Quem é Albano? De todos ou sem lado?

O que leva um político que já alcançou todos os cargos possíveis na sua carreira, como o atual deputado federal Albano Franco, se humilhar de tal forma para conquistar o direito de ser candidato ao Senado Federal? Albano já foi senador e governador, por duas vezes. Empresário bem sucedido, foi presidente da mais importante Confederação da América do Sul, a CNI e poderia deixar a política e se dedicar exclusivamente a sua vida privada. Porém demonstra uma sede de poder que ultrapassa os limites do bom senso.

 

Agora, com as divergências explicitas com o DEM de João Alves, mesmo que seja candidato ao Senado na chapa comandada pelo ex-governador, Albano sabe que não terá os votos dos seus seguidores. Será um palanque de traição, onde só quem tem a perder é o tucano. Perdendo os votos dos liderados de João Alves e com a costura que está sendo feita na chapa governista, onde os candidatos Valadares e Amorim, juntamente com Déda, estão conversando com as lideranças para que  o voto aconteça de forma uniforme nos dois, dificilmente Albano encontrará o caminho para viabilizar sua candidatura a vitória em 2010.

 

O problema de Albano Franco é um só: ele não tem lado. Ele não tem a confiança de João Alves e

Albano chegando ao palanque de Lula na recente visita a Aracaju. Na política, Albano quer continuar com o guarda chuva dos outros: ou seja, sem se molhar e sem lado. (Foto: César de Oliveira).
muito menos dos aliados governistas. Albano pensa que ao transitar nos palanques de todos – como fez recentemente na visita de Lula – lhe dá força política. Não é verdade. Demonstra a dubiedade política e a permanente desconfiança de todos.

 

Agora, se for candidato, pretende ter como slogan: “Albano, o senador de todos”. Uma clara imitação do slogan do governo Déda: “Sergipe, governo de todos”. Será uma forma de confundir, mostrar que é governo. 

 

A maior grandeza de Albano Franco neste momento seria convocar a imprensa e anunciar que estava deixando a vida pública. Já cumpriu seu dever com os sergipanos. Sairia de cabeça erguida, sem ceder às chantagens e ao desejo de poder permanente. Mas do contrário, se for candidato ao Senado, em qualquer situação, mostrará que é como o seu slogan, Albano de todos, de todos os lados, muros e partidos.

 

Sérgio Guerra chega hoje a Aracaju

O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, chega hoje a Aracaju na última tentativa de unir Albano Franco com o DEM. Ontem ao retornar de Recife do aniversário do empresário José Carlos Paes Mendonça, Albano reafirmou para aliados que não tem volta a sua decisão de sair independente para o Senado Federal.

 

Intervenção no PSDB

Circulou a notícia que o ex-governador João Alves Filho pediu a Sérgio Guerra que uma intervenção no PSDB de Sergipe, para garantir a coligação com o DEM e o tempo de televisão no horário eleitoral. Por outro lado Albano acredita que as lideranças do PSDB têm respeito a sua liderança no Estado e não farão intervenção no diretório estadual.

 

Candidatura de Mendonça ao Senado é blefe

Pode anotar: não existe a possibilidade do deputado Mendonça Prado ser candidato ao Senado. É puro blefe. Mendonça será candidato a deputado federal ao lado de Machado. Se um dos dois abrir mão corre o risco da coligação não atingir o coeficiente eleitoral para eleger o primeiro deputado, aproximadamente 150 mil votos. 

 

Coletiva Dilma

Na entrevista coletiva a imprensa ontem, a candidata Dilma Rousseff mostrou que tem conhecimento dos investimentos em Sergipe, citou, entre alguns, a Petrobras, a FAFEN e a agricultura familiar. Sobre a pesquisa do Ibope divulgada na última quinta-feira, onde aparece cinco pontos à frente de Serra, disse: “Pesquisa é um indicativo que caracteriza passagem. A campanha vai indo bem, mas o que vale mesmo é o último voto às cinco horas da tarde no dia da votação”.

 

Projeto vitorioso

E acrescentou que dará continuidade a um projeto “vitorioso saindo de uma era de estagnação e entrando na era do desenvolvimento econômico. Só nesses cinco primeiros dias do ano nós geramos um milhão 260 mil empregos. Nós temos o que apresentar. Um projeto claro de como saber governar, enfrentar o problema e apresentar soluções”.

 

Dossiê

Indagada sobre a possibilidade de não rebater às acusações do pré-candidato José Serra, dando conta de que seria ela a autora de um dossiê contra ele, Dilma disse: “nós rebateremos. Afirmo que ele é falso, não existe e até hoje ninguém o apresentou. Há informações de que teria sido divulgado por um jornalista de O Estado de Minas. A nós interessa de fato debater projetos”, enfatiza.

 

Tragédia

Quanto à tragédia registrada nos últimos dias por meio do registro de enchentes e deslizamentos em Alagoas, Dilma Rousseff afirmou que a fragilidade está presente nos Estados do Nordeste, Sul e Sudeste. “O problema está também nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, há mais de 20 anos. Em Santa Catarina o esgoto é zero. As praias agora é que receberam investimento para esgoto. As pessoas constroem ás beiras de lagoas e em encostas. As Secretarias de Planejamento dos Estados e Municípios devem impedir a moradia nessas condições. É uma questão de consciência de todos nós”. (Infonet).

 

Cerca de 5 mil pessoas em ginásio

Depois da entrevista coletiva Dilma foi para o ginásio do SESI, no conjunto Augusto Franco, participar do encontro do PT que definiu pela reeleição de Marcelo Déda. Lá, encontravam-se cerca de 5 mil pessoas e a candidata petista foi recebida com palavras de ordem vitoriosas.

 

 

Pré-candidatos do PSB

Entre os nomes que o PSB lança para deputado estadual este ano, além do atual, Adelson Barreto, o partido tem a ex-prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, Alexandre Sobral, de Laranjeiras e o vereador de Estância, Dr. Cristovão. Os vereadores de Aracaju, Elber Filho e Danilo Segundo, que ensaiaram candidaturas desistiram.

 

Armando Batalha não disputará reeleição

O deputado estadual Armando Batalha não será candidato à reeleição e vai anunciar sua decisão para as lideranças que lhe apóiam este final de semana. Armando também não anunciou quem será o seu candidato a estadual no município.

 

Apoio em Socorro

Em entrevista ao programa de George Magalhães, na Liberdade FM, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique disse que foi procurado por Almeida Lima para apoiá-lo na candidatura a deputado federal. Fábio disse que já tinha assumido um compromisso e vai conversar com o governador Marcelo Déda. Ele não disse, mas nos bastidores comenta-se que Fábio vai apoiar para deputado federal, Laércio Oliveira, do PR, que na última eleição estadual ficou como suplente.

 

Aeroporto no limite

A pequena colisão, entre duas aeronaves (as asas se tocaram durante manobra no solo) no aeroporto de Aracaju na última quarta-feira demonstra que é preciso uma ação urgente para acelerar o processo de ampliação do aeroporto. Está operando no limite. Ontem a tarde, uma aeronave que vinha de Recife com previsão de chegada às 15hs, só conseguiu pousar às 17hs, por conta do pátio cheio.

 

Almeida candidato

Depois de conversar com lideranças nacionais do PMDB e das conversas com Marcelo Déda e Jackson Barreto o senador Almeida Lima decidiu anunciar que será candidato a deputado federal. A entrada do senador da disputa aumenta a chance da coligação governista eleger mais um deputado federal.

 

 

Missa 7º Dia – Viana de Assis

Iara, Patrícia, Lenora, Fernanda, esposa, filhas, netos, demais parentes e amigos, ainda consternados pelo seu passamento, no último dia 21 de junho, convidam para a missa que será celebrada na Igreja São Pedro e São Paulo, praia 13 de Julho, dia 27 de Junho (domingo), às 9hs, ao tempo que agradecem a todos, às palavras de conforto.

 

Prefeito lança campanha de ajuda a desabrigados

Chuva, forró, animação e solidariedade. Esse foi o balaio da noite de São João no Forró Caju 2010. Ainda que embalados pelo pé-de-serra da banda Zé Tramela, contagiados pela alegria de Genival Lacerda e encantados com a apresentação de Gilberto Gil, os forrozeiros não deixaram de ser receptivos ao lançamento da campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e água mineral, realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) .A campanha, deflagrada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, é destinados às vítimas das chuvas dos estados de Alagoas e Pernambuco. O prefeito Edvaldo Nogueira, com a felicidade estampada no rosto pelo grande sucesso do Forró Caju, destacou que esse também é o momento de prestar solidariedades aos estados vizinhos.

 

Forró Siri 2010

Começa a partir desta sexta-feira, 25, uma das mais tradicionais festas juninas do Estado de Sergipe, o Forró Siri 2010. Após a abertura, que ocorreu na sede do município de Socorro no dia 28 de maio, a festa chega ao seu ponto máximo nas comemorações a São Pedro. Mais de 250 policiais militares por noite farão a segurança dos forrozeiros no Forró Siri 2010. Serviços de saúde estarão de plantão e a vigilância sanitária e epidemiológica distribuirá informativos educativos.

 

Atrações do Forró Siri

Entre as atrações da primeira noite do Forró Siri 2010 estão as bandas Forró do Muído e Forró Maior, e o cantor sertanejo Leonardo. Até a próxima segunda-feira, 28, passarão pelo conjunto João Alves as bandas Calcinha Preta, Aviões do Forró, Fogo na Saia, Painel de Controle, Gatinha Manhosa e Forró dos Plays. O prefeito Fábio Henrique espera 150 mil pessoas por noite. “O espaço do evento comportará com tranqüilidade todos os socorrenses e turistas que forem prestigiar o melhor São Pedro do país”, disse.

 

Gararu

O deputado estadual Mardoqueu Bordano, foi a tribuna da AL, levar uma briga política do município de Gararu. Lá ele tem o apoio da vice-prefeita e vem cobrando ações do prefeito Chico. Até aí tudo bem, mas no discurso, Mardoqueu cobrou do governador Marcelo Déda providencias no município. Quer levar o governador para uma briga paroquial.

 

Veja coloca Déda na berlinda

Matéria da Veja, ao citar a vinda de Dilma Rousseff a Aracaju, lembra que o governador lembrou que o governador Déda é candidato à reeleição mais ainda depende de decisão judicial. O governador aguarda julgamento de processo que pede a cassação de seu diploma no TSE e especula que “se a corte condená-lo, ele será incluído na lista dos fichas sujas”. Déda responde por prática de propaganda irregular, interferência do poder econômico e abuso do poder de autoridade. Segundo a matéria “o relator do caso, ministro Aldir Passarinho, informou ao site que só deve concluir o relatório em setembro. Porém garantiu que o caso será votado antes das eleições de outubro. Com isso, Déda poderá iniciar a campanha no dia 6 de julho, mesmo com a incerteza sobre a candidatura”.

 

Confiança na Justiça

Ao responder a matéria, pelo twitter, o governador disse que a Veja mais uma vez desinforma os seus leitores criando uma teoria de que a sua candidatura está sob julgamento. Segundo o governador o que há é o Recurso de Cassação de Diploma apresentado pelo PAN, tentando caracterizar inaugurações da Prefeitura como campanha antecipada. “Esse processo ainda não foi julgado. O relator Audir Passarinho nem proferiu seu voto e o TSE não o julgou ainda. Pegaram uma declaração do relator “em tese”, quer dizer, que não trata do meu caso particular, e tentaram forçar a barra, criar factóide. Não é verdade que a minha candidatura dependa de decisão judicial. O que está em julgamento é a ação de 2007 e não a candidatura de 2010. Lembro que o mesmo processo, quando julgado pelo TRE-SE, foi arquivado por unanimidade. Não pratiquei ilegalidades e confio na Justiça”.

 

O Banese é o 15º em número de agências no país

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) é um dos que possuem maior número de agências no país. Segundo o Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil (BC), o Banese, entre os 179 bancos brasileiros, públicos e privados, ocupa a 15ª posição por número de agências.De acordo com os dados do Banco Central, os 20 maiores bancos do Brasil por número de agências respondem por 19.648 unidades, enquanto as demais instituições bancárias contam com 379.

 

Relevância

Segundo o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, esta posição do Banco do Estado revela a sua importância e relevância dentro do Sistema Financeiro Nacional, propiciando a ampliação da bancarização em Sergipe. “As nossas agências apresentam layout funcional e moderno e atendem com conforto aos nossos correntistas e usuários”, garantiu o presidente.

 

 

15 anos da CGE I

Neste sábado, 26, a Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE) comemora quinze anos de estruturação. Compete à Controladoria o exercício pleno da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e das entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas, visando à proteção dos bens, a verificação da exatidão e regularidade das contas e a boa execução do orçamento.

 

15 anos da CGE II

Para o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, a data é de muita celebração. “É uma feliz coincidência poder comemorar os 15 anos de estruturação da Controladoria-Geral do Estado no mesmo ano em que a Lei de Responsabilidade Fiscal comemora 10 anos. A Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleceu um novo marco na Administração Pública garantindo à estabilidade econômica e a sustentabilidade financeira do país, mas é apenas um dos aspectos das políticas públicas. Neste sentido, é preciso que as demais políticas do governo caminhem na mesma direção, e isso é o que temos construído, no Governo de Sergipe”.

 

15 anos da CGE III

O controlador destacou ainda as mudanças que ocorreram no órgão desde 2007. “A Controladoria-Geral do Estado passou por mudanças significativas no ambiente organizacional para modernizá-la, como também para atender às demandas dos gestores e da sociedade sergipana, fundamentando-se nos princípios da ética e transparência pública. Neste sentido, a CGE criou o programa ‘Caravana da Cidadania”, que já percorreu os 75 municípios sergipanos, distribuindo cartilhas educativas sobre controle social e capacitando técnicos e gestores sobre Gestão Pública. Além disso, tem realizado um trabalho de orientação aos gestores estaduais, de auditoria e fiscalização dos órgãos e entidades da Administração estadual. Para ampliar ainda mais esse trabalho, em 26 de maio deste ano, lançou o portal ‘Transparência Sergipe’, uma iniciativa que visa consolidar e unificar informações que dão transparência às ações do Governo de Sergipe”.

 

Doações para vítimas de AL e PE: BNB lança campanha

Muita gente quer ajudar as vítimas de calamidades, como a que aconteceu agora nos estados de Alagoas e Pernambuco, mas têm medo de enviar recursos porque, infelizmente, neste momento, alguns aproveitadores aparecem para desviar recursos e donativos. Porém, o BNB, um banco estatal e sério, lançou uma campanha de arrecadação de doações para as vítimas das fortes chuvas que atingem os Estados de Alagoas e Pernambuco em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania.

 

Contas para doação

O BNB abriu contas correntes específicas nas Agências Maceió Centro e Recife Centro, para depósito de doações em dinheiro. Elas serão utilizadas na aquisição de itens emergenciais, por órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Cruz Vermelha. As contas são: Doações em dinheiro: Conta Instituto Nordeste Cidadania / BNB Solidário. Estado de Alagoas: Agência: 031-0 (Maceió Centro) – Conta Corrente: 19.542-2; Estado de Pernambuco: Agência: 044-2 (Recife Centro) – Conta Corrente: 21.462-7. Obs.: Em se tratando de transferência de outro banco para as contas desta Campanha, deverá ser informado o CNPJ do INEC (01.437.408/0001-98).

 

Postos de arrecadação de donativos

Além disso, as agências do BNB da capital e dos municípios próximos às áreas afetadas também funcionarão como postos de arrecadação de outros donativos como alimentos não perecíveis, água, roupas, colchonetes, calçados, cobertores e produtos de higiene pessoal, que serão entregues aos órgãos responsáveis pela distribuição.

 

Pesquisas e alternativas de renda I

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec), já investiu mais de R$500 mil em projetos de tecnologias sociais. O conceito de tecnologia social propõe a união do conhecimento cientifico, da sabedoria popular e da organização da sociedade na oferta de soluções que contribuam para promover o desenvolvimento econômico das regiões onde elas serão aplicadas. Assim, as informações produzidas no meio acadêmico são adaptadas às realidades locais e contribuem para a resolução de diversos problemas.

 

Pesquisas e alternativas de renda II

Os recursos aplicados pelo Governo provêm do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec). São destinados até R$ 30 mil para cada projeto. Entre os casos de sucesso estão os incentivos à produção de pólen apícola e à capacitação das doceiras no município de Brejo Grande, e a disseminação do uso do fogão solar no povoado Revoada, em São Cristóvão. De acordo com o diretor-presidente da Fapitec, Ricardo Santana, ao conceder incentivos ao desenvolvimento de pesquisas de caráter social, o Estado contribui para a melhoria das condições de vida da população sergipana.

 

 

DO LEITOR

 

PPS muda, de novo

E-mail de Edson Junior: “Cláudio, tudo leva crer que as chapas já estão formadas, mas falta o lance final. O PPS, que havia batido o pé no seu projeto inicial fez um recuo, mas manteve sua posição. Terminará prevalecendo a chapa desenhada: Nilson, candidato ao governo e Cacho para o senado. Explico. O DEM deixou uma vaga aberta para o senado, que seria destinada a Albano, que disse que a possibilidade de composição com o DEM é de 0,01%. Albano sabe que essa segunda vaga é o “pétem” (numa linguagem de dominó) de João. Na verdade, a vaga é sua (de João). Albano também sabe da receptividade que seu nome tem no grupo de João; e sabe, mais ainda, das costuras que o ex-governador do DEM vinha fazendo em torno Anderson e Nilson. Albano seria uma espécie de catapulta, apenas isso. Para comprovar, basta ver a nova posição do PPS, que dias atrás descartou uma composição com João Alves, deu um giro de 180 graus e vai para sua chapa. O que fez o PPS mudar é a manutenção do seu projeto inicial, vindo a se tornar cabeça de chapa apoiado pelo demista. Para Cacho, líder do Movimento 25 em 2002 e depois secretário de justiça de João, a normalidade e um bônus político. Para Nilson, que levou na saída do PT um grupo mais a esquerda do partido, muitas explicações. É possível que esteja tudo já ajustado? Hummmm… O fato é que João tem exercido uma carga de derrotas a quem se alia ao ?seu? projeto. Basta fazer um retrospecto das últimas eleições para perceber isso. Não é nada bom para quem quer, ou queria, ser portador da mensagem da 3ª via, e ver-se alçado à condição de novidade, abandonar essa condição e se tornar uma espécie de rascunho. A política é dinâmica, sabemos. Mas o eleitorado tem a sua própria dinâmica e suas convicções. Como disse Garrincha, alguns lances têm que ser combinados com o outro time. Quando o jogo começar, Nilson terá que convencer de que é a novidade com essa silhueta de João a acompanhá-lo”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A tendência de quem fica em cima do muro é levar tiro dos dois lados”. Verônica Clow.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais