Realismo ingênuo da doença X xeque-mate coletivo

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Entre as concepções materialistas encontra-se o realismo ingênuo. Quem já estudou o assunto sabe que o realismo ingênuo é uma concepção 

segundo a qual o homem não conhece mais que suas sensações e não trata de saber se as coisas existem realmente ou não.

Em Sergipe alguns atuam com pragmatismo no sentido de que a verdade é só o que é útil e vantajoso para elas.

O caso da prisão do empresário da Torre, José Antônio, que há 10 dias encontra-se em “tratamento” no Hospital Cirurgia, em Aracaju, é algo inexplicável e que remota a teoria do realismo ingênuo como se todos em Sergipe, principalmente a imprensa, fossem adeptos dessa doutrina e que nada mais existe de concreto.

Se em dez dias o Hospital Cirurgia não consegue detectar uma doença para o empresário é sinal que a unidade hospitalar precisa fechar as suas portas.  Aliás, justiça seja feita na semana passada um médico deu alta ao empresário pela manhã, mas a tarde um novo boletim foi divulgado com a necessidade de novas observações.

E que tal se a polícia chamasse uma junta médica para diagnosticar o empresário investigado por obstrução da investigação, fraude e outros crimes?  Aliás, depois de ter sido negado o habeas Corpus pela Justiça outro pedido foi feito agora alegando o problema de saúde para que ele fique em prisão domiciliar.

A sociedade sergipana assiste a desmoralização de uma prisão determinada por conta da SSP que engole o realismo ingênuo do suspeito. Será que a mesma atitude teria com um preso comum?

O empresário foi preso dia 9. Depois de vagar por duas delegacias, ao invés de ir para a penitenciária foi para o hospital. São dez dias de uma doença misteriosa e, pelo jeito, só melhorar quando conseguir ir para a casa.

Nos bastidores dizem que um parente do empresário está disposta a delatar o que sabe. Outros dizem que se o empresário Antônio Torre for para a penitenciária, raspar a cabeça e vestir o fardamento começará a falar.

Uma delação da Torre seria um xeque mate no xadrez político de Sergipe não só na área do lixo. Por isso o silêncio dele e sua liberação da prisão é uma questão de honra para alguns.

A Vida imita o Jogo. A jogada errada no lixo em Aracaju poderá mudar o destino de muitos com um xeque-mate coletivo.

Mal súbito
Nas redes sociais virou piada as “doenças” do empresário da Torre. Uma delas, de Thiago Reis pelo twitter: “O mal súbito de Zé Antônio Torres era no coração, foi tratado; mas causou gastrite, fez endoscopia; se demorar mais vão operar de hemorroidas.”

Relembrando
“Não há barreira, fechadura ou ferrolho q possa impor à liberdade da minha mente.” V. Woolf.

Lixo. Novas ações por parte do Deotap
Se depender Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) a Operação Babel – que investiga contratos do lixo em Aracaju nos últimos anos – vai continuar. Toda operação foi relatada na entrevista coletiva ontem pelos delegados Daniele Garcia, Gabriel Nogueira e Nádia Frauzino.

Irregularidades
E o que ficou claro é que a operação comprovou que houve superfaturamento em contrato do ano 2010, um mês após a assinatura,
fraude na medição do lixo entre 2013 (com o peso do entulho embutido no lixo domiciliar que é mais caro) e irregularidades na criação do contrato emergencial deste ano com diversos vícios.

Investigação continuará em várias esferas.Inclusive na procuradoria eleitoral
Ficou claro também que a investigação continuará em várias esferas. No TJSE, com o MPE analisando o inquérito e os indiciados, no próprio Deotap e na procuradoria eleitoral por conta dos dados fornecidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF (saques suspeitos), de altas retiradas feitas pelo empresário José Antônio, da Torre, nos dias próximos ao 2º turno eleitoral. A procuradoria eleitoral, através da procuradora do MPF, Eunice Dantas, já pediu cópia de todo o inquérito que indiciou 14 pessoas.

Apatia na área de esporte
E uma das áreas que preocupa o governo estadual é a apatia na área do esporte. Sergipe que no período de Déda entrou no circuito nacional com vários campeonatos nacionais e até em nível internacional, agora vive um momento de pura apatia na área do esporte. E sem nenhum planejamento para o futuro próximo.

Sem nomeações para devolução da pasta
Ontem,24, o padrinho do secretário de Esportes, Antônio Hora, o deputado federal Fábio Mitidieri, escreveu no twitter: “Nesse Gov. do Estado as coisas p/ andarem são um verdadeiro parto. O Sec. Hora conseguiu sentar na cadeira, só que não nomearam ninguém.A impressão que estou tendo é que é de propósito p/ ver se devolvemos a pasta. Pelo jeito, vão conseguir.”

Médicos conseguem salário de dezembro em duas parcelas e encerram greve
Os 162 médicos da PMA que não optaram em receber o salário de dezembro de 2016 através de empréstimos bancários viabilizados pela Prefeitura, encerraram a greve ontem depois que aceitaram o acordo em receber o salário em duas parcelas, dia 20 de maio e de 20 de Junho. Em entrevista o presidente do Sindicato disse que a vitória será estendida para os servidores da PMA que por diversas razões não optaram pelo parcelamento via empréstimo.

Justa homenagem
Aconteceu ontem, 24 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, a quarta edição do Projeto Realizadores, celebrando o centenário de nascimento de João Seixas Dória, homem público que muito contribuiu para o fortalecimento da democracia e o engrandecimento do Brasil e de Sergipe. A propositura é da deputada Ana Lúcia Vieira (PT).A Sessão Especial foi presidida pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado Garibalde Mendonça (PMDB), que destacou o homenageado.

Emoção
Em nome da família, o filho, o engenheiro eletricista Antônio Carlos Mesquita Dória disse estar muito emocionado e agradecido com a homenagem. “É uma emoção muito grande, mas é claro que é uma honra a gente participar dessa Sessão Especial e ver quanto meu pai foi importante para o Estado, relembrar os fatos e as coisas por quem ele lutou toda uma vida e acho muito importante para toda a família”, ressalta.

Centenário
A deputada Ana Lúcia autora da homenagem falou da alegria em ter contado com a aprovação dos colegas para a aprovação. “Me sinto feliz por poder expressar em palavras, a homenagem ao ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-governador de Sergipe, João de Seixas Dória. A tarde de hoje é emblemática. A Casa Legislativa celebra o centenário de Seixas Dória de forma que ele merece. Essa homenagem é apenas a primeira de tantas que virão, instituído ano Seixas Dória, cuja lei de minha autoria foi aprovada por unanimidade nesta casa”, ressalta.

Clínica de Radioterapia de Sergipe
A deputada Maria Mendonça (PP) apresentou requerimento a Alese para formação de uma comissão de representação com a finalidade de conhecer as instalações da Clínica de Radioterapia e Imagem – Clinradi, a primeira clínica privada para o tratamento especializado contra o câncer no estado.

Estrutura
Com um corpo clínico de 20 oncologistas, a clínica que está sendo construída em Aracaju deve atender pacientes particulares e conveniados a planos de saúde, mas também aos usuários do SUS. “Esse é um projeto inovador idealizado por seis médicos sergipanos que se mostraram sensíveis à necessidade que existe de se ter uma clínica de referência para tratamento dessa doença tão cruel”, explicou Maria.

Redução despesas
“Esses pacientes encaram os riscos da viagem e a ausência dos familiares durante o tratamento porque o Estado ainda não conseguiu uma solução definitiva para dar fim às constantes interrupções do tratamento. Além disso, com a possibilidade de ofertar todo o tratamento aqui mesmo, haverá uma economia com a redução das despesas do Tratamento Fora de Domicílio”, concluiu Maria Mendonça.

Frei Paulo: servidores já receberam salários de abril
Ontem, 24, a prefeitura de Frei Paulo efetuou o pagamento  dos funcionários efetivos e comissionados, adiantado mais uma vez. "Sei que o pagamento dos servidores públicos não é mais que obrigação de um gestor, mas ressalto que diante da crise que o nosso país vem enfrentando e  as dificuldades oriundas da outra gestão, me dá orgulho em dizer que eu consigo enfrentar os obstáculos para que o município possa pagar antecipadamente”, disse o prefeito Anderson de Zé das Canas.

Operação Pipa para mais cinco municípios
O governador Jackson Barreto reuniu-se com 11 prefeitos de municípios afetados pela seca e que não recebem abastecimento por carros-pipas pelo Exército Brasileiro para comunicar que o Ministério da Integração atendeu ao pedido do governo e enviou recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para abastecer esses municípios. Desses 11, atualmente, apenas três ainda precisam do apoio de carros-pipas.

Transparência
"Reuni todos vocês aqui para dar transparência aos fatos. O Ministério da Integração atendeu nosso pleito e mandou os recursos, mas, devido às chuvas, segundo levantamento da Defesa Civil Estadual, não há mais necessidade de atender a todos 11 municípios e nossa sugestão é reservar esses recursos em uma conta especial para usarmos em momentos de necessidade", informou o governador.

Municípios
Na reunião, ficou definido que a Defesa Civil do Estado vai garantir o serviço de abastecimento de água, por meio da Operação Pipa, nos municípios de Nossa Senhora de Lourdes, Capela e Nossa Senhora das Dores, além de Japoatã e Moita Bonita, que se pronunciaram na reunião que necessitavam da operação, mesmo com a Defesa Civil entendendo de outra forma. 

Nova diretoria da Academia de Letras de Aracaju toma posse no próximo dia 4
No próximo dia 4 de maio, às 19h, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, a Academia de Letras de Aracaju (ALA) realizará Sessão Solene de Posse de sua nova Diretoria, eleita em 8 de março e composta pelos acadêmicos Francisco Diemerson, no cargo de Presidente; Jane Guimarães, como Vice-Presidente; Ana Maria Leal Cardoso, como Secretária-Geral; e Antonio Porfírio de Matos Neto, como Tesoureiro Geral.
A Sessão Solene terá como presidente de honra o acadêmico Ismael Pereira, decano da Academia, e contará ainda com o discurso do acadêmico Gustavo Aragão Cardoso, primeiro presidente da ALA e que encerra seu mandato à frente do Sodalício.

Rodovias
Na manhã da segunda-feira, 24, a ex-prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças Souza Garcez, conhecida como Gracinha, participou de reunião com o diretor operacional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Adailton Martins e os vereadores Thiago Luduvice, Tonho de Luquinha, Ricardo Possidônio, Nena do Gravatá e do suplente Timinha. Na pauta da reunião, a situação das Rodovias Rodovia Arnaldo Rollemberg Garcez (SE-265), que liga Itaporanga a Lagarto, e Humberto Mandarino (SE-270), que liga a BR-101 até a Praia da Caueira.

Rodovias II
Tratam-se de duas rodovias estaduais que cortam o município de Itaporanga D’Ajuda, distante 29km da capital, e estão em péssimas condições. A Rodovia Arnaldo Garcez é um importante canal de escoamento da produção agrícola, enquanto que a Rodovia Humberto Mandarino é um importante acesso às praias do litoral Sul do Estado. Mesmo assim, a população que precisa circular por essas estradas reclama da atual situação do asfalto e da falta de manutenção.

Tapa buracos
Na reunião, a ex-prefeita Gracinha solicitou ao diretor operacional do DER a inclusão dos trechos na programação da Operação Tapa Buracos, do Governo do Estado. “Entendo que outras rodovias estão em condições semelhantes a essas e que há um cronograma a ser seguido. Mas peço que, levando em consideração a importância dessas duas rodovias, elas sejam priorizadas. Isso trará benefícios para a população que reside na região, para os turistas e para a agricultura do Estado”, afirma.

Ainda esta semana
Segundo o diretor operacional do DER, Adailton Martins, a previsão é que as obras de recuperação sejam iniciadas ainda essa semana. “O Governo do Estado está atento a essas demandas, tanto que essas rodovias já faziam parte da nossa programação. Sendo assim, ainda essa semana as obras de recuperação serão iniciadas”, garante.

Semifinal Copa do Nordeste terá árbitro sergipano
O árbitro sergipano Claudio Francisco vai apitar a primeira rodada da semifinal da Copa do Nordeste, entre Sport x Santa Cruz. A partida terá também os assistentes de Sergipe Clériston Clay e Daniel Vidal. O jogo será próximo sábado, 29 de abril, às 18h30, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). O jogo será transmitido pelo canal Esporte Interativo.

Campeonato Nacional Artes Marciais Educativas em Aracaju
Aracaju será a sede do Campeonato Nacional Artes Marciais Educativas nos dias 19, 20 e 21 do próximo mês de maio. Alguns Estados já 

confirmaram a presença como Alagoas, Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, além de Sergipe. A Federação Sergipana de Karate Escolar  (Feseke), agradece os apoios da Secretaria de Educação, Progresso,  Progresso, Indaiá, Refril,  Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Esporte Municipal e secretaria Estadual de Esporte.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gestor_robson   Não viva os sonhos de outras pessoas, realize o seu !

www.twitter.com/ffariajr    "Nunca digas que desta água não bebereis." Bom dia!

www.twitter.com/ISMARVIANA   "Se os garotos que se propuseram a mudar o mundo continuarem em cima do muro, veremos, infelizmente, o futuro repetir o passado."

www.twitter.com/frednavarro   No Brasil, quando a gente desconfia que algo vai dar errado é tarde demais. Já deu.

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju   Exclusivo!! Cientistas da Nasa estão à caminho de Sergipe para desvendar o misterioso quadro clínico do empresário Zé Antônio Torres!

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Sou o sonho de tua esperança, Tua febre que nunca descansa, O delírio que te há de matar!…” Álvares de Azevedo, escritor brasileiro, morreu em 25 de Abril de 1852 (n. 1831).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais