Quando o lixo é tratado com seriedade

Os sergipanos, principalmente os aracajuanos, sabem que há mais de 10 anos a imprensa noticia reuniões e mais reuniões de prefeitos e autoridades para resolver o problema da destinação final do lixo de Aracaju e de toda região metropolitana. Muita polêmica, decisões judiciais e nada de concreto.

E de lá para cá foram aparecendo soluções, áreas para construir aterros, sem as mínimas condições técnicas e ambientais e o lixo sendo empurrando, literalmente, para baixo do tapete, ou melhor, para o lixão do bairro Santa Maria. Na mais recente polêmica a tentativa de uma empresa construir um aterro sanitário numa área em Socorro, perto de moradias, com aquíferos e que certamente seria um crime ambiental sem precedentes.

Enquanto alguns procuravam soluções mirabolantes e algumas até  através do famoso “jeitinho brasileiro” (ainda bem que em Sergipe o MPE e o MPF são atuantes), uma empresa genuinamente brasileira, a Estre Ambiental, que nasceu em SP e hoje atua em alguns países da América do Sul, escolheu Sergipe como porta para entrada de seus serviços no Nordeste. E sem alarde, mas com um trabalho técnico de acordo com todas as normas e respeitando o meio ambiente escolheu uma área (depois de 1 ano de estudo) em Rosário do Catete, onde instalou o Centro de Gerenciamento de Resíduos, que começou a funcionar em julho de 2011.

Ontem, 04, o titular deste espaço participou de uma palestra proferida à imprensa e futuros gestores pelo diretor de novas tecnologias da Estre, Pedro Stech, onde foi  abordada com clareza a importância do aterro sanitário e todo gerenciamento dos resíduos sólidos, através de uma proposta sustentável, adequada e economicamente viável principalmente para as prefeituras. Hoje apenas seis prefeituras destinam o lixo que recolhem para o aterro de Rosário. O aterro hoje processa 100  toneladas diárias, quando está preparado para receber mil toneladas diariamente.

O Centro de Gerenciamento de Rosário está sendo modelo para a região. Lá quase tudo poderá ser aproveitado do lixo. Além do tratamento adequado do chamado chorume, passando por todos os outros tipos de resíduo até mesmo a transformação de alguns tipos de resíduos no combustível que polui menos e é usado pelas indústrias de cimento.  Uma energia renovável chamada de “cimento verde”.  O Centro de Rosário tem tanta importância hoje para a direção da empresa que uma máquina, importada da Finlândia, conhecida como Tiranossauro (máquina que tritura, separa e transforma o lixo em combustível) está aguardando no porto do Espírito Santo para ser instalada em Rosário. Essa máquina, a Estre só tem na sua primeira unidade em Paulínia (SP).

A empresa já está finalizando também uma estação de transbordo de resíduos numa área na BR-235 (próximo ao viaduto da Br-101), onde num grande galpão carreatas receberão o lixo da região metropolitana (direto dos caminhões) e no mesmo momento levarão para o aterro em Rosário. É uma solução usada nas regiões metropolitanas para  que o custo do transporte não fique elevado. Enquanto um caminhão de lixo comum leva apenas poucas toneladas compactadas uma carreata leva cerca de 35 toneladas de uma só vez. Tudo dentro das normas ambientais vigentes.

O que o blog constatou ontem, 04, que já existe uma solução concreta e sustentável para acabar com os lixões do bairro Santa Maria, em Aracaju, da Palestina, em Socorro e em outros municípios. Ainda bem que o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal estão atentos e cansados de uma polêmica que parecia indefinida, mas cuja solução virou realidade. A última lei sancionada pela presidente Dilma sobre o assunto deu um prazo até 2014 para que se acabe com os lixões.

É um exemplo que quando o lixo é tratado com seriedade e decência a solução aparece sem acomodações e jeitinhos.

A volta de Flávio Conceição ao TCE
O Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, começou a julgar, ontem, através da Segunda Turma, o Recurso em Mandado de Segurança impetrado por Flávio Conceição contra a decisão do TJ/SE, que determinou, por maioria, a sua aposentadoria, considerando regular o processo administrativo disciplinar aberto pelo TCE/SE contra o ex-conselheiro. O Relator do processo, Ministro Humberto Martins, entendeu que o Tribunal de Contas não poderia convocar um auditor para substituir Flávio, o que, por isso, o levou a anular o processo administrativo desde o momento da referida convocação. O voto do Relator causou uma discussão com o Presidente da Turma, Ministro Herman Benjamin, que não concordava com a tese levantada, até porque, segundo ele, o voto do auditor convocado, se desconsiderado, mesmo assim haveria votos suficientes para determinar a aposentadoria. Em face, pois, dessa discussão, o Presidente resolveu pedir vistas.

A volta de Flávio Conceição ao TCE II
O retorno de Flávio Conceição ao TCE significa o afastamento do Conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, cuja entrada naquela Corte mudou significativamente o seu perfil. Em três anos, Clóvis conseguiu sensibilizar os seus pares no sentido de efetivar uma radical transformação na Casa, antes que um Conselho Superior determinasse. Na gestão de Isabel Nabuco, foi o presidente da Comissão que elaborou a nova Lei Orgânica, adaptando-a ao que de mais moderno existe hoje no País, assim como a criação do novo Regimento Interno. Atualmente, está presidindo uma comissão que está reorganizando as Resoluções internas e empenhado em reestruturar os cargos em comissão do Tribunal. Embora ainda não se tenha uma decisão do STJ, a leitura que se faz é que o voto do relator tem tudo para prevalecer, como comentou um advogado ouvido ontem após o julgamento. A volta de Flávio, portanto, vai causar uma grande reviravolta em Sergipe.

A volta de Flávio Conceição ao TCE III
Faltam ainda quatro votos, o do presidente da segunda Turma do STJ, Ministro Herman Benjamin, Ministro Castro Meira, Ministro Mauro Campbell e Diva Malerbi, Magistrada convocada em lugar do Ministro César Asfor, que se aposentou. O processo poderá retornar à pauta na próxima terça-feira (11). Clóvis Barbosa não quis se manifestar sobre as teses discutidas ontem no STJ, mas disse que estava tranquilo em relação à qualquer decisão. Disse ainda que só não aceitava ser colocado em disponibilidade, pois não tinha vocação para receber salário sem trabalhar. “Volto para onde nunca devia ter saído: a advocacia”, acentuou.

A volta de Flávio Conceição ao TCE  IV
Curiosidades com o retorno de Flávio Conceição ao Tribunal de Contas: Ele hoje é considerado ficha suja, pois, recentemente, o Tribunal de Justiça manteve uma decisão do Juízo de Frei Paulo que condenou Flávio por improbidade; a ida de Suzana Azevedo para o TCE vai criar uma situação constrangedora fruto das gravações dela com Flávio de conhecimento de toda a sociedade sergipana; mas se o escolhido for Belivaldo Chagas a situação continua também constrangedora. Gravações flagraram ambos fazendo lobby num julgamento do deputado André Moura no TRE e que foi objeto de uma investigação pelo STJ. Essas gravações são conhecidas como “fale com o número um”.

A volta de Flávio Conceição ao TCE V
A volta de Flávio Conceição ao TCE é do interesse de vários grupos políticos, sejam da situação como da oposição. Os serviços prestados por ele a esses agrupamentos são considerados relevantes. As pessoas chegadas a Flávio sempre tem dito que ele é uma “bomba ambulante”, que se abrir a boca tem muita coisa a dizer da esmagadora maioria da classe política. Finalmente, a sua presença como conselheiro da ativa faz com que o processo da operação navalha continue no STJ, uma vez que esta condição faz com que ele tenha foro privilegiado.

União
Ao discursar ontem a tarde, 04, na posse dos secretários Silvio Santos (Casa Civil) e Pedro Lopes (Governo) o governador Marcelo Déda voltou a reforçar a unidade com o vice-governador Jackson Barreto. Ele deixou claro que podem existir divergências que são naturais em duas lideranças com identidades fortes, mas quem pensar em alguma ruptura pode esquecer, que eles estão a cada dia mais unidos em prol do povo sergipano.

Recursos
Antes pela manhã, numa reunião com o Núcleo de Governança, Déda voltou a analisar alternativas para fechar o ano fiscal atual e vai hoje a Brasília em busca da ajuda da presidente Dilma. Déda se referiu a situação financeira de vários Estado e disse que na audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ele e outros governadores pedirão uma solução para a crise por conta da queda do FPE.

UFS elege Ouvidor Geral
Os membros do Conselho Superior (CONSU) da Universidade Federal de Sergipe elegeram na manhã dessa terça-feira, 4, o servidor José Firmo, para Ouvidor Geral da instituição.Firmo substituirá na Ouvidoria o Prof. Marcionilo Melo Lopes Neto, que renunciou ao cargo para assumir a chefia de gabinete da reitoria da UFS.José Firmo é servidor da UFS há 19 anos, tendo assumido vários cargos de gestão, entre eles Prefeito do Campus, Diretor do Restaurante Universitário e Membro das Comissões de Leilão e Inventário.José Firmo terá como Vice Ouvidor o servidor Joseilton Nery Rocha. A chapa obteve 93,3% dos votos dos conselheiros presentes.

Plano Diretor: fórum homenageia vereadores e entidades
O Fórum em Defesa da Grande Aracaju realizará na manhã dessa sexta, 7, na sede do Sindiprev, um ato para homenagear os vereadores Nitinho (DEM), Bertulino Menezes (PSB), Moritos Matos (PDT) e Doutor Emerson (PT) pela forma como eles votaram as emendas do Plano Diretor. Além dos vereadores, o fórum homenageará a Deputada Ana Lúcia (PT) e várias entidades sindicais, entre elas a CUT.

Ato
Participarão do ato autoridades e estudiosos do Plano Diretor, entre eles, o Promotor Sandro Luiz da Costa, o engenheiro Juan Carlos Gortaire Cordovez, o vereador e vice-prefeito eleito da Barra dos Coqueiros, Cláudio Barreto (Caducha), o Advogado Clarkson Ramos, o presidente da CUT, Rubens Marques (Dudu),O fórum entregará ainda pastas contendo documentos e cópia do projeto do Plano Diretor aos quinze vereadores recém-eleitos.

Conselho Estadual de Cultura
No último dia 16 de agosto, O Conselho Estadual de Cultura completou seu 45º aniversário. E entre as comemorações no próximo dia 13, serão homenageadas algumas pessoas que ajudaram a construir a história do conselho. Entre elas o
grande intelectual itabaianense Alberto Carvalho, ex-funcionário aposentado do Banco do Brasil e professor emérito da UFS, já falecido. Justa homenagem, vez que Alberto Carvalho é um dos mais importantes vultos da cultura de nosso Estado, em todos os tempos. O pai do titular deste espaço, Célio Nunes, já falecido, que foi membro do conselho por algum tempo, também será homenageado.

Caos total
Se não bastassem os atrasos de salários de servidores, risco iminente de não se pagar o décimo terceiro do funcionalismo, governo do estado e prefeitura de Aracaju estão sem pagar a vários fornecedores. Por conta disso construtoras, locadoras, empresa de limpeza pública e produtora de video – entre outras – estão também sem poder pagar a seus empregados e fornecedores.

Como avestruzes
Os gestores públicos que foram tão decididos na hora de mandar fazer os serviços durante o período eleitoral, agora tentam fugir de suas responsabilidades e até se aborrecem com as cobranças. Como avestruzes enterram a própria cabeça no chão. Bobagem. Logo estarão às voltas com sérios embaraços no tribunal de contas, ministério público, justiça do trabalho e até mesmo, com seus recentes candidatos, junto à justiça eleitoral.

UFS: Campus de Itabaiana debate com comunidade
A deputada estadual Maria Mendonça declarou ontem, 04, que o Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Professor Alberto Carvalho, em Itabaiana, através do seu diretor, professor Marcelo, teve a ideia de abrir a universidade e fazer com que seu papel de formulador de ideias fosse colocado para a sociedade, abrindo o campus para a sociedade discutir os problemas da comunidade.

Banalização da violência
“Ontem, às 18 horas, a comunidade acadêmica e a sociedade itabaianense debateram numa reunião suprapartidária um tema importante , a banalização da violência, e abriram um fórum permanente de debate sobre o assunto. Cada um disse o que pensa. A violência não é culpa apenas da falta de segurança, pois temos violência contra as mulheres, homossexuais, as lésbicas, a violência contra os negros, são muitas formas e discriminação”, observou a parlamentar.

Papel
Maria Mendonça disse que se sentia feliz em ver a universidade cumprir seu papel ao abrir espaço para essas discussões, como a violência, tema que está na ordem o dia. “O resultado será glorioso quando a o conjunto da sociedade decidir contribuir, cada um no exercício da sua cidadania, interagindo. Os problemas serão solucionados a partir da decisão e da iniciativa do gesto de cada um”, refletiu.

Ana destaca vitória de militantes do Levante Popular
Na manhã  de ontem, 04, os seis militantes do coletivo Levante Popular da Juventude, que vinham sofrendo um processo judicial movido pelo Dr. José Carlos Pinheiro, compareceram à audiência no Tribunal de Justiça e tiveram a queixa-crime retirada pelo médico.A deputada estadual Ana Lúcia (PT), que esteve solidária aos estudantes durante todo o processo, parabenizou a militância pela vitória, lembrou da importância da criação da Comissão da Verdade estadual, e disse que já tramita na casa legislativa proposta para que a Assembleia tenha essa Comissão, até para o fortalecimento da Comissão Nacional.

Lembrança
Ana relembrou um triste episódio de perseguição política sofrida pelos comunistas em Aracaju, em 1947, no governo de José Rollemberg Leite, tempo em que diversos vereadores e deputados tiveram seus mandatos cassados. Foi realizado um grande ato, organizado em frente ao antigo Cine Rio Branco pelos irmãos socialistas Carlos Garcia e seu irmão Antônio Garcia, onde o comunista Anísio Dario, carpinteiro e militante do Partido Comunista, acabou assassinado. Era 29 de novembro.

Ato-show
Hoje ocorrerá na Praça Fausto Cardoso um Ato-Show em solidariedade aos seis estudantes processados. Diversas entidades sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda estão apoiando o ato.Diversos artistas do estado e até de fora estarão participando dessa manifestação, tais como Banda dos Corações Partidos, Alex Santana, Chico Queiroga & Antonio Rogério, Lupércio, Alunte e Pedro Munhoz (RS).

Projeto sergipano é apresentado na Argélia
Os bons resultados obtidos com o cultivo intensivo da palma em Sergipe continuam despertando a atenção de pesquisadores internacionais. Depois de ser destaque em eventos na Argentina e Marrocos, desta vez o projeto ‘Palma para Sergipe’ foi apresentado na Argélia, nesta terça-feira, 4 de dezembro, durante o ‘First International Seminar of Cactus in Argelia’, que reuniu representantes de 12 países.

Projeto sergipano é apresentado na Argélia II
Desenvolvido pelo Sebrae Sergipe e executado pelo consultor Paulo Suassuna em 16 municípios, o projeto teve início no segundo semestre de 2007 e desde então já beneficiou mais de 500 produtores. Nas regiões onde a iniciativa é desenvolvida, os índices de variam entre 350 a 700 toneladas de palma por hectare, cerca de 10 vezes mais que o obtido no processo tradicional. O modelo de produção já garantiu o plantio de mais de um milhão de palmas em solo sergipano.

SEPM e CDDM promovem roda de conversa nesta 5ª feira
Gestores responsáveis por setores que compõem à Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência no estado de Sergipe, participam de uma roda de conversa às 14h30 desta quinta-feira, 6, na sede da Escola Superior de Advocacia (ESA). A ESA fica localizada na travessa Martinho Garcez, antiga sede da OAB. Intitulado Roda de Conversa ‘Tecendo a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência’, o evento será promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM/OAB).

Retirada de patrocínio 
Na última segunda-feira, 03, o senador Paulo Bauer (PSDB/SC) fez, da tribuna do Senado Federal, mais um pronunciamento alertando para o açodamento com que o governo está tratando uma questão de fundamental importância que é a retirada do patrocinador dos fundos de pensão, dando ênfase especial à PREVI, que é o maior da América Latina. O parlamentar catarinense pediu uma atenção e um cuidado maiores nas discussões sobre esse tema.

Retirada de patrocínio II
Para tanto, solicitou à mesa do Senado que sejam adotadas as devidas providências para designar um relator para projeto de decreto legislativo de sua autoria que versa sobre a Resolução CGPC número 26, que autoriza o repasse da metade do superávit da PREVI para o patrocinador, o Banco do Brasil, num desrespeito flagrante à Constituição do país. Segundo Paulo Bauer, a retirada do patrocinador não pode ocorrer sem que o assunto seja encaminhado via projeto de lei pelo poder executivo. A PREVIC, órgão do Ministério da Previdência, deverá realizar reunião, nos próximos dias, para discutir o assunto. Segundo o senador, uma decisão sobre a matéria passa, obrigatoriamente, pelo Congresso Nacional.

TV Aperipê exibirá sete Especiais de Final de Ano
A TV Aperipê durante todo este ano desenvolveu produções de cunho cultural, educativo e de jornalismo cidadão em suas diversas vertentes. Com o objetivo de brindar seu público com temas enriquecedores, foram produzidos sete especiais, voltados para arte cênica, danças, música de estilo clássico e popular, que serão exibidos durante o mês de dezembro, inicialmente às quartas-feiras, a partir das 19 horas.

Programação diferenciada
Segundo o jornalista Luciano Correia, presidente da Fundação Aperipê – FUNDAP e idealizador do projeto, os Especiais  nasceram da necessidade de exibir uma programação diferenciada, assim como é feito tradicionalmente pelas grandes redes de televisão neste período.

Arte e cultura de SE
Entretanto, Luciano Correia  ressalta um detalhe: “A maioria dos canais regionais apenas retransmite os especiais produzidos pelas suas cabeças de rede. Aqui, a oferta é local: são sete especiais com o melhor da arte e cultura sergipanas, independente do que venha a ser programado pela TV Brasil. Ao brindar os sergipanos com esses programas, mantemos nosso compromisso de fazer conteúdo local com qualidade”, enfatiza.

Programação completa
A programação: Quarta-feira 05/12 – Che História de um Guerrilheiro; Quarta-feira 12/12 – Heitor Mendonça; Quarta-feira 19/12 – Orquestra Sinfônica de Itabaiana; Segunda-feira 24/12 – Remantique; Terça-feira 25/12 – Orquestra Sinfônica de Sergipe; Quarta-feira 26/12 – Casamento Suspeitoso; Quinta-feira 27/12 – Joesia Ramos (O amor e a peleja) e Sexta-feira 28/12 – Cubos/Expressão.

1º Happy Hour Security
No próximo dia 14 de dezembro, a partir das 12h, será realizado em Aracaju, na churrascaria Labareda Grill, o 1º Happy Hour Security in Sergipe destinado a profissionais de segurança privada. O objetivo do encontro é ampliar o networking e discutir sobre o plano de ações para o ano de 2013 e ao final uma confraternização com um almoço. A organização é da Blackgoat Consultoria em Segurança, da CES (Consultoria Estratégica em Segurança) e a Security. O evento tem o apoio da ABSEG e CEAS-BRASIL. Mais informações pelo telefone 9941-7717 ou no e-mail:evento@blackgoat.com.br.

Esclarecimentos jornalista Cícero Mendes
Do jornalista Cícero Mendes: "Caro amigo Cláudio Nunes, em seu blog no dia 28 de novembro, o prefeito José Evangelista tentou esclarecer alguns fatos verdadeiros que estão ocorrendo durante o final frustrante do seu mandato. Digo frustrante, porque não foi para ver General sendo tratado dessa forma que a população o elegeu em 2008. Em completo estado de abandono e desmando administrativo. Se ele é tão bom assim, porque o mesmo povo não o reelegeu? Por que não o quis mais quatro anos como prefeito? Por que deu um NÃO ao seu modelo pífio e incompetente de governar, que provocou greves de professores, deixou obras paralisadas, retrocedeu no social e na saúde. Ele está sim, dificultando a transição e desrespeitando a legislação ao não repassar, integralmente, o valor da Câmara Municipal, o que significa crime de improbidade administrativa. Lamento, somente, por ele se referir a mim como “os Cíceros do mal”. Mas isso não é novidade, porque é dessa mesma forma grosseira e deseducada que ele trata o povo de General Maynard, talvez por não aceitar críticas e se sentir suplente de Deus. Sou jornalista profissional, presto serviço de assessoria para o Legislativo e fui o responsável pelo marketing da campanha do prefeito eleito Miraldo. Infelizmente, tive o desprazer de estar com esse senhor Evangelista em 2008, acreditando que seria um político de palavra, o que para mim foi uma grande decepção. Portanto, sr. prefeito, tenha mais respeito aos profissionais da imprensa, arrume logo a casa, assine os ofícios para a prorrogação das obras, abra o processo de transição e pague o que deve à Câmara. Tente sair da gestão municipal com um mínimo de dignidade e não fique perdendo tempo e esforço tentando justificar suas atrocidades administrativas. O povo de General espera com expectativa a chegada do dia 31 de dezembro para o início da administração “Construindo a cidade que a gente quer”.  

DO LEITOR

Eu quero é prova!…
Do leitor Dinho Santana: “Partindo-se do princípio do dito por Nelson Rodrigues de que: " Toda unanimidade é burra" , devemos temer as afirmativas feitas em entrevista ao Jornal da Cidade do último dia 02/12, do reeleito presidente da seccional sergipana da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Carlos Augusto Monteiro Nascimento! Considerar que: " nunca na história da instituição em Sergipe  houve um eleição com chapa única é o mesmo que corroborar com outro pensamento do Nelson Rodrigues, omde se: "Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."  Se sendo a preocupação do senhor Carlos Augusto, quanto  ao fim da obrigatoriedade do exame da ordem, em Sergipe teriamos 25 mil  dos atuais 7.021 e dos quais só 4.521 em atividade! Contrário Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito (MNDB), a tal exigência de aprovação no Exame de Ordem para que o bacharel em Direito possa se tornar advogado e exercer a profissão por ferir o direito; o qual por certo caracteriza uma reserva de mercado levando- se em consideração,  que o mesmo não proteja o cidadão que procura o amparo legal das suas pendências jurídicas de passar a ser vítima de supostos advogados "Fichas Sujas" os quais blindados no corporativismo da ordem a qual não pune!… Se quer respaldar seriedade com ética;  que a mesma apresente nomes de advogados penalizados, no ano em curso ou mesmo nomes nos últimos dois anos de algum dos seus pares que tenham perdido o direito de advogar? Ai sim senhor Carlos Augusto poderemos que o cidadão terá suas de,andas atendidas… Se na mais alta corte como o Supremo Tribunal Federal – STF, a sociedade brasileira está descrente pelas primarias e constantes discussões dos ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, com salários garantidos na vitaliciedade,  como acreditar em quem luta por honorários blindados na impunidade da toda poderosa ordem!… Saúde e paz”.

Sugestão: Parceria FSF/Sebrae p/ cursos de formação administrativa dos dirigentes
Visando a modernizar o futebol profissional de Sergipe, a FSF bem que poderia organizar, em parceria com o Sebrae, um curso de administração de empresas adaptado aos clubes do Estado. Esta ideia que o blog apresenta teria, indubitavelmente, o apoio dos dirigentes daquele órgão, cuja atuação volta-se, preferencialmente, para as micro e pequenas empresas. A avaliação dos participantes seria feita através de trabalho de campo, literalmente.

Avaliação
Os dirigentes dos clubes seriam avaliados no decurso das competições previstas para 2013. Os presidentes e demais dirigentes receberiam conhecimentos de administração geral, contabilidade e gestão financeira. E, é claro, haveria um conteúdo voltado para a área esportiva, com ênfase na legislação vigente, abordando o Sistema Desportivo Nacional. Para completar a parceria, poderia entrar uma entidade governamental, a Secretaria de Esporte e Lazer ou a Secretaria de Educação. Esta sugestão tem como único fito colaborar com o desenvolvimento do futebol sergipano.

Futebol
Palmeiras dispensa 20 jogadores. /// Dunga ainda não assinou com o Internacional. /// Romário pede CPI contra a CBF. /// Derrotada no Flamengo, Patrícia Amorim luta por secretaria na Prefeitura do Rio de Janeiro. /// Festa e confusão no embarque do Corinthians rumo ao Japão. /// Santos insiste: quer Montillo, em 2013. /// Hoje, no LA BOMBONERA, em Buenos Aires, o São Paulo vai enfrentar o Tigre, na primeira partida decisiva da Copa Sul-Americana.

Curtas
Governo anunciará novas medidas de desoneração ainda esta semana. /// Mantega compara economia de 2012 com a do ano em que a crise começou. /// Policiais militares presos recebiam propina de 5 mil reais por plantão. /// Ministro Cardozo nega grampo em conversas entre Lula e Rosemary. /// Réu confesso, cabo da PM dá detalhes sobre execução da juíza. /// Déda empossa dois novos secretários: Sílvio Santos na Casa Civil e Pedro Lopes na Secretaria de Governo. /// Núcleo da governança faz sua primeira reunião. /// Situação financeira na ordem do dia. /// Polícia sergipana mostra eficiência nesses últimos dias. /// Recursos para catástrofes: o governo federal só utilizou 48 por cento, em 2012. /// Alberto Carvalho vai ser homenageado pelo Conselho de Cultura. /// Senador Paulo Bauer faz novo pronunciamento criticando a retirada de patrocínio dos fundos de pensão. /// Parlamentar catarinense aponta açodamento por parte do governo. /// Bancários realizam protestos contra demissões no Santander. /// Ministro da Fazenda nega aumento do preço da gasolina. /// Dilma vai nomear nos próximos dias o substituto de Carlos Ayres Britto no STF. /// FHC insiste, mas Aécio Neves acha muito cedo para assumir candidatura. /// Dólar mais alto é ferramenta do governo para favorecer a indústria exportadora e impulsionar a economia. /// Moeda americana bate nos 2 reais e 10 centavos. /// Para quem pretende viajar, especialistas recomendam antecipação da compra de dólares. /// Joaquim Barbosa pretende publicar o acórdão do julgamento do mensalão no início do próximo ano.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Jurandi_Moura "A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda" Bom dia, meu povo!

www.twitter.com/adelsonjunior80  Eita calorrrrrrrrr… Cara#@:;###$!!!!!! Em aju tem calor, mas na sombra o vento bate legal… Aqui eh vento quente. Quase tendo um treco!

www.twitter.com/dilsonramoslima  Homem acha que não tem atendimento adequado em posto de saúde, surta e faz disparos com revólver. Ele deve ouvir rádio todos os dias…

www.twitter.com/Anselmocosta_Se Eclesiastes, 3 2. tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado;

www.twitter.com/georgelemos1986  O ruim de ser o último a saber das coisas é que você é o lesado. Ou o corno, como queira o freguês.

www.twitter.com/Machu_Veio  Se você está tenso, te pedem pra relaxar… se você relaxa, te chamam de relaxado!

ARTIGO

A generalização e o delicado momento do Movimento Estudantil em Sergipe          por Thiago Dhatt*

O caderno Especial do Jornal impresso CINFORM trouxe nesta segunda feira a matéria de título "Movimento estudantil da UFS explode em denúncias de corrupção e vai parar no MPF", que trata de uma representação protocolada no Ministério Público Federal pra investigar supostas irregularidades cometidas pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe, no que tange ao projeto "Todas as Línguas". Segundo a matéria publicada, o DCE teria movimentado mais de 700 mil reais, além de estar com o projeto irregular (sem convênio regulamentado com a UFS).

No que diz respeito à essa questão, a UEES foi acionada por alguns discentes, ainda no mês de outubro, que relatavam algumas problemáticas vivenciadas no projeto, dentre elas, a ausência de certificação, umas vez que o DCE, supostamente, não estaria entregando os certificados de conclusão dos cursos. A UEES encaminhou no dia 29 de outubro, ofício destinado à PROEST – Pró Reitoria de Assuntos Estudantis da UFS, solicitando elucidações sobre essas questões, uma vez que a PROEST confeccionava e assinava os certificados dos cursos e passou a não mais proceder desta maneira. Até a presente data a UEES não obteve resposta desta Pró Reitoria, portanto, não pode entrar no mérito da questão ou tecer um posicionamento sobre o caso. A democracia constitucional nos garante as liberdades individuais, o que resguarda nossos diretores de posicionamentos, exclusivamente, individuais e autônomos. Enquanto entidade, é minimamente prudente aguardar um posicionamento da PROEST ou mesmo do Ministério Público Federal, incumbido de investigar a questão.

Mas o que nos chama à atenção neste momento, delicado para a história do Movimento Estudantil Sergipano, foi o Editorial do jornal publicado na página 3 da mesma edição, que de uma forma demasiadamente equivocada e irresponsável, tenta generalizar, pejorativamente, todo o Movimento Estudantil, elencando frases como "passaram a somente olhar para o próprio umbigo", ou "deixaram de ser locais de reivindicação por melhorias sociais" e até mesmo "o movimento se fechou em si mesmo. Parou de fazer política, para se dedicar à politicagem", dentre outras. E nesse sentido, a UEES não pode se calar diante desse ataque ao Movimento como um todo e REPUDIA de forma veemente a forma mal intencionada de ensejar uma polêmica, restrita a um movimento, no caso o DCE UFS, e tentar estendê-la a todos os demais movimentos estudantis sergipanos.

Embora a atual conjuntura, diante do impacto desta denuncia, force ao generalismo comum, e coloque em descrédito e descrença o movimento como um todo, é relevante enfatizar que somos muitos, diversificados e estamos para além dos antagonismos partidários, ideológicos e de governos. Mas, por um viés, o jornal acerta quando coloca "… apenas se adaptaram aos novos tempos. A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, e a chegada do PT à Presidência da República, além da abertura democrática, fizeram com que o movimento estudantil perdesse bandeiras", e de fato, pois foi este movimento que historicamente defendeu o investimento, a democratização e a ampliação do ensino superior em nosso país, o que veio a ocorrer nos últimos anos com a criação de centenas de Instituições de Ensino, a expansão das universidades federais, fazendo com que aqui em Sergipe, por exemplo, a UFS pudesse se expandir e chegar em 17 cidades do interior, ou a criação de programas que oportunizaram milhares de estudantes carentes ao acesso à universidade, entre outros.

Mas, invariavelmente, não nos deixa saciados, tampouco nos cala, pois sabemos que apesar dos avanços e das conquistas, estamos longe daquilo que desejamos do governo. E o mesmo Movimento Estudantil que conquistou a PETROBRAS, desencadeada com a campanha "O Petróleo é Nosso", que lutou avidamente por democracia, e foi perseguido pela Ditadura Militar, esteve à frente da Redemocratização de nosso país, ou mesmo no "Fora Collor", é o mesmo movimento que sai às ruas do país e protagoniza o recente embate nacional pelos Royalties do Pré Sal e 10% do PIB pra Educação, pleito histórico que "estranhamente" não atrai os editoriais na mídia brasileira sobre o movimento. É o mesmo movimento que aqui em Sergipe conquistou nas ruas, protestando, através do "Movimento Não Pago", o não aumento da passagem dos megalomaníacos ônibus de Aracaju. É o mesmo movimento que levou o DCE do IFS e realizar atividades de incentivo à cultura e debates. Movimento também que fez o DCE da UNIT parar a rua em protesto contra a taxa do estacionamento, além de conquistar pautas específicas acadêmicas dentro da universidade. Como também denunciou e conquistou o DCE da FASER. E o que ecoava e contagiava estudantes no carro de som, na porta da faculdade, com o DCE da Pio Décimo. A recente manifestação que levantou a bandeira do boicote aos shoppings pelo DCE da FANESE. Ou a linda caminhada, nesta última semana, que saiu da praça da Bandeira à praça Fausto Cardoso numa jornada de lutas pela Educação feita pelo Levante Popular da Juventude, mesmo movimento que elencou crimes da Ditadura, e denunciou em Aracaju um médico acusado de averiguar até que ponto as vítimas aguentariam uma tortura. E a UEES que enviou à ALESE projetos como a regulamentação da Meia Entrada, com tipificações sobre cultura e o projeto de Meia Passagem Intermunicipal, além de imensuráveis outras 'eticéteras' sobre lutas e conquistas dos DIVERSOS movimentos estudantis que compõem o arco-íris de lutas na nossa Terra Serigy.

Infelizmente essas lutas e essa pluralidade parece não incitar tanto alguns editoriais, que na contradição dos fatos, coaduna estranhamente com a subjugação generalizada, e pela neblina de uns, atira em todos. Não há como comparar o Movimento Estudantil de décadas passadas, de 70 com 80, de 90 com os anos 2000, até porque são conjunturas naturalmente distintas, de tempos distintos. A demanda de um ano pode não ser a do outro, a forma de lutar também. O que dirá de uma década conseguinte. Os tempos podem mudar, evoluir, mas o que não muda, como os exemplos supracitados, são as LUTAS e os nossos diversos MOVIMENTOS. Nós existimos, estamos aqui e exigimos respeito!

*Presidente da União Estadual dos Estudantes de Sergipe (UEES
http://uees.com.br/407/  )

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
     
Frase do Dia
“…Um revolucionário político é um patriota ardente, ele é um lutador pela libertação de seu país,um amigo de sua gente e da liberdade…”
Carlos Marighella, guerrilheiro e político brasileiro, nasceu em 05 de Dezembro de 1911 e foi assassinado em 1969.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais