Quatro anos depois a lei do retorno atingirá Eliane Aquino

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em 2014 quem conhece a política de Sergipe sabe que o maior adversário de Rogério Carvalho na disputa para o Senado não foi a senadora reeleita naquele ano Maria do Carmo e sim alguns aliados dentro do MDB e do próprio PT. No MDB de Jackson, pensando em 2018 muitos não queriam Rogério como senador porque hoje seria o candidato natural ao governo. No PT, Eliane Aquino e muitos não só cruzaram os braços como fizeram campanha contra nos bastidores.

As pesquisas (por isso o blog não acredita) deram às vésperas da eleição uma vitória esmagadora de Maria do Carmo por uma média de 20%. Rogério perdeu por 3% apenas. Se todos aliados do MDB e os “companheiros” do PT tivessem vestido a camisa dele o resultado seria outro.

Fica uma pergunta sobre a aliança Belivaldo e Eliane: ela é programática ou mero utilitarismo eleitoreiro? Aliás, o PT está rachado e o nome de Eliane não adiantou para unir o partido. Leia matéria aqui da Infonet. E texto postado no facebook pelo professor Dudu nesta edição do blog no espaço destinado ao Facebook.

Está clara que a aliança teve muito mais de cunho de projetos pessoais e pragmáticos do que eixos programáticos. Eliane será a esteira para sedimentar uma candidatura em dificuldade e, consequentemente, tirando-a da disputa proporcional foram resolvidas várias lacunas em seu partido e na base aliada.

Não se percebe neste momento nesta composição um projeto de governo consolidado, sequer em construção, apenas um jogo em que os personagens se deslocam no tabuleiro conforme a vontade do jogador mor, neste caso Jackson Barreto.

Não houve um só seminário de análise de conjuntura por parte do PT e aliados. Tudo desapareceu no processo de montagem da chapa. O que está valendo até agora é a mera arrumação para a disputa de cargos e a ocupação de espaços de poder. É a realidade política vencendo por 7×1 a construção de programas estratégicos de governo.

Eliane sabe o ônus e o bônus de ser uma das portadoras de uma coligação bastante diversa e muito complexa e onde é possível haver tantos anti-petistas e críticos dos governos de Lula quanto as chapas de seus adversários. Muitos deles que gritaram “Fora Dilma, Fora PT” e classificam o partido como sendo caudilhista e corrupto. E que ajudaram a Temer a limitar os investimentos em áreas sociais, educação e saúde. Foram responsáveis pela aprovação da Lei das Terceirizações, da contestada Reforma Trabalhista, da venda do Pré-Sal, entre outros.

Estas ações políticas serão, certamente, atribuídas aos seus adversários, mas muitos personagens dos episódios acima estarão de mãos dadas com Eliane, mas corações e mentes separadas por interesses.

Quer razão maior do que a aliança branca comprovada entre Jackson e André Moura para o Senado? Vários políticos de Jackson têm André como segunda opção para o Senado, inclusive o prefeito Edvaldo Nogueira.

Aliás, quais dos que apelam para Eliane aceitar a vice recepcionarão o indicado do PT para disputar a presidência? Sim porque qualquer pessoa medianamente racional sabe da impossibilidade circunstancial de Lula ser candidato, seja pela justiça, pelo justiçamento, ou pelo ativismo judiciário. O plano B cedo ou tarde aparecerá. E em Sergipe, além dos próprios petistas, quem abraçarão o nome do substituto de Lula na corrida à presidência?

Enfim, Eliane será uma vice “utilitarista” para preencher uma vaga e sedimentar candidaturas dentro de seu próprio partido e da base.

Já para Eliane sobrará, como se diz: a lei do retorno é infalível! Pode demorar, neste caso quatro anos, mas sempre se recebe na medida exata o que se ofereceu. E não adianta colocar a culpa em ninguém, cada um é sujeito de sua história. E recebe nada mais nem menos o que deu no passado.

Apenas para constar: a mão da história é pesada.

 

Nada de misoginia e machismo E o blog antecipa qualquer acusação de que há misoginia e machismo diante dos questionamentos acerca do papel de Eliane Aquino no pleito eleitoral deste ano é bom que os incautos percebam que trata-se apenas de análises das arrumações que tentam submeter a vice-prefeita de Aracaju uma aliança cujas bases práticas dissocia-se do espectro programático.

Legitimidade para disputar qualquer cargo É bom destacar que como militante política, petista, ex-secretária e ex-primeira-dama de estado a atual vice-prefeita da capital, ela tem todo direito e legitimidade para disputar qualquer cargo e sua história e conduta por onde passou são irrepreensíveis, mesmo não apresentando ações concretas.

Insinuações e chacotas parte das salas palacianas Verdade seja dita, as insinuações maledicentes e chacotas por conta do longo período de viuvez partem mais das salas palacianas e de pessoas que em público a cumprimenta com singelos beijos na face (com a mesma sinceridade com a qual Judas beijou Cristo), mas que no privado faz galhofas e piadinhas machistas e sexistas. Para comprovar isto basta passar meio expediente com algum aspone que vagueia de repartição em repartição fofocando e fazendo previsões políticas.

Missa de 30º A família de ARTUR OSCAR DE OLIVEIRA DEDA convida para a missa de 30º dia de seu falecimento, que será realizada em 29/07/2018, às 10h, na Igreja do Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus.

Vereador Isac, do PCdoB: “André terá o nosso voto e a nossa campanha favorável à sua eleição.”

Edvaldo prepara caminho para anunciar apoio a André Moura. Vice-líder dele do PCdoB já  apoia André E na última quarta-feira, 25, o vice-líder de Edvaldo na Câmara, vereador Isac, do PCdoB, realizou uma reunião com lideranças e amigos para apresentar o candidato ao Senado dele: André Moura, do PSC, e líder de Temer no Congresso.

Leia o que foi postado nas redes sociais André Moura: “Muito feliz de participar de reunião dos amigos do vereador Isac (PCdoB).Uma oportunidade onde o vereador comunista reafirmou o apoio em nosso projeto de candidatura ao Senado Federal. Na ocasião, destaquei o meu compromisso com as causas populares e culturais do nosso povo”. Já o vereador Isac: “André terá o nosso voto e a nossa campanha favorável à sua eleição.”

Governador do PCdoB, Flávio Dino não precisou se rebaixar Leia o que Milton Júnior escreveu no twitter e o blog assina embaixo: “Mais claro do que isso é impossível. E outra, para solicitar e pedir agilidade na liberação dos recursos não precisa fazer alianças contrárias às diretrizes do partido. Simples: Copie a forma de gestão do governador Flávio Dino, PCdoB, que não precisou se rebaixar (mostrando tudo) para mudar o Maranhão.”

PCdoB deliberará apoio a André ou expulsará os “andrezistas”? O PCdoB sempre foi um partido disciplinado nas alianças. E agora? No Congresso estadual vai deliberar o apoio a André Moura e Jackson? Não apoiará o aliado Rogério? Ou expulsará os “andrezistas” comunistas do partido?

De quem é a responsabilidade?

 Carcaça de veículo obstruindo calçada na chamada curva da morte na Avenida Beira Mar A foto é de uma carcaça de veículo obstruindo toda a calçada na chamada curva da morte, na Avenida Beira Mar. O leitor pode notar que está em frente um terreno com o muro novo que estava à venda e foi comprado recentemente. Pelo que parece a carcaça estava no terreno e quando foi limpo colocaram na calçada. De quem é a responsabilidade? O pedestre corre risco de morte porque é uma curva. Obs: após a colocação de um lombada quase em frente ao Palácio de Veraneio na gestão de João Alves os acidentes reduziram significativamente.

Lançamento livro do padre Isaías Nascimento E no próximo dia 31 de julho, a partir das 20h, será lançado na Câmara Municipal da Barra dos Coqueiros o livro “Dom Brandão: um pastor com cheiro de ovelhas”, de autoria do padre Isaías Nascimento. Antes, às 19h, será realizada uma missa na Igreja de Santa Luzia e São Benedito também no município da Barra. A organização é da Academia Barracoqueirense de Letras e Artes.

PSB realizará convenção na próxima sexta-feira, 03 E a convenção estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB será realizada na próxima sexta-feira, 03, na sede da AEASE (Em frente ao Parque da Sementeira) das 14 às 19h.

80 da morte de Virgulino Ferreira A edição do Jornal da Aperipê de hoje,  27, vai mostrar uma reportagem especial sobre os oitenta anos da morte de Virgulino Ferreira, o cangaceiro Lampião. O Jornal da Aperipê começa às 18h30. Não perca.

União da bancada A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) defendeu a união da bancada federal sergipana e de todos os demais poderes em defesa da manutenção da Fábrica de Fertilizantes (Fafen). Em vários momentos, na tribuna da Assembleia Legislativa, Maria apelou ao Governo para que não poupasse esforços no sentido de manter a fábrica e garantir os empregos dos trabalhadores, bem como a sustentação de toda a cadeia produtiva.  Em junho passado, ela apresentou uma Moção de Apelo ao presidente da Petrobras, Ivan de Souza Monteiro, pleiteando a reavaliação do plano de fechamento da empresa. 

Pavimentação em Propriá  O município Propriá, a 99 km de Aracaju, está recebendo os serviços de pavimentação asfáltica que estão sendo executados pelo Governo de Sergipe por meio Seinfra em parceria com o DER. 

Investimento Tendo investimentos no valor de R$ 688.285,76, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (PROINVESTE), a obra compreende a pavimentação asfáltica das Avenidas Artur Melo e João Barbosa Porto, da Travessa Luiz Gonzaga, das Ruas Barão do Rio Branco, Da palma e Dom José Thomás e do entorno da Praça Luiz Gonzaga e também receberão sinalização vertical e horizontal.

Curso de perícia contábil Com o objetivo de atualizar contadores, peritos, auditores, a Fundação Brasileira da Contabilidade (FBC) realizará o curso “Perícia Contábil em Falência e Recuperação Judicial” em Aracaju, na sede do Conselho Regional de Contabilidade, nos dias 24 e 25 de agosto, tendo como palestrante o contador Eduardo Donizete Boniolo. Vindo diretamente de São Paulo, com mais de 25 anos de experiência em instituições financeiras multinacionais, Eduardo possui atuação em finanças, controladoria e controle internos. Os interessados em participar do evento educacional devem se inscrever no site: www.fbc.org.br.

Jucese realiza recadastramento de leiloeiros Com o objetivo de recensear os profissionais de leiloaria atuantes em Sergipe, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) iniciou o processo de recadastramento 2018 dos leiloeiros oficiais matriculados na autarquia, conforme regulamentações da Instrução Normativa nº 17/2013 do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) e das Resoluções Plenárias nº 03/2013 e nº 06/2017 da Jucese. Todas as informações e formulários necessários para o procedimento estão disponíveis no site do órgão: www.jucese.se.gov.br.

Até o dia 21 de agosto, os profissionais de leiloaria matriculados no órgão deverão efetuar o procedimento, sob o risco de destituição Seguindo o edital nº 01/2018 da Jucese, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 20 de junho deste ano, os leiloeiros têm até o dia 21 de agosto para efetuaram o recadastramento, através do protocolamento presencial, na Secretaria-Geral da Junta Comercial, dos documentos comprobatórios dos requisitos de matricula, bem como da caução prestada e atualizada.

Revogações A Jucese destaca que foram revogadas as modalidades de caução funcional por seguro garantia e fiança bancária, estando em vigor apenas a modalidade de depósito em conta poupança na Caixa Econômica Federal ou em outro banco oficial, de acordo com a Instrução Normativa nº 44/2018, que alterou a Instrução Normativa nº 17/2013, ambas do Drei.

De 9 a 11 de agosto será realizada no município de Porto da Folha a Expoagro

De 9 a 11 de agosto será realizada no município de Porto da Folha a Expoagro com a organização de diversos setores entres eles o governo do Estado e a Prefeitura municipal. A premiação será de R$ 10 mil e reunirá bovinos leiteiros e principalmente caprinos leiteiros. Já estão vendidas 20 baias, vem gente da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. A expectativa é que o torneio de leite de caprinos seja o mais competitivo. Mais informações: 79 99988-9040.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                  

Técnico da Prosolar explica funcionamento da usina solar fotovoltaica para funcionários do Hiper Padre Cícero.

Usina em Canindé do São Francisco Foi inaugurada ontem, 26, a maior usina solar fotovoltaica de Sergipe. Ela está localizada em Canindé do São Francisco no Hiper Padre Cícero. A usina tem 472 painéis fotovoltaicos Canadian 335 Wp e uma potência de 158,12 kWp. A geração média estimada é de 22.325 kWh/mês. A economia média estimada é de R$ 19,2 mil mensais.

 

Prefeita de Monte Alegre pode perder o mandado por apropriação indébita  Do site “A voz dos municípios”: “A prefeita de Monte Alegre de Sergipe/SE pelo PRB, Nena de Luciano não tem feito o repasse para a Câmara de Vereadores do município referente aos subsídios dos vereadores, despesas da casa e salários dos servidores de forma regular. O atraso chega até dois meses. O descontentamento é geral na Casa Legislativa e todos pedem medidas duras e urgentes por parte das autoridades. A prefeita ao cometer essa infração coloca em risco o seu mandato e o descontrole financeiro da prefeitura. Uma ação judicial já está sendo providenciada pela a Câmara de Vereadores. Segundo informações da Casa Legislativa o débito acumulado ultrapassa os 80 mil reais. Os repasses da Câmara são recursos destinados ao poder Legislativo e não pode ser utilizado para outros fins. Diz a Lei: “Os recursos correspondentes às dotações orçamentárias, compreendidos os créditos suplementares e especiais, destinados aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, ser-lhes-ão entregues até o dia 20 de cada mês…”. Um pedido de afastamento da prefeita será encaminhado a Justiça e em seu lugar deverá assumir a vice-prefeita Valdirene.”                                                                 

HAMLET, da obra de William Shakespeare Montagem da Armazém Companhia de Teatro. Direção: Paulo de Moraes. Tradução: Maurício Arruda Mendonça. Elenco: Patrícia Selonk, Ricardo Martins, Marcos Martins, Lisa Eiras, Jopa Moraes, Isabel Pacheco e Luiz Felipe Leprevost. Local: Teatro Tobias Barreto. Av. Tancredo Neves 2209 – Aracaju. Telefone – (79) 3179.1490. Apresentações: De 17 a 19 de agosto de 2018. Horários: Sexta-feira, 21 horas, Sábado, 20 horas e Domingo, 18 horas. Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada). Desconto de 50% no valor inteiro na compra de até 2 ingressos para a força de trabalho e clientes do Cartão Petrobras. Classificação: 16 anos. Duração 140 minutos (incluindo 10 minutos de intervalo) Mais: https://vimeo.com/225179481

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Dirigente acusa PT de ter trocado militante histórico por Jackson Barreto A seguir trechos de uma postagem feita no Facebook (leia print) por Rubens Marques, o conhecido professor Dudu. Militante histórico, dirigente sindical e pré-candidato alternativo dentro do PT, Dudu discorda do arco de alianças feito pelo seu partido e defende o nome de Joel almeida para a segunda vaga no Senado. Vejam trechos do desabafo.

Ele começa acusando JB de ter comportamento duvidoso na relação com Lula e o PT “A maioria que dirige o Partido dos Trabalhadores em Sergipe, chamada também de “campo majoritário” perdeu a grande oportunidade de inscrever a candidatura do Negão Joel Almeida, ex-presidente do SINTESE para o senado. Ao invés de Joel o CM fez opção por Jackson Barreto (MDB), aquele mesmo que oscila entre desdenhar do PT e as vezes elogiar o legado de Lula para pegar carona na popularidade do ex-presidente”.

Dudu acusa dirigentes de priorizar interesses pessoais “Joel agiu nesse processo de pré-candidaturas na defesa dos interesses do partido, diferentemente da maioria que usa o PT para viabilizar seus projetos pessoais”.

E alerta Rogério para uma possível traição de JB “Rogério Carvalho sabe que Jackson Barreto não assumirá qualquer compromisso com ele, logo, a única dobradinha possível entre os dois, só na culinária, um prato a base de feijão verde”.

Ele também ironiza comportamento de Eliane Aquino “Esse cenário está complicado para o PT. A maioria que dirige o partido foi desrespeitosa com a militância que defende candidatura própria, mas também com o estatuto. Colocamos 1.330 assinaturas no abaixo-assinado, mais do que 20% dos filiados. Eles tinham a obrigação de convocar o plebiscito e deixar a militância decidir, ou ela só serve para votar? A reunião ainda nem aconteceu e Eliane já fez declarações”, reclamou.

ARTIGO

 O Dia em que quase fui ator  por Ailton Rocha

Ainda no Ginásio Cenecista na minha doce terra, cursei a disciplina Educação Artística, majestosamente ministrada pela dedicada Profa. Marclea Rocha. Confesso que eram quase nulas as minhas habilidades artísticas. A não ser aquelas de construir os meus brinquedos de infância. Pois bem, em um dos trabalhos solicitados, o nosso grupo optou por apresentar uma peça de teatro. Ideia do criativo Francisco Melo (Chiquinho de Babá). E o enredo tratava do assinato de uma bodegueira por se recusar a servir a um cliente por dívidas não pagas. No papel Gilmadson (Dia de Carmélio) como réu; a saudosa Teleu,  vítima; Paulo Alves (Paulinho), advogado de defesa; Ailton Rocha (Eu), Promotor de Justiça e Chiquinho, Juiz de Direito. Ensaiamos a peça por diversas vezes. Tudo perfeito. Paulinho tinha um revólver de brinquedo com espoleta, cujo disparo ecoava como se de verdade fosse. Colocamos uma bolsa de plástico com K-suco concentrado de morango que parecia sangue, sob o sutiã de Teleu, que ao ser atingida pelo tiro de revólver disparado por Dia; Ela, Teleu levava a mão ao peito fazia  a bolsa estourar  e um líquido vermelho escorria tingindo de sangue a sua blusa branca. Pois bem, fomos fazer a apresentação. Cenário montado. Os colegas curiosos. Iniciasse  o Primeiro Ato: Na discussão, Dia atira em Teleu que leva a mão ao peito, mas a maldita bolsa contendo o suposto sangue não estoura. No vexame pela frustração de demonstração da cena da bolsa que não estourava,   Paulinho corre e de mão aberta bate com toda força no peito (seio) de Teleu, que contorcida de dor, solta um estarrecedor grito dizendo: você quer me matar? e ao pegar uma vassoura que estava ao seu lado, parte em caça a Paulinho, que habilmente sai pulando as carteiras de madeira até conseguir escapar pela porta entreaberta da sala de aula, com Teleu no seu encalço.  Pega mais não pega e os colegas numa gritaria ensurdecedora comemorando o fatídico acontecimento. Depois disso, a nossa peça de teatro ņão pode mais ser apresentada e eu tive o meu sonho de ator frustrado.

Até hoje não recordo a nota que nos foi dada pela generosa Profa. Marclea já que a atividade não pode ser concluída.

Nota de Esclarecimento – Correios não comercializa caixas receptoras

Os Correios informam que não comercializam caixas receptoras de correspondências. Segundo denúncias de alguns clientes, esse produto vem sendo oferecido em endereços residenciais por vendedores que se passam por carteiros, utilizando o nome e a marca da empresa de forma indevida para impulsionar as vendas.

Essas caixas são facilmente encontradas no mercado, em inúmeros modelos, com os mais variados preços, podendo inclusive ser construídas pelos próprios usuários, com materiais econômicos. No momento da instalação, é importante lembrar que elas devem estar com a abertura voltada para a rua, seja no muro, grade ou mesmo presa a um pedestal.

Tal cuidado é necessário para evitar que o carteiro tenha que adentrar ao jardim, quintal, garagem ou mesmo tenha que colocar a mão ou braço dentro de alguma área da casa. O importante é que as correspondências possam ser depositadas em segurança, mesmo na ausência dos destinatários.

Como sugestão, existem dimensões mínimas da caixa receptora, definidas para a garantia da segurança dos objetos postais e dos carteiros, bem como para a agilidade da entrega: Profundidade: 36 cm; Largura: 27 cm; Altura: 16 cm; Abertura: 25 cm de largura por 2 cm de altura; Instalação: entre 1,20 m e 1,60 m do piso. É importante ainda evitar partes cortantes ou rebarbas que podem causar ferimentos.

PELO TWITTER

‏www.twitter.com/ComsensoWeb FanFM forrozeiro e juiz de direito, Sérgio Lucas, salienta necessidade da @PrefAracaju priorizar pagamento dos músicos locais e ñ nacionais, mesmo q dinheiro do Ministério da Cultura ñ tenha chegado

www.twitter.com/FalaSergipe Sérgio Lucas artista sergipano que também é Juiz de Direito levou calote da prefeitura de Aracaju. Não recebeu cachê pela sua apresentação no Forró Caju. Nem o juiz escapa.

www.twitter.com/braynerr Ninguém é mais feliz que ex-presidente Lula na cadeia. Se tirá-lo de lá acaba o discurso da militância petista.

www.twitter.com/ISMARVIANA “A justiça como tudo, é essencialmente relativa. Rodeiam-na as circunstâncias do momento e é impossível caracterizar-se qualquer de suas manifestações, sem a consideração preliminar das causas que a produziram.”

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Você receberá, de retorno, tudo o que der aos outros, segundo a lei que nos rege os destinos”. Allan Kardec.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais