Qual a melhor política de backup?

Para garantir que você nunca perca dados essenciais, considere implementar uma abordagem de backup sempre que possível.

Você precisa ter 3 cópias dos seus dados. Isso significa que, ao lado do arquivo original, deve haver duas outras cópias de backup.

Segurança nos dados (Foto: Pixabay)

Os arquivos originais e um conjunto de dados de backup podem residir no mesmo local, mas devem ser armazenados em 2 mídias diferentes. Isso significa que você não deve armazenar um backup de um disco na mesma unidade pois se a unidade morrer, você perde os arquivos originais e o backup!

Você deve ter um conjunto de dados de backup externos. Isso garante que, se um incêndio, roubo ou malware levar à perda de dados no local, ainda existirá uma cópia sobressalente em algum outro local.

Muitos preferem uma solução de backup baseada em nuvem. Com essas soluções de backup, os dados são armazenados em um datacenter, possivelmente em outro estado, país ou continente. No entanto, você também pode armazenar discos rígidos com os dados da empresa em casa ou manter uma cópia dos dados na casa de parentes.

Existem algumas outras recomendações para garantir que seus dados estejam seguros:

  • Idealmente, os dois conjuntos de dados de backup são criados usando 2 soluções ou mecanismos de backup diferentes. Isso garante que, se um aplicativo falhar ou parar de funcionar, o segundo mecanismo de backup ainda garante que você tenha um conjunto completo de dados.
  • Periodicamente, você precisa verificar seus backups restaurando alguns arquivos do backup. Dessa forma, você sabe que o backup não está corrompido e permanece familiarizado com o procedimento adequado para restaurar arquivos.
  • Idealmente, um dos backups também contém dados de versão, o que significa que não é apenas a versão atual dos arquivos que é copiada, mas também versões mais antigas. Se um arquivo for acidentalmente corrompido, seus backups também conterão um arquivo corrompido. Isso torna esses backups inúteis também. Se você ainda possui uma versão mais antiga desse arquivo ou um backup mais antigo, isso oferece pelo menos uma chance de recuperar os dados.
  • Pelo menos uma das soluções de backup deve ser totalmente automática.  O backup manual de dados é perfeitamente possível, mas é chato e pode ser atrasado facilmente. O desastre ocorrerá depois que o backup for adiado por meses (ou anos) e o único backup que você ainda possuir está completamente desatualizado.
  • Diferentes tipos de dados podem exigir uma estratégia de backup diferente. É necessário fazer backup dos dados essenciais em tempo real ou todas as noites. Dados menos críticos podem ser protegidos todo fim de semana. Muitas empresas criam um espelho do disco de inicialização dos computadores uma ou duas vezes por ano, apenas para evitar o incômodo de ter que reinstalar o sistema operacional e todos os aplicativos se um computador for danificado.
O que incluir no backup

Não há necessidade de fazer backup de todos os dados em todos os sistemas. Existem milhares de arquivos, como arquivos temporários, que são irrelevantes. Vale a pena ser seletivo nos arquivos que são salvos em backup.

Os backups tornam-se mais fáceis de gerenciar se todos os dados importantes usados ​​em todos os sistemas estiverem centralizados. Fazer backup de um único volume de dados em um servidor ou Sistema NAS é mais fácil do que configurar um aplicativo de backup em vários sistemas. Antes de pensar em uma estratégia de backup, verifique primeiro se há uma política geral de armazenamento.

É fácil ignorar os dados de configuração, mas muitas vezes as pessoas passam muito tempo configurando aplicações e esquecem que todo esse tempo pode ser perdido.

Minha própria estratégia de backup pessoal

Em casa, todos os dados essenciais são centralizados em um HD em nosso computador principal. O histórico de arquivos do Windows é usado para fazer backup desses dados, incluindo revisões mais antigas dos arquivos, em um disco rígido interno. Um aplicativo de Backup terceiro é usado para criar um segundo backup em uma rerede externa.

De tempos em tempos, copio manualmente os dados para uma das duas unidades USB externas. Durante as visitas à família, o passeio com a cópia mais recente é transferido para um armário na casa dos meus pais. Essa foi uma maneira segura de manter o máximo os meus dados, vocÊ pode implementar sua própria política de backup, espero que faça regularmente!

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais