Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
E em alguns restaurantes bastantes conhecidos de Sergipe os donos estão sempre presente. Isso é bom para a clientela, mas em alguns casos o blog vem recebendo reclamação de alguns clientes porque o dono não vem apenas dá um “alô” em pé mesmo, mas senta e fica acomodado por muito tempo. Alguns clientes ficam sem jeito quando estão em confraternizações familiar ou até mesmo querendo uma conversa mais reservada entre amigos. Se liga, grude!
Quem acredita que Edvaldo renuncia o mandato mesmo sem ser o candidato de Belivaldo? A semana começou com muitas notas políticas sobre a possibilidade do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ser candidato ao governo mesmo sem ser o candidato de Belivaldo. Alguém acredita que Edvaldo vai perder a máquina da PMA e entrar numa disputa suicida contra o governo e a Prefeitura? Esquecem que a vice-prefeita foi indicação de quem? Acordem! Sobre a disputa para a sucessão em Sergipe vale à pena conferir o mais recente texto do jornalista Pedro Valadares: Fogo de monturo na sucessão, aqui.
Edvaldo Nogueira não gosta de ler? A atual gestão de Aracaju, comandada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, deixou se acabar a histórica biblioteca Clodomir Silva, no Bairro Siqueira Campos. Os servidores trabalhavam duro para manter a unidade, sempre realizando algum evento mesmo com a falta de recursos. Depois passou para o Centro Cultural, num espaço reduzido com um calor insuportável, porque a maioria dos ventiladores estava quebrada. Mas também foi fechada, permanecendo, por enquanto a biblioteca do conjunto Augusto Franco e a da 13 de Julho. Como alguém que destrói bibliotecas públicas pensa em ser governador do Estado? Só no reino de Sergipe del Rey mesmo…
Reativação do Projeto Carnalita: André Moura participa de reunião com ministra e recebe sinalização positiva Na terça-feira (8), o ex-deputado federal André Moura (PSC-SE) participou de uma reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, para tratar sobre o Projeto Carnalita em Sergipe e outros temas voltados para a agricultura no estado. Participaram da reunião – agendada pelo deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) – o secretário de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Zeca da Silva, o secretário de Estado Geral de Governo, José Carlos Felizola, o chefe do Escritório de Representação do Estado em Brasília, Heleno Silva e o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza.
Sinal positivo A audiência com a ministra foi agendada pelo e teve como principal objetivo apresentar o projeto Carnalita. “Esse projeto é importante não só para Sergipe, mas para o Brasil, principalmente neste momento difícil e preocupante que estamos vivendo com a guerra na Ucrânia. A ministra disse que ainda não há desabastecimento de fertilizantes, mas não sabemos até quando. Além de ter um grande potencial para o desenvolvimento econômico de Sergipe, devemos receber boas notícias em breve. Isso porque recebemos uma sinalização positiva da própria ministra Tereza Cristina que viu a apresentação e acredita em seu potencial”, explica André Moura.
Investimento “Para a primeira fase do projeto foi previsto um investimento de R$ 4 bilhões, à época. Desde o início tenho defendido de forma veemente sua implantação, a expectativa para a geração de emprego e renda para Sergipe é muito grande, em especial aos municípios do Vale do Cotinguiba, onde deverá ser instalada a usina”, completa Moura. A carnalita é um minério encontrado no subsolo, rico em potássio, que é matéria prima para a fabricação de fertilizantes. O Brasil importa em média 90% do potássio que utiliza. A expectativa, de acordo com a Secretaria da Fazenda de Sergipe (Sefaz), é de que a jazida encontrada no estado possa ser explorada por cerca de 29 anos.
Procedimentos Outro ponto discutido foi sobre a regularização de Sergipe junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a eficácia e segurança alimentar. A ministra anunciou também que irá em Sergipe no final de março para entregar os títulos de domínio do assentamento Jacaré-Curituba.
Tudo o que você precisa saber sobre o futuro da gestão no futebol E foi um sucesso o pré-lançamento na última terça-feira, 08, às 18hs, no Senado Federal (gabinete do presidente Rodrigo Pacheco) do livro “S/A do Futebol” do advogado e escritor sergipano Genisson Silva Cruz. Confira alguns (dos muitos) pontos abordados no livro que vai fazer compreender a nova modalidade de gestão no futebol brasileiro como um especialista: Por que uma nova lei para o futebol no Brasil? Como pode se constituir uma S.A.F? Vale a pena investir em uma S.A.F? Quem pode ser investidor? Como fica a preservação dos elementos e tradições do clube? Qual a responsabilidade do presidente do clube?
A partir do dia 12 você pode adquirir o e-book O livro examina em detalhes a nova Lei da Sociedade Anônima do futebol (SAF) e sugere linhas seguras, rentáveis e operacionais para a realização de grandes investimentos nesse novo modelo de negócio. Na segunda quinzena deste mês o livro “S/A do Futebol” será lançado oficialmente em Aracaju, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. Confira mais detalhes aqui, inclusive a partir do dia 12 de março você poderá comprar o e-book neste link: Confira mais detalhes aqui, inclusive a partir do dia 12 de março você poderá comprar o e-book neste link: https://sadofutebol.genissonsilva.adv.br/
Prefácio No prefácio do livro, o engenheiro civil, professor e empresário Jorge Mitidieri, destaca a convivência com Genisson Silva e que, o livro tem uma proposta de mudança de mentalidade que atingirá todos os que acreditam no futebol brasileiro, transformando o torcedor em um empreendedor de sua SAF – Sociedade Anônima do Futebol –, pois ensina as pessoas a começarem a pensar como investidores e, assim, se tornarem reais protagonistas da história, isto é, ir bem além do papel de simples expectadores em uma partida. “Aqui, os leitores vão aprender, por meio de uma linguagem muito acessível, sobre as inovações normativas que encaminham, finalmente, a atividade econômica futebolística para outro nível dentro da economia brasileira, que estará conectado com um modelo de gestão transparente, dotada de segurança jurídica capaz de captar investidores de todas as faixas financeiras. Ele nos explica como lidar com o passado de dívidas e olhar para o futuro com inteligência”, pontou.
Depoimentos Já o Desembargador do TJSE José dos Anjos avalia o livro como uma obra condensada com maestria sobre o Direito Esportivo, o futebol na interface com atletas, torcedores, investidores, dirigentes e profissionais de apoio da governança dos clubes. “Parabenizo ao Dr. Genisson Cruz da Silva, pela iniciativa de nos brindar com uma obra que traz as diretrizes jurídicas e pedagógicas para a incrementação da Sociedade Anônima do Futebol Sergipano e Brasileiro”, destacou.
Pleno do TJSE define nova desembargadora. A Juíza de Direito titular da 5ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, é a nova Desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A magistrada ocupará a vaga aberta pela aposentadoria da Desª Maria Angélica França e Souza. A juíza integrou a lista tríplice com a maior média de pontuação (98,39), definida em sessão administrativa realizada nesta quarta-feira, 09.03, para promoção a Desembargador, pelo critério de merecimento.
Critérios Cada um dos 11 Desembargadores votantes analisou critérios de desempenho, produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional, de acordo com a Resolução 106/2010, alterada pela Resolução nº 426/2021 do Conselho Nacional de Justiça.
Breve Currículo da nova Desembargadora A Juíza Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1991. A nova Desembargadora tomou posse como Juíza Substituta em 05 de abril de 1994, com primeira designação para a Comarca de Cristinápolis. Atuou também na Comarca de Riachuelo, na 1ª Vara Privativa de Assistência Judiciária da Comarca de São Cristóvão, na 5ª Vara Privativa de Assistência Judiciária/26ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, e esteve como membro da Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Aracaju. Foi Juíza Auxiliar da Presidência no biênio 2019/2021 e por inúmeras oportunidades foi convocada para substituir desembargadores. (Fonte: Ascom/TJSE)
Delegados rejeitam reajuste de 2% Os delegados de Polícia de Sergipe rechaçaram a proposta do Governo do Estado de conceder apenas 2% de reajuste, além da revisão geral anual e da redução de interstícios. Até o momento, o Governo sequer encaminhou oficialmente os termos da proposta. A decisão de se opor ao que foi anunciado pelo Governo foi unânime e tomada durante a Assembleia-Geral Extraordinária da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol/SE), realizada na tarde da quarta-feira, 9, no auditório do Celi Hotel, localizado no bairro Atalaia.
Cobrança Também foi aprovada a cobrança da reabertura imediata das negociações, a fim de que o Governo se posicione acerca do pleito de reestruturação da carreira apresentado no mês de novembro do ano passado. “Queremos que o Governo analise o projeto que foi entregue em mãos ao delegado-geral Thiago Leandro e também protocolado para o secretário de Segurança pública João Eloy de Menezes e o próprio governador Belivaldo Chagas. No mínimo, o Governo deveria ter discutido a proposta”, diz o presidente da Adepol/SE, Isaque Cangussu.
Interrupção Durante a assembleia, Isaque lamentou a proposta de conceder meros 2%, como também o fato de a negociação ter sido interrompida abruptamente. “O Governo fez tudo que jurou não fazer. Encerrou a negociação em andamento, impôs um projeto e o está enviando para a Assembleia-Legislativa sem oportunizar que seja apreciado pelo conjunto da categoria”, ressalta. O envio do e-mail do Governo do Estado informando o reajuste no percentual de 2% na tabela e cancelando a reunião, interrompendo unilateralmente as negociações, ocorreu na noite da última segunda-feira, 07. Nele, não foi anexada a minuta do projeto de lei ou mesmo explicados os termos da redução de interstício anunciada.
Retomada No fim, o presidente da Adepol alimentou a esperança de que o governador Belivaldo Chagas chame o feito à ordem e determine a retomada das conversações. “Não quero crer que o governador, no seu último ano de mandato, vá deixar essa marca de arbitrariedade e antidemocracia, desprezando o diálogo e se evadindo da mesa de negociação por ele mesmo criada por decreto”, concluiu.
Insatisfação com projeto do governador Aconteceu na tarde da terça-feira, 08, mais um ato do Movimento Policia Unida, em frente a Secretaria de Segurança Publica de Sergipe, no bairro São José, em Aracaju. Membros da Policia Militar, Policia Civil, Bombeiro Militar, Delegados, da ativa e aposentados. Um grande ato na defesa das pautas que foram discutidas em negociação com o Governo de Sergipe, mas que para os líderes do movimento não foi respeitado, visto que o Governador Belivaldo Chagas, anunciou o envio de um projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, estabelecendo um reajuste linear de 5% para todos os cargos (ativos e da reserva), mais 2% na tabela para as carreiras da Segurança Pública, contrariando as negociações que estavam em andamento.
Respeito e diálogo O presidente da Associação dos Oficiais Militares de Sergipe, Coronel Adriano Reis, pede respeito e diálogo ao Governo. “Estamos inconformados, queremos respeito, diálogo, somos todos homens e mulheres de bem, e estamos lutando por um direito. Governador seja aquele democrata que um dia foi”, disse o Coronel Adriano. Ele conclama ao Secretário de Segurança Pública, João Eloy, e o comandante da Polícia Militar, Coronel Marcony Cabral, para que entreguem seus cargos ao Governador. “O governador não os respeitou, está humilhando o secretário e o comandante, infelizmente. Fica insustentável principalmente a permanência de João Eloy pois enquanto policial civil tem o dever de defender a classe e exigir do governador respeito e valorização”, afirmou Adriano.
Ato dia 14 Durante a Assembleia, todos os representantes falaram sobre a insatisfação com o que foi apresentado como Projeto Lei pelo governador. Ficou decidido que no próximo dia 14, haverá um grande ato em protesto ao desrespeito realizado pelo Governo, que não tem consideração ao servidor público. As lideranças do movimento alegam que foram informados da decisão por meio de e-mail e que não foram convocados para dar continuidade às negociações. Participaram do ato, os deputados estaduais, Capitão Samuel, Kitty Lima e Georgeo Passos, que manifestaram-se em apoio as reinvindicações de toda categoria.
Na Deso, prefeito de Rosário do Catete cobra melhorias no abastecimento O prefeito de Rosário do Catete, César Resende, esteve reunido na quarta-feira (9), na sede da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), em Aracaju/SE. Na oportunidade, o gestor solicitou ao diretor-presidente, Carlos Fernandes de Melo Neto, melhorias no abastecimento de água no município. O prefeito disse que vai acompanhar a resolução do problema persistente em Rosário do Catete. “A companhia se comprometeu em melhorar o abastecimento no município. Estaremos atentos e vamos cobrar quando necessário, pois continuaremos buscando melhorias para nosso povo”, afirmou César Resende.
Apoio Na oportunidade, o prefeito também solicitou apoio da companhia de saneamento para resolver o problema no abastecimento do Povoado Siririzinho. Nos próximos dias, o gestor de Rosário do Catete deve se reunir com o prefeito de Siriri, José Rosa, para juntos, buscarem uma solução definitiva para o abastecimento de água no povoado, que possui parte de suas terras em território rosarense e a outra parte em território siririense.
Benefício do Cartão Mais Inclusão poderá ser prorrogado O Governo de Sergipe encaminhou mais um Projeto de Lei (PL) à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para solicitar nova prorrogação do Cartão Mais Inclusão – CMais. Sendo aprovado, o projeto deverá garantir a continuidade, até dezembro, do pagamento para as famílias dos grupos emergenciais, que receberam o benefício até o último mês de janeiro. Por sua vez, os beneficiários do grupo permanente do Cartão Mais Inclusão – CMais seguem recebendo o pagamento de maneira contínua, e já poderão utilizar a parcela de março para a aquisição de alimentos a partir de hoje, dia 10.
Fazendo a diferença Segundo a secretária de Estado da Inclusão Social, Lucivanda Nunes, o Cartão Mais Inclusão é um programa que vem fazendo a diferença nas vidas das famílias socialmente vulneráveis em situação de extrema pobreza desde o início da pandemia. “Já são dois anos do programa, com aperfeiçoamento constante para incluir outros grupos, como gestantes, famílias com crianças na primeira infância, pessoas com vulnerabilidade de saúde e comunidades quilombolas. É importante que a aprovação aconteça, para que possamos continuar alcançando e beneficiando tantas famílias, em todo o estado”, disse.
Grupos emergenciais De acordo com a assistente social coordenadora do CMais na Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social, Kátia Ferreira, assim que for aprovado o Projeto de Lei que defende a prorrogação por mais onze meses e sancionada a Lei, o benefício deverá ser pago aos grupos emergenciais. “Encaminhamos o PL para a Alese e estamos aguardando a aprovação para fazer os tramites de pagamento em seguida. Neste caso, se tudo correr como esperamos, os beneficiários dos grupos emergenciais deverão receber duas parcelas (referentes a fevereiro e março) ainda dentro deste mês”, explicou.
Vagas abertas No Projeto de Lei enviado, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) também contempla a possibilidade de substituição das vagas abertas pelas famílias desligadas do CMais por terem sido inseridas em outros programas federais ou estaduais, por novos beneficiários. O programa de transferência de renda do Governo Estadual vem combatendo os impactos da pandemia na renda da população socialmente vulnerável desde abril de 2020, já tendo investido quase R$ 50 milhões no combate à insegurança alimentar e nutricional de mais de 20 mil famílias, em Sergipe.
Unimed Sergipe inaugura Centro de Infusão e Oncologia nesta sexta-feira, 11 A Unimed Sergipe inaugura, nesta sexta-feira, 11, o Centro de Infusão e Oncologia, espaço dedicado exclusivamente para atendimento de pacientes oncológicos e com doenças autoimunes. A solenidade acontece a partir das 8h30, no quarto andar do Hospital Unimed, onde o Centro está localizado. Estruturado atendendo aos padrões Unimed de qualidade, o Centro de Infusão e Oncologia proporcionará um atendimento humanizado e diferenciado aos beneficiários da Unimed Sergipe e conta com equipe multidisciplinar especializada.
Mais uma opção “Essa é uma novidade que anunciamos com muita alegria. O Centro é mais uma opção que os beneficiários da Unimed podem contar para fazer alguns tipos de tratamento. Fazemos a infusão de imunobiológicos, que são medicações utilizadas no tratamento de algumas doenças autoimunes; e fazemos infusão de quimioterápicos, que são medicações utilizadas no tratamento de doenças oncológicas, acolhendo os beneficiários da melhor forma possível”, explica a coordenadora do Centro, a médica Ana Carolina Sobral Paixão. Além da administração de medicamentos, o paciente também poderá realizar consultas e fazer seu acompanhamento no consultório montado no local. Na recepção do Centro de Infusão e Oncologia, o beneficiário poderá realizar todo o processo de autorização e agendamento.
Dedicação e acolhimento “O Centro de Oncologia é um espaço de dedicação e acolhimento aos nossos clientes, que sabemos que passam por um momento difícil. É uma área exclusiva e humanizada, com estrutura física adequada, equipe multidisciplinar qualificada, treinada, capacitada e experiente. É uma forma de garantir ainda mais respeito, comodidade, segurança e conforto. Temos certeza que esse é mais um serviço que estamos trazendo para a cooperativa com o intuito de melhor qualificar a assistência dos nossos pacientes”, afirma o diretor administrativo-financeiro da Unimed Sergipe, o médico Alvimar Moura.
SergipePrevidência inicia Programa Melhor Idade com aula inaugural do CoralPrev A terça-feira, 8 de março, foi especial para as aposentadas, pensionistas e colaboradoras do SergipePrevidência. Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o órgão iniciou as aulas do CoralPrev, Coral do SergipePrevidência, que estreia as ações do Programa Melhor Idade. A iniciativa visa aproximar, valorizar e fortalecer o relacionamento com os aposentados e pensionistas do Governo do Estado, além de acolher e promover novas atividades para os segurados. 50 pessoas participam do coral, no total. As aulas iniciam em março e devem seguir até dezembro, com perspectiva de apresentações nos períodos junino e natalino. Os encontros serão semanais, nas terças e quintas, das 15h às 17h.
Convívio social Aposentada do Ipesaúde há 12 anos, a enfermeira Helena Goes comentou sobre a alegria de retornar ao convívio social, e com colegas aposentados da rede estadual. “Primeira vez de minha inscrição em um Coral do Governo do Estado. Muito feliz!! Quero cantar muito, e encantar muito também. É um momento importante de interação com os colegas, inclusive, de outros órgãos estaduais. Foi muito emocionante reestabelecer esse contato e, de certa forma, voltar à ativa”, afirmou, emocionada. “Depois de 34 anos de serviço no Estado, é a primeira vez que vejo uma oportunidade desse tipo no SergipePrevidência. E, agora, vem o órgão, com muita vontade de interagir e de nos valorizar. A gente precisa, depois de tantos anos de trabalho e dedicação ao Estado”, agradeceu Helena.
Nova realização Para o diretor-presidente do órgão, José Roberto de Lima, dar início às atividades do Programa Melhor Idade é uma nova realização institucional. “A data da aula inaugural do CoralPrev é representativa, em homenagem às servidoras aposentadas da rede estadual, às nossas colaboradoras e a todas as mulheres. Iniciar o Melhor Idade é a concretização de um sonho desta gestão, por trazer nossos aposentados e pensionistas para mais perto do SergipePrevidência, promovendo-lhes atividades lúdicas e ocupacionais”, comemorou. Dernival Neto, secretário de Estado da Administração (Sead), ressaltou a respeito de gerir uma secretaria estadual vinculada à Previdência e da gestão do órgão em buscar transformar a Casa do servidor estadual aposentado e pensionista em um Centro de Convivência Multidisciplinar.
Convívio, aprendizado e lazer “O SergipePrevidência está se tornando um espaço de convívio, de aprendizado e de lazer. Uma das minhas gratas surpresas encontradas ao chegar no Governo foi a gestão do SergipePrevidência, a organização e sua evolução. O Programa Melhor Idade é uma das várias referências da Previdência estadual, como também seus 16 anos de história previdenciária, sua obtenção do Nível 3 do Pró-Gestão [certificação nacional conquistada em novembro passado], além de ser exemplo na gestão de concessões de aposentadoria e pensão estaduais”, parabenizou o secretário.
Desenvolvimento na *Indústria e Comércio* de Socorro? É claro que tem! A Expo Sergipe, maior feira multissetorial da região, reunirá pequenas, médias e grandes empresas de todo o estado em Nossa Senhora do Socorro e ainda contará com o apoio total da Prefeitura de Socorro! Aperta o play e confira o convite especial dos idealizadores do projeto para o lançamento do evento!
Neu Fontes celebra quatro décadas de vida artística no Café da Gente, amanhã, 11 As comemorações dos 40 anos de música profissional de Neu Fontes terá início com um show no Café da Gente, dia 11 de Março às 20h com “Neu Fontes Canta Vander Lee.” O ganhar no canto é sempre um ato de cidadania, uma opção para o não gritar e ecoar ao menos um sentido, já que a única certeza que se pode ter é a de que não se tem certeza de nada. Cantar, mais do que nunca é preciso.
Arte feita para apreciar e entender São quatro décadas de muita responsabilidade artística e talento. Com Neu Fontes o ritmo, a melodia, a letra, a afinação, a estética, a ousadia, a criatividade, cada peça se encaixa em um quebra-cabeça multimídia. Harmônico! As figuras não são aleatórias. Tudo tem o seu devido lugar, compondo o essencial de forma elegante, leve e simples.
História na infância Resultado de anos de trabalho como produtor musical, com olhar atento e diferenciado para identicar talentos, seja na música, na cultura e na identidade que Sergipe tem de fazer cultura. São 40 anos de vida rodados na estrada de uma construção para música e cultura sergipana especificamente. A boa audição tem história na infância e sem apegos se despede de preconceitos, engrandecendo seu repertório. Neu vai do som da janela de sua casa em Aracaju que conseguia ouvir os sons das casas de jazz da Bourbon Street em Nova Orleans aos cantos das Taieiras em Laranjeiras. Neu Fontes aos 61 anos de idade se permite ampliar os horizontes da arte, sem ideias preconcebidas. Um artista que tem a sabedoria de se permitir chegar a todos os sons.
História musical Neu Fontes começa sua vida artística aos 09 anos de idade, estudando no conservatório de música de Sergipe. Tendo como professor João Pires Argollo, participou de festivais, gravou diversos discos e produziu tantos outros.Compositor nato, fez mais de 300 canções em parceria com Jorge Lins para espetáculos de teatro infantil. Parceiro de diversos letristas e poetas tem nos seus parceiros o grande apoio para prosseguir compondo, entre eles Alexi Pinheiro, Rubens Lisboa, Mingo Santana, Jorge Lins, Kleber Melo, Jozailton Lima entre outros. Tem na sua influência musical os sons de Bob Dylan, Paul Simon, Ivan Lins, Alcides Melo, Elis Regina, Marines, Dominguinhos, Gilberto Gil e atualmente, Mestrinho, Saulinho Ferreira, Alberto Silveira, Vanessa da Mata, Ricardo Vieira e Vander Lee.
40 anos Para começar as comemorações dos 40 anos de vida artística, Neu Fontes fará o primeiro show exclusivamente com músicas do Vander Lee, compositor mineiro que faleceu prematuramente em 2016 deixando um legado musical importante e de muita qualidade. O show ‘Neu Fontes Canta Vander Lee’*, acontece dia 11 de Março, sexta feira, às 20h no Café da Gente, localizado no Museu da Gente Sergipana.Neu será acompanhado de Alberto Silveira, Emanuel Jorge e Ton Toy e tem a produção da Simone Fontes, com Couvert de 40 reais.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
O jogo de xadrez do Cidadania pode derrubar a “Rainha” Do site Em Sergipe: O advogado Adir Machado passou a ganhar notoriedade no meio político, após o médico André Sotero sugerir seu nome para pré-candidato ao Senado Federal pelo Cidadania. Em 40 dias circulando nos bastidores políticos, Adir ocupou um espaço deixado pela inércia de Danielle Garcia (Podemos), que não decidiu se irá concorrer ao Governo, ao Senado ou à Câmara Federal. Como não existe vazio de poder, Adir se apresentou ao público, na condição de pré-candidato a senador e está colhendo bons frutos.
Começa, a partir daí, um jogo de xadrez do Cidadania, sob a responsabilidade do senador Alessandro Vieira, que convidou Adir e permitiu que ele se movimentasse livremente no cenário político. O nome de Adir Machado cresceu na sociedade quando ele se apresentou como um dos bons quadros do partido. O pré-candidato ao Senado passou a conceder de entrevistas diariamente, desenvolveu ações políticas ao abraçar a causa das Mangabeiras, criou uma pauta institucional ao pedir o apoio da OAB, em defesa das famílias ameaçadas de expulsão e se transformou numa boa dor-de-cabeça para o Cidadania.
De plano, Adir atraiu novos quadros para a legenda e mostrou que não será um “peão”, um “cavalo” ou um “bispo”, nesse jogo de xadrez do Cidadania. Na verdade, o advogado que comandou o Controle Externo do Tribunal de Contas de Sergipe foi alçado à condição de “Torre”, difícil de ser transposta ou derrubada por uma jogada comum. A abertura do “Rei”, feita por Alessandro, é utilizada pelos grandes mestres do xadrez para desestabilizar os adversários, no entanto, como a “Rainha” estava distante do tabuleiro, ela foi afetada diretamente nesse jogo.
O tempo passou, Adir ganhou corpo e foi formado um grupo dentro do Cidadania, com novos quadros, encabeçado pelo médico André Sotero, que defende a pré-candidatura do advogado, ao invés de apoiar Danielle Garcia, que é de outro partido. Alessandro recepcionou bem Adir Machado, no Congresso do Cidadania, realizado em dezembro do ano passado, na cidade de Itabaiana, e o apresentou como um dos novos quadros para as eleições de 02 de outubro. Terá que encontrar uma saída de mestre para acomodar Adir e Danielle no mesmo palanque.
Vale lembrar que, no jogo de xadrez político, o objetivo é dar o xeque mate, algo que muitos candidatos perdem de perspectiva em meio à campanha eleitoral. Isso significa que vantagem na pesquisa de intenção de votos, numa largada, não é tudo. O sacrifício de uma peça valiosa pode levar seu oponente para uma posição desfavorável e levar à vitória. Apenas não sacrifique uma pré-candidatura se não tiver certeza da vantagem que irá ganhar no decorrer da campanha até o dia da eleição.”
Sergipe Profundo. Por Antônio Samarone: “Dona Josefa Costa, 84 anos, Sítio Areia Branca, Estância – Se. Produzindo artesanalmente o doce de Araçá Cagão, uma tradição centenária do Sul de Sergipe. Uma delícia inigualável. Existe o doce cremoso (o que eu comprei) e ele em corte, bem superior a marmelada. O que nos falta é autoestima cultural.”
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
Decepcionado com tudo na nossa Igreja. Por Padre Zezinho https://www.facebook.com/padrezezinhoscj
Ex católico e anti-ecumênico !
Para ele a Igreja Católica já foi boa. Agora, ele procurava outra Igreja mais bíblica e mais cristã !
Não aceitava o Papa atual cujo nome ele nem pronunciava. Não aceitava os bispos católicos do Brasil . Só fazia exceção para cinco ou seis bispos da sua linha !
Conheço bispos conservadores , mas nenhum ultra conservador !
Não aceitava os padres do Brasil. Nem os padres que ele chama de comunistas ; nem os da renovação carismática que , a princípio, ele frequentou havia vinte anos . Chegara aos 73 anos cada dia mais ultra.
Dizia ter admiração por dois bispos pentecostais que ele considerava progressistas . Um deles tinha acabado de construir um Templo que era uma réplica do Templo de Jerusalém . Ele gostava dos símbolos e das vestimentas daqueles pastores. O judaísmo lhe parecia mais adequado aos nossos tempos.
Gostava da Teologia da Prosperidade que estava começando na mídia das igrejas pentecostais . Sendo anticomunista, ele gostava da pregação que vê benção na riqueza . Você dá a Deus e Deus retribui com sucesso e vitórias , porque Deus cumpre o que promete. … Uma espécie de “toma lá , da cá ! “ Falava de um Deus que promete e entrega !
****
O Papa argentino , ele rejeitara desde o começo. Via tudo errado neste Papa . Mas ele já rejeitara Bento XVI lhe parecia alemão e rígido demais.
Achei estranho que um sujeito que se dizia culto, rejeitasse um dos papas mais cultos de todos os tempos. É que Bento XVI não apoiava o capitalismo nem o comunismo . E ele era um sujeito pro capital. O rompimento com nossa Igreja vinha de longe ! Já era ex católico há muitos anos.
********
Ele tem uma grande cadeia de lojas e vários loteamentos de sucesso , que ele pode ser classificado como um dos novos milionários da região.
*****
Quando ele era católico escutava os padres citando o tal Concílio que , segundo ele, avacalhou com a Igreja, como fosse pecado ficar rico !…
*******
Ele disse tudo isto na minha frente, esperando que eu me defendesse . Estávamos na casa de um amigo comum que é kardecista. É um bom amigo e é muito respeitoso.
*********
Respondi polidamente: “ Se o Sr já escolheu a Igreja na qual deseja viver o resto dos seus dias , seja feliz. Eu já escolhi a minha . “
*******
Ele tentou argumentar , mas o anfitrião propôs que ele encerrasse a conversa , porque estávamos entre amigos. …
O ecumenismo às vezes exige que silenciemos, quando vemos que não vai haver diálogo fraterno. …
PELO TWITTER
www.twitter.com/XandAviao Se não conseguir correr, ande, só não fique parado!!!
www.twitter.com/gugachacra Na Segunda Guerra, houve um movimento para boicotar o que fosse associado à Itália e à Alemanha, embora não tivessem ligação com os regimes fascista e nazista. O Palestra Itália em SP teve de mudar de nome e passou a ser chamar Palmeiras. O Palestra de MG, passou a ser o Cruzeiro.
www.twitter.com/InstMarceloDeda “Que os meus sonhos dialoguem com o querer divino, produzindo uma obra que, edificada no terreno da história, traduza o meu amor por minha terra e sirva à causa da felicidade do meu povo.” #MarceloDéda 🙏🏼❤🌟 #DédaEterno #Sergipe
Frase do Dia
“Os lugares mais escuros do inferno estão reservados para os que se mantem isentos em tempos de crise moral”. Dante Alighieri .
Ouça e compartilhe: