Que venha 2016! Pronto para defender Democracia

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E o ano de 2015 está chegando ao fim. Para alguns poucos o ano foi bom, para a maioria foi um ano difícil, muito difícil. Mas o que é a vida senão a superação constante?

O Brasil já passou por crises maiores. Na década de 80, por exemplo, no fim do governo Sarney a inflação estourou. Foi uma loucura geral, mas os brasileiros enfrentaram o desafio e com destemor superaram as dificuldades e seguiram em frente.

O que o Brasil precisa neste momento é de estabilidade política. Durante todo o ano de 2015 foi jogado o terceiro turno eleitoral. Tem gente que não aceitou o resultado eleitoral. Parece que são vários “Cunhas” que acreditam que tudo que dizem “são verdades”. E terão o mesmo fim de Cunha, pode anotar.

Este blog já escreveu e repete: se o presidente eleito democraticamente fosse Aécio Neves e a situação estivesse difícil, jamais pediria um golpe como solução para a crise.

O sistema político é este. Se não querem mais mudem. O blog defende o parlamentarismo, já que o Brasil hoje é uma troca de favores. E independe de partido.

Em 2016 o blog vai ajudar a levantar a bandeira da defesa da democracia e do Brasil.

E ninguém se engane. A arma principal é a palavra escrita, mas se necessárias outras armas, às ruas ecoarão os gritos de “Golpe Nunca Mais”

Um feliz Natal para todos. Que seja de reflexão. E um Ano Novo de felicidades e que o Brasil continue no caminho democrático.

Blog só será atualizado no dia 11 de Janeiro
E o titular deste espaço vai tirar alguns dias de férias e só retorna a atualizar o blog dia 11 de Janeiro. Saúde e Paz para todos em 2016. E muito trabalho.

A quem interessa desqualificar o trabalho da Procuradoria Eleitoral e do TRE?
Dos deputados cujos mandatos foram pedidas as cassações, o deputado federal João Daniel é o que mais faz criticas a decisão e tenta desqualificar o trabalho realizado pela Procuradoria Eleitoral, MPF e o próprio TRE. O deputado já foi noticia até na coluna de Reinaldo Azevedo, da Veja. E pelo jeito vai aparecer mais ainda.

Jackson vai cobrar do PMDB de Aracaju providencias contra Gonzaga e Bigode
O blog foi informado que o governador Jackson Barreto cobrou uma posição dura do PMDB de Aracaju contra os vereadores Dr. Gonzaga e Bigode do Santa Maria que votaram favoráveis ao reajuste da tarifa do transporte urbano. O PMDB de Aracaju vai chamar o feito a ordem nos próximos dias. O vereador Bigode do Santa Maria, vem recebendo uma enxurrada de criticas. Ele tem como base um bairro popular e votou favorável ao reajuste. Os adversários dele já fizeram panfletos para distribuir por todo o bairro.

Nos bastidores do TCE colegas de Clóvis já comemoram erro grave como presidente
E ontem, 22, o blog recebeu um telefonema de um conselheiro do TCE. Como sabe que independente da posição, o titular deste espaço guarda o sigilo da fonte até, sob tortura, ele disse que o novo presidente, Clóvis Barbosa, para satisfazer o pedido de alguns, vai dar o primeiro tiro no pé.   E explicou que nos bastidores o comentário é que ele vai nomear um oficial da reserva para a assistência militar, algo que a lei veda. E enviou cópias das Leis Leis 6.581 e 4.467, e a Lei Complementar 204 de 06/jul/11, além de observar as próprias Leis da PMSE. Os policiais para guarda, podem e até podem ser do Besp, mas a assistência militar, pelas leis, é função especifica de oficial da ativa.

Escolha 
E o conselheiro Clóvis Barbosa fez uma escola certa com o jornalista experiente Marcos Cardoso para a diretoria do TCE/SE. Segundo se comenta nos bastidores na assessoria tem mais colunista social do que as redações de todos jornais juntas. Mas também tem gente competente. Um deles é o também experiente Carlos França, reconhecido pela competência e seriedade, que deve ajudar muito na nova administração.

Rever o “Conceito”
E ontem, 22, o artigo repercutiu muito sobre a Alese e Luciano Bispo. Teve gente que teve que tomar rivotril e pelas redes sociais, ao criticar o texto disse que teria que rever o “conceito” dele. Arrepare, neste caso o conceito não é o substantivo masculino, nem a faculdade de compreensão de algo. Esse conceito é aquele que… a Justiça suspendeu. A mente traiu, ou melhor, desnudou o conceito verdadeiro da critica.

Se depender de Fábio Mitidieri, PSD, apoia Valadares Filho em Aracaju
Pelas últimas declarações a imprensa e as postagens nas redes sociais sobre a necessidade de renovação em Aracaju, o deputado federal Fábio Mitidieri, vem deixando clara sua preferência pelo apoio ao pré-candidato Valadares Filho para prefeito de Aracaju. É lógico que todos defendem a unidade do grupo de apoio a Jackson Barreto, mas como é quase impossível, cada um vai escolher um candidato, respeitando os aliados.

Declaração pelo WhatsApp gera polêmica
E por um grupo do WhatsApp, o advogado João Fontes  escreveu que a frase do ano é a declaração do conselheiro do TCE, Clóvis Barbosa: “O que falta é gestão!” se referindo ao governo estadual.E Fontes completou: “Auditoria nas contas do governo JB já!” E um dos membros, o promotor César Carvalho escreveu: “João meu amigo, e desde quando ele teve tesão para governar? O que ele sempre teve foi a vaidade como político chegar a ocupar a Prefeitura de Aracaju e o governo do Estado. As suas passagens  pela Prefeitura já mostraram a mais não querer que a coisa que menos lhe interessava  era administrar.” O blog recebeu a postagem de um outro promotor, que disse que a declaração gerou uma enorme polêmica no MPE.

Avenida Antônio Gois na Coroa do Meio: estão aterrando o Mangue aos poucos. PMA nada faz!                              

Aos poucos o mangue vem sendo aterrado na Coroa do Meio. Area vem sendo usada para estacionamento e até mesas de bares. PMA não faz nada.

Quem passa diariamente pela Avenida Desembargador Antônio Gois, pela Coroa do Meio, nota que entre a calçada e o mangue, em várias partes moradores estão cortando a vegetação e aterrando aos poucos. No local, alguns usam os espaços para estacionar seus veículos, outros para colocar cadeiras e mesas de seus bares (que ficam no outro lado) e até material de construção. A PMA, que deveria fiscalizar nada faz. E aos poucos vários locais já foram aterrados com restos de material de construção.

Avenida Antônio Gois na Coroa do Meio: estão aterrando o Mangue aos poucos. PMA nada faz! II
Alguns, depois que aterram, jogam por cima uma grama verde. Porém, o mangue a razão principal da proteção do local, vai desaparecendo aos poucos. Ninguém se espante se um morador não colocar um puxadinho, com telhas e tudo mais no local. Se ninguém fiscaliza, o mangue virou literalmente um mangue de ninguém. Pobre natureza.

Campus de Lagarto
Ao destacar a importância da inauguração do Campus de Lagarto, da UFS, na última segunda-feira, 21, o deputado federal Fábio Reis, PMDB, que tem base eleitoral no município, lembrou que já destinou para a Universidade cerca de R$ 800 mil que foram investidos na estruturação do campus e no curso de odontologia.

Parceria
O reitor da universidade, professor Ângelo, destacou a parceria entre o deputado e a instituição. “Agradeço ao deputado Fábio Reis pela parceria com a universidade, pois ele destina e luta pela liberação das emendas”, afirmou.Em sua fala, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ressaltou a importância do deputado para o campus da Saúde. “Lembro que ainda estava na Casa Civil quando recebi a visita do deputado Fábio Reis, que lutava pelo campus em Lagarto”, lembrou o ministro.

Prioridade
Para o deputado, educação deve ser prioridade. “Investir na educação é investir nos nossos jovens, no futuro deles e de toda a população que será beneficiada com a atuação dos futuros profissionais” salientou.Criada no dia 12 de junho de 2009, a UFS de Lagarto trouxe para a região Centro Sul de Sergipe uma nova oportunidade para os estudantes, que buscam nível superior gratuito através da principal universidade do estado.

Parcelamento em 10 vezes do IPVA
O leitor Cleomarcio Soares, do Cedro, fez um questionamento lúcido sobre a necessidade de um deputado apresentar uma proposta para parcelamento do IPVA em 10 vezes, sem acréscimo como ocorre em outros estados.  Os que são contra é porque desta forma, a pessoa pagando em dez vezes, as multas seriam reduzidas, com as reduções das apreensões dos veículos. Ele lembra que para quem deseja pagar de uma vista tem o desconto. Como seria bom se o governo e os deputados aprovassem uma proposta de tão importância. No próximo ano o blog cobrará mensalmente.

Aracaju – Obras serão paralisadas
A Prefeitura de Aracaju informa que algumas obras serão paralisadas devido às férias coletivas dadas pelas construtoras aos funcionários. Os trabalhos só retornam dia 4 de janeiro de 2016, quando as férias dos funcionários terminam. A única obra que não vai parar é a da duplicação das avenidas General Euclides Figueiredo e Paulo Figueiredo Barreto, localizadas  na zona Norte de Aracaju, que foi iniciada no dia 18 de dezembro.

Sobre a Avenida Paulo Figueiredo Barreto
A nota da Prefeitura cita corretamente a Avenida Paulo Figueiredo Barreto, que muita gente da imprensa não sabe e cita como Euclides Figueiredo. A Avenida Paulo Figueiredo Barreto vai do trevo de acesso ao bairro Lamarão até a ponte do rio do Sal. A lei é antiga, da década de 70 e as correspondências, água, luz e IPTU, chegam com o nome correto.

Poço Redondo: ex-deputado cobra mais caixas do Banese no dia de feira
(Republicado porque o blog esqueceu de citar o bancO) Na segunda-feira, 21, foi dia de feira em Poço Redondo. Com base eleitoral no município o ex-deputado Jorge Araujo foi in loco confirmar uma reclamação: apenas um caixa no Banese dia de feira, onde a movimentação bancária é enorme. Uma pessoa passou duas horas na fila ontem para descontar um cheque. Segundo Jorge, o problema ocorre também no fim do mês, quando do pagamento dos aposentados do INSS. É fácil resolver.

Serviços do Banese podem ser acessados através do Facebook
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) lançou mais um canal de relacionamento com os seus clientes. O novo canal, denominado de F. Banking, possibilita que os clientes do Banese solicitem serviços do banco a partir da página da instituição no Facebook. Através dele, os clientes podem solicitar abertura de contas, empréstimos, cotação dos seguros residencial, de acidentes pessoais e de automóveis, consórcios de imóveis e de veículos, além de aplicações financeiras, como a de capitalização, consórcios de imóveis e de veículos e adesão ao cartão de crédito Banese Card.

Link
Segundo a coordenadora de canais da Área de Canais e Marketing do Banese, Hannah Camilla, o F. Banking poderá ser acessado através de um link na página do Facebook do banco (http://www.facebook.com/banese ). Por este canal, o cliente poderá enviar suas propostas para o Banese, sem sair de casa, durante as 24 horas do dia. Após isso, ele terá seu atendimento agendado por um funcionário do banco, para concluir o seu negócio.

Estratégia
O lançamento do F. Banking, de acordo com o gerente da Área de Canais e Marketing do Banese, Édivam Clinger, está dentro da estratégia do banco de criar uma plataforma digital para poder proporcionar aos clientes da instituição mais comodidade e agilidade na contratação de soluções de crédito, investimentos e serviços.

Missa de confraternização da Nassal
Em clima de agradecimento e confraternização, os diretores executivos e colaboradores da Nassal participaram de uma missa na Paróquia Santa Rita de Cássia, na última sexta-feira, 18, para celebrar as conquistas de 2105 e pedir força e proteção no ano que se inicia. O traje branco dos colaboradores simbolizou a paz e tornou a missa do pároquo Josué, ainda mais harmoniosa. O diretor administrativo da construtora, Carlos Alberto Herculano, falou em nome da empresa. “Agradeço a todos que contribuíram para o progresso da Nassal e desejo um novo ano de muito sucesso”. Mais bençãos para 2106!!

PELO TWITTER

www.twitter.com/WilliamFonseca  A verdadeira felicidade de ganhar um presente a gente só sabe mesmo depois que abre a embalagem.  

www.twitter.com/BlogAnderson  Quem muito brada a própria importância é porque, de fato, não tem segurança sobre própria capacidade. #BomDia

www.twitter.com/emirsader  O fato político mais positivo do ano foi o fim do financiamento empresarial de campanha decidido pelo STF.

www.twitter.com/Pontifex_pt  Este é o tempo para novos mensageiros cristãos: mais generosos, mais alegres, mais santos.

DO LEITOR

Cadê a Prefeitura? Aracaju tem Prefeito? Restaurante faz reforma e invade parte da calçada
Do leitor Roberto: “Todos sabem que para construir ou reformar em Aracaju, a Emurb exige o recuo mínimo de 3 metros, mas isso para quem é pobre. Recentemente, ao passar em frente ao Rei da Sopa situado no Conjunto Sol Nascente, havia uma reforma e fora construído um ambiente sem recuo nenhum, praticamente em cima da calçada, que por sinal, pertence ao referido estabelecimento comercial, os pedestres têm que descer a calçada, arriscando ser atropelado porque as mesas e cadeiras são colocadas na calçada, sem contar que a SMTT não percebeu que os frequentadores daquele estabelecimento estacionam em ambos os lados da artéria, prejudicando sensivelmente o tráfego naquela região.Por tudo isso, existe alguma fiscalização em Aracaju, ou pelo menos para os empresários? Com a palavra quem comanda a Prefeitura de Aracaju.”

ARTIGO

O Clone de João-Plenário  por    Clarkson Moura

Aqui, entre nós: esse Dr. Agnaldo Feitosa, líder do Prefeito na Câmara Municipal de Aracaju, é, ou não é, um clone servil da risível figura do popular "JOÃO-PLENÁRIO", do Programa humorístico "A Praça é Nossa", do SBT?

Coincidência ou não. O que é fato – e ninguém se atreve a negá-lo – é que ambos os dois personagens têm algo em comum, respectivamente, no palco e na vida real: garganteiam, garganteiam, mas não dizem nadinha de nada,… "bulhufas"!

Não bastasse a apontada semelhança, além de "delinqüente gramatical" e falastrão, o tal edil faz questão de ser "pau-mandado" e recadeiro de Sua Sapiência, o Dr. JOÃO ALVES FILHO, quer desconversando, quer não dizendo coisa com coisa, para, assim, ludibriar o indefeso Povo deste Município, em nome e por conta do seu onipotente e pedantesco Senhor.

Moral da história: é cômico, se não fosse também trágico, uma pessoa graduada, ou multigraduada (sei lá!), em ensino superior, como o douto parlamentar (médico), que se qualifica – ou se presume – cidadão consciente de seus direitos e deveres políticos e civis, do seu mandato eletivo, da realidade socioeconômica da População representada, cristão cônscio do papel humanitário e confessional da igreja abraçada, deixar-se arrastar por interesses tão particulares e mesquinhos, isto é, ostensivamente politiqueiros e corporativos.

Pois bem, ao contrario de sua teleguiada, nociva e censurada atuação edílica, seria justo, racional e oportuno que "Sua Excelência", o Dr. Agnaldo, buscasse honrar o compromisso prestado de bem representar o Povo aracajuano e de pugnar pelo progresso do Município e pelo verdadeiro bem-estar de sua Coletividade, valor supremo da Política, enquanto ciência e arte dos legítimos meios a serem empregados pelos entes estatais, para promoção e efetivação de seu nobre objetivo (o bem-estar popular).

Meu Deus, onde foi que nós, Povo aracajuano, erramos, para merecer tamanho castigo?!

"QUE QUE ISSO, MINHA GENTE?!"

Ufa! Haja "óleo de peroba" para untar ou lustrar tanta "cara de pau"!

NOTA – Frente Brasil Popular – Sergipe

Contra o aumento da tarifa de ônibus: Veto Popular!

A Frente Brasil Popular vem propor a revogação do aumento da tarifa de ônibus através do Veto Popular.

Nessa segunda-feira (21), a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou o aumento da tarifa de ônibus de R$ 2,70 para R$ 3,10. A votação se estendeu ao logo da manhã e teve como resultado final 10 (dez) Vereadores favoráveis ao aumento contra 9 (nove) Vereadores que foram contrários ao reajuste.

Não antecedeu à votação a demonstração de que o aumento seria legítimo, uma vez que as planilhas que deveriam fundamentar o reajuste não foram debatidas amplamente com a sociedade civil – como preconiza a Lei Orgânica Municipal de Aracaju, no seu artigo 241, parágrafo quarto. Notas fiscais das empresas de ônibus que deveriam fundamentar os custos alegados não foram sequer juntadas ao Projeto de Lei, como exige a legislação em vigor.

Desde que assumiu a Prefeitura, esse foi o terceiro aumento da tarifa de ônibus proposto por João Alves (DEM) sem que a população fosse minimamente consultada. Não se elevou, entretanto, a qualidade dos ônibus, dos pontos, dos terminais, do tempo de espera, do serviço prestado, sendo desrespeitados dispositivos legais estaduais e federais que estabelecem parâmetros mínimos da qualidade do transporte coletivo – o que contraria, inclusive, promessas de campanha do atual Prefeito.

O modo como o reajuste da tarifa vem sendo aprovado demonstra quais os reais interesses por trás do aumento. Fica evidente que os 10 (dez) Vereadores favoráveis ao aumento da tarifa e o Prefeito, apesar de eleitos pelo povo, governam em nome de interesses de grandes empresários do transporte — como um retorno financeiro àqueles que financiam suas campanhas eleitorais — em um sistema político no qual a maioria dos brasileiros não se reconhece.

Contra esse aumento abusivo e ilegal da tarifa de ônibus, a Frente Brasil Popular vem propor a campanha do Veto Popular.

O Veto Popular é a rejeição por parte da população de lei aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito. Em regra, o povo não participa do processo legislativo, a não ser que faça uso desse instrumento e, assim, rejeite a lei. De acordo com um dos dispositivos da Lei Orgânica Municipal de Aracaju, o veto popular será apresentado à Câmara de Vereadores e deve ser subscrito por, no mínimo, cinco por cento do eleitorado municipal.

A Frente Brasil Popular vem convidar todos e todas a se somarem a essa campanha e reescreverem a História de Sergipe, organizando-se, recolhendo assinaturas, promovendo conscientização no seu bairro, na sua escola, na sua igreja, no seu local de trabalho, na sua casa, etc. Essa é uma campanha de todos nós, do povo sergipano.

Serão necessárias aproximadamente 20.000 (vinte mil) assinaturas para que o Veto Popular possa ser apresentado. Qualquer cidadão que tenha título de eleitor e vote em Aracaju pode assinar. Além disso, precisaremos ocupar as ruas pra que o veto prevaleça.

Que o Prefeito e os Vereadores que o seguem escutem em alto e bom som: Se João Alves sancionar o aumento da tarifa, o povo vai vetar!

Frente Brasil Popular – Sergipe

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Toda a felicidade, ao longo da vida, pode-se dizer, resume-se na palavra saúde."Mokiti Okada, líder religioso japonês, nasceu em 23 de Dezembro de 1882 e morreu em 1955.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários