Ressocialização na pauta em Sergipe

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Do Presidente do CCEP/SE Jose Raimundo de Sousa:

Na última quinta-feira, 19,  pela primeira vez, e a convite da presidência do TJ/SE, participamos de uma Reunião do Conselho Penitenciário, que é presidido pelo Procurador da Republica, Dr. Gilson Gama Monteiro, na ocasião participaram da reunião, alem dos membros daquele Conselho, o Vice Pres. do TJ, Desembargador Edson Ulisses, e o Juiz Corregedor Dr. Francisco. Na pauta a questão da criminalidade, superlotação de presídios, e a ressocialização, na oportunidade, vimos e ouvimos a fala das autoridades que se dizem preocupados com a questão, e posições de interesses nas soluções.

N nossa fala, enfatizamos a necessidade de agigantamento das ações do CCEP/SE, que por sua vez, é um instrumento legal para executar tarefas desta natureza, com habilidade excelência  comprovada e dar o retorno que a sociedade tanto clama. A criminalidade já mata no Brasil, 50 mil pessoas ano, mais que o transito com 42 mil mortes ano.

Queremos dizer que acreditamos na preocupação do desembargador, e sua equipe, ali traduzida nas palavras tão bem colocadas, mas nós dissemos a todos, que isso é um trabalho que não se realiza nos auditórios, nas reuniões, nos debates, aquela é uma parcela da sociedade excluída, discriminada,que sofre da pior doença, o Preconceito, que é pior que o pior câncer,  que por isso  não se mistura, de nada e de ninguém se aproxima, só quando a fome tá ultrapassada, pra atacar, assim sendo temos que ir até eles, pegar pela mão e trazer até a estrada que pavimentamos e iluminamos, este trabalho é feito exaustivamente, no dia a dia, no todo dia.

Socializar ou ressocializar é fácil, mas só é fácil pra quem quer trabalhar. Isto é trabalho, fazemos com excelência porque não temos preguiça, nem má vontade, nem fazemos por dinheiro, nem salários recebemos, nada rigorosamente nada, daí todos sabem que fazemos em nome desta sociedade que nem sempre compreende, mas é preciso fazer, se não fizermos estamos condenados a pagar caro por isso, pois ninguém está a salvo, o sobrinho neto do Vice Presidente da Republica, Michel Temer foi assassinado em São Paulo recentemente.0 nosso secretário dos Direitos Humanos, Dr. Luiz Eduardo Oliva, foi assaltado recentemente, e por ingenuidade foi colocar a mão no bolso pra entregar o que tinha, o assaltante gritou, achando que iria reagir, se ele não tira rápido poderia ter acontecido algo pior.

Enfim, qualquer um de nós estamos na linha do próximo faminto sem chance de nada, é preciso preparar este contingente de miseráveis, muitos já perdidos, e muitos passiveis de recuperação. Assim dissemos na Reunião, que com conversa não se faz é nada, para mudar o que aí está, é preciso ter sensibilidade, saber que estamos aqui de passagem, que ninguém é superior a ninguém, e fazer o trabalho. Nós do CCEP/SE, temos feito pouco, pois Esmolando, é difícil, mesmo assim fazemos.

Fazer ressocialização, e assim,  a Frenagem da Criminalidade, é mais fácil que tirar pirulito da boca de criança, mas é preciso o Estado querer.  Se o Estado quiser, ajudar este  trabalho é só ajudar, que aliás e vergonhoso, não ajudar o único instrumento que realiza  Reinserção, diminuindo a reincidência de delitos, pois  não conseguimos nem um espaço publico, pagamos aluguel,, e nem um funcionário do Estado conseguimos, fazemos pela obstinação, e abnegação, é lamentável, mas é verdade, e a verdade não tememos dizer.

Agradecimentos
O blog agrade as diversas mensagens e e-mails enviados elogiando o artigo de ontem com o título “Do professor que virou Mestre vitorioso.” Não foi nada demais, apenas o reconhecimento não só ao homem público, mas ao ser humano. Além de reconhecimento serviu para reflexão.

GVT abusa e desrespeita sergipanos
Como se não bastasse semanalmente tocar a companhia de sua residência um “vendedor” do plano da GVT, nesta sexta-feira, 20, extrapolou o bom senso e o respeito. Um destes vendedores, de nome Renato, ligou para o celular do titular deste espaço informando o endereço residencial dizendo que era do Telemarketing. De imediato este jornalista questionou como ele conseguiu o número do celular e ele ainda ficou com raiva.  Um absurdo. O número do “vendedor”: 9931-33-99.

Empresário Sales se filia o PSC
O empresário Francisco Sales de Jesus (conhecido como Sales do Material de Construção) se filiou ao PSC/SE na sexta-feira, 20, durante um almoço realizado no Hotel Quality em Aracaju. O evento contou com a presença do presidente do PSC Estadual André Moura, o senador Eduardo Amorim, os deputados Zeca da Silva e Augusto Bezerra, o prefeito de Simão Dias Marival Santana, os empresários Edivan Amorim, Augusto Franco Neto e Noel Barbosa, entre outros.

CRO-SE faz campanha de doação de fraldas geriátricas
Neste mês do Idoso, o Conselho Regional de Odontologia (CRO-SE) faz mais uma mobilização em prol da solidariedade e, desta vez, convida cirurgiões-dentistas e demais voluntários a participar da campanha de doação de fraldas geriátricas para os idosos do ara o Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (SAME). As doações podem ser entregues na sede do CRO-SE – situada na Rua Leonardo Leite, 589, Bairro São José – até o começo de outubro. Colabore você também!

PPS deve apresentar candidato ao Senado
Além de entender que o Partido Popular Socialista deve construir um projeto para apresentar aos sergipanos para o Governo de Sergipe, o dirigente do partido, Marcos Aurélio entende que o PPS não pode abrir mão de apresentar uma candidatura ao Senado da República que represente a seriedade e a defesa do Estado perante o Brasil.

Nilson Lima e Mangueira
“Temos excelentes nomes no nosso quadro. Dentre eles, o próprio Nilson Lima, que demonstra competência nos cargos públicos que ocupa e Wellington Mangueira, considerado até hoje, em todo o Brasil, como um revolucionário na Política de Segurança Pública”. Diz o Socialista.

   
Vereador recebe ameaça por clandestinos
“Essa foi a terceira vez que eu fui a uma delegacia prestar queixa (notitia criminis) por ameaças que eu venho sofrendo. Eu não me intimido e vou continuar mantendo minha posição. Sou contrário a esses que fazem o transporte clandestino em Aracaju. Sou defensor de qualquer categoria de trabalhadores, desde que atuem dentro da legalidade. Vou continuar cobrando e falando da tribuna aqui da Casa. Eu tenho o direito de me pronunciar e espero que as pessoas que vêm aqui na CMA respeitem os vereadores de Aracaju”.

Desabafo
O desabafo é do vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o “Adriano Taxista”, que procurou um distrito policial para denunciar a ameaça que teria sofrido por um dos representantes dos trabalhadores que prestam o serviço de táxi clandestino na capital. O vereador disse que se considera um “vencedor” porque antes de chegar à Câmara Municipal, sofria e lutava igual aos 2.080 taxistas de Aracaju. “Tinha que levantar o dinheiro das despesas, do carro, de casa, dar o sustento da família, a diária, a manutenção. Esses trabalhadores lutam diariamente e nós temos que defender a causa deles”.

Ação MPE
Adriano foi ainda mais duro em seu discurso e sobrou até para o colega de parlamento, vereador Renilson Félix (DEM). “É mais fácil um boi voar, do que se conseguir mais concessões de táxis em Aracaju. O Ministério Público já entrou com essa ação para que façam a licitação dos pontos de táxis que existe. Muitos taxistas não sabem, mas talvez nem possam concorrer a essa licitação porque talvez só possa participar uma pessoa jurídica, ou seja, os trabalhadores vão ficar nas mãos dos empresários. Estão vendendo ilusões para os clandestinos. Aracaju é a segunda capital do Nordeste mais bem servida em táxis e somos a segunda também em carros novos”.

‘Primavera dos Museus’ promoverá atividades ligadas à cultura afro
Bem mais do que a estação das flores, a primavera representa também o início do projeto ‘Primavera dos Museus’, que busca divulgar todos os tipos de culturas existentes no Brasil. O projeto é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em várias unidades museais do país. Nesta edição, tem como tema ‘Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira’.

Programação
Sendo assim, o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Subsecretaria de Estado de Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac), realiza de 23 de setembro até 23 de outubro, uma programação vasta em homenagem à cultura negra nos espaços museais administrados pelo Governo, como parte da programação do ‘Primavera dos Museus’.

Abertura
A abertura será no dia 24 de setembro, no Museu de Arte Sacra, em Laranjeiras, com a exposição “Coroação das Taieiras” e apresentação do grupo Renantique, que faz parte do projeto ‘Patrimônio em Concerto’, promovido pela Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac).

Roda de leitura
No segundo dia, 25 de setembro, a programação segue com a roda de leitura ‘Combatendo Racismo’, na qual contadores de história realizarão leituras dramatizadas de obras poéticas de autores como: Solano Trindade, Luiz Melo, Elisa Lucinda e Eduardo de Oliveira. Ainda no dia 25 o Palácio Museu Olímpio Campos traz uma vasta programação com a abertura da exposição “Arte in Africa”, a mesa redonda sobre diversos temas da Cultura Afro-Brasileira e a apresentação cultural “Um que de negritude”.

Case em novo endereço a partir de segunda-feira, 23
"99% do serviço do novo Case já foram concluídos. A fase agora é de apenas finalizar a organização dos arquivos. Com isso feito, estará tudo pronto para atender aos pacientes que procuram a unidade na próxima segunda-feira, dia 23", garante o membro da equipe de transição do Centro de Atenção à Saúde do Estado de Sergipe (CASE), Sandro Assunção.

Prédio próprio
O novo Case funcionará no prédio próprio da SES, em uma área de 1300 metros quadrados em um espaço amplo e arejado. "O Case antigo funcionava numa área 700 metros quadrados e a partir da próxima segunda-feira, teremos praticamente o espaço dobrado, o que dará mais conforto ao usuário. Também foram implantados no prédio, rampa, corrimão e pisos antiderrapantes, além do ponto exclusivo de atendimento que garantirá a acessibilidade de pessoas que têm dificuldade de locomoção", destaca a coordenadora do Case, Luciana Alves.

Serviços
A partir de segunda-feira, 23, o Case também passará a contar com o Serviço de Atenção e Promoção do Uso Racional de Medicamentos. "Além da consulta com os médicos, a partir de segunda-feira, o usuário do Case passará a se consultar com um profissional farmacêutico. Esse serviço tem o objetivo de avaliar os parâmetros clínicos do paciente  e saber se ele  está fazendo o uso corretamente do medicamento", pontua o farmacêutico do serviço, Genival Araújo.

Nova Localização
O novo Case funcionará na Avenida Tancredo Neves, s/n, Bairro Capucho, próximo ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). No mesmo prédio, funciona o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (CADI). O local também fica próximo ao Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova), Hemose e ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

Colégio Estadual Vitória de Santa Maria realiza Semana da Saúde
O Colégio Estadual Vitória de Santa Maria promove, no período de 23 a 27 de setembro, a Semana da Saúde. A Semana é uma ação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), através dos setores Cidadania e Paz nas Escolas e Qualivida, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS), MPE e FASE.

Atendimento
Serão atendidos 520 jovens de 11 a 17 anos, do período da manhã, dos ensinos fundamental e médio integral e 299 jovens de 11 a 15 anos, do período da tarde, do ensino fundamental.Os alunos serão avaliados por profissionais de odontologia, oftalmologia e antropometria, individualmente. A programação terá ainda palestras educativas: motivacional, bullying, cultura da Paz e alimentação saudável e ginástica laboral.

Instituto Banese presta homenagens a Zé Peixe
O Governo de Sergipe, através do Instituto Banese, programou uma série de eventos para homenagear o famoso prático sergipano José Martins Ribeiro Nunes, o Zé Peixe, que cresceu e viveu seu dia a dia e momentos de trabalho e heroísmo recebendo e conduzindo navios com segurança, entre o estuário do rio Sergipe, que banha Aracaju, e o oceano.

Escultura
Como parte dessas programações, será inaugurada na próxima quarta-feira, 25, às 19 horas, no Museu da Gente Sergipana, uma escultura em tamanho natural representando o mergulho de Zé Peixe ao conduzir navios até local seguro no oceano.Batizada como “O Prático”, a obra foi modelada em concreto armado pelo artista visual Elias Santos, e retrata um mergulho simbólico no espelho d’água que compõe o jardim frontal do Museu.

Acervo
A escultura fará parte do acervo permanente do Museu, localizado às margens do rio Sergipe, na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro histórico de Aracaju. “É mais um intangível legado sergipano registrado pelo Instituto Banese, com a intenção de preservar e propiciar novas e múltiplas conexões culturais”, enfatizou o diretor do Museu da Gente Sergipana e superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda.

Agenda
21 de setembro – Hoje é o dia INTERNACIONAL DA PAZ. Da LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Também é comemorado hoje o dia da ÁRVORE, o dia do FAZENDEIRO, e, finalmente, o dia do RADIALISTA. Sobre esta última comemoração, o blog registra uma observação. Após aprovação pelo Congresso Nacional, foi estabelecida uma nova data para assinalar o dia do radialista, que é o dia 7 de novembro, em homenagem ao nascimento de Ary Barroso, que, além de grande compositor, um dos principais nomes da música popular brasileira, também era radialista. Entretanto, como já aconteceu com relação a outros temas, essa lei não vingou. As entidades de classe representativas dos radialistas continuam festejando o dia do radialista no dia 21 de setembro. O calendário oficial de eventos, contudo, registra a data de hoje como sendo dia do RÁDIO. Como não há rádio sem radialistas, parece-nos correto que os colegas profissionais desse insuperável veículo de comunicação comemorem, no dia do RÁDIO, também o seu dia. O blog parabeniza todos os que atuam no rádio sergipano. O sindicato vai realizar uma programação especial para comemorar a grata efeméride. Encontro do governador e do prefeito da capital definem estratégia para agilizar obras na zona de expansão. Prosseguem as greves do CENAM, DETRAN e BANCÁRIO, sendo a última de caráter nacional. ECT entra, também, no rol dos setores que sofrem paralisação. Tribunal de Contas do Estado volta suas vistas para o problema envolvendo a PMA e o BANESE. Caso será apreciado pela Corte de Contas. Dados da violência contra as mulheres assustam: 2.327 casos neste ano de 2013. Petistas acreditam que Lula possa modificar a posição de Eduardo Campos. Mirando a alta estação, os hotéis adotam “medidas verdes” visando a economizar e atrair hóspedes. Torcida do Flamengo desesperada, depois de nova derrota. MANO jogou a toalha. Indicadores econômicos mostram leve reaquecimento, depois da decisão do Banco Central dos Estados Unidos. Para a maioria dos economistas, crescimento do PIB ainda é incerto. Muitos acham que vamos continuar com um PIBINHO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Homenagem especial
Dedicamos uma boa parte do nosso ESPAÇO de hoje a este veículo imbatível que é o RÁDIO. Esclareça-se, de início, que o dia de hoje é consagrado ao rádio. Justificável, sob todos os aspectos, a atitude assumida pelas entidades que representam os radialistas ao não absorverem a lei que mudou o dia do radialista para 7 de novembro, em vigor há vários anos. A mudança, aprovada pelo Congresso Nacional, pretendeu homenagear o saudoso compositor Ary Barroso, que também era radialista dos bons, cujo nascimento ocorreu em 7 de novembro de 1903. Não deu outra. Essa lei foi mais uma que não colou. As comemorações pelo dia do radialista prosseguiram acontecendo, ao longo dos últimos anos, na tradicional data de 21 de setembro, que é hoje. Isso não significa que o velho Ary não merecesse a honraria. O problema é que a mudança deu-se sem uma análise, sem um debate mais profundo junto ao público a quem mais ela interessava, os radialistas de todo o país. Assim, no calendário oficial de eventos e efemérides hoje é o dia do rádio. Portanto, é, também, dia do radialista. Por um motivo muito simples. Sem o radialista não há rádio. Sem o rádio não poderia haver essa figura que não desfruta, como deveria, o reconhecimento da importância de seu trabalho. Aqui em Sergipe, o piso dos radialistas é algo constrangedor. Mal passa dos mil reais. É preciso lembrar que o radialista tem uma grande responsabilidade sobre os ombros: informar à sociedade os fatos do dia a dia e, ao mesmo tempo, formar opiniões, a exemplo do jornalista, sempre observando os preceitos éticos de priorizar, sempre, a verdade dos fatos e sua correta divulgação. O uso indevido das concessões para a exploração da radiodifusão é um fator complicador na vida do radialista, pois rara é a emissora que não tenha interesses de ordem política. Melhores condições de trabalho e salário digno são dois temas que merecem todo o empenho da categoria. Cabe aos sindicatos a defesa dos legítimos interesses dos radialistas. Mas a luta não cabe somente a essas entidades. Ela é de todos. Compete, desta forma, a cada radialista, adicionar os seus esforços aos de todos os militantes dessa importante categoria profissional.

O rádio por dentro
Em 1887, o cientista alemão Heinrich Hertz provou a existência das ondas de rádio. Dez anos mais tarde, o italiano Marconi ganhou a patente inglesa para o telégrafo sem fio. Em 1901, ocorre a primeira mensagem a cruzar o Oceano Atlântico pelas ondas do rádio. Em 1912, os Estados Unidos criaram a Lei do Rádio, a primeira forma de controlar as licenças para a operação de estações de rádio. O ano de 1930 marcou o início da época de ouro do rádio nos EUA. Em 1947, a invenção do transistor revolucionou o rádio. A primeira transmissão radiofônica ocorrida no Brasil foi feita em 1922, no Rio de Janeiro, durante as comemorações do primeiro centenário da Independência do Brasil. No dia 20 de abril de 1923, começou a funcionar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual rádio MEC, fundada por Roquette Pinto, considerada oficialmente a emissora pioneira do Brasil. Há controvérsias. Há documentos que comprovam que a Rádio Clube de Pernambuco realizou uma transmissão radiofônica no dia 6 de abril de 1919. Em Sergipe, as emissoras foram criadas na seguinte ordem: 1939 – Rádio Aperipê; 1953 – Rádio Liberdade; 1957 – Rádio Jornal; 1959 – Rádio Cultura e 1968 – Rádio Atalaia. Todas elas AM (Amplitude Modulada). Somente alguns anos depois é que surgiram as emissoras FM (Frequência Modulada). A primeira grande emissora brasileira foi a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Em Sergipe, as duas primeiras emissoras do interior foram a Rádio Esperança de Estância e a Rádio Princesa da Serra de Itabaiana (1967 e 1978, respectivamente).

Comemorações
Atividades culturais e esportivas serão levadas a efeito, hoje, organizadas pelo Sindicato dos Radialistas, que tem como presidente Fernando Cabral. Destaques são: show artístico e a decisão do campeonato de futebol dos radialistas. Disputarão a final do certame as equipes da TV ATALAIA (RECORD) e TV SERGIPE (GLOBO).

River Plate
Presente à entrevista, o presidente do River Plate, Ernando Rodrigues, afirmou à imprensa que ainda não há definição sobre o pedido de licença do clube de Carmópolis. Dentro dos próximos dias, a prefeita Esmeralda Cruz deverá definir se ocorrerá ou não a retirada do patrocínio da Prefeitura ao River Plate. Como se sabe, praticamente todas as despesas do River são pagas pela municipalidade carmopolitana. A queda de arrecadação, não apenas dos royalties, mas também dos repasses federais, leva a prefeita a uma decisão, aliás já adotada com relação a projetos sociais, que consiste na necessidade de serem reduzidas as despesas. Essa decisão, contudo, ainda não está tomada, segundo o presidente Ernando Rodrigues.

Cenário provável
Com o possível afastamento do River Plate, é indiscutível o direito do Confiança à vaga na Copa do Nordeste. Já para a Copa do Brasil, a situação complica-se. Uma das vagas é do Sergipe. Mas a segunda vaga, que é do River (segundo colocado) da Taça Governo de Sergipe, a participação deveria ser assegurada ao terceiro colocado, que é o Lagarto. Ocorre que, segundo outra versão, o regulamento é omisso, falando, apenas, em garantia para o campeão e o vice (Sergipe e River). Com a provável ausência do River Plate, a vaga seria do terceiro colocado. A FSF já deixou transparecer que é a favor da disputa de um torneio que definiria o dono da segunda vaga. Alega-se, porém, a falta de datas para a realização desse torneio. E, então, a FSF apelaria para a CBF, a quem caberia a indicação do segundo representante, por ser a promotora da competição (Copa do Brasil). Caberá, então, à FSF, decidir a questão. Que, entretanto, será levada à CBF, a quem caberá a decisão final.

Palavra do presidente
O presidente Carivaldo Souza declarou, enfaticamente, que nunca disse que pretende realizar um torneio quadrangular para decidir o problema. Carivaldo fez um apelo, ontem, através da Rádio Aperipê, no Show Esportivo comandado por Raimundo Macedo, no sentido de que o River Plate não se afaste e dispute a competição (Copa do Brasil), representando o futebol sergipano, ao lado do Sergipe, para o bem do nosso futebol.

Memória do esporte
21 de setembro – Em 1997, o lateral-direito Wilson Goiano, do Botafogo, é expulso de campo, aos 50 segundos, na derrota para o Bahia, por 3 a 1, no Estádio Caio Martins, em Niterói (RJ). Foi a mais rápida expulsão da história do campeonato brasileiro. Também em 1997, o Brasil vence Gana por 2 a 1, no Cairo (Egito), e conquista, pela primeira vez, o título do mundial juvenil (sub-17). Os gols dos brasileiros foram marcados por Matusalém e Andrey.
22 de setembro – Em 1901, é realizada a primeira partida de futebol no Rio de Janeiro. Em Niterói, o Rio Team, equipe montada por Oscar Alfredo Cox, que introduziu o esporte em terras fluminenses, empata, por 1 a 1, com o Rio Cricket, time formado por ingleses.

Jogo rápido
Realizou-se ontem à noite a posse da nova diretoria do SINDIJOR, liderada por Paulo Souza. O vice-presidente é Edmilson Brito. /// A coluna cita o decano José Eugênio de Jesus, em cujo nome parabeniza todos os radialistas de Sergipe. /// Coritiba X Canindé, hoje, às 20 horas, no Presidente Médici. Raulino vai estrear pela equipe de Canindé. /// O outro jogo da rodada pela Série A-2 será amanhã, no Vavazão, em Maruim, colocando em ação o Maruinense e o Amadense. /// FIFA deve mudar o critério que define os cabeças de chave da Copa do Mundo. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 6 de dezembro. /// O MMA deverá ser aprovado, oficialmente, como esporte, no Brasil, dentro dos próximos dias. /// O Flamengo deve mais de 10 milhões de reais a empresários que servem de ponte entre o clube e os jogadores contratados. /// Trabalho de Tite será avaliado no final da temporada.

PELO TWITTER

www.twitter.com/adinelsonalves @BlogClaudioNun justa e leal homenagem a @ MarceloDeda, por um aluno que aprendeu a lição com sabedoria. Deda é exemplo de lutas!

www.twitter.com/ojoaoaugusto  Os médicos do Programa Mais Médico sempre têm no discurso a vontade de trabalhar e contribuir para melhoria da qualidade de vida do povo

www.twitter.com/igormangueira  "Vão me matar. Não me mandem flores, deixem as flores vivas na floresta". (Chico Mendes)

www.twitter.com/lukinhasdj  Mais um dia. Mais uma chance para sermos ainda melhores. Que todos tenham um dia bastante proveitoso.

www.twitter.com/clovis_silveira  Se espalharmos coisas boas por onde passarmos, logicamente que a vida se encarrega de trazer outras melhores ainda!

www.twitter.com/WilliamFonseca  33 As melhores coisas da vida fazemos escondidos, mas nunca sozinhos.

ARTIGO

Desmotivação no trabalho  Robson Carvalho de Menezes*

Esta situação pode decorrer de um aspecto interno, a falta de entusiasmo; no mais provável o externo, a falta de reconhecimento das Empresas.

A sexta-feira a tarde chega, e você logo se vê animado por conta do fim da semana desgastante de trabalho. Quando chega o fim da tarde do domingo, você logo imagina o desconforto de levantar-se cedo e encarar a rotineira e cansativa semana de trabalho.

Isso ocorre muitas vezes pela falta da “Motivação” interna do profissional em no que eu chamo de “Ter Prazer” no trabalho. Por outro lado essa “Motivação” pode também está deixando a desejar por parte da “Empresa” em que esse colaborador está empregado.

Vivemos em uma jornada de trabalho desgastante: um pesado trânsito ou transporte público lotado até sua empresa, onde reencontrará colegas com os quais mantém um relacionamento superficial, caixa de entrada de e-mails cheia, fornecedores, clientes, bancos, negociações, viagens e reuniões intermináveis que parecem não levar a ações concretas. Um almoço insípido, alguns telefonemas e uma eventual discussão podem completar uma rotina que se estenderá até a sexta-feira.

Há até aquele famoso “Brainstorning” com os gerentes e supervisores sobre a Gestão de Pessoas/RH da empresa, onde parece que na Maxtrix Swot as Fraquesas e Ameaças serão definitivamente substituídas pelas Forças e Oportunidades de uma nova Gestão na Organização. Porém fica tudo no Plano de Ação e nada sai do papel.

A perda de entusiasmo é um processo endógeno, ou seja, inerente a você. Ela parte de dentro para fora e pode ser consequência de diversos fatores. Primeiro, de um trabalho desalinhado com seus propósitos, em especial missão e visão. Se a sua atividade não guarda sinergia com os objetivos que você determina para seu futuro, é natural que gradualmente o interesse se desvaneça, porque você não enxerga sentido no que faz.

O que acontece em muitas vezes é que as empresas não entendem e nem sabem realmente o que é a “Missão” e “Visão” que elas mesmas determinam.A Missão é a razão de ser da Empresa. A Visão de Futuro é o querer ser no futuro o que não é hoje.

As empresas tem que entender em primeiro esses significados, somente a parti daí entenderam o que os seus funcionários também querem. Pois cada colaborador de uma empresa tem sua missão, visão, princípios e valores pessoais, assim como as empresas.

Nas novas tendências do RH/Gestão de Pessoas, observamos muitas empresas com a grande gama de profissionais desqualificados para seus cargos e funções, por outro lado existem também grandes profissionais tecnicamente bem preparados e qualificados se perdendo em algumas empresas. Esses profissionais se qualificam muito, criam diversas expectativas e se deparam a falta de “Reconhecimento” da empresa. Gerando desmotivação e até mesmo a falta de produção, prejudicando ele mesmo e a empresa.

Esse aspecto é a falta de (D.O) Desenvolvimento Organizacional dentro das Empresas, a falta de um departamento de RH/Gestão de Pessoas competente, oferece esse desequilíbrio na balança organizacional.

É notório observar que as empresas de sucesso conseguem reter talentos, porém empresas costumam a fracassar pela falta deles. Deparamos-nos com diversas empresas de segmentos diferentes diariamente tentando reter seus talentos. Mas a dificuldade justamente é conseguir unir o que espera o profissional da empresa e a empresa conseguir retribuir o que ele esperar a altura do que ela quer dele e pode pagar por esse profissional.

Dai a importância de um Organograma e um Plano de Cargos e Salários definido e bem organizado na empresa, para sabermos quem são nossos colaboradores, seu grau de instrução acadêmica, experiência e competência. Não adianta as empresas recrutarem profissionais muito bem qualificados para vagas de emprego que não exigem tanta qualificação técnica ou tentar manter e reter seus talentos sem recursos financeiros, benefícios e incentivos suficientes para agradar e motivar esse colaborador. Num futuro próximo a empresa terá um colaborador desmotivado por conta de salário baixo para seu perfil acadêmico, falta de uma promoção ou reconhecimento de crescimento na organização.

O setor de (RH) Recursos Humanos deverá entender qual a hora do profissional ganhar oportunidade na empresa ou até mesmo quando chegou a hora desse profissional galgar novos rumos fora da empresa.

Em regra, note que aplacar os sinais de desmotivação depende exclusivamente de você. Você pode está precisando se atualizar no mercado, fazer um curso novo. Em princípio, esteja atento para identificar estes sinais. Em seguida, procure agir para combatê-los. Isso pode significar mudar ou melhorar o ambiente de trabalho, buscar relações mais amistosas com seus colegas, alterar sempre que possível sua rotina, perseguir novos desafios, estreitar o diálogo com seus supervisores.

Mas se você possui capacitação técnica acadêmica suficiente, barganha alta experiência, e não é adepto ao comodismo. Será que não está na hora de mudar de emprego? Se preciso for, planejando sua saída com consciência e racionalidade.

Se a empresa não lhe enxergar, é porque essa empresa não lhe merece! Mude de empresa.

Meus queridos, sucesso na carreira.

* Prof. Esp.
Sites: http://robsongestor.blogspot.com/

Twitter: gestor_robson
Facebook: Robson Gestor Empresarial

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Deus, que nos fizeste mortais, porque é que nos deste a sede de eternidade de que é feito o poeta?" Luis Cernuda, poeta espanhol, nasceu em 21 de Setembro de 1902 e morreu em 1963.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais