Um fato inusitado ocorreu em Sergipe: quatro dos cinco municípios do Baixo São Francisco que compõem a 19ª Zona Eleitoral tiveram seus prefeitos e vices cassados por abuso do poder econômico e político. Da canetada do magistrado Geilton Costa Cardoso da Silva só escapou o gestor de Japoatã. Portanto, estão cassados em 1ª instância os prefeitos e vices de Propriá, Valberto Oliveira (PSD) e Rafael Sandes (PDT); de Amparo de São Francisco, Franklin Cardoso (PSD) e Adjalmir José Silveira (PSD); de Telha, Flávio Freire Dias (PSD), e Neudo Sérgio Freire (PT); e de São Francisco, Alba dos Santos Nascimento (MDB) e Desirê Hora (PT). Como podem recorrer contra as cassações, os prefeitos e vices punidos vão continuar administrando seus municípios, sabe-se lá até quando. Lamentavelmente, a Justiça Eleitoral costuma ser morosa por demais, fato que, na maioria das vezes, só beneficia os políticos infratores. Coisas desse Brasilzão de meu Deus!
A era da razão
E o senador Alessandro Vieira (PSDB) defende que o processo de reconstrução nacional seja democrático, transparente e justo. “O Brasil exige uma gestão eficiente e honesta, com responsabilidade social e fiscal, que deixe para trás vícios e erros”, discursa. No entender do tucano, a partir de agora, é deixar para trás a era dos mitos e inaugurar a era da razão. Marminino!
Tá de volta
Reempossado ontem pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), o jornalista e publicitário Carlos Cauê está de volta ao comando da Secretaria de Comunicação de Aracaju. O ilustre havia pedido exoneração para assumir o marketing da campanha do governador eleito Fábio Mitidieri (PSD). Enquanto esteve fora da Prefeitura, Cauê foi muito bem substituído pela jornalista Tirzah Braga, que retornou à Diretoria da Comunicação da Secom. Ah, bom!
Lesma lerda
A assessoria do senador Rogério Carvalho (PT) desmente que ele votou a favor do orçamento secreto, mas sim num Projeto de Resolução para alterar as regras das emendas de relator. Esta propositura, aprovada com o voto decisivo do petista, visou anular uma liminar judicial que acabava o segredo sobre as emendas aprovadas em 2020 e 2021. Portanto, com a aprovação do tal projeto, as verbas destinadas por parlamentares do ano passado pra trás permaneceram no escurinho do Congresso. Segundo o senador Álvaro Dias (Pode), o Projeto de Resolução aprovado com o voto decisivo de Rogério foi “uma garantia de clandestinidade no repasse de recursos públicos”. Home vôte!
Meu paipai
O ex-deputado federal André Moura (UB) será a sombra da filha Yandra (UB) nas andanças que a fidalga fará pelos ministérios e órgãos federais. Eleita porque o pai está condenado e, portanto, inelegível, a deputada federal mais votada de Sergipe vai precisar de André para abrir portas em Brasília. Bom exemplo disso foi dado na visita que ambos fizeram ao presidente da Funasa, Paulo Roberto Martinho. Aff Maria!
Petizada vacinada
Sergipe vai receber 10.940 doses da vacina CoronaVac para reforçar o combate à covid-19 entre crianças com idade a partir de 3 anos e menores de 5 anos. Para a petizada, o esquema vacinal com este imunizante é o mesmo do público adolescente e adulto: são duas doses com intervalo de 28 dias entre elas. A partir da próxima segunda-feira, a Secretaria da Saúde de Aracaju começa a imunizar contra covid-19 todas as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. Supimpa!
Tá no páreo
O presidente da Câmara de Aracaju, vereador Nitinho Vitalle (PSD), está pensando em disputar a Prefeitura da capital. O distinto ainda não se anuncia como pré-candidato, porém garante que se o seu grupo político concordar, ele aceita o desafio. Além de Nitinho, uma legião de políticos dorme e acorda sonhando com a cadeira do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Misericórdia!
Educação em debate
Termina hoje o 15º Congresso dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju, promovido pelo sindicato da categoria. Os educadores estão debatendo a mercantilização da educação e empobrecimento do magistério público. Segundo o presidente do Sindipema, professor Obanshe Severo, é visível o processo de redução do ensino, não se levando em conta a universalização, o desenvolvimento das pessoas e o fim das desigualdades. É vero!
Doutor Bodega
Amanheceu resfriado e não tem médico no posto de saúde para atendê-lo? Pois passe na bodega da esquina e beba uma generosa dose de conhaque com mel e limão. Pinguços entendidos no assunto juram que se o sujeito não melhorar, ao menos fica de fogo e esquece a gripe. Para desarranjo intestinal, afamados bodegueiros sugerem uma dose cavalar de Genebra com sal. Para traição amorosa não há um “remédio” específico nas quitandas. Alguns donos de biroscas “receitam” qualquer cachaça para diminuir a dor de cotovelo até o infeliz se acostumar com a situação. Segundo os cornos mansos, ponta é como dentadura, demora, mas acostuma. Cruz, credo!
Briga familiar
Para evitar confusão das grandes, não chamem para a mesma festa a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (Republicanos), e Luíza Ribeiro (Pode). Esta vem a ser tia deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos), esposo da gestora. Ex-secretária municipal de Planejamento, Luíza rompeu com os parentes durante a campanha eleitoral deste ano. Agora, ela está acusando Hilda de exonerar cerca de 1,5 mil comissionados. Segundo a denunciante, os demitidos teriam sido contratados para, em agradecimento pelo emprego, votarem em Gustinho e na mãe dele, Aurea Ribeiro (Republicanos), eleita deputada estadual. Só Jesus na causa!
Raiva mata
De um bebinho numa bodega imunda de Aracaju: “Andam falando por aí que o governo Lula vai incluir no programa de imunização dos humanos a vacina contra a raiva, visando especificamente abrandar a fúria dos bolsonaristas golpistas”. Danôsse!
Recorte de jornal