Recordando as pesquisas eleitorais

“João Alves caminha para novo mandato”. Esta foi a manchete do jornal Correio de Sergipe do dia 01 de outubro de 2006, no dia da votação do primeiro turno. A matéria publicou um resumo “espetacular” das pesquisas que antecipavam a vitória de João Alves sobre Marcelo Deda, já no primeiro turno.

 

A matéria faz uma reflexão do período eleitoral, das pesquisas e relata: “Atualmente, a realidade é

Recordar é viver: manchetes dos jornais há pouco dias das eleições 2006.
totalmente diferente e João Alves já está liderando as pesquisas de intenção de voto e caminha firme para alcançar um feito inédito: o pefelista será o primeiro político brasileiro eleito para governar um Estado por quatro vezes. Neste aspecto, realmente Marcelo Déda estava certo quando dizia que seu principal adversário tinha que alcançá-lo. Segundo as pesquisas do Instituto Dataform, João Alves veio crescendo ao longo da campanha, enquanto isso, os índices de Marcelo Déda foram ficando estagnados, até começarem a cair levemente. Após encostar e ultrapassar, agora outros institutos de pesquisas já garantem que João Alves conseguiu abrir uma vantagem considerável para o seu adversário, já se afastando do empate técnico, o que garantiria a sua reeleição neste domingo. 

 

Dataform – Na segunda-feira passada, o Dataform divulgou uma pesquisa confirmando um empate técnico entre o pefelista e o petista, mas já com uma leve vantagem para João Alves Filho, que com 41,7% das intenções, ficou 0,9% na frente de Marcelo Déda (40,8%). O levantamento foi feito entre 19 e 22 de setembro, foram entrevistados 2.325 eleitores em 33 municípios sergipanos, sendo os 11 maiores colégios eleitorais e mais 21 sorteados aleatoriamente, mas representativos das sete regiões que o instituto mapeou como centros de cobertura política nesta campanha. A margem de erro é de 2,1 pontos para mais ou para menos e a pesquisa está registrada no TRE sob o número 25/06.

 

Na última sexta-feira, o mesmo Dataform divulgou uma pesquisa esta agora na Grande Aracaju do Estado de Sergipe, mais precisamente nos municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, além da capital, e João Alves vence novamente Marcelo Déda, mas por 0,5% (40,4% contra 39,9%). O Dataform realizou a pesquisa nos dias 26 e 27 de setembro e entrevistou 1,1 mil eleitores. O levantamento tem um intervalo de confiança estimado de 95%, a margem de erro de 3% para mais ou para menos e está registrada no TRE sob o número 26/06.

 

Contem – Na última sexta-feira dois institutos de pesquisa de opinião pública, a Contem (Consultoria e Treinamento em Marketing) e a Brasil Data Pesquisas de Opinião, divulgaram os números das últimas pesquisas que garantem a vitória de João Alves Filho, já no 1º turno. Segundo a pesquisa Contem na espontânea, realizada nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em todo o Estado de Sergipe, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe sob o número 30/2006, João Alves Filho aparece na frente da corrida eleitoral com 41% das intenções de voto contra 35% de Marcelo Déda. Já na pesquisa induzida, o pefelista também aparece na frente com 48,8% das intenções de voto contra 41,6% do petista, ou seja, abrindo uma margem de 7,2%. Foram entrevistados 780 eleitores, com o intervalo de confiança estimado de 95% e a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

 

Brasil Data – Já na pesquisa Brasil Data, na espontânea, João Alves Filho aparece com 44,9% contra 39,5% de Marcelo Déda. Na pesquisa induzida, o pefelista também lidera, mas com 47,3% das intenções de voto contra 41,8% do petista. A pesquisa Brasil Data foi realizada por amostragem estratificada, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em 22 municípios sergipanos, e está registrada no TRE sob o número 31/2006. Foram entrevistados 784 eleitores, com o intervalo de confiança estimado de 95% e a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. Para quem duvidar do texto é só acessar: http://www.correiodesergipe.com/lernoticia.php?noticia=18080

 

Este material certamente ajudará a refrescar a memória de muitos leitores vacinando-os contra as falsas pesquisas. E a “fonte”, caro leitor convenha-se, não podia ser melhor. Ou não?

 

Única divulgará pesquisa no domingo

A segunda pesquisa realizada pelo Instituto Única em Sergipe será divulgada no domingo, no Jornal do Dia. Serão entrevistados 1.200 eleitores em 16 municípios. Só para lembrar, quando da divulgação da primeira pesquisa este espaço não duvidou dos números apresentados, mas da forma que foi publicado no jornal o resultado para o senado, mostrando apenas a tabela da 1º opção. Tanto o erro existiu que na edição posterior foram publicadas as duas tabelas e o resultado geral sem maiores problemas.

 

Única vem acertando tudo em Sergipe

Grande parte dos profissionais que trabalham na Única é conhecida deste jornalista e têm credibilidade conquistada ao longo dos anos. Em 2006, por exemplo, enquanto todas as outras pesquisas apontavam para a vitória de João Alves, a Única acertou em cheio.

 

Soma errou em 2006

Já a pesquisa do instituto Soma o blog não conseguiu informação sobre a divulgação. Lembra apenas que o instituto, em 2008, errou feio nos resultados em Lagarto e principalmente em Umbaúba, dando um percentual espantoso para o candidato Jorge Rico.

 

Compra no Baixo São Francisco

E no último final de semana, com o feriadão a compra correu solta em um município do Baixo São Francisco. Mas não foi de peixe nem de arroz, cuja produção é grande na região, mas sim de lideranças e vereadores. As informações dão conta que um candidato ao Senado que está em baixa na região resolveu “adquirir” algumas lideranças para fortalecer sua campanha na região. Foi um cardume bom, com um preço até acessível: R$ 10 mil agora e mais R$ 10 mil para cada um depois da vitória. O problema é se a vitória não chegar. Tem um que gravou tudo. Aí se cai nas “mãos” da Justiça Eleitoral.

 

Déda tomará posição

A informação é que o candidato à reeleição Marcelo Déda tomará uma posição oficial diante dos últimos acontecimentos envolvendo a candidatura de Eduardo Amorim ao Senado e a decisão do irmão dele, o empresário Edvan Amorim, em vetar as lideranças da coligação em votar em Valadares. A ordem é votar apenas em Amorim e escolher um candidato pequeno.

 

Rasgando material

Tem candidata a deputada estadual à reeleição que está chateada com a decisão de Amorim que mandou até mesmo a jogar fora material de campanha com Valadares. A ordem é tratar Valadares como inimigo político, assim como Albano Franco. O mais engraçado de tudo isso que o Amorim candidato, o Eduardo, tem um estilo totalmente diferente do irmão. Só não tem luz própria.

 

Aliados descontentes

Os aliados de Déda desde a campanha de 2006 estão preparando uma mobilização para responder Edvan Amorim, inclusive chamando a atenção do candidato a vice, Jackson Barreto, para também tomar uma decisão política e não ficar “vendo a banda passar”.  

 

Queda da receita em São Cristovão

O secretário de Educação de São Cristovão, Morgan Prado, rebateu a nota publicada neste espaço (fruto da informação de um professor) de que os cargos comissionados teriam sido exonerados por conta de apoio políticos. Morgan explicou que o prefeito extinguiu algumas secretárias e determinou o enxugamento em 30% dos cargos, por conta da queda na receita. No caso da Educação tem ainda um processo judicial determinando o retorno de 15 diretores, que ele vai cumprir imediatamente. Morgan disse ainda que pretende colocar a folha em dia já a partir de outubro e até o final do ano pagar todos os atrasados.

 

Ex-prefeito, processo e apoio

Um ex-prefeito de um município da Grande Aracaju, foi expulso da sala de um candidato a deputado federal pelo DEM, porque resolveu mudar de voto e apoiar outro candidato. Quando ouviu a justificativa do ex-prefeito o candidato ficou boquiaberto e promete denuncia o fato ao CNJ assim que passar as eleições. A desculpa é uma prestação de contas não aprovada e a previsão de devolução de meio milhão e a possibilidade do processo dormir em “berço esplêndido”.

 

Déda acompanha procissão da padroeira de Lagarto

Um tradicional evento religioso que reúne anualmente milhares de sergipanos e até fiéis de estados vizinhos como a Bahia. Assim foi a procissão em louvor a Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade de Lagarto, a 82 quilômetros da capital. O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira, 8, contando com a participação de diversas autoridades, dentre as quais o governador Marcelo Déda, que acompanhou todo o trajeto do cortejo ao lado do prefeito do município, Valmir Monteiro, e da primeira-dama, Andreza Nascimento, além de lideranças locais e correligionários.“Participo desta procissão desde os anos 1980. Como governador, é a quarta vez que acompanho esta, que é a comemoração da data maior do calendário católico da comunidade lagartense”, enfatizou o governador.

 

João em Estância

O candidato João Alves Filho esteve em Estância e afirmou que em seu próximo governo o Hospital Amparo de Maria estará funcionando plenamente dentro de seis meses. “A saúde preventiva é uma marca da minha administração e vai contar com o programa Pró-Mulher, da minha querida Maria”, garantiu.João foi à cidade de Estância acompanhado do seu vice, Nilson Lima; dos candidatos ao Senado José Carlos Machado e Emanuel Caccho e do anfitrião do ato político, o candidato a deputado estadual; Zé Magno. Pontualmente às 7h da manhã, João chegou ao centro da cidade. A comitiva circulou pela feira, pediu voto e João revelou aos eleitores que Estância, no seu novo mandato, será um canteiro de obras e um dos principais pólos turísticos do Nordeste.

 

Manifesto cultural

Na próxima segunda-feira, dia 13, artistas e agentes da cultura sergipana estarão reunidos para manifestar seu apoio ao candidato Marcelo Déda. O ato será às 17h no Iate Clube de Sergipe.

 

Conjunto João Alves

A caravana da coligação “Para Sergipe continuar seguindo em frente” visitou na quarta-feira, 08 o conjunto João Alves no município de Nossa Senhora do Socorro. Valadares Filho, também participou da carreata e levou sua mensagem aos moradores do bairro que aguardavam ansiosos a passagem do candidato a reeleição a deputado federal, que estava ao lado de Adelson Barreto, candidato a deputado estadual.

 

Jucese inaugura escritório em Itabaiana

A Junta Comercial de Sergipe (Jucese) irá inaugurar nesta quinta-feira, 9, às 10h, em Itabaiana, mais um escritório regional da entidade. O prédio está situado na Avenida Dr. Luiz Magalhães, 812 e foi implantado em parceria com a Associação Comercial de Itabaiana, Conselho Regional de Contabilidade e a Prefeitura do município. Este é o terceiro escritório inaugurado pela Junta no interior. Já estão em funcionamento desde o ano passado as unidades de Estância e Lagarto. A previsão é que um novo escritório comece a funcionar ainda este ano em Nossa Senhora da Glória.

 

Hotéis comemoram crescimento do turismo sergipano

A movimentação de turistas durante o feriado da Independência em Sergipe aqueceu a economia e lotou alguns hotéis da capital. No período de quatro a sete de setembro a rede hoteleira chegou a taxas de ocupação acima dos 90%. “Há um crescimento contínuo no setor. Nos últimos feriados temos notado isso, sempre trabalhando com nossa capacidade máxima. Agora não foi diferente, tivemos 100% de ocupação no feriadão de 7 de setembro. Esse feriado superou as expectativas de todo mundo. Todos os hotéis ficaram com ocupação acima dos 90%.”, destaca Clóvis Del Castle, gerente do Hotel Radisson, revelando que grande parte de seus clientes vem da Bahia e de São Paulo.

 

Homenagem a Cleomar Brandi

“Cleomar”, uma das músicas vencedoras do Sescanção 2010, em Aracaju-SE. Composição: Álvaro Müller e Gilton Lobo. Interpretação: Maynara Müller. Confira: http://migre.me/1d2dQ

 

Alceu Monteiro

E o jornalista e radialista Alceu Monteiro de volta a ativa após um período de descanso para recuperação da saúde. Alceu só não deve retornar para o rádio, pelo menos por enquanto. É um excelente informante e o blog sempre está em contato com ele para aprender um pouco mais.

 

Réquiem para o JB

31 de agosto de 2010. Esta foi a data da última edição impressa do Jornal do Brasil, um dos mais tradicionais periódicos do nosso país. O JB teve 119 anos de vida. Nesse longo espaço de tempo, o Brasil passou por três revoluções, três ditaduras e seis constituições. Foram 31 os presidentes da República. Enquanto isso, ocorreram duas guerras mundiais e dez papas lideraram a Igreja Católica. E o velho JB cobriu todos esses acontecimentos, nacionais e internacionais. A partir de primeiro de setembro, continua apenas na ativa o Jornal do Brasil On-Line. A sociedade brasileira está de luto diante do trágico desaparecimento de um dos órgãos de imprensa mais respeitados do país. Réquiem para o JB.

 

Laurentino Gomes

O escritor Laurentino Gomes, autor de “1808”, obra que já vendeu mais de 600 mil exemplares, está de volta, agora com “1822”, que aborda os fatos ligados ao importante episódio da Independência do Brasil. O recorde de “1808” deverá ser quebrado. E depois deste novo livro, já há outro programado pelo celebrado historiador/documentarista. Trata-se de “1889”, cujo tema, evidentemente, será a proclamação da República.

 

Copa 2014

O secretário-geral da FIFA, Jérome Valcke, principal responsável pela organização do Campeonato Mundial de Futebol a ser realizado no Brasil, demonstra preocupação com o importante evento, um dos maiores de todo o planeta. O atraso nas obras visando à infra-estrutura nas cidades-sedes da competição leva o citado dirigente a afirmar que não se pode perder um dia sequer. Sobre as declarações do presidente Lula, Valcke disse que isso é comum ocorrer. A tarefa do secretário-geral não é apenas a de monitorar. Sua palavra será, sempre, a última. A autoridade local é o próprio presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

 

Jogo de Abertura

Ainda não se tem uma definição sobre onde será disputado o jogo que abrirá a Copa 2014. As principais candidatas são as cidades de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.

 

Nada com o basquete

Leitor indignado deste blog, o desportista Marcos Roberto reclama da falta de atenção da mídia com o basquetebol brasileiro. Segundo ele, a imprensa esportiva, em sua grande maioria, “não quer nada com o basquete”. Nesse particular, acha que “a atenção da mídia está muito abaixo da média”.

 

Nesta quinta tem eleição para a direção do Sindijor

Os jornalistas de Sergipe voltam às urnas nesta quinta-feira, 9/9, para eleger seu quadro diretivo para o triênio 2010-2013. Como na primeira eleição, que não obteve o quorum necessário de 50% mais um dos aptos a votar, apenas uma chapa se inscreveu, a “Sindijor na Luta”, que representa a atual direção. A eleição do Sindijor acontece das 8 horas às 19 horas.

 

Quorum 30% dos eleitores aptos para votar

Nesta segunda chamada, o quorum estabelecido pela Comissão Eleitoral Local é de 30% dos aptos a votar. Quatro urnas serão usadas no processo de coleta dos votos. Uma ficará fixa na sede do sindicato. Outra urna ficará percorrendo os principais locais de trabalho dos jornalistas. Outras duas serão colocadas nas redações da TV Sergipe e do Jornal da Cidade, que concentram grande número de profissionais.  “É importante a participação de todos os jornalistas em condições de votar. É um momento de democracia sindical que precisa ser valorizado com participação efetiva dos trabalhadores”, destaca George Washington, presidente do Sindijor e candidato à reeleição.

 

DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS

Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br.O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher  formulário site www.prse.mpf.gov.br

 

Calourada Popular: Para o outro lado da rua.

Tem início um importante momento na vida dos novos estudantes da Universidade Federal de Sergipe. Em meio a tantas mudanças faz-se importante olhar adiante, além dos muros.A Calourada Popular é uma proposta de integrar estudantes e a comunidade do Rosa Elze e adjacências, o outro lado da rua, através de espaços participativos de discussão, de cultura e de arte. Em uma construção coletiva, ela se propõe a estabelecer diálogos e  trocas de experiências que possam  fortalecer  a relação comunidade -estudantes – universidade. Para isso, vale ressaltar que embora se trate de uma calourada, todos estudantes, professores e comunidade universitária são convidados a fazer parte e a dar vida a esse espaço que acontecerá durante todo o dia 10 de setembro, na praça do Rosa Elze, a partir das 13 hs, concentração no terminal de ônibus do campus.A Calourada Popular está sendo construída pela Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular,  Movimento Popular de Saúde ( MOPS), ANEPS , por entidades e instituições do bairro e conta com o apoio da PROEX, PROEST e DAA da UFS.Em breve a programação.Informações: 3255-2622 ou mops_sergipe@yahoo.com.br

 

1ª Vivência de Produção, hoje 09 I

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Coordenação Sergipe, conjuntamente com o Polo do Agreste de Itabaiana, realiza a 1ª Vivência de Produção, tendo como tema “A Construção Coletiva na Elaboração do Plano Municipal de Educação”, que acontecerá hoje, 09, a partir das 9 horas, na Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana, situada na Rua Quintino Bocaiúva, sede do município.

 

1ª Vivência de Produção, hoje 09 II

O evento contará com as Palestras dos Professores Humberto Gonzaga e Hudson Veiga respectivamente, Coordenador Estadual e Secretário Executivo da UNCME-SE que na ocasião irão expor formas simplificadas para a produção do documento referencial e quais as competências de um Conselho Municipal de Educação para a consolidação.O convite é extensivo para os técnicos das Secretarias Municipais de Educação que estão participando da implementação do que se propõe a vivência, sendo a contribuição de todos de suma importância para a produção de um documento com autenticidade dentro do que preceitua o princípio da Gestão Democrática.

 

III Curso de Extensão em Fitoterapia

Com duração de um ano, dividido em doze módulos, o Curso de Extensão em Fitoterapia, realizado pelo Movimento Popular de Saúde com apoio da PROEX iniciará sua terceira turma em setembro. Pela grande procura, as vagas já estão limitadas, principalmente por membros de entidades e profissionais da saúde. No entanto, o próximo curso pretende se aproximar da comunidade estudantil, das diferentes áreas. Os interessados poderão ter informações pelo telefone 3255-2622 ou pelo email mops_sergipe@yahoo.com.br.

 

Arte Visuais Sergipe

Educação e Mediação da Arte Contemporânea será a palestra ministrada pela crítica de arte Janaina Melo, que acontece nos dias 10 e 11 de setembro no auditório da Sociedade Semear, a partir das 19 horas da sexta-feira, como parte das atividades do projeto ARTES VISUAIS SERGIPE: CONEXÕES 2010. Também como parte da programação, permanece em cartaz a exposição coletiva “Junto de Oito” com trabalhos dos artistas Alan Adi, Cláudia Nem, Elias Santos, Fábio Sampaio, Jamson Madureira, João Valdenio, Marcos Vieira e Marly. A visitação pode ser feita das 09 às 19 horas, de segunda à sexta-feira.O projeto ARTES VISUAIS SERGIPE: CONEXÕES 2010 é produzido com recursos do edital Conexão Artes Visuais Funarte/Minc/Petrobras 2010.Inscrições e informações através do e-mail culturaeartes@sociedadesemear.org.br.

 

DO LEITOR

 

“Mudança” de comportamento

Do leitor Messias Gonçalves: “Algumas viúvas do ex-governador estão achando estranhando como a militância e os aliados do governador Marcelo Déda vem se comportando durante esta eleição. Acontece que, nos governos passados, os funcionários públicos eram obrigados a participarem das manifestações até durante o horário do expediente. Agora com Marcelo Déda, essas práticas foram abolidas. Somente após o expediente, é que se pode ver nos cruzamentos das grandes avenidas. Outro dia fomos panfletar das 6h30m até 7h50m em frente a uma empresa pública. Esta empresa o seu horário de funcionamento tem início às 8h. Pois bem, esses colaboradores foram criticados por dois ou três porque estávamos no portão. A diferença é justamente essa. Hoje, no governo Déda não invadimos as repartições. Ficamos pelo lado de fora. Assim é também quando termina o expediente, nos deslocamos para um local da cidade pré- determinado. Somente após o serviço. Eis a diferença”.

 

“Ódio e democracia”; eu quero é prova!…

 Do leitor Dinho Santana: simplista e emotiva a colocação do conselheiro federal da OAB ao publicado em seu twitter e transcrito por você Cláudio, aqui no seu blog: ?O ódio que se destila contra o PT é impressionante. Parece até o velho preconceito de classe da Revolução Industrial. O debate de idéias constrói a democracia. O ódio apenas a manipula, pois corrompe a sua essência construtiva?. Até parece que partido no Brasil, não passa de legendas de aluguel… Já a tão propalada democracia, esta sim; necessariamente passa pelo direito ao VOTO FACULTATIVO. A Insegurança Jurídica reinante no país senhor conselheiro, é que  “corrompe” a essência construtiva da liberdade de um povo acuado pela bandidagem armada e tão divulgada pela mídia como “Crime Organizado”… Políticos que fora do poder falam mal, e ao assumir adota como companheiros o tri-presidente do senado José Sarney, Renan Calheiros, Fernando Collor e de quebra ainda coloca como vice o também tri-presidente Michel Temer. Hoje com os 594 (muitos deles vitalícios) pilantras do congresso), somos sim um povo com medo de ser feliz. Partidos; dou um pelo outro e não quero volta…”

 

Rota do Sertão

Do leitor Alberto Argôlo: “Como fez bem a rodovia, não só para quem transita com seus veículos, como também para os animais, pude observar que aqueles jeguinhos que eram vistos transportando água, mercadorias e outros, estão totalmente aposentados, apreciando todos os movimentos da estrada, pois o sertanejo está preferindo transitar com suas motos ou carros, devido ao aumento do poder aquisitivo pelo escoamento da produção. O que era justo aconteceu, aqueles animais que antes eram sacrificados, receberam o reconhecimento devido, ou seja, um verdadeiro descanso com sombra, água fresca e uma bela paisagem”.

 

Participação política

Do leitor Ailton Rocha: “Foi um espetáculo a panfletagem realizada na manhã do último domingo (05/09/10) em Cedro em prol das candidaturas da Presidenta Dilma – 13, Governador Marcelo Déda 13, Deputado Federal Márcio Macêdo – 1313 e do Deputado Estadual Francisco Gualberto – 13300.  Aproveito para agradecer e parabenizar a todos que participaram deste evento político e ao povo da nossa terra pela acolhida calorosa na crença da construção de um novo projeto para nosso município”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Como somos insensatos, queremos tudo conquistar, como se tivéssemos tempo de tudo possuir”. Frederico II

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais