Quem dá mais na campanha eleitoral na internet?

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A mais recente edição da Le Monde Diplomatique Brasil publicou uma análise de Joana Varon (pesquisadora e diretora executiva da Coding Rights) e de Bruna Santos (pesquisadora e líder de advocacy da Coding Rights), com o título “Quem dá mais na campanha eleitoral na internet?”, tendo como base a minirreforma eleitoral aprovada no fim do ano passado que, segundo elas, favoreceu as campanhas mais ricas e o modelo de negócios do Vale do Silício, além de esquecer de proteger a diversidade de candidaturas e pautas.

A análise lembra que 2018 terão as primeiras eleições gerais no Brasil que serão marcadas pelo impulsionamento pago do conteúdo eleitoral na internet e que, com a redução do horário eleitoral (reduziu de 45 dias para 35 dias e os dois blocos diários eram de 20 minutos e caíram para 12min30), a rede será um dos principais campos de batalha para as táticas do marketing eleitoral este ano.

Pela análise, mesmo com a proibição do financiamento de campanha por pessoa jurídica o dinheiro terá papel central por conta das possibilidades de uso tecnológico que ele traz para pessoas mais abastardas e inclusive no que diz respeito a manipulação da opinião públicas através do que é compartilhado por chats e redes sociais.

A análise das duas pesquisadoras lembra que hoje cerca da metade da população brasileira está conectada ao Facebook. São cerca de 130 milhões de contas ativas e o país é o terceiro no ranking de usuários da plataforma, que também é dona do WhatsApp, utilizado por cerca de 120 milhões de brasileiros.

Efeito negativo desse tipo de prática para o debate democrático.

E a análise avalia que cai por terra a utopia do debate livre na rede mundial a partir da permissão do impulsionamento de conteúdos como exceção à proibição de veiculação de propaganda eleitoral paga. Quem tiver mais dinheiro poderá não só impulsionar mais conteúdo e alcançar maior público, como também ter acesso a mais bases de dados para segmentar seu público-alvo e moldar seu conteúdo.

As pesquisadoras lembram ainda que a minirreforma restringiu o impulsionamento pago de propaganda eleitoral a candidatos, partidos e coligações. Como fiscalizar o impulsionamento de propaganda eleitoral feito por terceiros? Fica a critério também das plataformas identificar essa prática? Como devem fazer com os chamados bots (software que simula ações humanas repetidas) e perfis fakes?

Medidas que merecem respeito à privacidade e a liberdade de escolha dos eleitores e que confiram mais transparência às campanhas políticas.

Ao fim da extensa análise, as pesquisadoras apresentam algumas medidas como a aprovação da PL número 53/2018, que trata de uma Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, com regras mais firmes a respeito de consentimento e finalidade do uso dos dados dos cidadãos e punições para eventuais vazamentos de dados, compartilhamentos indevidos e utilização sem consentimento ou com desvio de finalidade não informado ao titular.

Outro ponto importante seria a adoção de mais transparência com relação às estratégias de campanha política on-line e às tecnologias empregadas para além do que fixa a legislação eleitoral. Partidos, coligações e candidatos deveriam publicar uma lista de conteúdos impulsionados por rede social, a quantia utilizada, bem como informações sobre as empresas contratadas para a elaboração do conteúdo veiculado. As empresas deveriam ser transparentes sobre priorizações embutidas na lógica do algoritmo que afeta o conteúdo eleitoral.

Respeito aos princípios democráticos, a liberdade de expressão e o direito de escolha.

Por fim, a analise entende, especialmente no contexto eleitoral e em respeito aos princípios democráticos, que a liberdade de expressão e o direito de escolha do candidato devem ser preservados.

Portanto, deve-se assegurar o direito de eleitores ou candidatos manifestarem a respeito de determinado candidato, partido ou coligação sem sofrer ameaças ou represálias, respeitando os limites impostos por previsões legais que proíbem expressões racistas ou outras formas de preconceito.

Redução horário eleitoral A partir do dia 31 de agosto começa o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Serão dois blocos fixos diários de 12min30s cada um. Anteriormente o ‘palanque’ na TV eram de dois blocos de 20 minutos por 45 dias. Além de reduzirem para 35 dias. Por isso a importância das redes sociais. O horário eleitoral tem cada vez menos audiência principalmente entre os mais jovens que já não assistem TV aberta.

 

 

Quem está mentindo? André Moura ou vereador Isac? O blog acredita que o líder de Temer fala a verdade E o vereador de Aracaju Isac, disse ontem que nunca declarou apoio à pré-candidatura de André Moura ao Senado. Leia matéria da FAN1. O blog acredita na palavra do líder de Temer, André Moura, que noticiou pelas redes sociais o apoio do vereador Isac quando foi convidado para participar de uma reunião com os amigos do edil aracajuano, na última quarta-feira, 25. André não iria a uma reunião se não fosse convidado. Justiça seja feita!

Prefeito de Itabaianinha, Danilo Carvalho, é arrogante com músico que cobrou pagamento dos festejos juninos E ontem, 30, na FAN FM, o radialista George Magalhães divulgou um aúdio do prefeito de Itabaianinha, Danilo Carvalho, sendo arrogante com o músico conhecido como Napar de Itabaianinha porque o mesmo cobrou o pagamento que está atrasado dos festejos juninos. Lamentável! Um gestor deve reconhecer o erro e não tratar um profissional que cumpriu com seu trabalho desta forma.                                                                                       

Quem fiscaliza e pune os motoristas que desrespeitam os passageiros? E o blog flagrou ontem, 30, às 7h53 da manhã, o ônibus da Viação Atalaia prefixo 6052 (placa OEO 28-65) que não parou para uma passageira que sinalizou com a mão no ponto de ônibus logo após o terminal da Atalaia (sentido Sul/Centro, do outro lado da Igreja Bom Jesus dos Navegantes). Um verdadeiro desrespeito a quem está esperando há muito tempo e com horário para chegar no trabalho. Quem fiscaliza? Quem multa? Quem pune o motorista? A SMTT ainda existe em Aracaju ou só serve para arrecadar?

Contraindicações do acordo PT com MDB/PSD/PP Depois de uma onda de postagens afirmando que a deliberação que selava o acordo entre o PT e MDB/PSB/PP foi por unanimidade é imperativo que a própria sigla desminta este “fake news”. Isto porque não participou do encontro a tendência Articulação de Esquerda, que poderia votar através de seus delegados que não participaram do evento.

Militantes históricos da Articulação de Esquerda Ou seja, ao permitir esta inverdade a direção do partido passa a impressão de não reconhecer nem legitimar a atuação do grupo a que pertence militantes históricos e importante da legenda como a deputada Ana Lúcia, o vereador Iran Barbosa, os sindicalistas Rubens Marques e professor Joel Almeida, entre outros. Desprezar estes quadros para abraçar MDB/PSD/PP mostra o grau de capitulação a que o PT chegou.

Joel Almeida no Facebook “Se parte majoritária do PT esqueceu do golpe, nós não esqueceremos e estaremos em todas as trincheiras contra todos que levaram este país e este estado ao atraso, nenhuma paz aos golpistas. Assim, não seguiremos sob hipótese alguma a decisão do PT de apoiamento aos candidatos do PSD ( partido que votou majoritariamente pelo impeachment) e do PMDB ( partido dos maiores traidores da história). ” Todo o texto.

Tá diferente o governo de SE. Ontem, 30, à tarde secretário assiste ao filme “Missão Impossível: Efeito Fallout” E ontem, 30, um leitor flagrou um secretário estadual entrando no Cinemark para assistir o filme “Missão Impossível: Efeito Fallout”. Pelo jeito o governo está diferente mesmo para um secretário às 15h assistir um filme em plena segunda-feira. Como o blog não descobriu se o secretário está de férias vai se informar melhor, para não cometer injustiça publicando o nome dele.

Um Drink Com Ludwig Programa de entrevistas que surgiu para inovar o jornalismo na internet com uma linha leve e descontraída, sempre levado ao ar e ao vivo a partir das 19h através do Facebook do apresentador, programa idealizado e apresentado por Ludwig Oliveira. Por lá já passaram diversos pré candidatos aos cargos majoritários para o governo, senado e vice governador. Ontem foi a vez do Consultor Político João Fontes, entrevista bastante concorrida. O leitor acompanhe sempre que puder, pois trás sempre novidades do mundo político.

Yoacan Jócelis confirma candidatura em convenção da Rede O atleta de karate, Yoakan Jócelis, teve o seu nome confirmado na convenção da Rede Sustentabilidade como candidato a deputado estadual. “Entendo que a mudança tem que partir própria pessoa e depois sim você exija do outro. Estamos dando um passo importante na construção de uma nova política. Temos que mudar a postura, ficar pedindo ao candidato que pague aluguel, saco de cimento, feira e etc. É uma política nociva que causa um dano enorme ao país”, disse, afirmando que vai lutar por uma nova era, sem politicagem, com seriedade e responsabilidade.

Na contramão do país, Sergipe nunca registrou explosão de carros fortes A SSP divulgou pesquisa que em Sergipe nunca teve explosão de carros fortes Uma pesquisa divulgada na última sexta-feira (27) pela Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABVT) e da Confederação Nacional de Trabalhadores de Segurança Privada (Contrasp) mostra que Sergipe está na contramão de uma modalidade de crime que cresce a cada dia no Brasil: a explosão de carros-fortes. Só no primeiro semestre de 2018, o número de explosões cresceu em 53% no Brasil. Em Sergipe, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) é categórica ao afirmar que “jamais houve esse tipo de crime no estado’.

Grupos criminosos A estratégia, segundo o secretário da Segurança Pública, João Eloy, é identificar rapidamente os grupos criminosos que agem nos estados vizinhos e podem atuar em Sergipe, trocar informações e manter um trabalho permanente dos serviços de inteligência policial. Na Bahia, a pesquisa mostra que cidades como Juazeiro, Jacobina, Itaberaba, Salvador e Eunápolis acumulam 11 casos em 2018. Foram oito casos em Pernambuco, sete na Paraíba e dois em Alagoas.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Nota sobre a paciente Rosangela Melo, cujo apelo foi divulgado ontem, 30, neste espaço A Superintendência do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) explica que a paciente Rosângela Melo, que deu entrada na Área Azul, na última sexta-feira, 27, com um quadro de insuficiência cardíaca, estenose de válvula mitral e infecção, passou por exames de raio-x, exames laboratoriais, Eletrocardiograma (ECG) e Ecocardiograma (ECO). O Huse informa que a pacienteestá sendo acompanhada pela cardiologia do hospital e mantém o quadro estável, a conduta foi mantida, sem registro de solicitaçao cirúrgica no momento por estar tratando primeiramente de uma infecção. Tão logo esteja estabilizada, a paciente deverá ser submetida a cirurgia de correção da estenose da válvula mitral no Hospital de Cirurgia.

Problema em Canindé vai muito mais além Pelo zap: “O senhor colocou uma nota sobre Canindé, mas o problema vai muito mais além. A cidade está um caos, povo passando fome, sede no interior, cidade toda esburacada, animais soltos nas ruas, pagamento de contratados atrasados, efetivos vez ou outra atrasa, vez ou outra para a coleta de lixo por falta de pagamento, vez ou outra acaba a merenda escolar, município só abastece ambulância (30 litros) quando precisa viajar (ontem mesmo ocorreu um acidente e não tinha ambulância para socorrer (também não tinha SAMU disponível). Aqui está um caos meu amigo. Só visitando in loco para conhecer este desastre.”

Aliança Branca Pelo zap: “Enquanto a cúpula do PT deliberava um perigoso acordo com o MBD/PSD/PP/ (adversários da sigla no plano federal), correndo perigo de sacrificar eleições de parlamentares estaduais e federal, e ainda fazendo uma dobradinha perigosa e sem reciprocidade entre Rogério e JB, no interior mais um exemplo de como a aliança branca tem dado certo. Em Nossa Senhora Aparecida André Moura recebeu apoio de três emedebistas e aliados de primeira hora da prefeita Vera Souza, correligionária e íntima de Jackson. O presidente da Câmara, vereadores, secretários municipais e lideranças do grupo da prefeita participaram de um café da manhã em que anunciaram oficialmente o apoio ao líder de Temer para o senado. Como o primeiro voto destas lideranças pertence a JB, mais uma vez Rogério Carvalho dançou…”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

 

Sergipanidade.  por Antonio Samarone.

O Nordeste geográfico sempre existiu. O Nordeste enquanto formação cultural, foi uma criação recente, e ainda está em construção. Vários movimentos, iniciativas e personagens contribuíram para a consolidação da atual narrativa nordestina. Canudos, Padre Cícero, Cangaço, Luiz Gonzaga, Suassuna, entre outros, criaram o Nordeste cultural.

Entre os movimentos germinadores do Nordeste cultural se destaca o Manifesto Regionalista de 1926. Um grupo de intelectuais pernambucanos, liderados por Gilberto Freire, resolveu abrir um debate sobre nossas coisas, nosso modo de vida e nossos valores. Deu certo, a cultura nordestina hoje tem amplo destaque nacional.

O Manifesto Regionalista de 1926 foi um movimento de reabilitação dos valores regionais e tradicionais do Nordeste. Segundo Gilberto Freire: “Talvez não haja região no Brasil que exceda o Nordeste em riqueza de tradições ilustres e em nitidez de caráter. Vários dos seus valores regionais tornaram-se nacionais depois de impostos aos outros brasileiros menos pela superioridade econômica que o açúcar deu ao Nordeste durante mais de um século do que pela sedução moral e pela fascinação estética dos mesmos valores.”

Em Sergipe as coisas não andam. A atávica baixa estima nos oprime. Nada em Sergipe é valorizado. As festas, as danças, as músicas, as literaturas não versam sobre as coisas de Sergipe. Salvo em casos isolados. Só as manifestações folclóricas são consistentes. Mesmo quando Sergipe é protagonista, não consegue destaque. Como falar em Sergipanidade? Não é a fragilidade econômica que impede a afirmação cultural de Sergipe.

Um breve exemplo: o Cangaço, com a sua estética, tem peso importante na construção da cultura nordestina. A nossa quadrilha afrancesada virou um bailado popular inspirado no Cangaço. Sergipe poderia liderar nesse campo, afinal, Poço Redondo foi cenário decisivo. Os descendentes de Lampião são sergipanos. Não estou discutindo se Lampião é bandido ou herói, esse é outro papo. A verdade é que Lampião se tornou lenda, e as lendas são construções livres do imaginário popular.

Fui a missa dos 80 anos da morte de Lampião, na Grota do Angico, em Poço Redondo, Sergipe. Um evento que atrai muita gente. Os hotéis de Piranhas, Alagoas, estavam lotados.

Mas um detalhe: vejam o cenário da missa. Pela foto, onde fica a Grota do Angico?

 

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

Equipamentos de academia doados pela SENASP para o CBMSE com o objetivo de  manter em forma a tropa estão abandonados

O blog Espaço Militar tomou conhecimento de que há cerca de três a quatro meses, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) desativou a academia da corporação, cujos equipamentos, em sua grande maioria, foram doados pela SENASP, com o objetivo de manter em forma a tropa, sendo as três esteiras ergométricas (esteira profissional E750 – linha movement ) compradas com recursos próprios do CBMSE, cujos equipamentos são caros.

Tais equipamentos, que não são baratos, encontram-se no CEMAN (Centro de Manutenção do CBMSE), vizinho ao PRESMIL (Presídio Militar), estando parte destes expostos às intempéries e outra parte dentro de um caminhão.

A academia era frequentada pelos bombeiros militares e importante para estes manterem a forma física, com o objetivo de melhor atender a sociedade nas ocorrências.

Ressalte-se ainda que bombeiros militares que fizeram o curso de educação física, orientavam seus companheiros nas atividades físicas, melhorando assim a saúde e forma física dos mesmos.

É lamentável que o dinheiro público para aquisição de equipamentos de academia, caros e impressindíveis para que os bombeiros militares possam manter sua forma física e saúde, esteja sendo desperdiçado, com o abandono dos mesmos, conforme mostram as fotos obtidas com exclusividade. (Matéria e fotos do Espaço Militar).

 

NOTA À IMPRENSA

Comando nacional do Movimento Brasil200. Empresário de Sergipe assumirá as ações durante período eleitoral

O coordenador nacional do Brasil200, Gabriel Kanner, anunciou neste Domingo através de um vídeo, a sua saída temporária do comando do Movimento para dedicar-se à sua campanha eleitoral. Gabriel, que é sobrinho do empresário Flávio Rocha e executivo da Riachuelo, acabou de lançar seu nome para concorrer a uma vaga na cadeira de Deputado Federal pelo Estado de São Paulo. “A minha pré-campanha tomou uma dimensão muito grande. Temos nos surpreendido com a repercussão e o apoio. Por tudo isto, estou me retirando do Brasil200 neste período, para não misturar as coisas e nem atrapalhar o bom andamento do Movimento”, afirma Gabriel.

O nome escolhido para assumir a Coordenação Nacional foi o de

Lúcio Flávio Rocha, empresário baiano que reside em Aracaju (Sergipe), que assumiu coordenação nacional do Brasil200

um dos primeiros coordenadores de núcleo estaduais do grupo. “Sinto-me muito honrado com a escolha e com a missão. Estas eleições são um período muito importante que definirá a nossa vida pelos próximos 4 anos. Por isto a importância de sermos vigilantes e firmes nas pautas que acreditamos”, disse Lúcio Flávio Rocha.

O Brasil200 é atualmente o maior fenômeno dentre os movimentos políticos da atualidade. Foi lançado no início do ano e desde lá passou a ter um crescimento vertiginoso e fora do normal. Ele é hoje o movimento que possui a maior frente parlamentar do Congresso. Dentre as suas pautas, há a provocação de redução da carga tributária, a diminuição do Estado, a defesa do livre mercado e a proteção dos valores morais da sociedade, incluindo aí as questões de família e criança.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ademirquintino Quando eu falo que a situação é preocupante, me chamam de pessimista… A água tá batendo na bunda.Há quanto tempo digo isso?

www.twitter.com/AntonioSamarone O Poder por muito tempo deforma as pessoas. Passam a pensar que são os donos. Vejam o que aconteceu com o Governo de Sergipe.

www.twitter.com/riltonmorais Queria ver o militantes radicais, que atacam as religiões, criticando e ofendendo Maomé. Atacar os cristãos tolerantes é fácil. Mostrem que são realmente radicais! Sejam livres!

www.twitter.com/IsaiasdePropria É, de repente Propriá entrou na agenda de governadores… Esqueceram de avisar que não somos mais otários!

www.twitter.com/FalaSergipe Nunca ví tantos ‘super heróis’ juntos para uma aliança em ”prol” do povo sergipano. Pelos projetos apresentados a Suiça vai ficar no xulé. O primeiro mundo vai ser em Sergipe. Aguardem.

www.twitter.com/braynerr Tinta vermelha espalhada pelo STF não tem nada a ver com o PT, mas é um aviso de derramamento de sangue. O judiciário está perdendo a postura e o respeito da sociedade.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.” Gabriel Garcia Marquez.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais