Raia miúda vai à luta

0

Cansados de esperar a melhoria salarial prometida há anos pelo governo de Sergipe, os servidores estaduais decidiram cruzar os braços a partir da próxima segunda-feira. Ontem, o sindicato da categoria enviou ofício ao governador Marcelo Déda (PT) informando que a greve é motivada pelo silêncio do Executivo sobre Plano de Cargos e Carreira e o reajuste dos baixíssimos salários. Político sensível, o petista deve concordar intimamente com a paralisação, pois foi ele mesmo quem, em junho de 2011, afirmou ter chegado “a vez da raia miúda, essa categoria dos servidores gerais”. Um ano depois, contrariando o que disse, Déda repassou apenas a inflação do período (5.02%), e assim mesmo em módicas parcelas. Portanto, nada mais justo que os servidores façam greve. Talvez esse ato extremo force o governo a abrir o cofre e cumprir o prometido.

Três a zero

Ficou para a próxima quarta-feira o fim do julgamento dos agravos regimentais contra a liminar que suspendeu a eleição da deputada estadual Susana Azevedo (PSC) para o conselho do Tribunal de Contas. É que na sessão de ontem do Pleno do Tribunal de Justiça o desembargador Luiz Mendonça pediu vistas para analisar melhor os argumentos da parlamentar e da Assembleia. Por enquanto, os agravos já foram rejeitados por três desembargadores.

Maria da Penha

A Assembleia Legislativa aprovou ontem o Projeto de Lei Complementar transformando a 11ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju em Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Essa nova unidade jurisdicional contempla as definições da Lei 11.340/2006, mais conhecida como ‘Lei Maria da Penha’. O projeto aguarda agora a sanção do governador Marcelo Déda (PT), que deve ocorrer nos próximos dias.

Parceria

O diretor da Faculdade Estácio FASE, professor Paulo Rafael Monteiro, visitou o superintendente da SMTT de Aracaju, Nelson Felipe da Silva Filho. Os dois discutiram um convênio de parceria entre as instituições, a colocação de faixa de pedestre na Avenida Hermes Fontes, próximo à Estácio, e a liberação de área para estacionamento de veículos em frente à faculdade.

Candidato

O senador Eduardo Amorim (PSC) está aproveitando as inserções partidárias na TV para criticar a forma de fazer política do governo que ele ajudou a eleger duas vezes. Segundo o parlamentar, o modelo político que aí está perdeu o rumo, está superado, atrapalha o próprio governo e atrasa o desenvolvimento de Sergipe. Depois, em tom de candidato, Amorim dirige-se aos eleitores: “É hora de atitude, de novas ideias e mais trabalho. Venha com a gente. Sergipe vai avançar”. E você, vai nessa?

Miserê

Os servidores de Pirambu podem não receber os salários no final deste mês. Tudo porque os vereadores da oposição recusaram elevar de 10% para 80% a capacidade de remanejamento orçamentário. O prefeito Elinho Martins (PSC) garante que a atitude dos oposicionistas o deixou de pires nas mãos, sem dinheiro pra nada. “Até a festa do Dia das Mães foi cancelada e não sabemos se realizaremos os festejos juninos”, queixa-se. A coisa tá feia!

Secretariado

Depois da aprovação do Proinveste pela Assembleia, a expectativa agora é com a reforma administrativa prometida pelo governador Marcelo Déda (PT). Além de efetivar os vários auxiliares diretos que estão na interinidade há meses, o petista deve escolher aliados para os diversos cargos vagos da administração direta. Comenta-se que Déda aproveitará a reforma administrativa para tentar recuperar a maioria no Legislativo. Será?

Curupaco

Uma senhorinha aflita indagou ontem ao transeunte sobre o destino dado pela Prefeitura de Aracaju às dezenas de papagaios, araras, pavões, patos e gansos que habitavam o viveiro da Praça Tobias Barreto. “É que meu lourinho vivia ali desde que mudei para um apartamento e agora não sei pra onde levaram o bichinho”, reclamou.

Palanque

E o deputado estadual capitão Samuel (PSL) estreia hoje na rádio Ilha/FM. Batizado de ‘Fala Segurança’, o programa vai ao ar todas as quintas, das 18 às 19h, e será ancorado pelo radialista e vereador por Aracaju, Jailton Santana (PSC). Segundo Samuel, será um espaço para a Polícia expor suas ideias e interagir com a população. Naturalmente, servirá também como palanque eletrônico, a exemplo de tantos outros existentes em Sergipe.

Do baú político

O poeta e jornalista Amaral Cavalcante descreve com graça a ação de um malandro que, nos idos de 70, desembarcou em Aracaju e enganou todo mundo. Segundo Amaral, “foi na praia de Atalaia que um grande estelionatário armou, para desgosto das autoridades provincianas, o golpe da “Ova de Camarão” e com ele ridicularizou os nossos brios de cidade moderna, no afã do desenvolvimento industrial. Nesses idos, quem cuidava disso por aqui era o CONDESE, criado pelo professor Aloísio de Campos, economista, planejador emérito e grande figura! O galego de fala enrolada convenceu os técnicos de que em nossas praias se desperdiçava a riqueza industrializável da ova de camarão e, para melhor convencimento, levou-os a mastigar a areia da Atalaia: “Isto é ouro puro, sinta o gosto! Vamos exportar para o mundo!”. Foi-se para as Bahamas com um saco de dinheiro emprestado pelo Banco do estado de Sergipe a perder de vista, e babau”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários