Qui estis usquam Joaquim Barbosa?

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Afinal, quem é Joaquim Barbosa? A grande imprensa nacional e as redes sociais passaram a ver em Joaquim Barbosa, após o julgamento da Ação Penal 470 (Mensalão), um super-heroi, chegando alguns a compará-lo com o Batman do cinema e das revistas em quadrinhos, a exemplo da revista Veja. Mas será que Joaquim Barbosa representa mesmo o sonho de justiça e encarna o arauto da moralidade tão acalentado pelos brasileiros?
 
Para responder a esta indagação, faz-se necessário divisar a atuação de Joaquim Barbosa no STF antes e depois do Julgamento do Mensalão. Numa regressão histórica, tem-se que desde o ingresso na Suprema Corte, o "Batman" era visto pelos operadores do direito que atuam naquele Sodalício como o menos produtivo dos Ministros, pois era o que menos julgava. Noutras palavras, se fosse um juiz de primeiro grau, jamais seria promovido por merecimento, quiçá por antiguidade. A própria revista Veja que hoje o idolatra, chegou, por algumas ocasiões, a realizar matérias dizendo que Joaquim Barbosa alegava está com problemas de saúde que o impossibilitavam de comparecer às sessões do STF, mas que não o impediam de frequentar os botequins de Brasília para tomar um bom chopp regado a uma boa conversa com os amigos. Então, para esses mesmos veículos de comunicação que hoje incensam o Ministro, antes, para eles, Joaquim Barbosa não passava, por assim dizer, sem utilização de eufemismos, de um preguiçoso.

E eis que surge o julgamento do Mensalão tendo por relator o Ministro Joaquim Barbosa, este mesmo que até então era figura opaca na Excelsa Corte, a não ser pelos seus costumeiros arroubos e excessos. A partir daí tudo começa a mudar. O antes improdutivo Ministro passa agora à condição de paladino maior da "justiça", isso porque emparedou os chamados mensaleiros e colocou "freio de arrumação na Casa", utilizando-se, segundo os juristas, de teorias ou de doutrinas jamais aplicadas nos nossos tribunais, a exemplo da teoria alemã do domínio do fato, efetivada, na ocasião, à brasileira. Pior do que isso, propôs a aplicação retroativa da lei penal para prejudicar alguns dos réus, o que é absolutamente vedado pela Constituição Federal, vedação essa que é do conhecimento até do mundo mineral! Mas, para aqueles que adoram a ribalta, vale à pena sacrificar alguns princípios tencionando atingir os fins que acreditam legítimos. Com efeito, o nosso "Batman" não se apresenta à nação apenas como o chefe de um dos poderes constituídos. Ele parece querer mais… quem sabe informalmente ser o chefe de todos os poderes e de um hipotético e histórico Poder Moderador. Talvez, em meio a pensamentos e devaneios, ele diga a si mesmo: "LÉtat cest moi (O Estado sou eu)".

A despeito disso, o nosso "Batman" parece navegar num mar de popularidade nunca visto na Suprema Corte. É um verdadeiro pop star. Aquele que será lembrando por ter condenado, prendido e arrebentado com os mensaleiros do PT. Mas e onde estão os mensaleiro do DEM e do PSDB? Serão julgados algum dia? E o "Batman", nesse prospectivo e imaginável julgamento, terá essa mesma intrepidez e verborragia para proferir palavras de ordem como se estivesse num palanque falando para uma multidão que hipnotizada o aclama reverentemente?

Mas, como tudo na vida, por mais que se voe em céu de brigadeiro, sempre há alguma turbulência no caminho. O portal Uol e outros veículos de comunicação noticiaram semana passada que o Ministro Joaquim Barbosa fez uso de aeronave da FAB para assistir à partida de futebol entre Brasil e Espanha, no que foi acompanhado no gesto por Henrique Alves e Renan Calheiros… "tutti buona gente". Mas até aí alguns podem dizer que foi apenas um deslize, uma pequena derrapagem que não impedirá uma rápida e eficiente correção de rumo, afinal não podemos perder o nosso "herói". Todavia, neste último final de semana, a imprensa nacional voltou a divulgar que Joaquim Barbosa, o nosso "herói", andou recebendo R$ 580 mil de benefícios que antes criticara ( https://1.folha.uol.com.br/poder/2013/07/1307602-barbosa-recebeu-r-580-mil-em-beneficios-atrasados.shtml ).

Não se está aqui objetivando descontruir a imagem do nosso "herói", mas apenas buscando uma reflexão sobre a verdadeira face desse homem público, que a exemplo do alter ego do Batman de Gotham City, Bruce Wayne, tem uma imagem nebulosa e obscura, desconhecida do seu respeitável público … não à toa que é conhecido como o "Cavaleiro das Trevas".

Sergipcios e estrangeiros no Nordeste
Motivado mais por razões políticas que por informações reais e objetivas, ainda existem políticos (e até alguns jornalistas) que insistem em minimizar o crescimento econômico nordestino e o potencial de novos negócios que hoje atarem capital para a nossa região.

Sergipcios e estrangeiros no Nordeste II
Mas agora vem mais uma comprovação do crescimento, destacado pela imprensa do sul por um fato inusitado: o nordeste está atraindo mais trabalhadores estrangeiros que o resto do Brasil. Segundo o jornal Valor o crescimento de vistos temporários para trabalhadores estrangeiros cresceu entre 2010 e 2012 310% na região Nordeste, enquanto na média brasileira o avanço foi só de 21%.

Sergipcios e estrangeiros no Nordeste III
Dois estados são destacados na reportagem: Pernambuco, que atrai espanhóis, para os parques eólicos, italianos e americanos para a indústria automobilística e japoneses para a indústria naval. De Sergipe, o jornal destaca a mão de obra para os projetos de petróleo e gás, e em especial os egipcíos que trabalham embarcados em plataformas. O valor econômico os trata por “sergipcios”, e a manchete da matéria é clara: “nordeste atrais mais trabalhador estrangeiro que o sul”. Leia matéria:https://.valor.com.br/brasil/3189562/ne-atrai-mais-trabalhador-estrangeiro-que-o-sul

Dos tapetes e do cargo voador
Os tapetes turcos estão entre os melhores do mundo. Cada um tem o nome da cidade de origem. Uma autoridade de Sergipe esteve recentemente na Turquia e como passa por uma grande pendenga, gasto muito. Mas muito mesmo na compra de tapetes. Fala-se em alguns milhões para o novo apartamento.

Dos tapetes e do cargo voador II
Pelo jeito enquanto comprou os tapetes sonhando com aqueles que voavam nos filmes infantis, a autoridade não parava em pensar num cargo, onde também gastou alguns milhões, que seria objeto de barganha e ostentação. O cargo está voando, voando, como um tapete turco dos filmes infantis…

Jackson Barreto e Almeida Lima. Charge resume tudo
O chargista Edidelson Silva, do Jornal do Dia, resumiu bem, em poucas palavras, o que é a recém união política dos primos

Edidelson Silva/Jornal do Dia

Jackson Barreto e Almeida Lima. Mostra que a política é assim mesmo e só briga os eleitores que ainda não têm a consciência que todos são iguais. Ao lado a charge. E parabéns Edidelson Silva.

Fogo amigo nas hostes municipais
A imprensa nacional de um modo em geral costuma utilizar o termo "fisiologismo" como sinônimo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses individuais, em detrimento do bem comum. É um fenômeno que ocorre frequentemente em parlamentos, mas também no poder executivo, algumas vezes, inclusive, associado à corrupção política. Os partidos políticos podem ser considerados fisiologistas quando apoiam qualquer governo independente da coerência entre as ideologias ou planos programáticos.

Fogo amigo nas hostes municipais II
Pois bem, dito isto, o blog começou a refletir sobre os últimos acontecimentos envolvendo o prefeito João Alves Filho, os deputados Augusto Bezerra e Capitão Samuel, e o suplente de vereador Anderson Gois, em que estes últimos desandaram a criticar o alcaide, acusando-o de não cumprir "acordos políticos" e, talvez por conta disso, de realizar uma administração que ainda não disse para que veio.

Fogo amigo nas hostes municipais III
O que a sociedade sergipana se pergunta é que tipo de acordos políticos foram firmados entre os então aliados em 2012, no período que antecedeu às eleições municipais, e que agora em 2013 não foram cumpridos? O prefeito João Alves e os seus assessores dão uma ideia de que os descontentes (Augusto Bezerra, Capitão Samuel e Anderson Gois) queriam fazer da PMA um verdadeiro trem da alegria ou balcão de emprego para um monte de gente que iria ganhar, mas que não iria trabalhar.

Fogo amigo nas hostes municipais IV
Se essas afirmações vinda do executivo municipal estiverem corretas, como fica a imagem desses que se dizem representantes do povo nos parlamentos estadual e municipal no tocante à moralidade e probidade? Porém, se não é verdade o que diz o executivo municipal, cabe a esses mesmos parlamentares virem a público desmentir qualquer tipo de "acordo político" ignóbil, sob pena de capitularem diante dessa grave denúncia. Afinal, quem cala, consente.E o povo, heim, como fica nessa história?

Interior e periferia recebem estrangeiros a partir de setembro
O governo pretende distribuir aos municípios do interior e à periferia das grandes cidades, já em setembro, os primeiros médicos brasileiros e estrangeiros que aderirem ao novo programa de fixação desses profissionais. Um edital será lançado hoje direcionado a médicos de todas as nacionalidades. A prioridade será dos formados no Brasil. Em seguida, serão chamados os brasileiros formados no exterior. E, por último, os estrangeiros. (FSP).

Bolsa mensal
O programa foi lançado ontem pela presidente Dilma Rousseff, após meses de críticas das entidades médicas. Dilma afirmou que o objetivo é "acelerar soluções" e "buscar novos caminhos". A presidente ponderou que "não se pode obrigar um médico que vive na capital a ir para o interior". "Mas precisamos admitir honestamente que algo deve ser feito para que todos os brasileiros tenham direito a um médico", afirmou. O governo vai pagar aos médicos bolsa mensal de R$ 10 mil e ajuda de custo, em parcela única, de R$ 10 mil a R$ 30 mil, a depender do destino.

Dois anos na rede básica
Quem entrar na faculdade de medicina a partir de 2015 terá que trabalhar dois anos na atenção básica da rede pública após cursar os atuais seis anos da graduação. Apenas após esses oito anos, o profissional terá o registro permanente de médico e poderá dar plantões e abrir consultório. A mudança foi via MP que pode ser alterada no Congresso. (FSP)

Idoneidade moral de Luciano Pimentel assusta dois deputados
Há várias semanas dois deputados estaduais usam de suas assessorias de imprensa para publicarem notas tentando macular a imagem do superintendente da Caixa em Sergipe, Luciano Pimentel. O engraçado é que as notas só saem no espaço da assessoria deles em um jornal. Ou seja, não conseguem nem esconder a verdadeira intenção.

Intenção
E qual é a verdadeira intenção. Como os dois não têm a idoneidade moral de Luciano Pimentel tentam passar a ideia que ele usa a Caixa para uma possível candidatura a deputado estadual. A verdade é que eles pensam que todos os políticos são iguais aos dois, que já tiveram no poder e usaram da máquina administrativa.

Tomará que Luciano seja realmente candidato
O blog torce que não só Luciano Pimentel, mas outros que tem trabalho realizado com idoneidade moral sejam candidatos em 2014. Inclusive a cargos majoritários. Nas próximas notas o blog vai publicar os nomes dos deputados envolvidos e sua respectiva assessoria.

Missa dominical
E o padre de Macambira, o Américo, não está para brincadeira. No último domingo, em plena missa dominical falou das inaugurações que participou do governo estadual em Campo do Brito e disse que aproveitou para ironizar o deputado federal Valadares Filho, que estava presente ao ato. Segundo o padre, o deputado foi a Cúria tentando tirá-lo do município.

Recapeamento
Hoje , 9, às 9h, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, irá acompanhar o início das obras de recapeamento asfáltico na rua Mariano Salmeron (trecho com a rua Chanceler Osvaldo Aranha, na entrada da cidade). A obra marca oficialmente o começo da implantação do projeto Rodando no Macio, anunciado pelo prefeito na última quinta-feira.A Prefeitura irá renovar toda a pavimentação da cidade. As ações serão realizadas inicialmente em 36 vias da cidade.

Transporte Municipal
Durante a campanha eleitoral, o então candidato João Alves Filho dizia que, se eleito prefeito, iria criar corredores de ônibus e utilizar como modal de transporte coletivo os veículos do tipo BRT. O interessante é que Adierson Monteiro, em entrevista concedida ao Jornal da Cidade do último domingo (07/07) disse que tal pretensão somente poderá ser concretizada daqui há uns quatro ou cinco anos.

Qualidade
Então, fica aqui uma indagação: será que quando JAF fez a promessa em plena campanha de um transporte público de qualidade estava se referindo a um imaginável segundo mandato consecutivo? E o povo, será que foi isso que entendeu? Pelo clamor que se houve das ruas, o povo quer transporte de qualidade para ontem, pois não aguenta mais pagar a atual tarifa, sem desfrutar de um serviço público minimamente aceitável.

O ECAD na Berlinda
A Cantora e compositora Roberta Miranda disse: "Se eu fosse viver de repasse do ECAD eu estaria passando necessidade".Diversos artistas, entre eles Roberto Carlos e Caetano Veloso, estiveram em plenário do Senado Federal para acompanhar a aprovação do projeto que altera o funcionamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), entidade privada que detém o monopólio sobre os direitos autorais de composições e trilhas sonoras no Brasil.

Fiscalização
Pelo projeto aprovado, que ainda terá de ser analisado na Câmara dos Deputados, o Ecad passará a ser fiscalizado por um órgão específico e prestará informações sobre a distribuição dos recursos arrecadados com a veiculação de músicas.

Carlos Britto, vice de Marina Silva?
O jurista sergipano Carlos Britto, ex-presidente do STF, principal responsável pela aceleração do julgamento do mensalão, negou que tenha aceito convite de Marina Silva para ser seu companheiro de chapa na eleição presidencial de 2014. “Somos amigos, afirmou o ex-ministro do Supremo. Compartilhamos algumas idéias, mas ser candidato no próximo ano não está nos nossos planos”. Concluiu o eminente sergipano.

Carlos Britto, vice de Marina Silva? II
Carlos Britto foi candidato a deputado federal, em 1990, pela coligação PT/PSB/PC do B. Obteve uma expressiva votação, mas não conseguiu eleger-se, tendo em vista o que dispõe o sistema eleitoral (proporcional), ainda em vigor no país. O tema deverá ser incluído na hipótese de realmente vir a ser realizado um plebiscito que vai enfocar assuntos relativos à legislação eleitoral e política do Brasil.

Morre o empresário Manoel do Prado Franco
Foi sepultado ontem, dia 8, aos 101 anos de idade, Manoel do Prado Franco, o ex-prefeito de Laranjeiras e empresário bem sucedido que revolucionou o agronegócio em Sergipe. Seu Manelito, como era carinhosamente chamado pelos familiares e amigos, estava em casa quando passou mal e veio a falecer. Ele deixa a esposa, Maria Ribeiro Franco, e dois filhos: o deputado estadual Zé Franco, e a ex-deputada Celinha Franco.

Dedicação ao trabalho
Seu Manelito dedicou toda a sua vida à família e ao trabalho. Após a morte do pai, o coronel Albano do Prado Pimentel Franco, em 1927, ele seguiu os passos do irmão José do Prado Franco, o Zezé do Pinheiro, e se dedicou integralmente aos negócios da família. Na Usina Pinheiro ele cuidava do campo, enquanto sua mãe, Adélia do Prado Franco, e os outros irmãos cuidavam da parte administrativa e comercial.

Política
Foi em Laranjeiras que seu Manelito teve a primeira experiência na política, incentivado pelo irmão, o ex-governador Augusto Franco. Prefeito duas vezes, ele deixou sua marca ao trazer para o município, entre tantos outros benefícios, a energia elétrica. Ele também foi diretor da Caixa Econômica Federal (CEF). Mais adiante, seu Manelito decidiu não seguir na carreira política, fundou a Fazenda Cafuz, e continuou se dedicando ao agronegócio.

Legado
Vitorioso em todos os sentidos, Manoel do Prado Franco deixa um legado para as futuras gerações. Em mais de um século de vida, plantou e semeou o bem, distribuiu amor, carinho, humildade e respeito ao próximo, sempre estendendo suas mãos aos que precisavam do seu apoio. "Seu Manelito foi um homem simples, humilde, amigo e um pai exemplar. Esse pequenino grande homem foi um exemplo de dignidade para toda a família", disse o filho de seu Manelito,o deputado Zé Franco.

Maioridade penal
O site do senador Eduardo Amorim (PSC) disponibilizou enquete aos internautas com o propósito de ampliar os debates das pautas do Congresso Nacional. Com várias audiências públicas acontecendo na Câmara e no Senado, sobre a situação da maioridade penal no Brasil, o site indagou “Você é favorável à redução da maioridade penal dos 18 para 16 anos de idade?” 86,2% responderam que o adolescente tem consciência como um adulto do crime que comete e que deveria ser punido; já 13,8% avaliaram que outras medidas menos interventivas poderiam ser implantadas na conquista do objetivo.

Justiça condena o jornalista Cristian Góes. Prestação de serviço assistencial
O jornalista José Cristian Góes foi condenado a sete meses e 16 dias de detenção em virtude de um processo movido pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, Édson Ulisses Melo, após a publicação de um texto de autoria do jornalista, em que o magistrado entendeu ter sido dirigido a sua pessoa. A pena foi revertida prestação de serviço em alguma entidade assistencial. Leia matéria completa: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=146544&titulo=noticias

Aéreo Tur
Com bastante seriedade e denodo no ramo turístico em Sergipe, a Aéreo Tur oferece os melhores pacotes turísticos. Aproveite a oportunidade e faça um Cruzeiro Marítimo Aju/Rio/Aju por um preço incomparável, mas se você preferir passar o Réveillon na Europa/Portugal, aproveite este período e garanta os preços promocionais. Oportunidade única que você pode comprovar fazendo um contato conosco – 3214-5656 / 9981-1832. Clique no link e veja entrevista com o diretor da Aéreo Tur e fique a par das promoções: https://.youtube.com/watch?v=CTR7ncEPQ3c

Coroné Vevé X Francisco Gualberto
Numa entrevista bastante descontraída o Coroné Vevé com o Jeitão rústico bem ao estilo dos "Coronés" do passado, ao entrevistar o Deputado Estadual Francisco Gualberto, perguntou: "O Senhor tem fama de "caga raiva", é verdade?"  respondeu o deputado: "Não Coroné, não sou caga raiva não, até porquê to vendo você com sua peixeira ai, portanto estou aqui tranqüilo". O deputado também apresentou sua capacidade de tocar violão, compor e cantar. Veja entrevista e ria muito com o Jeitão do Coroné: https://.youtube.com/watch?v=XLXYoqMjuYg&feature=youtu.be

Cheiro da Minha Terra. Chiko Queiroga e Antônio Rogério hoje,9, no Tobias Barreto
Na próxima terça-feira, 09, ás 21 horas no teatro Tobias Barreto Chiko Queiroga e Antonio Rogério estarão fazendo um grande show intitulado cheiro da minha terra.será em comemoração aos 15 anos de sucesso da dupla.teremos participações especiais de Gladston Rosa(SE).Jorge Papapá-Ba(compositor de Ivete Sangalo),Jota Luna(poeta de Paulo Afonso),Lahu da Flauta e Carlos Vilella (compositor de Adelmário Coelho, Flavio José e Fagner). ingressos antecipados poderão ser adquiridos na curtsom(rodoviário velha),na bilheteria do teatro,na Pierre Alexander(rua lagarto 1200 proximo ao prédio da oi) ou pelo disk ingresso mm motos 3248-4989.informações 9948-9421. na compra de um ingresso ganhe um kit surpresa Pierre Alexande e mais um cd de Chiko Queiroga e Antonio Rogério.

Agenda
9 DE JULHO – Esta data remete-nos a um acontecimento de grande importância na história recente do país. Trata-se da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, ocorrida em São Paulo, em 1932, portanto há 81 anos. Outros fatos de cunho político também marcam o ano de 1932. Novo Código Eleitoral institui o voto secreto e o direito às mulheres de votar e ser votadas. Por decreto, Getúlio Vargas estabelece a jornada de trabalho diária de oito horas e a licença-maternidade de 12 semanas. A oligarquia paulista, derrotada pela Revolução de 1930, defende a instalação imediata da Constituinte, acusando Getúlio Vargas de retardar a elaboração da nova Constituição. Inicia-se, então, a Revolução Constitucionalista de1932. Em maio, durante comício no centro da capital paulista, a repressão policial aos manifestantes resulta na morte de quatro estudantes – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Em sua homenagem, o movimento passa a chamar-se MMDC. A rebelião armada começa em 9 de julho, proclamada pelo ex-governador paulista Júlio Prestes e pelo interventor federal Pedro de Toledo. As frentes de combate, com 40 mil homens, incluindo milhares de voluntários civis, ficam na divisa com Minas Gerais, Paraná e no Vale do Paraíba. Os revoltosos esperam o apoio de outros estados, que, porém, não chega, e São Paulo é cercado pelos legalistas. Os paulistas rendem-se em 3 de outubro. FRASE – “O princípio moral das revoluções é instruir, não destruir.” – Thomas Paine (1737/1809) – líder político britânico e teórico da Revolução Americana. MANIFESTAÇÃO – Prevista para o dia 11.07 – quinta-feira, uma grande manifestação de âmbito nacional. Com o apoio das centrais sindicais, está sendo preparada uma paralisação de todas as atividades nesse dia, em todo o Brasil.

Frase
“As manifestações de hoje não se comparam com as de 1992. Antes, pedia-se a destituição do presidente. Hoje as demandas são genéricas e difusas.” – Fernando Collor de Melo – Senador pelo PTB de Alagoas, ex-presidente da República, de 1990 a 1992.

Curtas
ESTUDANTE DE MEDICINA TERÁ DE TRABALHAR DOIS ANOS NA REDE PÚBLICA. MUDANÇA VALERÁ A PARTIR DE 2015. /// DILMA AFIRMA QUE ESPIONAGEM FEITA PELOS ESTADOS UNIDOS VIOLA SOBERANIA. /// NO EGITO, PARTIDO ISLÂMICO RETIRA APOIO A GOLPE, APÓS MASSACRE DE 51 PESSOAS. /// MINORITÁRIOS DO GRUPO EBX QUEREM O BLOQUEIO DE BENS DE EIKE. /// EX-AGENTE DA CIA DIZ QUE ASSASSINO DE KENNEDY QUIS IMPRESSIONAR FIDEL CASTRO. /// FORÇA SINDICAL DIVULGA ESTADOS E CATEGORIAS QUE FARÃO GREVE GERAL NO DIA 11, QUINTA-FEIRA. /// EXPORTAÇÃO DA SAFRA 2012/13 SOMA 100,6 BILHÕES DE DÓLARES E BATE RECORDE. /// FHC COBRA DO GOVERNO PROTESTO FORMAL POR ‘INVASÃO DE SOBERANIA’. /// EMBAIXADOR AMERICANO TENTA EXPLICAR MONITORAMENTO. /// PESQUISAS RECENTES REAVIVAM IDEIA DE QUE MARTE PODE TER SIDO HABITÁVEL. /// PRESIDENTE DEPOSTO NO EGITO QUERIA LEVAR PROJETO BOLSA FAMÍLIA PARA SEU PAÍS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Exibição convincente
O Sergipe registrou, no domingo passado, uma das mais expressivas atuações de um clube sergipano em competições nacionais. Diante do quadro do Juazeirense, terceiro colocado no campeonato baiano, a equipe dirigida por Givanildo Sales apresentou um futebol ofensivo, marcando 5 gols somente no primeiro tempo da partida. O técnico rubro mostrou competência inclusive no momento de alterar o esquema de jogo de seu time, respondendo, taticamente, à mudança feita pelo treinador adversário. É bem verdade que a chegada ao estádio Fernando França quando faltavam apenas 10 minutos para o início oficial da partida contribuiu, de forma negativa, para a derrocada da agremiação juazeirense. Mas nada pode deslustrar a desenvoltura mostrada pelo novo time do Mais Querido. Com 7 pontos na tabela, o Sergipe está isolado na liderança de seu grupo, o A-4 da série D. Repetimos: não há razão, ainda, para otimismo exagerado. Contudo, é um fato incontestável que o Mais Querido acendeu uma chama de esperança no sentido de que tenhamos um clube na série C, e, em consequência, outro na D, em 2014. O CSA, tradicional adversário, vem aí. Será justamente diante do clube marechalino o próximo compromisso do atual campeão sergipano. Se conseguir, pelo menos, um empate, nosso representante dará mais um importante passo para obter sua classificação para a fase seguinte. A torcida rubra, bastante animada, movimenta-se para ir a Maceió com o objetivo de incentivar sua equipe predileta. Vale lembrar que o calor humano dos seus torcedores é indispensável, neste momento.

Futsal
Encerrado o primeiro turno, conquistado de forma inédita pelo Real Moitense, um colecionador de títulos, mas dessa vez com uma façanha heróica, decidindo a competição em uma fase complementar de pouco mais de 3 minutos de duração, a FSFS dá a largada para a segunda fase do campeonato deste ano. O processo de interiorização levado a efeito pelo ex-presidente Renan Tavares continua. O presidente Manoel Cruz, mesmo lutando contra alguns obstáculos, tem realizado um bom trabalho. Tomaos conhecimento, por exemplo, de que muitas vezes a FSFS encontra dificuldades para liberar os ginásios da capital, principalmente o Constâncio Vieira, para a realização de jogos.

Média de público
O público médio registrado na Copa das Confederações atingiu o número de 49 mil e 800 torcedores por partida. Segundo PVC, colunista da Folha de São Paulo e comentarista da ESPN, é o recorde de todos os tempos na história do futebol brasileiro. Essa condição de recordista pertencia à Copa do Mundo de 1950, com 47 mil e 400 torcedores. Há uma distância temporal de 63 anos entre uma competição e outra. Fácil, portanto, constatar que o futebol atraía mais a atenção dos torcedores brasileiros quando da realização da primeira Copa do Mundo no Brasil. À época, possuíamos raríssimos estádios em plenas condições de sediar uma Copa. O Maracanã, construído no Rio de Janeiro, e os pré-existentes Pacaembu e São Januário eram exceções. Em termos de mídia, a TV ainda engatinhava, pois foi exatamente naquele ano que ocorreu a inauguração da TV Tupi de São Paulo, a primeira emissora do país. As comunicações, de um modo geral, ainda marcavam passo. Mesmo assim, a diferença da média de público em 1950 e a de 2013 foi de apenas 2 mil e 400 espectadores. É claro que há uma diferença enorme entre a Copa das Confederações e uma Copa do Mundo. Mas temos que ressaltar o outro lado da moeda, literalmente: o preço exorbitante dos ingressos está elitizando o futebol. Os geraldinos, há algum tempo e agora os arquibaldos foram impedidos de assistir aos jogos de futebol. Cabe então a aplicação do famoso BOM SENSO no sentido de garantir aos trabalhadores, àqueles que recebem menores salários, o sagrado direito de, principalmente aos domingos, torcer por seus clubes favoritos, nos estádios. Vale observar que o ingresso mais barato cobrado na Copa das Confederações custava 120 reais, ou seja, quase um quinto do salário mínimo vigente em nosso país.

Givanildo prepara equipe rubra
Depois do excepcional resultado de 6 X 1 contra o time do Juazeirense, o técnico Givanildo Sales intensifica os treinamentos, a partir de hoje, visando ao compromisso do próximo sábado, em Maceió, contra o CSA.

Memória do esporte
Em 9 de julho de 2000, pelo menos 13 pessoas morrem enquanto uma multidão tentava deixar o Estádio Nacional de Harare, na África do Sul, após a polícia ter lançado bombas de gás lacrimogêneo na partida entre Zimbábue e África do Sul, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. Em 2001, nesta data, o craque francês Zinedine Zidane ´vendido pela Juventus.

Morre ex-jogador do Itabaiana
Rincón, ou simplesmente Claudiney Rincón, ex-atleta do Itabaiana, faleceu ontem, em Sorocaba, suspeito de estar com a doença malária africana. O seu nome verdadeiro é Claudiney Ramos. Tinha 33 anos. Passou pelos seguintes clubes: Santo André, Paulista, Macaé, Avenida e Associação Olímpica de Itabaiana.

Jogo rápido
São Paulo define até sexta-feira quem será seu novo treinador: Autuóri ou Muricy. /// Hoje pela série B – Paysandu X São Caetano e Oeste X Boa Esporte. /// O Chapecoense lidera a competição, com 19 pontos ganhos. /// Polícia dos EUA investiga aposta de HUM MILHÃO DE DÓLARES na derrota de Anderson Silva. /// Provável revanche entre o americano Weidman e Anderson poderá ocorre em dezembro. /// Flamengo X Coritiba teve público de quase 40 mil torcedores. /// Atlético de Madri contrata David Villa, do Barcelona. /// Time da segunda divisão da Costa Rica negocia jogador em troca de 50 bolas. /// FSF vai reunir os clubes que vão disputar a série A-2. /// Torcida rubra organiza-se para ir a Maceió, no próximo sábado. /// Kaká faz elogios a Neymar e afirma que o craque do Barcelona é merecedor da camisa 10 da seleção brasileira.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Transito_Aju  O seu carro pode ter sido projetado para grandes velocidades, mas a sua Vida não. Tenha consciência no trânsito, tire o pé do acelerador.

www.twitter.com/ManuSanthiago Promessas de políticos… O povo sofre!  Tem um político mesmo que quando encontrá-lo vou fechar o cerco e não aliviar lascando o tapa na cara dele. #TonaMoita

www.twitter.com/_zalberto  Os clichês são clichês porque estão cheios de verdade.

www.twitter.com/JoseRaimundos  Solicitamos a todos que façam exames de própria consciência nas proximas eleições de 2014. Não dê chances a pilantras,denunciado da justiça

www.twitter.com/marciorocha1  Nos acostumamos com o ritmo. Durmo 1h30 e acordo às 4h. A madrugada é o melhor período do dia. "#encontro

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Vocês acham que um médico proprietário de clínica , laboratório ou hospital, vai querer trabalhar no interior, "ganhando apenas" 10mil????

www.twitter.com/thiagodhatt A pior das universidades é a do PIG, o sujeito passa anos de sua vida passando horas por dia frente à TV, sendo formado e absorvendo coisas.

DO LEITOR

Pega na mentira. Vinda dos médicos estrangeiros
Do leitor Messias Gonçalves: “A classe médica sempre se aproveitou da condição de escassez de médicos no Brasil, principalmente nas cidades mais distantes das capitais e principalmente das regiões Norte e Nordeste, para colocar os governos contra as paredes e deitarem e rolarem sem a mínima preocupação com os desassistidos.  Para que os seus leitores tenham uma idéia da gravidade do problema, somente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, estão concentrados cerca de 74% dos médicos existentes no País.Foi então que a presidenta Dilma Rousseff determinou aos seus ministros da educação e da saúde, que encontrassem uma solução para esse que é dos maiores gargalos de uma administração. Está indo pelo caminho mais prudente. Buscar médicos aonde realmente tem e querem trabalhar, além de praticarem a melhor medicina básica do mundo. Médicos cubanos, brasileiros que foram pra lá estudarem e médicos de outros países que queiram vir.
Só foi o governo anunciar a sua decisão que começou o chora-chora. Estão vendo que perderão o poder de barganha. Agora querem passar para a população que não é necessário importar médicos porque aqui tem de sobra. MENTIRA. O que precisa é concurso e carreira. Outra MENTIRA. Os seus leitores são testemunhas de que praticamente todas as prefeituras vêm realizando concursos e eles renunciam o cargo depois que assumem, mesmo sabendo das condições que estava escrita nos editais. Que os hospitais das cidades distantes não oferecem as condições para desenvolverem as suas atividades. Mais uma MENTIRA. Pois os hospitais não servem para trabalhar 40 horas semanais, mas, para darem plantões de 12 horas, esses mesmos hospitais servem? Com esses plantões, tem médicos tirando algo em torno de quarenta mil reais por mês, só com plantões.
Outra grande mentira é o idioma. Que a maioria dos médicos que poderão vir não saberão se comunicar. E os médicos da Cruz Vermelha, os que integram os programas como os médicos sem fronteira? Portanto que cada um dos seus leitores tire as suas conclusões.”

Obra irregular sendo construída mesmo após várias denúncias prestadas a EMURB Aracaju
Do leitor Ailton Rocha.: “Uma obra em total desacordo com o Código de Obras do Município de Aracaju está sendo construída na Rua Álvaro Garcia Araújo , nº 35, bairro Farolândia, na cidade de Aracaju/SE, CEP: 40032-140. Em 22 de dezembro de 2012 fui surpreendido com a edificação irregular com descumprimento das normas aplicáveis, tendo sido compelido a comparecer ao órgão competente para solicitar providências para evitar dano ao meu patrimônio.Após promovida a abertura da Ocorrência nº 1124, em data de 22/12/2012, perante a EMURB – Empresa Municipal de Obras e Urbanização, foi constatada pela fiscalização, realizada em data de 27/02/2013, que se tratava de construção irregular, tendo o Demandado recebido a Notificação Nº 033432 para comparecer à EMURB ou apresentar na obra os documentos de licenciamento, sob pena de ser autuado e multado por execução de obra irregular. O Demandado foi notificado pela EMURB para paralisar a obra até a sua regularização. A obra encontra-se irregular por se tratar de construção inicial com três (03) pavimentos, em fase de elevação do 3° pavimento, com área aproximada de 750,00 m², destinada a edificação multifamiliar, mediante a qual foi solicitada a paralisação dos serviços até que fosse liberado o Alvará de construção.Entretanto, o Demandado deixou de cumprir a determinação do órgão de fiscalização e controle de obras na cidade de Aracaju/SE, mantendo a obra em plena execução. Em razão da resistência injustificada do Demandado, o preposto do órgão competente, lavrou o Auto de Infração nº 9521, de 27/02/2013, por ter infringido o Inciso I, do art. 221, da Lei N. 1547/89 por iniciar obra sem o alvará de construção. Em data de 12 de março de 2013, o preposto da EMURB, constatando falta de regularização da obra, lavrou o Auto de Embargo da Obra, em razão de que o descumprimento das normas aplicáveis não tinham sido sanadas, estando a obra embargada desde aquela data, porém o Demandado resiste à determinação do Município de Aracaju, mantendo a execução da obra.No dia 27 de março de 2013 um trabalhador sofreu um acidente ao despencar da construção do 3º pavimento, vindo a ser socorrido pelo SAMU em virtude da construção não possuir Medidas de Proteção contra Quedas de Altura.Os trabalhadores não utilizam nenhum Equipamento de Proteção Individual – EPI destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.No dia 03/05/2013 por não dar andamento a processo de interdição de obra irregular foi entregue Requerimento Administrativo a Empresa Municipal de Obras e Urbanização do Município de Aracaju/SE sobre protocolo número 2637/2013, solicitando que se digne determinar a interrupção da execução da obra em razão do descumprimento das normas aplicáveis e até que se defina pela fiscalização ou perícia a solução dos problemas ocasionados, e dependendo do resultado, sua reconstituição, modificação ou demolição do que estiver feito de forma irregular. Pelo Sistema de Tramitação de Protocolo desta Instituição o processo se encontra na coordenação jurídica desde 03/05/2013. Entretanto a obra irregular até a presente data continua sendo construída.Aracaju/SE, 05 de julho de 2013.”

ARTIGO

Oposição e Situação: bom para a sociedade? Carlos Augusto Meneses Marçal*

Para a situação tudo está certo no governo. Para a oposição tudo está errado no governo. A oposição é pedra. A situação é vidraça. A situação joga junto quando interessa e joga contra quando não interessa. Interessa a quem, ao povo? Claro que não. O povo é mero figurante nessa peça que a gente sempre sabe qual é o final: políticas públicas ineficientes.

Geralmente a oposição quando passa a ser situação esquece tudo que fez e falou quando era oposição. Já a situação, quando passa a ser oposição, também esquece tudo que fez e falou quando era situação.

Para completar o sarapatel de coruja, ainda existem figuras como: líder e vice-líder da oposição, líder e vice-líder do governo (situação). Por falar em líder do governo: podemos chamar de democrático e/ou correto, o agente político que tem como atribuição representar o povo na fiscalização do governo ao mesmo tempo representar este mesmo governo? Claro que não. O agente político só tem um lado: o do povo.

Considerando que o objetivo principal do agente político é representar o povo: legislando e fiscalizando. Deveria haver agentes políticos de situação ou de oposição? Claro que não. Todos os agentes políticos, independente da sua situação partidária, deveriam se unir, para o bem estar do povo.

Muitos acreditam na tese que a democracia sem oposição fica meio sem graça. Será que esse embate entre situação e oposição é realmente bom para democracia? Para a sociedade em geral, entendemos que não. Seria mais produtivo para a sociedade que os agentes políticos estivessem do mesmo lado: do povo é claro.

Governança é transformar o ato governamental em ação pública, articulando as ações do governo. Sem condições de Governabilidade é impossível uma adequada Governança. Um dos grandes problemas da Governança é a relação entre a oposição e a situação.  Pensando neste problema, governantes submetem agentes políticos de oposição à condição de situação em troca de favores: um deles é a distribuição cargos públicos; como se os cargos públicos fosse propriedade dos governantes e não da Administração Pública.

O mal não é da política, e sim dos agentes políticos que investidos em cargos eletivos: quando oposição se preocupa apenas em combater o governo; quando situação, aprovar tudo do governo. Esquecendo o maior compromisso que tem na sua vida pública: fiscalizar, legislar, propor e debater projetos para o bem estar da sociedade.

Enquanto agentes políticos da situação ou da oposição ficam discutindo quem está certo ou errado; fazendo acordos políticos para aprovar projetos que muitas das vezes não tem interesse público: o povo não tem saúde, educação, segurança, investimentos, etc.

Precisamos colocar agentes políticos que representem o povo de maneira geral, e não aqueles que representem classes ou grupos ao qual pertencem. Quem representa o chamado “povão” maioria absoluta da população? Os agentes políticos da situação ou da oposição? O agente político não representa classes ou grupos, e sim o povo.

É preciso que agentes políticos, sejam eles da situação ou da oposição, atuem de acordo com o interesse público da população, e não de acordo com o seu interesse pessoal, da classe ou do grupo do qual fazem parte.

Cada vez mais se faz necessário a política de resultados: planos claros e objetivos que visem o crescimento social e econômico do país; não a política de balcão praticada por uma grande parte dos agentes políticos; seja ele da situação ou da oposição.

Falta a sociedade uma atitude cidadã e corajosa para cobrar dos agentes políticos a sua razão fundamental de ser: fiscalizar, legislar, propor e debater projetos, sempre para o bem estar da população. A maioria da população ignora a relação entre os agentes políticos e a sociedade.

Nos cidadãos, não devemos mais tolerar a ineficiência política daqueles que
deveriam se somar para o bem estar da sociedade, no entanto ficam nesta batalha de oposição e situação: onde predomina o próprio interesse pessoal, das classes ou de grupos. O agente político não é um agente de si mesmo, de uma classe ou de um grupo, e sim um agente do povo, e ainda mais: pago com o nosso dinheiro. ACORDA SERGIPE!

“ Não sou o que deveria ser, mas não sou o que era antes.” (Lutter King)

*Analista de Controle Externo/TCE.Sergipe

ESPECIAL

13 de Julho. Memória de um Bairro sergipano

O bairro 13 de Julho passou por profundas transformações urbanísticas a partir da década de 40 do século XX. Antigo e

Programação

inóspito território denominado de Ilha dos Bois foi vendido ao Governo Imperial pelo senhor Honório dos Santos, em 15 de fevereiro de 1872. Até onde se sabe, este é o registro mais recuado que se tem do local. O governo pretendia construir ali um lazareto, um abrigo para controle sanitário, por onde passariam pessoas portadoras de moléstias epidêmicas, mas o estabelecimento não foi construído. Essa região da Ilha dos Bois era o caminho para o primeiro Farol da barra do Rio Sergipe, inaugurado em 12 de outubro 1862, por isso se tornou passagem de muitos faroleiros, marinheiros e pescadores. No início do século XX, os banhos de praias de águas salgadas começaram a se popularizar como lazer. Dessa maneira, o lugar recebe um novo nome: Praia Formosa. A beleza talvez se devesse ao encontro da barra do Sergipe com a foz do riacho do Tramandaí; além de ser um local ermo, de areias alvas e águas limpas à época. Em 13 de julho de 1924, na paradisíaca Praia Formosa, tropas rebeladas do Exército se entrincheiraram e minaram a barra à espera de possíveis forças legais que ameaçariam os rebeldes tenentes liderados pelo capitão Eurípedes Esteves de Lima e os tenentes Augusto Maynard Gomes, João Soarino de Melo e Manuel Messias de Mendonça. No dia seguinte, o Presidente do Estado, Dr. Maurício Graccho Cardoso, era preso e recolhido ao Quartel do 28º BC. Este episódio está ligado ao movimento tenentista, ocorrido durante a República Velha (1889-1930). No dia 05 de maio de 1924 o bairro recebe seu primeiro espaço público, o Instituto Parreiras Horta, para completar a nova estrutura de saúde pública estadual. O instituto teve como primeiro dirigente o professor Dr. Paulo Parreiras Horta que permaneceu a frente da instituição até 8 de dezembro de 1924. Em 27 de novembro de 1930, instituiu-se através do ato municipal nº 11 a mudança, mais uma vez, de topônimo do nosso memorável bairro: de Praia Formosa para 13 de Julho. De 15 para 16 de agosto de 1942, ocorreu outro fato marcante também presenciado pelos moradores do bairro 13 de Julho: a chegada a Aracaju dos sobreviventes dos navios torpedeados pelos submarinos alemães da 2ª Guerra Mundial. Dos anos 40 aos 70 foram muitas as transformações na paisagem da região. Instalou-se no bairro, em 1948, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa. Em 25 de agosto de 1953 o Iate Clube de Aracaju é inaugurado. Outros benefícios chegaram no governo de Leandro Maciel, com realização de pequenos saneamentos e a implantação da via asfaltada da Beira Mar, ligando o bairro à Atalaia. Em 9 de julho de 1969, no governo Lourival Baptista, o Estádio de Sergipe é inaugurado se tornando a maior praça do futebol no estado. No ano de 1974, é inaugurada a sede da Biblioteca Pública Epifânio Dória, quatro anos depois se inaugura o Ginásio Constâncio Vieira. Lançados a partir da década de 1980, os luxuosos edifícios residenciais substituíram quase a totalidade das antigas residências existentes na Av. Beira-Mar. O bairro recebeu no ano 1999 diversos aparelhos recreativos na sua orla, com ciclovia, quadras, mirante e pequenos quiosques, todos margeando um imenso mangue que embeleza o local.  Atualmente, 13 de Julho é um dos bairros com o metro quadrado mais caro da capital sergipana.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases  do Dia
“Durar não é estar vivo, viver é outra coisa.”

“Os seres humanos precisam aprender a respeitar a nós mesmos e depois respeitar os outros.”

Mercedes Sosa, cantora argentina, nasceu em 9 de Julho de 1935 e morreu em outubro de 2009. Se destacou pelas músicas com raízes folclóricas da Argentina.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais