alertaram para o perigo que havia em tentar esmagar economicamente a Alemanha.

Observadores críticos e lúcidos sabiam disso. Mas, quando Hitler resolveu começar a guerra, qualquer observador crítico e lúcido também sabia que a questão mudava completamente de figura. E que não fazia sentido criticar a Inglaterra ou a França pelos atos de um ditador, de um louco, de um criminoso.

Parte da esquerda parece ter simpatia por tudo, desde que seja antiamericano. Isso não é progressismo, não é socialismo, não é esquerdismo: é puro antiamericanismo.

Putin é um autocrata de extrema direita. Promove o assassinato de seus adversários políticos. Defende valores religiosos ultraconservadores, perseguindo homossexuais. Seu conselheiro, Alexander Dugin, inspira Olavo de Carvalho e Steve Bannon. Putin tem o apoio de Bolsonaro e Trump. Dinheiro grosso de seus aliados bilionários ajuda a financiar políticos conservadores na Inglaterra.

E eis que parte da esquerda se dispõe a “explicá-lo” e entra na fraseologia do “mas também”, do “por outro lado”, “não se esqueça que” et cetera.

No seu discurso “histórico” pela televisão, Putin declarou que a Ucrânia é uma invenção, não existe como país. Difícil coisa mais imperialista do que isso.

E eis que setores de esquerda o tratam como se fosse vítima!

É muito engraçado. Há esquerdistas que “entendem” Putin, olhando com simpatia para suas razões, a partir da ótica antiamericana. É a boca torta do cachimbo progressista. Não precisam me dizer o mal que os Estados Unidos fizeram pelo mundo. Mas gostaria que nossos esquerdistas se lembrassem de perguntar o que a esquerda russa acha disso tudo.

Manifestantes contra a guerra —e, obviamente, anti-Putin— são presos pelo ditador. Vamos explicar aos dissidentes russos que Putin está reagindo aos sufocantes atos de ameaça da Otan? A qual, até agora, recusou-se a admitir a Ucrânia como um de seus membros.

E digamos que aceite. Parte da esquerda adota os argumentos de Putin, dizendo que a Rússia não poderia tolerar uma Ucrânia fazendo parte da aliança militar ocidental.

Sim, ele pode não gostar da ideia. Mas, se a Ucrânia quer essa aliança, não é direito dela? Ouvem-se os argumentos de Putin. Por que não ouvir as opiniões do povo ucraniano?

Estas têm-se evidenciado, aliás, com total clareza. A resistência deles aos tanques russos só tem comparação, para mim, com o que aconteceu na Guerra Civil Espanhola ou no Vietnã.

Contra todos os prognósticos, contra todos os argumentos “de bom senso”, contra todos os “veja bem”, “não esqueça que”, “por outro lado”, os ucranianos resistem.

Resistem ao odioso ato de força de um ditador de direita.

É comum dizer que, em política e na vida real, não cabem maniqueísmos, e que a divisão entre mal e bem está longe de ser clara. Mas, se é para ter um mínimo de critério moral, o parâmetro para minha condenação é o quanto alguém se aproxima de Hitler —o mal absoluto, se for para existir algum.

Hitler invade a Polônia, a Tchecoslováquia, a França, o que ele bem entender. E aí aparecem analistas de esquerda para criticar Churchill! “Ele é muito imperialista, não se esqueça disso.” Não vou esquecer. Mas estou com Churchill, contra Hitler. E com Biden, contra Putin.


Atitude exemplar! Padre brasileiro cuida de abrigo para ucranianos em Kiev e diz não querer sair: “Na alegria ou na guerra.” Na última segunda-feira, 28, o G1 da Globo publicou uma matéria sobre um padre brasileiro que há anos vive na Ucrânia e que decidiu não abandonar aquele país. O titular deste espaço ficou emocionado e comovido com a história do padre católico Lucas Perozzi Jorge, de 36 anos, que, apesar dos perigos da guerra, se mantém fiel àquele que disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:35).

O mundo precisa de pessoas e pastores assim e não de mercenários O blog se solidariza com o povo ucraniano e parabeniza a coragem do padre brasileiro que decidiu não abandonar o povo que lhe foi confiado. Que o pe. Lucas sirva de inspiração para bispos, padres e pastores. Leia a matéria aqui:
https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2022/02/28/padre-brasileiro-acolhe-refugiados-em-paroquia-em-kiev-e-diz-nao-querer-sair-da-ucrania-na-alegria-ou-na-guerra.ghtml

Valmir de Francisquinho ganha todas  Uma certa rádio, num certo interior sergipano, que tem um certo locutor que tem certos problemas na Justiça e que, em seu programa, só se refere ao desafeto político de seu agrupamento com o sendo um “certo ex-prefeito”, está até com um certo carro penhorado. Isso porque o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), tem vencido todos os processos contra essa certa emissora devido à Justiça reconhecer que mentiras e ataques à sua honra tem sido frequentes nesse certo programa desse incerto radialista. O certo mesmo é que quem fala a verdade não perde processo. E quem é ofendido gratuitamente, como tem sido o caso de Valmir de Francisquinho, no final sempre ganha.

Fertilizantes: SE pode ser parte da solução para a crise que o Brasil vai enfrentar O conflito que acontece no leste europeu entre a Rússia e a Ucrânia pode gerar um forte impacto na agricultura. Com a possibilidade de queda na produção de fertilizantes, principalmente potássio, que, em sua maioria, são produzidos na Rússia e Bielorrusia, produtores rurais podem sofrer com o desabastecimento.

Projeto Carnalita Em meio a esta crise mundial, Sergipe poderia fazer parte da solução caso o Projeto Carnalita estivesse ativo, conforme observou o presidente da Federação dos Municípios de Sergipe, Cristiano Cavalcante. Localizado entre os municípios de Capela, Japaratuba e Rosário do Catete, o projeto previa adicionar um volume de 1,2 milhão de toneladas por ano, tornando Sergipe uma referência na produção de fertilizantes e mais de R$ 4 bilhões em investimentos, com a possibilidade de expansão.

Exploração “O Brasil importa cerca de 90% de todo o potássio que utiliza na agricultura, o restante é extraído em Sergipe, na região do Vale do Cotinguiba. Através da exploração no leste sergipano, além de possibilitar a geração milhares de empregos, a dependência de todo o país na importação desse insumo poderia ser reduzida diante de uma crise como esta, gerada pela Guerra entre a Rússia e a Ucrânia”, explicou.

Potássio Ainda segundo Cristiano, com essa crise que impactará o agronegócio, ficou mais evidente a importância de Sergipe para o setor. “Somos, atualmente, o único Estado onde o potássio é extraído e temos uma capacidade de expansão evidente e amplamente discutida, já com estudos apresentados”, ressaltou. “Tudo isso torna Sergipe uma solução mais viável que na região do Rio Madeira, no Amazonas, e sem a necessidade de uma legislação para que a exploração seja realizada e com uma estrutura logística melhor, visto que o Projeto Carnalita fica localizado próximo da BR-101 e do Porto de Sergipe. Este é o momento que nosso Estado torna ainda mais clara a importância de sua produção mineral para todo o país”, concluiu Cristiano.

Revista Advogados: nova edição tem entrevista do presidente do TCE/SE E já está em circulação na versão impressa e digital a nova edição da Revista Advogados, referência para os profissionais da área não só em Sergipe, mas em diversos Estados da federação. Nesta edição chama à atenção a entrevista do presidente do TCE/SE, Flávio Conceição, que revela que deseja aproximar o órgão da população e, por isso, deseja fazer uma gestão atenta, transparente e célere.

Diálogo Questionado que já se percebe diversas ações nos primeiros meses da gestão dele à frente do TCE, Flávio Conceição respondeu: “a orientação que dei aos meus assessores foi no sentido de que sou um homem público aberto ao diálogo, pronto para ouvir e tirar minhas conclusões das coisas. Em síntese, estou aberto, assim como todo o TCE, para ouvir as pessoas, as entidades de representação.” 

Aposentados e pensionistas do Governo do Estado aniversariantes de março devem fazer Prova de Vida até dia 31, por aplicativo Aposentados e pensionistas do Governo do Estado, nascidos em março, devem fazer a Prova de Vida de 1º a 31 de março, pelo aplicativo Meu RPPS. O procedimento administrativo é obrigatório e deve ser feito no mês de aniversário do beneficiário, a cada ano. Se não fizer a validação cadastral, o benefício será bloqueado no mês seguinte. Além de atualizar os dados cadastrais dos beneficiários, a finalidade da Prova de Vida do SergipePrevidência é de evitar pagamentos indevidos de benefícios e outros tipos de fraudes.

Como fazer Em https://www.sergipeprevidencia.se.gov.br/meurpps/ , estão disponíveis as orientações e o link para baixar o aplicativo Meu RPPS. Já em https://www.sergipeprevidencia.se.gov.br/provadevida/ , o beneficiário pode conferir as informações de como fazer a Prova de Vida pelo aplicativo e de casos específicos referentes a acamados, hospitalizados, tutelados e curatelados, e residentes em outro estado ou país”, explica o presidente do órgão, José Roberto de Lima Andrade. Mais informações pelo telefone (79) 3198.0800, pelo whatsapp exclusivo para mensagem (79) 9191.6274 e pelo e-mail atendimento@sergipeprevidencia.se.gov.br.

Pacatuba: iniciadas tratativas para implantação do PGRS digital A Prefeitura de Pacatuba iniciou as tratativas para implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) Digital. O sistema será disponibilizado gratuitamente através de um acordo de cooperação firmado entre o município e o Instituto Gestão Brasil (IGB), que inclui suporte e treinamento. Desta forma, nenhum recurso público será aplicado na utilização do PGRS Digital Módulo de Gestão Pública.

Normas A iniciativa visa adequar o município as normas previstas na Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS), e na Lei 14.026/2020, que instituiu o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, bem com na Resolução nº 079/2021, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que envolve a criação de taxas para a prestação do Serviço Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos (SMRSU).

Apresentação Por tratar-se de um projeto multidisciplinar, as discussões sobre o PGRS Digital contaram com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Edna Scotti, e do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inclusão, Mario Rosa de Albuquerque. Engenheiros, arquitetos e uma técnica em segurança do trabalho também participaram dos debates representando a Secretaria Municipal de Obras. A apresentação do sistema foi realizada por Sergio Tomich, José Arthur e José Carlos Farias, do IGB.

Compromisso A busca da Prefeitura de Pacatuba pela adoção do PGRS Digital demonstra o compromisso da gestão da prefeita Manuella Martins com o planejamento das ações municipais que objetivam inserir na rotina da administração o uso de ferramentas informatizadas modernas, a racionalização e a otimização de processos administrativos visando dar maior celeridade e credibilidade aos serviços prestados à população.


O Sergipe Rural de sábado, 5 de março destaca a revitalização da barragem do assentamento Barra da Onça em Poço Redondo e os detalhes da licitação para conhecer a empresa que vai administrar o terminal pesqueiro em Aracaju. Você vai ver também o crescimento da safra de tomate no perímetro irrigado Piauí, em Lagarto e o plantio agroecológico do açai em São Cristóvão. O programa agropecuário da Aperipê TV vai ao ar às 7h da manhã do sábado, com reprises aos domingos e quartas – feiras às 8 da manhã. E se perdeu o programa basta procurar o Sergipe Rural no YouTube.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Da série Aracaju Profundo, por Antônio Samarone, médico sanitarista: “O Restaurante da Marina em São José dos Náufragos não é a “alta cozinha” dos restaurantes grã-finos, nem a cozinha congelada dos Shoppings. O Restaurante da Marina é a cozinha ancestral do Aracaju. É a herança dos Tupinambás, dos Negros e das Iaiazinhas portuguesa. É o tempero remexido por 400 anos, pelas mãos populares de cozinheiras talentosas. Cumpre-me o dever de informar: existe uma cozinha sergipana! É só procurar nas veredas do Aracaju.”

 



VEM AÍ! A maior feira multisetorial do Estado, com inúmeras oportunidades para os empreendedores e consumidores. É a EXPO SERGIPE! Uma grande exposição com produtos e serviços sergipanos, que acontecerá de forma itinerante, pelos quatro cantos do Estado. Em 2022 serão 3 edições, em municípios diferentes. Aguardem…. Siga @expo_sergipe e acompanhe as novidades!


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

O Artista da Fotografia Por Antônio Carlos Sobral Sousa*

Sergipe perdeu, recentemente, um filho ilustre, Lineu Lins de Carvalho, um dos primeiros profissionais de fotografia a registrar eventos da sociedade sergipana. Lineu foi, também, pioneiro no uso de câmeras digitais. Tornou-se um apaixonado pela arte fotográfica e, talvez, a sua predileção por capturar imagens do cotidiano, de artesanatos e de crianças tenha sido o caminho que escolheu para melhor sentir o lado belo da vida. Logo cedo, ainda na adolescência, começou a demonstrar interesse pela fotografia e com vivacidade e inteligência aperfeiçoou, de forma autodidata, os seus conhecimentos no ofício, tornando-se profissional do ramo aos 19 anos de idade, em 1956. Possuidor de grande sensibilidade, as lentes de seus aparatos captavam, com magia, detalhes que só os artistas conseguem.

Quando eu era adolescente, na década de 60, morei na casa número 62, da Travessa Benjamin Constant, no oitão do então Palácio do Governo, ladeada pela residência de meus bisavôs maternos e pelo badalado estabelecimento fotográfico, “Lineu Studio”, talvez o primeiro do nosso estado. Recordo do intenso movimento de pessoas que procuravam os seus serviços profissionais. Vários acontecimentos da nossa família foram registrados por Lineu; ainda detenho várias fotos com a sua assinatura.

Quando retornei para Aracaju, no final dos anos 80, após temporada de Residência Médica e Doutorado nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, respectivamente, passei a ser requisitado com frequência para ministrar aulas, regularmente, tanto em eventos locais como nacionais. Naquela época, o material didático era exposto mediante slides ou diapositivos que consistiam em imagem estática, positiva, podendo ser em cores, montados em molduras, que eram dispostos em um carrossel, para possibilitar a sua projeção em uma tela. Era necessária atenção refinada na montagem dos slides, para não ser surpreendido, durante a apresentação do material, por slide invertido e/ou fora da sequência desejada. Vale ressaltar, que a confecção dos slides precisa de aparelhagem e técnica. Como eu não possuía nenhum dos dois pré-requisitos, fui recomendado a procurar os serviços de Lineu, que estava se dedicando, também, a produzir diapositivos para palestrantes. Passei a ser um habitué do seu estúdio, então localizado na Av. Ivo do Prado. O cuidado desprendido na combinação de cores, nos tipos e tamanhos de letras empregadas, harmonicamente dispostas, faziam de cada slide, uma verdadeira obra de arte, merecendo elogios de colegas que assistiam as minhas apresentações Brasil afora.

Quando prestei concurso para Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, o certame constou do julgamento do Curriculum Vitae, prova escrita e prova didática, cujo tema fora sorteado 24 horas antes. Recordo que cheguei ao estúdio de Lineu por volta das 18 horas, passando, imediatamente, a proceder a confecção dos slides que ficaram prontos em torno das 23 horas. Na manhã seguinte, fiz a minha apresentação e logrei aprovação. Fica, portanto, o preito de gratidão ao “Mago” da fotografia sergipana que para muitos foi, também, o “Artista da produção de slides”!

* Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação. Artigo publicado no JC no último fim de semana.



PELO TWITTER

www.twitter.com/mc_jornalista Tem gente do campo progressista tratando Putin como herói. Ou eu não entendi nada ou essa gente radicalizou geral.

www.twitter.com/LeonardoBoff Esse grito é verdadeiro e todos deveríamos gritá-lo por todos as midias: “Que se calem as armas. Deus está do lado dos artesãos da paz,não com os que usam a violência”.Valem especialmente para Putin,USA (drones a Somália e Iemen), para o nosso Inominável que idolatra torturadores.

www.twitter.com/andrefran

A Ucrânia e os ucranianos são nazistas? Não!

Zelensky é nazista? Claro que não!

Mas o país flertou com grupos neonazi na Euromaidan, legitimou organizações nazi, Min do Interior apoiou batalhão nazi, tiveram 2% de votos nas eleições…

E isso merece críticas. Não guerra.


www.twitter.com/thiamparo P.S.: àqueles que falam: “ah, e violações pelos EUA? E pela OTAN?” São inúmeras. A forma como Obama descreve na sua biografia que ordenar a morte por drone era sua função é estarrecedora. Há uma longa literatura crítica. Agora, isto não exime Rússia de crítica, pelo contrário.


 

 

 



Frase do Dia
“O único ditador que eu aceito é a voz silenciosa da minha consciência.” Mahatma Gandhi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-03/papa-francisco-missa-quarta-feira-cinzas-paz-ucrania-guerra.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais