Reflexões sobre ética jornalística

A imprensa sergipana poderia prestar uma boa contribuição para a melhoria do debate político, com ganho de transparência e informação para o cidadão. E é fácil: basta, em vez de só reproduzir informações de fontes omissas por interesse político, ou até de simplesmente copiar releases distribuídos para a imprensa, deixar claro a origem das informações dando ao leitor elementos para avaliar a credibilidade da fonte e o interesse político na matéria.

 

A fonte não pode ser omitida em demérito do bom jornalismo. Vejam que omitir opiniões da fonte para preservá-la é uma boa técnica jornalística, desde que o autor da matéria deixe claro que se trata de uma opinião. Mas quando se deixa a fonte incógnita em matérias que não tratam de opinião, mas sim de fatos, é ético omitir quem deu a informação?

 

O jornalista pode se transformar em menino de recados e usar seu prestígio para transmitir fatos inverídicos e não checados?

 

Só um exemplo, que fonte teria interesse em divulgar na imprensa a existência de uma greve branca da PM sem que existisse essa greve branca?

 

E a divulgação partiu justamente de um setor da imprensa que vem mostrando total falta de compromisso, não só com a verdade, mas com a ética. Basta fazer um levantamento dos últimos meses, principalmente no período eleitoral, para comprovar quantos factóides foram publicados com interesses políticos.

 

Lúcia Falcón cotada para ministério

Deu da FSP, de hoje, 09: “A poucos dias da conclusão da montagem do ministério de Dilma Rousseff, o PT entrou em esforço concentrado para assegurar suas derradeiras vagas.São três os pleitos remanescentes, apresentados ao presidente do partido, José Eduardo Dutra. Para a Saúde, Alexandre Padilha, hoje nas Relações Institucionais. Para o lugar de Padilha, Wellington Dias, senador eleito e ex-governador do Piauí, ou o deputado Luiz Sérgio (RJ). Por fim, há o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para o qual os candidatos petistas são Lúcia Falcón, secretária de Planejamento de Sergipe, o deputado Nelson Pellegrino (BA) e Geraldo Simões, ex-prefeito do município baiano de Itabuna”.

 

Visita de Déda

Ao conceder entrevista na visita que fez com a imprensa a nova ala de urgência do Hospital João Alves, o governador Marcelo Déda deixou claro que aceita a critica da oposição em relação a saúde, mas não aceita criticas irresponsáveis que em nada contribuam para sociedade. Déda propôs um pacto e uma trégua nesta área com a oposição e pediu o apoio em busca de soluções para a saúde.

 

Soluções são bem vindas

O governador disse que está disposto a aceitar sugestões e propostas da oposição através dos seus técnicos que ajudem a solucionar o problema e que está disposto a discutir abertamente os problemas da área. “Só quem tem a ganhar a sociedade”, disse. Na semana passada o governador se reuniu com o secretário municipal de Aracaju, Silvio Santos e a equipe do governo estadual analisando os gargalos existentes e ajudar ainda mais Aracaju, que é a “cabeça” do sistema em todos os municípios.

 

Silêncio do TCE

O TCE nada falou sobre o caso da compra de um milhão e duzentos mil em imagens de vídeo, em uma licitação tida que o inquérito policial chamou de “montada”. Mesmo sendo o principal envolvido um Conselheiro do Tribunal. Por que?

 

OAB também não tomou conhecimento

Ah, e a OAB não se manifestou sobre esse assunto também. Está muito ocupada tratando da … saúde! O órgão podia pelo menos demonstrar indignação pelo acinte, e ajudar na investigação, que, pelo visto, vai ser outra a ficar esquecida e impune.

 

Dnit culpado

As constantes faltas d’água em Itabaiana estão sendo causadas pelas máquinas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), que trabalham na duplicação da BR-235, entre o povoado Pedra Branca e a sede do município. Segundo a Assessoria de Comunicação da Deso, quando realizou obras na BR-101, em Itaporanga, o Dnit pediu a remoção de um trecho da adutora, mas agora na BR-235 não solicitou nada, preferindo avariar a tubulação da adutora do Jacarecica, que abastece Itabaiana. Quando o cano é rompido pelas máquinas, a Deso apressa-se em recuperar, mas durante o conserto a população fica desabastecida.

 

PMA/Unimed I

Está correto os procuradores da Prefeitura de Aracaju questionarem o acordo feito com a Unimed. Pode ser exagerado o tamanho do desconte feito sobre uma dívida que é discutida há mais de quinze anos. Agora, como a transparência está na moda, o cidadão deveria ser informado sobre todos os interesses envolvidos, e não só de uma parte.

 

PMA/Unimed II

Por isso, os procuradores do município deveriam informar qual o valor dos honorários que receberiam sobre o acordo feito. Desta forma a população pode avaliar se a questão é só dos interesses públicos envolvidos, se é uma questão de cidadania, ou se tem interesses diretos envolvidos.

 

Aprovado empréstimo do BID para Aracaju I

Em um trabalho intensivo de busca de apoio dos senadores e de obtenção de urgência para votação, o senador Valadares conseguiu que fosse realizada ontem, 08, uma sessão extraordinária na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que resultou na aprovação, por unanimidade, de um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de US$ 30 milhões 250 mil para a capital de Sergipe, Aracaju. O empréstimo do BID prevê um prazo de carência de quatro anos e 20 anos para a integralização do pagamento.

 

Aprovado empréstimo do BID para Aracaju II

 A autorização para a tomada do empréstimo é resultado da aprovação de Projeto de Resolução do Senado que, segundo Valadares, contou com um brilhante relatório favorável do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).  “Com esses recursos do BID Aracaju poderá providenciar em várias obras estruturantes, como pavimentações, drenagens, construção de creches e escolas, além de complementação de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), o que vai contribuir em muito para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital de meu Estado”, explicou Valadares.

 

Lideranças na AL

Tendo exercido por quatro anos a liderança do governo na Assembléia Legislativa, o deputado Francisco Gualberto, do PT, credencia-se como principal opção para ocupar a primeira secretaria do parlamento estadual. A presidência deverá ficar com o bloco liderado pelo PSC. Coerente em suas posições, Francisco Gualberto, o “Chiquinho”, é oriundo do movimento sindical. Especula-se que a liderança do governo Marcelo Déda deverá ser exercida pela deputada Conceição Vieira.

 

Assassinato de jovem por capitão

No programa da última terça-feira, 07, ao falar sobre o assassinato de um jovem por um capitão da PM, o radialista George Magalhães, na FM Liberdade, lembrou que a sociedade não entende porque um oficial da PM tem empresa de segurança e faz bicos, juntamente com outros policiais, em eventos desta natureza.  George lembrou ainda que a PM está na luta para redução da carga horária, mas a sociedade entende que eles desejam mais tempo para fazer “bicos”.

 

Participação exemplar

E o gestor da Caixa Beneficente, sargento Vieira, teve uma participação excelente anteontem no programa de George Magalhães. Deixou de lado o tom rancoroso e foi para a parte técnica. Cobrou uma corregedoria independente (Já existe em alguns estados) e lamentou que a portaria do governador proibindo colocar policiais militares à disposição não esteja sendo cumprida. É realmente lamentável, tem PM que há vários anos não sabe o que é vestir uma farda.

 

Sem impunidade

O blog não vai comentar a participação da representante da Central do Samba (organizadora da festa no Emes) Anne Morais no programa George Magalhães. Este jornalista não entendeu algumas declarações que foram confusas. Tem várias testemunhas de que o evento não tinha terminado. O certo é que o assassinato é fato. E não pode ficar impune. E como bem disse George Magalhães nenhum dos fatos relatados justificaram a atitude do capitão da PM.

 

Baú de memórias

A eleição municipal está começando cedo. Depois de muito tempo sem se manifestar o SEPUMA conseguiu espaço na agenda do Presidente do TCE para ir apresentar denúncias, e desta vez relacionadas a Prefeitura de Aracaju.Em julho de 2009 o SEPUMA foi ao mesmo presidente fazer uma advertência: “advertência ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, desembargador Reinaldo Moura: a sociedade e a instituição correm risco ao estarem pagando o salário de Clóvis Barbosa como conselheiro”.Naquela época, parece que o Presidente não quis seguir a advertência do SEPUMA. 

 

“Roubadinha” pode provocar grave acidente na Orla

Na via que passa ao lado do hotel Parque dos Coqueiros tem uma placa proibindo passar direto em direção à orla, pois tem muito motorista dando a famosa “roubadinha” pra cortar caminho levando perigo pra quem vem da orla e vai entrar a direita no acesso ao hotel.Veja.A sinalização é de responsabilidade da SMTT,tem que colocar placas e barreiras para impedir,pois vai acontecer um grave acidente se uma ação urgente não for realizada, principalmente neste período de maior fluxo no local.

 

Ainda da série dos “governantes” de plantão I

Deu no blog de Adiberto de Souza: Dois secretariados – Enquanto setores da imprensa nomeiam e vetam futuros secretários, o governador Marcelo Déda (PT) vai construindo, em silêncio, o grupo de auxiliares que participará de seu segundo governo. Como são muitos os ‘chutes’ publicados diariamente pela imprensa, certamente o petista vai aguardar que todas as ‘nomeações’ sejam feitas, para só então tornar pública a sua lista.

 

Ainda da série dos “governantes” de plantão II

Continua Adiberto: Aliás, é bem provável que Déda carregue no bolso duas relações: uma com os nomes sugeridos pela mídia e a outra com os prováveis auxiliares. Na hora de definir, ele jogará no lixo a lista feita pela imprensa e anunciará a que vem construindo, juntamente com os aliados políticos. Portanto, ser citado na imprensa como nome certo no futuro governo vale tanto quanto uma bituca de cigarro. Pior vai ser o sujeito que ‘plantou’ sua provável indicação, explicar depois porque não ‘aceitou’ o convite do governador. 

 

Decisões positivas

Finalmente, dirigentes do nosso futebol reuniram-se e tomaram decisões acertadas no tocante ao futebol sergipano. O presidente Carivaldo de Souza recebeu os representantes do Sergipe, do Confiança e do Itabaiana, consideradas as três maiores forças do nosso futebol. O grande clássico Sergipe X Confiança abrirá o campeonato estadual de 2011. No mesmo dia, o Itabaiana enfrentará o River Plate, atual campeão estadual. A reabertura de estádios como o Presidente Médici e o Governador Valadares deverá contribuir para o sucesso do certame, o que poderá marcar o início de uma nova fase no futebol de Sergipe.

 

Renovação

A histórica vitória do médico Carlos Alberto Mendonça para presidir o Club Sportivo Sergipe nos próximos quatro anos é outro fator positivo. Democratizar o tradicional clube rubro é uma das principais metas do novo presidente. Isso ocorrerá com a reforma do Estatuto, que, adaptado ao Novo Código Civil, estenderá o direito de voto aos sócios torcedores. Realizar uma gestão descentralizada é outro objetivo do novo presidente do Sergipe. 15 desportistas serão responsáveis pela execução de tarefas nos diversos setores de atuação. Djalmir Brandão será o diretor de futebol. A torcida, agora, aguarda uma política de contratações criteriosa, visando à conquista do campeonato de 2011.

 

 

Unimed

Tendo sido presidente da UNIMED Sergipe, o mèdico Carlos Alberto tem ótimo trânsito junto aos dirigentes da referida empresa, que patrocina algumas equipes do futebol brasileiro, com destaque para o Fluminense. Ocorre que entre essas agremiações funciona uma política de cooperação mútua, que muito poderá contribuir com o futebol do Mais Querido.

 

Torcedores

Reponsáveis pelo sucesso do futebol, os torcedores estão aguardando medidas que visem a levá-los de volta aos estádios. É preciso lembrar que o último campeonato estadual foi o pior de todos os tempos, no quesito arrecadação.

 

Motivação

Com os novos fatos registrados, o presidente Carivaldo, da FSF, está bastante motivado. Realmente, há razão para otimismo. Este blog sempre considerou que um dos grandes problemas do nosso futebol é a mentalidade dos dirigentes, carente, de forma urgente, de uma renovação de métodos de trabalho.

 

Flamengo Master

Ao contrário do que foi divulgado por parte da imprensa esportiva, o “Flamengo” que poderá reinaugurar o Presidente Médici é o time de Masters. E não a equipe principal.

 

Questão pessoal

Do sargento Vieira: “O trabalho sério e produtivo do sargento Vieira junto a Caixa Beneficente tem incomodado e muito o jornalista Cláudio Nunes que por diversas vezes critica de modo leviano e pessoal o trabalho de um representante de classe. A nota publicada hoje, 7, em seu Blog no site da Infonet, com título SARGENTO VIEIRA, revela claramente que se trata de uma questão pessoal do citado jornalista. O sargento Vieira tem seu trabalho pautado na legalidade e no respeito, por isso preza pelo processo legal de apuração, da ampla defesa e do contraditório, pois se não for atendido tais princípios constitucionais o processo será nulo de pleno direito. Sargento Vieira não tem a função de execrar ninguém, mas de exigir a apuração para que a justiça faça valer para qualquer pessoa. “Deixo o achismo para este jornalista, mas o meu trabalho é dentro da ética e da legalidade, continue firme, com muita saúde para assistir de pé o meu sucesso”.

 

Reflexão

Cabe ao leitor refletir sobre as participações quase que diárias do sargento Vieira nas emissoras de rádio. O tempo é o melhor remédio e vai dizer se este jornalista está certo ou errado, principalmente com relação as incoerências do sargento em questão.

 

Programa do Leite em Sergipe

O Governo do Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realiza amanhã, 10, o ato de entrega de 13 caminhões para integrar os equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade “Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite” (PAA Leite), executado pela Secretaria em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).A solenidade será realizada às 10h, na Praça Fausto Cardoso, no centro comercial de Aracaju, com a participação do governador do Estado, Marcelo Déda, da secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, além de prefeitos dos 35 municípios integrantes do programa, presidentes de associações, produtores e laticínios.

 

Sexta no Cinema

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul começa em Aracaju nesta sexta-feira, 10, às 19h no Cinemark Jardins. Na abertura, será exibido o filme Abtrues de Pablo Trapero. Com quase 50 filmes, a mostra segue até o dia 16 de dezembro no Cinermark e no Palácio-Museu Olímpio Campos. Todas as sessões são gratuitas e a programão está disponível não blog da Casa Curta-SE: http://blog.casacurtase.org.br/.

 

Esclarecimentos Sefaz I

Da assessoria da Sefaz: “A título de informação, em sua coluna do dia, 7, foi postado um comentário sobre a emissão de cupom fiscal. Para esclarecer, nota fiscal e cupom fiscal são documentos oficiais de comprovação de recolhimento de imposto, têm a mesma importância e a mesma validade legal. Talvez o leitor tenha confundido com recibo ou orçamento, que não são considerados documentos fiscais.

 

Esclarecimentos Sefaz II

Para orientação, em qualquer situação que motivar dúvida, suspeita ou atesto de prática ilícita, o consumidor pode denunciar o estabelecimento comercial à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), através da Ouvidoria Fazendária, pelo telefone 0800-284-7579; pelo email ouvidoria@sefaz.se.gov.br; ou pelo site www.sefaz.se.gov.br, no link da Ouvidoria. Em todas as situações, o denunciante tem o seu anonimato preservado.

 

Cezar Britto será sabatinado no cabaré de 5ª

Cezar Britto não resistiu e volta ao cabaré de 5ª!  Hoje, 09, Cezar Britto, conselheiro nacional da OAB, será submetido à sabatina da 6ª edição do NósnoCabaré.comconvidados, a partir das 19h30, no bar Templo Gelado, localizado à avenida Joventina Alves, nº 195. Bairro Salgado Filho, uma esquina antes do Ligue-Pizza.A pauta de discussões será  “Moralismo e Jurisdicação das Políticas Públicas no Brasil”. O acesso é livre, a participação dos jornalistas é franqueada mediante inscrição e a consumação é pessoal.

 

Na próxima semana, cabaré será na quarta

Na próxima semana, a reunião no cabaré, será na quarta-feira, 15, com o vice-governador Belivaldo Chagas. A mudança será por conta de que na quinta-feira, 16, será a diplomação dos eleitos.

 

I Seminário de Meteorologia discutirá desastres naturais

O I Seminário de Meteorologia de Sergipe será realizado hoje, 09, no auditório da Seagri, com o objetivo de discutir e consolidar uma proposta de rede de desastres naturais para o Estado de Sergipe. O evento será aberto às 8h30, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes.Após a abertura do seminário, promovido pela Semarh, através da Superintendência de Recursos Hídricos, haverá duas mesas redondas, uma com o tema “A Meteorologia de Sergipe” e a outra com o tema “Rede de Desastres Naturais para o Estado de Santa Catarina”.  

 

Proposta para rede de desastres naturais para SE

No período da tarde, a partir das 14h30, haverá uma discussão visando consolidar uma proposta de rede de desastres naturais para o Estado de Sergipe. O coordenador é o representante da Fapitec/Se, Ricardo Santana, e o relator Overland Amaral.  O evento estará voltado para acadêmicos, sociedade científica, defesa civil e a toda sociedade em geral que busca na meteorologia o indicativo para as suas programações anuais e diárias.

 

Estância

Divulgar as potencialidades turísticas do município tem sido uma das lutas do prefeito de Estância Ivan Leite. Recentemente a prefeitura confeccionou placas (outdoor) valorizando os atrativos existentes e as implantou em pontos estratégicos. Estão localizadas à margem da BR 101, defronte da antiga Fábrica da Amido, no prédio do SAAE, e  na entrada da Praia de Abais; também na Rodovia Airton Sena, próximo ao Posto da CPRV, na reta do Abais; no cruzamento da rodovia que leva ao Porto dos Cavalos (Zeca de Lóia), e em Porto dos Cavalos.

 

Celi realiza SIPAT 2010 I

Sempre comprometida em cuidar da segurança, saúde e bem estar dos seus colaboradores, a Construtora Celi realiza a edição de 2010 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).Organizada pelo Núcleo de QSMS (Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho) da Celi, a iniciativa acontece desde o dia 06 de dezembro e vai até o próximo dia 14, com uma vasta programação nas obras do Reserva Garcia, Alameda Verdejar, AvantLife, Caminho dos Ventos, Absolutto, Sede do Ministério Público, Ponte sobre o rio Poxim e no Escritório Central. A SIPAT envolve cerca de 1500 colaboradores que assistirão palestras sobre diversos temas.

 

Celi realiza SIPAT 2010 II

 “A Celi sempre realiza ações educativas possibilitando a prática e a troca de experiências em função do crescimento do colaborador. O sucesso da SIPAT mostra o quanto o laço entre a Celi e seus colaboradores está a cada dia mais fortalecido”, comemora Andrea Lins, gerente do Núcleo de QSMS. Para o engenheiro de segurança da Celi, Max Lima, a SIPAT faz com que os colaboradores se conscientizem sobre a importância da saúde, levando também os conceitos para a família. “A cada tema abordado percebemos que nosso colega tem uma visão maior e melhor sobre os cuidados que ele mesmo poderá ter no seu ambiente de trabalho. As noções de saúde podem também ser aplicadas na própria casa”, destaca Max.

 

Esclarecimentos da Competir

O responsável pela loja Competir, o empresário Henrique entrou em contato com este espaço lamentando o fato relatado esta semana neste blog (da demora para ser emitida uma NF) informando que todos os funcionários têm a orientação de emitirem as notas fiscais, principalmente através do TEF. Ele explicou que neste período natalino, quando as vendas aumentam e por conta da fila, coloca outro caixa, com uma pessoa emitindo também NF, através do talonário, cujo valor fiscal é reconhecido pela Sefaz. A Competir é uma empresa genuinamente sergipana e tem quatro lojas em Aracaju e uma em Itabaiana.

 

 

Estância abre hoje a XII Fepeme

Ontem, 08 foi aberta  na cidade de Estância a XII Feira da Micro e Pequena Empresa (FEPEME). Durante cinco dias empreendedores da região estarão expondo produtos e serviços na Praça Barão do Rio Branco, firmando parcerias e realizando negócios. A feira vai até domingo, 12. A Fepeme terá 54 expositores, que estarão expondo produtos como confecção masculina e feminina, moda praia, moda íntima, perfumaria, semi-jóias, calçados, motocicletas, artes plásticas, acessórios como óculos e bolsas, colchões, artigos para convite e revista, chocolates caseiros, além de serviços de estúdio e vídeo. Também haverá praça de alimentação com comidas típicas do Nordeste. O evento tem entrada gratuita e fica aberto ao público das 17h às 23h.

 

Previdência

O Senador Garibaldi Alves Filho, (PMDB-RN), aceitou a indicação de seu nome para exercer o cargo de Ministro da Previdência. A presidente Dilma Rousseff confirmou que a cota do citado partido será, mesmo, de 5 ministros. Além de Garibaldi, o PMDB terá os tritulares das seguintes pastas: Minas e Energia, Turismo, Agricultura e a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

 

Constituição sagrada

De acordo com matéria publicada na edição mais recente da revista Carta Capital, de autoria do jornalista Maurício Dias, em 2007, simpósio organizado pelo Centro de Estudos Estratégicos do Exército concluiu: “O emprego das Forças Armadas na preservação da ordem pública é medida somente recomendável  quando houver decretação do estado de defesa, do estado de sítio ou da intervenção federal. Qualquer outro arranjo implica riscos ao Estado de Direito.” A seguir, a análise pessoal feita pelo jornalista Maurício Dias: Admitir em silêncio o que ocorreu pode estimular o mesmo Exército a agir, amanhã, contra o poder constitucionalmente estabelecido. Foi assim em 1964. Derrubaram o presidente em nome de suposto clamor público. É assunto para reflexão. Cabe aos leitores deste blog tirar suas próprias conclusões.

 

Congresso Eucarístico I

Para comemorar, dentre outros importantes acontecimentos, os 50 anos de criação da Arquidiocese de Aracaju, está sendo realizado, em nossa capital, mais um Congresso Eucarístico, cuja programação vai se estender até o próximo domingo, 12 de dezembro, oportunidade em que o importante conclave será encerrado, com a presença de D. Cláudio Hummes. O Estádio Lourival Batista será palco de uma gigante concentração de fiéis da Igreja Católica. O encerramento será marcado, também, pela presença do padre Reginaldo Manzotti, que, além de sacerdote, exerce as atividades de apresentador de rádio e televisão, além de cantor. O padre Reginaldo acaba de lançar, pela EDIOURO, um livro que tem como título: DEZ RESPOSTAS QUE VÃO MUDAR SUA VIDA. A obra já se transformou em “best-seller”.

 

Congresso Eucarístico II

A Arquidiocese de Aracaju foi criada em 1960. O seu primeiro titular foi Dom José Vicente Távora, o bispo dos operários. Com a morte de Dom Távora, em 1970, assumiu o arcebispado Dom Luciano José Cabral Duarte. O atual arcebispo é Dom José Palmeira Lessa, que tem em Dom Henrique Soares o seu bispo-auxiliar. No ano pasado, transcorreu o centenário de nascimento de Dom Távora. Todos os eventos do Congresso Eucarístico estão sendo transmitidos pela Rádio Cultura e têm merecido cobertura especial da rede Canção Nova.

 

Figuras de Sergipe – Monsenhor José Carvalho

Monsenhor José Carvalho, natural de Lagarto (SE), foi ordenado em 1956. Aos 84 anos de idade, é um exemplo expressivo de vitalidade e competência. Foi reitor do Seminário e depois diretor do Colégio Arquidiocesano, o “Arqui”, cargo que, aliás, exerce até hoje. O Arquidiocesano é um dos principais colégios de Sergipe. O Monsenhor Carvalho também dirigiu a Rádio Cultura de Sergipe e participa na condição de membro do Conselho Estadual de Educação. Introduziu de forma sistemática a prática do esporte no Arquidiocesano, instituição que lidera o ranking das competições esportivas como os Jogos da Primavera, implantados em 1963. Sem dúvida, o Monsenhor José Carvalho é uma das mais destacadas Figuras de Sergipe.

 

Superávit Previ

Começa hoje, 09, e terminará no dia 15 a consulta especial promovida pela PREVI sobre os termos de acordo proposto pelo Banco do Brasil no que pertine à distribuição do superávit do Fundo de Pensão dos funcionários do BB, da ativa e aposentados. Os funcionários da ativa votarão pelo SISBB – Sistema de Comunicação do Banco do Brasil. Já os aposentados exercerão seu direito de votar através de sistema telefônico do referido fundo de pensão.

 

Confraternização

 A AABB Aracaju promoverá, no próximo dia 17 de dezembro, festa social que marcará o encerramento de suas atividades no ano de 2010. A grande atração será a Orquestra Los Guaranis. O tradicional grupo musical tem estreitas ligações com a AABB Aracaju, clube no qual teve seu nome projetado, na década de 60. A Orquestra Los Guaranis é uma das mais conhecidas e aplaudidas de todo o Nordeste.

 

Graccho é vice-campeão no Peru I

A direção, pais e alunos do Graccho Cardoso comemoram o vice-campeonato conquistado pela equipe de futebol do colégio, representando o Brasil nos XVI Juegos Sudamericanos Escolares, que aconteceu dos dias 28 de novembro a 4 de dezembro em Lima, Peru. A equipe do Graccho trouxe um título inédito de vice- campeonato do futebol de campo sub 14.

 

Graccho é vice-campeão no Peru II

Os garotos que representaram o Brasil nesta competição foram: Benjamin Correia, Islen Bergson, Keillo Taywan, Pedro Rodrigo, Lucas Rocha, Igor Augusto, Genisson Silva, Igor Vinicius, Renisson Gomes, Dawhan Fran, Matheus Augusto, Thiago Ferreira, Matheus Lima, Luan Vinicius, Simon Santos, Lucas Vinicius e Caio Victor. O técnico Elenilson Santos (Clubes como jogador: Sergipe, Confiança-SE, CRB-AL, Porto-PE, Caldense-MG e Paraguaçuense-SP, Títulos como jogador: 5 Campeonatos Sergipanos, Clubes como técnico: Pirambu-SE, Porto-PE, Sergipe, Igaci-AL, Coruripe-AL e CSE-AL (atualmente),Títulos como técnico: 1ª e 2ª Divisões do Campeonato Sergipano.

 

Lançamento

O Partido dos Trabalhadores adiou, em decisão tomada ontem, o anúncio de seu candidato à presidência da Câmara dos Deputados.

 

Mário Monicelli

O consagrado diretor de cinema italiano Mario Monicelli, considerado um dos mais criativos cineastas, figurando num time formado, dentre outros, por Vittorio De Sica, Jean Renoir, Ingmar Bergman, John Ford e Federico Fellini, praticou suicídio, no último dia 29 de novembro, aos 95 anos de idade. Ao ser atingido pelo câncer, atirou-se pela janela do hospital em que estava internado. A maior tragédia do genial cineasta, conforme suas próprias palavras, era viver em um mundo cada vez mais estranho. Ele sempre recomendava aos seus amigos: “Mudem o mundo, se ainda houver tempo.”

 

Ricardo Teixeira

O poderoso presidente da CBF e candidato em potencial à FIFA teve seu nome revelado pela BBC de Londres como envolvido no escândalo denunciado recentemente, quando dirigentes do futebol internacional foram acusados de receber propinas para votar na escolha das sedes dos campeonatos mundiais de 2018 e 2022. Como se sabe, a escolha recaiu sobre a Rússia e o Qatar. Uma milionária rede de corrupção teria, segundo a emissora britânica, a participação de Ricardo Teixeira, do Brasil. Gozando de enorme prestígio aqui, a festa da última segunda-feira, de premiação aos melhores do campeonato brasileiro contou com a presença do presidente Lula, dentre outras autoridades federais e do Rio de Janeiro, que será sede da Olimpíada de 2016. Haja prestígio. Ricardo Teixeira é, também, a autoridade local do certame mundial a ser disputado em nosso país.

 

 

DO LEITOR

 

Quando a imprensa deve falar e calar?

Do leitor Narcizo Machado Filho: “Conversando com alguns colegas que trabalham na imprensa, todos foram categóricos em afirma, que deve falar sempre. Outra pergunta veio à baila: De que forma? Objetiva ou Subjetiva? Penso que deve falar objetivamente, quando assim o faz, é mais compreendida, evita especulações desnecessária.  Quando somos objetivos somos capazes de controlar nossas emoções, escutar o outro lado e até admitir quem estamos errados. Quando usa subjetividade abre as portas da interpretação pessoal, trabalha filosoficamente, ou seja: Quantas perguntas que podem ser respondidas por diversos ângulos e por vários prismas! Parte da imprensa nacional e local gosta de usar a subjetividade, no seu dia a dia, especulando de várias formas, nomeando e exonerando secretários, ministros e tudo mais. Quando tiver que ser subjetiva deve calar, buscar objetividade para falar”.

 

Descaso no Conj. Brigadeiro Eduardo Gomes

Do leitor Pitágoras Moura de Andrade: “O Conjunto Brigadeiro Eduardo Gomes foi presenteado pela administração do Governo do Estado com o recapeamento asfático no principal anel viário, há 27 anos só recebiam reparos tipo tapa buraco irregular. Porém administração municipal de São Cristóvão não está dando manutenção nas ruas paralelas,  pois não estavam inclusa no projeto de revitalização asfática do governo do Estado. Muitas dessas ruas estão intransitáveis, com muitos buracos, e os moradores colocam cascalhos para amenizar as vias. Também temos problemas com a praça que fica na entrada do conjunto, a mesma está abandonada e danificada, há entulhos e galhos de árvores, tem meses que não fazem limpeza. Os canais estão sujos e com matagal alto. Sem deixar de mencionar da construção da Praça dos Taxistas, completou dois anos que não é concluída a obra, e os moradores sofrem com a poeira. E para completar, recebemos uma Clínica da Saúde nova, porém faltam remédios e médicos para servir a população. O prefeito Alex Rocha deveria dar mais atenção à população sancristovense, este povo que deram o seu voto de confiança para administrar bem o município. Se no conjunto mais populoso da região (aproximadamente 12 mil habitantes) está desta forma, imaginem nos povoados e bairros? E fica a pergunta no ar: Quando teremos de fato os serviços e obras públicas executadas e concluídas no Conj. Eduardo Gomes?”

 

 

ISS de Aracaju

Do Sindicato dos Representantes Comercial de Aracaju: “A exemplo da MATERIA veiculada esta semana no JC, sobre o acordo da PREFEITUDA DE ARACAJU E A UNIMED, onde a primeiro deu um desconto de QUESE 97% nos ISS atrasados da segunda, temos a comentar:Sensato seria que a PMA fizesse um estudo e enxergasse o quanto perde com a fuga dos prestadores de SERVIÇOS, a exemplo de outras capitais como RECIFE, MATERIA ANEXA, onde o prefeito JOÃO PAULO sanciona lei baixando o ISS de 5% para 2,5% para os REPRESENTANTES COMERCIAL,e  outras dezenas de cidades  já o fizeram.Isto sim para não perder receita.Nós fomos pessoalmente no inicio da  gestão passada ao secretario de Finanças, (era o outro) solicitar tal BENEFICIO, ouvimos que não podia, era renuncia de receita, (grande burrice), perdem muito mais, enquanto  inteligentemente outras cidades grandes estão fazendo.  Os REPRESENTANTES COMERCIAL, AS CONSTRUTORAS, e outros fagem, para o municipio vizinho.Agora para a UNIMED, pode tudo de 132.000.000,00 recebe apenas 5.000.000,00. ( menos de meio por cento )  feio não Sr. EDVALDO?.Agora seria a hora de mandar um projeto a CAMARA baixando p/ 2,5% para diversos setores, se fizer se sai pela tangente.Beneficia a população, baixando custos fina de serviços,evitaria fuga, aumentaria receita, ganharia popularidade, e a sociedade reconheceria  a seriedade da coisa. Se desejar ainda ganha de graça nosso apoio e colaboração na construção do projeto”.

 

ARTIGO

 

O que que o Sarney tem? – Eliane Cantanhêde – FSP, 09/12

 

BRASÍLIA – Ao fatiar o seu governo entre PMDB, PT, PSB, PP e outros menos cotados, Dilma Rousseff caprichou na “cota” de um partido muito particular, o PJS, Partido do José Sarney. Se não, vejamos algumas comparações.

O governador Sérgio Cabral, que é do Rio, Estado chave inclusive eleitoralmente, peleja para fazer Sérgio Côrtes ministro da Saúde, sem sucesso. Sarney, do Maranhão, não precisou muito para reconduzir o afilhado Edison Lobão para o rico Ministério de Minas e Energia.

O PT do Rio também deu um duro danado para nomear o deputado Luiz Sérgio para o Ministério do Turismo, em vão. O PMDB do Maranhão ganhou a parada e indicou o deputado Pedro Novais, da bancada do Sarney. Aos 79 anos, seu foco estará em dois eventos internacionais de marcar a história, a Olimpíada e a Copa do Mundo.

Não satisfeito, Sarney deu um jeito de empurrar o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) para a Previdência. O cargo não é lá essas coisas, mas tira Garibaldi da parada e é meio caminho andado para Sarney manter a presidência do Senado, apesar de tudo.

Nada disso é porque Dilma considere Lobão, Novais e Garibaldi o suprassumo dos quadros políticos e técnicos do país, mas porque Sarney quer e Lula manda.

Além do MME, do Turismo e do Senado, Sarney elegeu a filha, Roseana Sarney, para o governo do Maranhão -e com apoio do PT, que havia décadas lutava, ou dizia lutar, contra a oligarquia local.

Mas não é “só” isso. Espere para ver o rateio do segundo, do terceiro, do quarto e do quinto escalões do governo federal, de alguns governos estaduais, do Senado, da Câmara, de assembleias e de câmaras legislativas por aí.

E a gente continua sem a resposta para aquela perguntinha que arranha a garganta: por que raios Lula dá tanto poder a Sarney? Afinal, o que que a baiana e o Sarney têm?

 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

 “Talvez você diga que eu sou um sonhador

Mas não sou o único

Desejo que um dia você se junte a nós

E o mundo, então, será como um só…” John Lennon em Imagine.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais