Reflexão: Polidez e ano eleitoral

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Interessante quando você conversa com amigos mais próximos sobre política e pergunta qual o motivo que alguns escolhem seus candidatos.  Muitos não pesquisam o histórico, vão no popular “vou com a cara”, ou então “fulano tem uma polidez”, fora do comum e por aí vai.

Ontem, 23, numa roda com alguns amigos o bate papo foi longe na discussão política e na comparação de alguns políticos, suas virtudes (se é que tem) e seus defeitos.

O titular deste espaço chegou a conclusão que Spoville, no seu tratado das Grandes Virtudes tem razão  quando analisa a polidez.

O filósofo escreveu com maestria que a polidez faz pouco caso da moral, e a moral da polidez. Se a polidez é um valor, o que não se pode negar, é um valor ambíguo, em si insuficiente – pode encobrir tanto o melhor, como o pior – e, como tal, quase suspeito.

Sponville faz uma análise de textos de alguns filósofos, mas dele tem algo interessante: Um canalha polido não é menos ignóbil que outro, talvez seja mais. Por causa da hipocrisia? É duvidoso, porque a polidez não tem pretensões morais. O canalha polido poderia facilmente ser cínico, aliás,  sem por isso faltar nem com a polidez nem com a maldade. Mas, então, por que ele choca?  Pelo contraste? Sem dúvida.

É somente uma reflexão, até porque Sponville alerta que diante da polidez o mais importante é não se deixar enganar.

Em ano eleitoral todo cuidado é pouco, inclusive refletir sobre cada candidato e sua polidez exagerada.

Vitória judicial de mais de 200 famílias do MOTU
Mais de 200 famílias do MOTU – Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos que, há quatro meses, ocupam uma área na Barra dos Coqueiros, obtiveram vitória judicial em ação de reintegração de posse ajuizada por um particular que alegava ser proprietário da área.

Despejo
Uma das integrantes do MOTU, Dalva Angélica, relata que: “Essa luta é antiga. Desde o início de 2012 nós fomos despejados de quatro áreas, inclusive desta que agora estamos ocupando. A quinta desocupação parecia ser iminente, mas a nossa persistência e a convicção de estarmos ao lado da verdade resultou em vitória”.

Da União
O advogado do MOTU, Herick Argôlo, explica: “A Advocacia-Geral da União confirmou que a área é de domínio da União, que a mesma está sendo reivindicada administrativamente pelo MOTU e que há interesse da União em regularizar a área para a construção de casas populares. Desse modo, os autos foram remetidos para a Justiça Federal, com a consequente revogação da liminar de reintegração de posse outrora deferida”.

Vitória da Ilha
A ocupação – que fora denominada “Vitória da Ilha” – aguarda agora o tramite do processo administrativo para que a área seja definitivamente concedida para a efetivação do direito à moradia destas famílias de baixa renda.

Crise PTSE
Ao ser questionado pelo jornalista e radialista Marcos Couto ( site Imprensa1/ liberdade Fm ) no último sábado, sobre a filiação de Eliane Aquino ao PT, o senador Valadares (PSB) deixou claro que não acredita que houve má fé por parte da petista no que diz respeito a filiação partidária dela.

Solidariedade
“Hoje telefonei para ela para prestar minha solidariedade. Sabemos que ela é uma pessoa séria e que jamais iria forçar, de forma ilegal, uma filiação ao seu partido”, disse. O senador lastimou o fato e ressaltou que é preciso que a direção do PT tome muito cuidado para não expor ainda mais a imagem do ex-governador Marcelo Déda. “Lamento que isso esteja ocorrendo de forma pública, expondo o nome de uma das lideranças mais firmes do nosso Estado, que foi o saudoso Déda”, disse.

Integridade
Valadares destacou, ainda, que acredita na integridade da direção do partido. “Sei que Sílvio Santos, Márcio Macedo e todos os integrantes do PT são pessoas serias e confio que nada há nada de irregular, no que diz respeito a esse acontecimento”, frisou.

Cautela
Mesmo acreditando nessa integridade, Valadares deixou claro que é preciso muita cautela para resolver essa questão. “Isso é um assunto interno e tem que ser resolvido com muita habilidade para que não dê a impressão que há uma forma de detonar uma possível candidatura da ex-primeira-dama do Estado, Eilane Aquino”, apontou.

Nota à imprensa do PCdoB/SE
No último sábado (22/02) a Comissão Política do Comitê Estadual do PC do B de Sergipe realizou, na sua sede, reunião que discutiu o quadro político e o projeto do PC do B para as eleições de 2014.

Candidatura Edvaldo Nogueira
Sobre o projeto eleitoral o órgão partidário reafirmou como seu principal objetivo a candidatura do ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, para a disputa da vaga de Senador da República em Sergipe e ratificou que irá também lançar nomes para a candidatura de Deputado Estadual e para a disputa à Câmara Federal, sendo apresentado o nome de Padre Inaldo como um dos pré-candidatos do PC do B à Deputado Estadual.

Convite Jackson
Foi tratado também na reunião, o convite feito pelo Governador Jackson Barreto para o PC do B participar do Governo Estadual. Sobre esta questão, o PC do B reafirma seu apoio ao Governo Estadual, se sente lisonjeado com convite e continuará debatendo o seu ingresso no Governo do Estado.

Discussão
Referente ao quadro político, os membros da Comissão Política do PC do B analisaram a conjuntura política de Sergipe e diante do quadro de certa indefinição quanto aos projetos e quanto à composição política desses projetos em Sergipe, entenderam seus membros pela necessidade de mais discussão e debate para consolidar uma posição do Partido Comunista do Brasil em Sergipe.Aracaju (SE), 23 de fevereiro de 2014, Hallison de Sousa -Presidente PC do B/Sergipe.

Pré-candidato prestigia blocos
O pré-candidato a deputado federal Roberto Bomfim (PRB) prestigiou nesse final de semana blocos carnavalescos de Aracaju. Iniciou com a feijoada do rasgadinho, logo em seguida foi ao bloco do saudoso Tuca e à noite ao galo do Augusto Franco.  Robson Viana, Anderson de Tuca e Max Prejuízo são os organizadores dos blocos rasgadinho, saudoso Tuca e galo do Augusto, respectivamente.

Coleta seletiva
A CDL promove na próxima quinta-feira, 27, mais uma edição do programa “Conversando com o Lojista”, às 12h, em sua sede social na rua Santa Luzia. A reunião-almoço vai ouvir o secretário Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Matos, que versará para a classe empresarial sobre o fortalecimento da “Coleta Seletiva em Aracaju”.

Público
Samuel Schuster, presidente da CDL, afirma que a palestra direcionada aos empresários do comércio, associados da entidade e do SPC, também atende aos interesses gerais da sociedade. Jornalistas e entidades empresariais se farão presentes.

Bolsa Amiga retorna em Carmópolis
No último sábado, a prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz (PT) anunciou o retorno do programa Bolsa Amiga no município. O programa, criado na sua primeira gestão, atendia a cerca de 3.000 famílias carentes, com uma ajuda mensal e foi suspenso em julho de 2013 por conta do corte dos recursos dos royalties, com a perda de R$ 13 milhões.

Liminar e sofrimento
No final do ano passado, através de liminar, o município conseguiu retornar o valor do repasse dos royalties. “Sei o quanto o Bolsa Amiga fez falta, mas essa foi a única alternativa que tivemos. 2013 foi o ano mais difícil da nossa gestão e o povo de Carmópolis pode ter certeza que todo o sofrimento causado por essa suspensão do programa, eu também sofri junto”, relatou a prefeita.

Contribuição do Adijori/SE para sociedade
O pré-candidato a deputado federal, Antônio Neto (PP), que prestigiou o primeiro Encontro Estadual da Associação dos Jornais do Interior de Sergipe – ADIJORI/SE, na última sexta-feira, 23, destacou a importância da circulação dos jornais no interior do Estado. “Se está difícil expressar-se nos maiores centros urbanos do nosso país, imaginem o que é fazer jornalismo no interior onde as velhas práticas do coronelismo ainda campeiam”, disse ele.

Liberdade
De acordo com Antônio Neto “esse ano a liberdade de imprensa, valor tão alto e caro num país dito democrático como o nosso, tem sido violentada ora seja por decisões judiciais que amordaçam o livre pensamento dos meios de comunicação ora pelo assassinato dos próprios profissionais da área: jornalistas, radialistas, cinegrafistas, etc. Então, quero congratular o presidente da Adijori/SE pela luta em defesa dos jornais do interior. Assim, o direito à notícia, seja ela da onde vier, pode chegar ao conhecimento da população, tornando nossa sociedade mais plural, esclarecida e dotada de meios de controlar os Poderes Públicos. Parabéns a todos os jornais associados à Adijori/SE”, acentuou Antônio Neto.

Presença
No encontro da Adijori estiveram reunidos diversos jornais dos interiores de Sergipe, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. E na oportunidade, o presidente Cláudio Vasconcelos agradeceu a presença do advogado e amigo da classe. "Obrigado Antônio Neto, sempre nos dando esse apoio necessário", citou Cláudio.

Resultados de Rômulo e Bárbara no Campeonato Brasileiro
Os atletas sergipanos Rômulo Menezes e Bárbara Santos foram os grandes destaques no CAMPEONATO BRASILEIRO HAMMERHEAD DE AQUATHLON 2014 – ETAPA ÚNICA – ITAJAÍ – SC, com 2º Lugar na Categoria Junior e TOP 15 da Elite e Campeã Junior e 4º Geral respectivamente. (Ascom- Federação de Triathlon do Estado de Sergipe – FETRISE).

Agenda
Encontro de Obama com o dalai-lama é criticado pela China. O Brasil vai lançar nanossatélite científico. Desmatamento na Amazônia sinaliza redução. Justiça Federal bloqueia bens de 5 réus do caso Alstom. Suzana Azevedo toma posse amanhã no Tribunal de Contas do Estado. Henrique Pizzolato comprou três imóveis em cidade do litoral da Espanha. IBOPE indica queda da aprovação de Dilma. Declaração do imposto de renda começa no dia 6 de março, quinta-feira, após o Carnaval. Dólar fechou a semana cotado a 2 dois reais e trinta e cinco centavos. Programa para declaração do IR estará disponível a partir de quarta-feira (26.02). Último dia para entregar declarações é 30 de abril.

Curtas
EM SÃO PAULO, POLÍCIA MILITAR CLASSIFICA AÇÃO EM PROTESTO COMO SUCESSO E LAMENTA EXCESSOS. /// MADURO ANUNCIA MORTE DE JOVEM EM PROTESTO. JÁ SÃO 11 VÍTIMAS. /// CARAVANA DE CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA COLÔMBIA É ATACADA. /// ARGENTINA TORNARÁ PÚBLICOS DOCUMENTOS SECRETOS DA DITADURA. /// DECLARA O PAPA FRANCISCO: “OS BRASILEIROS ROUBARAM MEU CORAÇÃO.” /// NO RIO DE JANEIRO, EM PROTESTO, GRUPO QUEIMA ÔNIBUS E FECHA A AVENIDA BRASIL. /// INTEGRAÇÃO COM A EUROPA É PRIORIDADE, DIZ INTERINO NA UCRÂNIA. /// FIM DOS ESTÍMULOS NOS EUA É POSITIVO PARA OS EMERGENTES, AFIRMA TOMBINI.”

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Que venham os gregos
O técnico da seleção da Grécia, que também é engenheiro, visitou, acompanhado de outros membros de sua equipe, o Hotel Radisson e em seguida as obras do Batistão. Quanto ao hotel, tudo bem, segundo Fernando Santos. Quanto ao Batistão, demonstrou uma certa preocupação com alguns detalhes, mas afirmou que está convicto de que as necessárias adaptações estarão prontas, até a segunda quinzena de maio. Valmor Barbosa, secretário de Infraestrutura, garante que o prazo será fielmente cumprido. Os titulares do Esporte e Lazer e do Turismo também estão tranqüilos. Não resta dúvida de que conseguir trazer uma seleção para Aracaju foi um tento importante, pelo que será obtida uma boa divulgação do nosso Estado em nível até mesmo internacional. Um detalhe importante tem sido ressaltado pelo secretário Elber Batalha, do Turismo. Segundo ele, a iniciativa não exigiu qualquer gasto extra por parte do governo do Estado.

Ainda há ingressos
A FIFA anunciou que ainda existem ingressos disponíveis para dois jogos do Brasil na primeira fase. São eles: Brasil X México e Brasil X Camarões. Até 11 de março, todos os torcedores que pediram ingressos na venda por sorteio serão notificados sobre o resultado do pedido. Em 12 de março, a venda de ingressos será reaberta às 8 horas de Brasília, apenas pelo site fifa.com/ingresso.

Mário Travaglini
Faleceu na última quinta-feira e foi sepultado na sexta, no Cemitério do Araçá, em São Paulo, o ex-treinador Mário Travaglini, 81 anos. Ele era o treinador do Corinthians na época da chamada democracia corintiana, comandada pelo trio Sócrates, Casagrande e Vladimir. Foi campeão pelos clubes Palmeiras, Vasco, Fluminense e Corinthians. Deixou sua marca no futebol brasileiro por introduzir conceitos táticos europeus nos anos 60. Exerceu o cargo de supervisor da seleção brasileira que ficou com a terceira colocação na Copa do Mundo de 1978, realizada na Argentina.

Campeonato sergipano
Resultados da terceira rodada: No sábado à tarde, no Estádio Vavazão, em Maruim – Sergipe 2 X 0 Canindé, gols marcados por Clóvis e Pirambu. Ontem, domingo, o Confiança derrotou o Coritiba por 1 a zero, gol assinalado por Leandro Kivel. O Estanciano, com gol marcado por Cristiano Alagoano, venceu a Socorrense, por 1 X 0. E o Lagarto, também por 1 X 0, derrotou o Amadense, com gol marcado por Nadson. Estreou com o pé direito o técnico Luiz Pondé.

Classificação
Sergipe – 9 – Confiança – 9 – Itabaiana – 6 – Estanciano – 6 – Lagarto – 4 – Coritiba – 4 – Socorrense – 3 – Canindé – 3 – Amadense – 0  e  Olímpico (desistente) – 0 ponto.

Próximos jogos
Quarta-feira, 26.02 – Socorrense X Amadense, Confiança X Lagarto, Canindé X Estanciano e Itabaiana X Coritiba. O Sergipe folga na rodada.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Tô aqui pra reclamar, se fosse pra agradecer eu tava em excursão pra Aparecida do Norte

www.twitter.com/olivaluiz  O sono diz: vai pra cama! O ipad diz: fica. O Twitter: o que eu tenho com isso? E a cama: vem ou não vem?

www.twitter.com/JoseRaimundos  Nereu Rios o micro empresário que derrubou a reincidência de delitos em CAMPO GRANDE de 80% para 4%. FACIL, Só precisa ter apoio do Governo

www.twitter.com/zedutra13  1000 pessoas no protesto contra a Copa. A Fifa devia dar ingresso pra todos com a condição de que torçam pra Argentina.

www.twitter.com/esmeraldoleal  A oposição está morrendo de medo que a população interprete seu #NãoAcopa como um #NãoAoBrasil. Também teme que a Selecão Brasileira ganhe.

www.twitter.com/luciopradodias  Como fica o direito dos consumidores com essa decisão arbitrária do Cinemark suspendendo sessão de filme em cima da hora e sem explicações?

www.twitter.com/clovis_silveira  Quando você está de frente com um mentiroso sem vergonha, o melhor é Fingir não saber de nada para ver até a onde ele vai !

DO LEITOR

A construção a partir dos Antagonismos
Por Dr. Emerson: "A evolução da humanidade acontece a partir dos antagonismos sociais. No contexto histórico, inicial e evolutivamente foram sendo conquistados os direitos individuais. Posteriormente e ao longo dos séculos, os direitos coletivos. Em nosso país, os nossos antagonismos originais foram, dentre os mais importantes, os que aconteceram entre índios e colonizadores, escravos e colonizadores, escravos e senhor de engenho. Desde o século XIX, um grande antagonismo acontece entre o capital e o trabalho. Nos dias atuais, principalmente nas periferias das cidades estão postos grandes antagonismos, quais sejam, entre a violência e a paz, entre a ignorância e o saber, entre a garantia e a negação de direitos. No equilíbrio desses antagonismos, acontecerão algumas conquistas, as quais, inicialmente serão negadas, para depois, quando garantidas, serem consideradas benevolências dos que detêm o poder. Ao final, será esta a história, contada pelos dominadores, que constituirá a memória dos dominados. E assim evolui a humanidade… Cada um de nós, potencialmente, somos um agente de transformação dessa realidade, colocando-a a serviço da vida, da verdade, da paz e do amor". Dr. Emerson é vereador por Aracaju.

Jogo anti-Brasil
Por Abrahão Crispim Filho – "O jogo anti-Brasil desses corvos da mídia é esse: falar o tempo todo que a economia do país está péssima e ainda vai piorar, pra ver se as tais "agencias de risco" baixam a nota do Brasil e ai repercutir amplamente. Como disse o Lula, que agencias de risco são essas, que não souberam prever a crise nos seus próprios países – que se prolonga há 7 anos – e nem que algumas dessas próprias agencias iam quebrar, de tanto risco! São as que aconselhavam fuga de capitais do Brasil se o Lula ganhasse, chamando o "risco Brasil" de "risco Lula". O Brasil só melhorou com o Lula. Risco pra eles, não pra nós".

ARTIGO

O direito de ter direitos.           por   Edgard Menezes*

Talvez seja difícil para a população enxergar o conflito que nós policiais militares sentimos, ao sermos responsáveis por garantir os direitos humanos e a cidadania de milhões de pessoas no Brasil inteiro, enquanto que nós não temos a garantia desses direitos.

Não temos carga horária definida, ou seja, temos horário de entrar no serviço. Mas não temos hora de encerar, Trabalhamos diuturnamente e não recebemos adicional noturno, executamos a parte mais importante do policiamento que é a prevenção, no entanto recebemos o menor salário.

Respondemos por crimes que nenhum outro trabalhador no mundo jamais responderá, temos na nossa legislação a previsão da pena de morte por fuzilamento, a permissão ao gestor para tirar a liberdade de qualquer um que pertença aos quadros da Polícia Militar por seu bel prazer, sem nenhum mandado judicial, ao contrário dos trabalhadores do mundo inteiro, nossas faltas de serviço não justificadas são punidas com prisão, quando o correto seria o desconto pecuniário.

Quando são abertos procedimentos administrativos para apurar qualquer ato considerado ilegal por parte do servidor militar, o resultado não tem a menor importância, pois mesmo considerado inocente pela comissão investigadora, a nossa legislação permite que o gestor maior, mesmo sem ouvir uma vírgula do processo, discorde e condene o investigado, afinal para que serve a investigação?

Temos férias, licenças e folgas suspensas ao bel prazer de quem se acha no direito de cancela-los sem sequer atentar para a programação dos beneficiários dos mesmos, ou seja, o bem estar familiar em nada é levado em consideração, os enfermos são tratados como imprestáveis, por tanto não merecem por parte dos gestores a menor consideração.

Se pedirmos para sair ou sairmos por qualquer circunstância, não importa quanto tempo temos de serviço, não temos direito a nenhum benefício trabalhista.

Para quem pensa que é fácil a vida do policial ou bombeiro militar, ai está um pouco da nossa realidade. Somos uma categoria responsável por garantir os direitos dos outros, porém para nós não sobra quase nenhum direito ou garantias constitucionais no que se refere a dignidade da pessoa humana.

Fique com Deus.

*cidadão brasileiro

CARNAVAL/2014

Galo do AF atrai todas as gerações com o cortejo do Galo e dos Bonecos Gigantes

O bloco galo do Augusto Franco encerrou as comemorações do seu quinto ano na noite deste sábado, 22/02, arrastando mais de quatro mil foliões, de todas as gerações, pelas ruas do conjunto Augusto Franco, ao som de muito frevo e marchinhas de carnaval.
O galo de quatro metros de altura, a rainha do carnaval e os bonecos gigantes fizeram a alegria do cortejo esbanjando simpatia e frevo no pé.  Crianças vestidas nas mais diversas fantasias foi atração à parte.
Mais uma vez o vereador Max Prejuízo (PSB), idealizador do bloco, fez questão de manter toda a programação da festa animada por músicos sergipanos. “Nossa intenção, além de resgatar e reviver a tradição dos antigos carnavais de rua é prestigiar os artistas da terra. Estou feliz pelo sucesso de mais uma edição. Nenhuma briga, nenhuma confusão foi registrada nos dois dias de folia. Foi só alegria, uma festa para toda família”, disse Max.
“Uma festa muito organizada, segura, uma festa para a família. Tenho certeza que as pessoas que tiveram a oportunidade de participar saíram de lá muito felizes e com o gostinho de quero mais”, disse o repórter Luiz Junior.
O morador do conjunto e estudante de direito, Eriton Messias, também gostou da festa. “Mais uma vez o Max Prejuízo está de parabéns, mantendo o velho carnaval de rua dos bairros, até porque faz parte da cultura popular”.
O evento contou, nesta segunda noite, com a presença de várias personalidades ligadas ao cenário político sergipano. Estiveram prestigiando o Galo do Augusto Franco o prefeito João Alves Filho (DEM), o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB), os deputados federais Valadares Filho (PSB) e Mendonça Prado (DEM), o deputado estadual capitão Samuel (PSL), os vereadores Lucas Aribé (PSB) e Lucimara Passos (PCdoB), o radialista Gilmar Carvalho e o secretário Nitinho Vitale.
“Muito organizado e animado, o bloco Galo do Augusto Franco é uma festa tradicional que já faz parte do calendário de carnaval da cidade”, disse o deputado federal Valadares Filho durante o cortejo.
“Excelente iniciativa do vereador, resgatando realmente o tradicional carnaval de rua, unindo gerações e proporcionando cultura”, disse o prefeito João Alves Filho.
O Galo do Augusto Franco contou com o apoio do Governo do Estado de Sergipe, da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), da Secretaria Especial de Cultura/Funcaju, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

ARTIGO

O PT não é o TRE, senhores!  Por Élcio Conceição de Santana

Na última sexta-feira, fiquei atento à entrevista da deputada estadual Ana Lúcia no programa de George Magalhães e concordo com cada palavra e cada argumento utilizados pela deputada em relação à filiação de Eliane Aquino e sua pré-candidatura ao senado pelo PT.

O fato de um militante, qualquer um, assinar uma ficha de filiação a um partido, não o coloca na condição legal de filiado. Existe a tramitação dessa ficha no partido, até finalizar no TRE. Eliane Aquino afirmou que assinou a ficha de filiação em Brasília, mas não consta no TRE, nem de lá, nem daqui. Ou seja, provavelmente, sua ficha, com sua assinatura e abono de Déda, ficou esquecida (ou perdida) em alguma gaveta do partido, mas não chegou ao TRE. Logo, para o TRE, ela não existe em nenhum partido político, condição sine qua non para qualquer candidatura a cargo eletivo. Isso é claro! Não duvido da companheira no que disse, mas parece que legalmente ela não é filiada. Quem dirigiu o partido no momento de sua assinatura e recepção de sua ficha deve explicações a ela e ao PT por toda essa confusão. O que não pode é uma filiação “na tora”, ignorando processos internos do partido e o próprio TRE.

O PT não é TRE; é submetido à legislação eleitoral e tem o dever de cumpri-la. Isso implica em não fazer “esquisites”, ou arranjos em filiações.

Para ser um militante atuante e lutar por uma sociedade mais justa e igual para todos, não precisa ser filiado a partidos, basta ter engajamento em alguma das várias bandeiras de luta que a sociedade levanta. Mas, para ser candidato ou candidata a cargos eletivos, sim. Portanto, Eliane Aquino precisa ser filiada para disputar uma eleição, seja proporcional ou majoritária.

Já tinha postado aqui, sobre o espaço e vazio político deixado pelo saudoso companheiro e amigo de longas jornadas, Marcelo Déda, e a briga de Rogério Carvalho e Márcio Macêdo para ocupar esse espaço. O acirramento entre os grupos é claro, e a indicação de Eliane Aquino para o senado, parece um gesto desesperado para manutenção da cadeira de deputado federal de Márcio Macêdo e o fortalecimento de um nome do grupo para deputado estadual.

Eliane seria uma espécie de SUPER CABO ELEITORAL , casando seus eventuais votos  na disputa ao senado para o seu deputado federal e o seu deputado estadual.  Isso seria legitimo? Sim, se os meios fossem legítimos. O episódio da utilização da senha e documento pessoal do atual presidente do PT, Rogério Carvalho, pela direção anterior do PT, parece-me não ser correto, além de incorrer em crime federal.  Por que a filiação de Eliane Aquino não foi feita pela direção anterior, formada por pessoas pertencentes ao mesmo grupo político de Eliane Aquino? O que houve, perderam a ficha? Não se cogitava sua entrada em disputas eleitorais, ou foi mero descaso?  E, mais importante e grave: por que usaram documentos e senha pessoal de Rogério Carvalho, sem seu conhecimento, para filiar Eliane Aquino? Não é crime isso?

Mas, deixemos isso para que eles resolvam. É preciso, no entanto, que se decline o, ou os nomes que provocaram este confuso processo de filiação da companheira Eliane Aquino. A ação foi desastrada e agora é um problema, não só de legalidade da filiação de Eliane Aquino, mas da prática ilegal que foi cometida no episódio.

Ouvi, também, do deputado federal Márcio Macedo, na mesma entrevita no George Magalhães, o argumento que o outro grupo está levando a discussão para o lado legal da filiação e que o PT não é nenhum TRE. A deputada Ana Lúcia, mais uma vez, respondeu de forma correta e concordo com ela: a discussão, além de ser política, é legal mesmo. Não se pode tripudiar sobre as leis para fazer a vontade de um grupo. As leis existem e devem ser cumpridas. Lembro-me de estar na eleição do PED 2013, como expectador, e vi a frustração de vários companheiros históricos do PT por não terem o direito a voto com o argumento de não estarem filiado. A ex-vereadora Rosângela é o exemplo mais maluco disso tudo. Ela foi vereadora pelo PT, ou seja, para ela ter disputado o pleito de 2012, como disputou, deveria ter a filiação ao PT. Ou não? E mesmo assim, não votou. É possível?

Mais adiante, na mesma participação no George Magalhães, o deputado Márcio Macêdo falou que a candidatura de Elaine Aquino é um sentimento que vem do povo. Há controvérsias, nobre deputado. É legitimo qualquer filiado querer ser candidato a cargos majoritários e proporcionais em uma eleição, mas a vontade tem de ser legitimada pelo conjunto de filiados de um partido e não pelo interesse de grupos dentro do partido.  O deputado sabe disso.

Não é saudável excluir o pensamento da militância petista, que é real, por um estranho “o povo quer. Há alguma pesquisa interna apontando que povo é esse? Tenho conversado com pessoas (o povo) e não ouvi nada disso, que o povo quer que Eliane seja candidata. Muita calma ao tentar colocar sujeitos ocultos para legitimar uma vontade minoritária de determinado grupo.  Muita calma!

Para as eleições de 2014, parece haver consenso no PT de que a sigla apoiará a candidatura de Jackson Barreto ao governo do Estado, restando-lhe indicar o nome para o senado. É importante que o indicado, além de estar sintonizado com o programa de governo,  tenha condição política para ajudar na busca de votos. Não pode apenas fazer “escadinha” para proporcionais.

A meu ver, pelo debate na mídia, o Partido dos Trabalhadores tem dois pré-candidatos ao senado federal: o deputado federal Rogério Carvalho e a secretária de estado Eliane Aquino. Como já disse, seria interessante, fundamental mesmo, que pudéssemos aferir a densidade eleitoral de ambos. Qual dos dois teria mais capilaridade eleitoral e condições de transferência de votos. Sabemos que nem sempre é fácil transferir votos, mesmo que seja um campeão, um fenômeno de votos em eleições.

Nosso saudoso Déda ganhou a maioria das eleições que disputou, mas candidatos que ele apoiou não foram felizes nos resultados. Ou seja, Déda ganhava, mas não conseguia transferir votos para seus apoiados. Podem consultar. Vou dizer três: Samarone, Chico Buchinho e Nilson Lima, apoiados por Déda e não se elegeram. Eliane Aquino, cuja densidade eleitoral é desconhecida, seria diferente? Ela conseguiria fazer diferente de Déda e transferir seus votos, casar seus votos para algum candidato em especial?

Há muitas dúvidas no processo e para contribuir no debate, o titular do blog lança a pergunta aos amigos e fiéis leitores: quem vocês acham que seria o melhor candidato ao senado, Rogério Carvalho ou Eliane Aquino?

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.”

“Às vezes a vida vai-te golpear a cabeça com um tijolo. Não percas a fé.”

Steve Jobs, co-fundador das empresas Apple Computer, NeXT e Pixar, nasceu em 24 de Fevereiro de 1955 e morreu em 2011.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais