“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Todo Sergipe sabe que o vereador Robson Viana, eleito deputado estadual pelo PDMB, teve apoio de alguns segmentos que não votaram em Jackson Barreto. Aliás, foram várias as lideranças do DEM, principalmente em Aracaju, que votaram em Robson em 2014.
Robson Viana não esconde de ninguém que deseja que Jackson Barreto faça uma aliança com João Alves. Foi assim este ano, quando ele defendeu até quando não deu mais e agora antes mesmo de assumir a cadeira na ALESE, só pensa em 2016. Ao contrário de Robson que apareceu em poucos atos, o senador Valadares esteve diariamente na campanha de Jackson.
Todo mundo sabe que uma das vagas mais disputadas em 2016 será o de candidato a vice-prefeito de João Alves. Se reeleito, João não ficará na prefeitura, o que é normal, é no mínimo, disputará uma das vagas ao Senado ou até mesmo o governo estadual.
No afã de afastar cadê vez mais lideranças importantes de Jackson Barreto, Robson Viana começou a disparar contra o senador Valadares. Porém, a intenção dele é acertar Valadares Filho (aliás, na campanha de 2012, Robson quando Valadares Filho foi o candidato do grupo, Robson demonstrou seu carinho por João).
Enquanto Robson sai com um discurso raivoso, duas novas lideranças, dos partidos envolvidos (PMDB e PSB), mostram maturidade. O deputado federal reeleito, Fábio Reis (PMDB) e o vereador Max Prejuizo, chamam o feito a ordem e destacam a importância do PSB e do senador Valadares na reeleição de Jackson.
Resta saber quem é o conselheiro de Robson, péssimo orador e articulador. Não é Jackson que já deu o assunto por encerrado, por conta do apoio de Valadares a Aécio Neves. Robson mira também na vaga de vice-prefeito de João numa possível aliança em 2016 e por isso quer isolar Jackson Barreto para os interesses pessoais dele.
Robson que está deixando o mandato de vereador para assumir o de deputado estadual deveria evoluir, mas o ser humano tem destas coisas, a ganância prevalece revelando toda imaturidade.
Isolamento do PSB
Num discurso forte e maduro (assim como foi o de Fábio Reis) o vereador Max Prejuizo (PSB) lamentou a declaração de Robson Viana que disse que Valadares torceu para a derrota de Jackson. Max foi na intenção de Robson: o desejo de isolar o PSB. “O processo eleitoral de 2016 começa em 2016. Nós precisamos agora é resolver as questões que o Estado está precisando. O povo sergipano, espera é o melhor na saúde, na habitação, na educação, segurança, mas não espera essa divisão”, alfinetou Max.
Arício Resende vence eleição no CREA/SE
O engenheiro agrônomo Arício Resende Silva foi eleito, ontem, com expressiva votação, para o cargo de presidente do CREA/SE. O total de votos a ele atribuído pelos engenheiros sergipanos superou o dos dois candidatos concorrentes. Aliando conhecimento à experiência de muitos anos, o novo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia pretende desenvolver o seu plano de trabalho que visa, basicamente, ao aprimoramento profissional da categoria e à prática de esforços para integrá-la, cada vez mais, na busca de soluções para os problemas da sociedade sergipana.
Um Dia de Cão, Vinicius e um poder
E ontem, 19, foi um Dia de Cão para Vinicius em determinado poder em Aracaju. Antes uma explicação: “Um Dia de Cão”, é uma música de Vinicius de Moraes e Chico Buarque. No caso do Dia de Cão de Aracaju, apareceram policiais à paisana e levaram Vinicius. E o blog garante: não foi invenção, no mínimo uma subvenção.
IpesSaúde: exonerações fazem parte da readequação
Ao ser questionado sobre exonerações no IpesSaúde por conta de divulgação de alguns setores informando que tinham sido indicações de Rogério Carvalho, o presidente do IpesSaúde, Lauro Seixas, disse que as exonerações são rotineiras no órgão e fazem parte readequação que vem ocorrendo gradativamente. Ele nega que as últimas demissões foram de pessoas ligadas a algum político, mas sim, por conta das necessidades técnicas.
Jackson, através de nota, destaca relacionamento com Rogério
Através de nota, o governador Jackson Barreto reafirmou que as exonerações são de competência da presidência do órgão e negou qualquer divergência com Rogério Carvalho. “O relacionamento entre Jackson Barreto e Rogério Carvalho continua harmonioso e não existe nenhum fato que possa alterar essa relação”, diz a nota.
Riachão do Dantas: Valmor Barbosa e Vasconcelos receberão títulos
Vai ocorrer hoje, 20, na Câmara de Riachão do Dantas, às 19h, a entrega do titulo de Cidadão riachoense ao Secretario de Estado da Infraestrutura Valmor Barbosa de autoria do vereador Ginualdo Jose de Santana (PSD) e ao Diretor Presidente do DER/SE Eng. Antonio Vasconselos de autoria do vereador Albertino Franco Souza (PSD).
Orçamento AJU 2015
O Secretário Municipal da Articulação Política Juvêncio Oliveira e o Secretário Municipal do Planejamento e Orçamento Igor Albuquerque entregaram ontem (19) o projeto de lei dispondo sobre o orçamento para o exercício 2015 para o Município de Aracaju orçado em R$ 1.796.082.880,00 (um bilhão, setecentos e noventa e seis milhões, oitenta e dois mil, oitocentos e oitenta reais.
O que impede a regularização da filiação de Eliane ao PT?
Ontem, 19, o jornalista Eugenio Nascimento, do JC, escreveu que a ex-primeira dama Eliane Aquino foi convidada para se filiar ao PSD mas deixou claro que a história dela está vinculada ao PT. “Sem isso prefiro não fazer política”, declarou. A pergunta é: O que impede a regularização da filiação de Eliane ao PT? Ou melhor, tem alguém empatado que a filiação seja resolvida definitivamente?
TSE mantém Agripino cassado em Areia Branca
Infonet: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não acolheu o recurso do ex-prefeito eleito de Areia Branca, Agripino Andrelino Santos, continua afastado do cargo. Colocada em pauta nesta terça-feira, 18, o pleno do TSE julgou o recurso e, por unanimidade, o tribunal desproveu o agravo regimental, mantendo o prefeito afastado do cargo até o julgamento de mérito do processo judicial no qual o prefeito figura como réu por prática de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2012.
TSE referenda decisão correta do TRE de Sergipe
O TSE, ao não aceitar o recurso do ex-prefeito Agripino, apenas consolidou a decisão correta dos membros do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Agripino comprou votos na eleição e as provas não deixaram duvidas, com o apoio da Polícia Federal. Ele contava com a impunidade e a morosidade. Perdeu feio. Ficou sem mandato e ficará alguns anos inelegível.
Esclarecimento evento SSP/SE
Da Ascom/SSP: O Evento ocorrido nesta terça-feira, 18, no auditório do Tribunal de Contas de Sergipe sobre o Planejamento Estratégico da Polícia Civil teve como objetivo avaliar os dois anos em que o modelo de gestão foi implantado na Instituição, além de premiar autoridades e policiais que se destacaram no ano de 2014. Portanto, não é um evento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). O planejamento foi criado para avaliações anuais e alcance de metas pré-estabelecidas no período de 2012 a 2016.
Praias desertas. Posição do blog sobre MPF/SE e bares da Sarney. A mesma de Adiberto
Deu no blog de Adiberto de Souza aqui na Infonet: “A depender da vontade do Ministério Público Federal, as praias da Coroa do Meio e as localizadas às margens da rodovia José Sarney ficarão desertas. Ação movida pelo MPF pede a demolição de 65 estabelecimentos localizados naqueles balneários de Aracaju. Será que só agora o Ministério Público percebeu que aqueles bares foram construídos em locais proibidos?
Bares da orla: prefeito pede diálogo e serenidade
O prefeito João Alves se posicionou sobre as ações movidas pelo MPF/SE para demolir todos os bares da rodovia José Sarney. “A resolução dessas ações exige diálogo e serenidade, para que isso não prejudique a economia com os milhares de desempregos a curto e longo prazo, e em vários setores ligados ao turismo”, alertou.
Chocado
“Eu fiquei extremamente chocado. Tinha acabado de chegar de Recife, a serviço da Prefeitura Municipal de Aracaju, juntamente com o procurador Carlos Pinna Junior, e fui logo surpreendido com esta notícia. Surpreendido e extremamente preocupado porque eu valorizo muito o meio ambiente”, disse afirmando que já conversou com a equipe sobre o assunto. “Essa medida do MPF, como ela foi anunciada, vai gerar milhares de desempregos já de saída, não só diretamente, mas também indiretamente, porque a grande maioria dos bares que foram mencionados são ícones do turismo de Aracaju”, ressalta o prefeito.”
Vice-presidente da CNC
Depois de assumir a presidência do sistema Fecomercio/Sesc/Senac de Sergipe, o deputado federal Laércio Oliveira toma posse como vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para o período 2014-2018. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira, 19, na sede da instituição em Brasília. Na votação, realizada em reunião do Conselho de Representantes a Chapa 1, de Antônio Oliveira Santos, obteve 26 dos 28 votos válidos das 27 Federações do Comércio dos Estados e do Distrito Federal e das sete Federações Nacionais filiadas.
Estatuto dos Servidores
O vereador Emmanuel Nascimento (PT) voltou a cobrar da Administração Municipal o envio do projeto do Estatuto do Servidor à Câmara de Aracaju. Emmanuel explicou que o projeto foi enviado no ano de 2012, ao Legislativo, mas os vereadores, a pedido do prefeito, rejeitaram porque João Alves Filho disse que queria reavaliar o seu conteúdo, mas que enviaria o quanto antes um novo estatuto à Casa, o que não ocorreu, explicou o parlamentar durante Sessão Plenária nesta quarta-feira, 19/11.
Dois anos
“Já estamos completando dois anos de governo, mas administração não envia para essa Casa o projeto do Estatuto dos Servidores. É uma reivindicação antiga e o companheiro Nivaldo Fernandes e outros companheiros que fazem parte do Sepuma, procuram-me para que eu falasse em nome dos mais de 10 mil servidores. Então, estou aqui, falando desses servidores da administração municipal, que padecem com o salário pequeno, e que muitas vezes são esquecidos”, lamentou.
Indicação ao prefeito
No pronunciamento da última quarta-feira, 19, na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Lucas Aribé (PSB) explicou a indicação feita ao prefeito João Alves Filho (DEM) que propõe a disponibilização de WiFi nas praças de Aracaju. "Acabamos de protocolar uma indicação para que possamos ter nas praças da Capital o Wifi gratuito. Essa ideia foi espelhada em diversas cidades do mundo e no Brasil, em especial, na cidade de São Paulo, que está com um projeto para 120 praças paulistanas.Trata-se de um processo de inclusão digital. O prefeito tem o lado empreendedor, que é inegável, e indicamos algo que acreditamos ter grande valia para a nossa cidade", explicou o parlamentar que aposta na inclusão digital.
JB exonera filha de ex-prefeito de Aparecida
O blog recebeu a informação que o governador reeleito Jackson Barreto exonerou recentemente a filha do ex-prefeito de Nossa Senhora Aparecida, Antonio Muniz (PSD), que exercia Cargo em Comissão como Assessor Técnico – CCS 11. Ligado ao deputado federal Rogério Carvalho (PT), Antonio Muniz rompeu com a atual prefeita Vera (PMDB) nas eleições municipais de 2012. A informação é de que a prefeita Vera encaminhou aos assessores do governador uma lista contendo nomes de pessoas de Aparecida para serem exoneradas e substituídas por quadros de sua confiança.
Aldo Rebelo garante a Fábio Reis CIE pronto até final de 2015
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) cobrou do ministro do esporte, Aldo Rebelo, agilidade na entrega do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Lagarto, e recebeu a promessa de que as obras serão inauguradas até dezembro de 2015. O encontro aconteceu durante audiência pública na Comissão de Esporte, na tarde de ontem.
Visita
O parlamentar comemorou a notícia e convidou o ministro a visitar sua cidade natal. “Ministro, gostaria de parabenizá-lo pelo brilhante trabalho que tem realizado frente ao ministério e aproveitar a oportunidade para convidá-lo, mais uma vez, a conhecer a minha querida cidade de Lagarto e comer nossa tradicional maniçoba”, disse.
Funasa assina convênio para capacitação de técnicos
Fundação Nacional da Saúde em Sergipe/ Funasa-SE vai assinar termo de convênio com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes (ITP/Unit) para a capacitação dos técnicos de 30 municípios sergipanos, na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). O ato acontecerá hoje, 20, às 10h, na reitoria da Unit, e contará com as presenças do reitor da instituição, Joubert Uchôa, do superintendente da Funasa-SE, Lourival Junior, prefeitos e demais autoridades.
Recursos
Em Sergipe, a Funasa vai disponibilizar recursos da ordem de 4,3, que deverão ser gastos em programas e ações, que incluem formação técnica, mobilização social, diagnóstico de saneamento básico dos municípios, planejamento estratégico e implantação do PMSB. Para a execução do convênio para a capacitação dos técnicos municipais, a Funasa atuará em parceria com o ITP/Unit, por meio do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica, da Superintendência Estadual da Fundação em Sergipe- Suest-SE.
Plano de Saneamento Básico
O Plano Municipal de Saneamento Básico é um documento participativo, que possibilita aos municípios a implementação de uma política eficaz de saneamento básico para os próximos 20 anos, baseada em informações prestadas pela própria população, que juntamente com os gestores e técnicos, irá aturar na elaboração do PMSB. Segundo o coordenador do Nict, Rui Eduardo, todos municípios, a partir de 2015, que desejarem obter recursos federais na área de saneamento básico, obrigatoriamente deverão apresentar seus próprios PMSBs.
Ato denuncia exercício ilegal de personal training
Infonet: Na manhã desta quinta-feira, 20, a Associação Sergipana de Personal Trainers (ASEPT) comandará, no Mirante da 13 de Julho, um ato em protesto contra o exercício ilegal da atividade de personal trainer nas academias sergipanas. A concentração se iniciará às 5h30. Tauana conta ainda que o ato também compreenderá a adesão de novos personais. A Associação Sergipana de Personal Trainers é atualmente composta por 40 associados.
Ato denuncia exercício ilegal de personal training II
De acordo com Tauana Cândido, diretora administrativa da entidade, o ato será marcado pela distribuição de uma camisa que identificará os profissionais credenciados. “Muitas academias distribuem identificação de personal trainer a profissionais que só chegam lá e se autointitulam como tal. Para combater isso, criamos uma camisa com o logotipo do Conselho Regional de Educação Física, que apoia a iniciativa”.
Feira de Tobias Barreto começa nesta quinta
Começa nesta quinta-feira, 20, a nona edição da Feira de Artesanato e Confecções de Tobias Barreto (Factob). O evento, que busca estimular o comércio local e valorizar as tradições do município, reúne até domingo (23) mais de 45 expositores de empresas de moda masculina, feminina, infantil, cama, mesa e banho, além de artesãos e pequenos comerciantes da região. A abertura oficial acontece às 19hs, na Praça Cruzeiro.
Movimento
A expectativa dos organizadores é que sejam movimentados cerca de R$ 200 mil durante os quatro dias de Feira. Além de visitar os estandes, o público terá a oportunidade de acompanhar até o próximo domingo desfiles de moda, shows com artistas locais, Grupos de Danças Folclóricas da Secretaria. A estrutura montada na Praça Cruzeiro contará com 52 estandes, praça de alimentação e brinquedoteca.
Exposições
Durante a Factob também serão expostas peças tradicionais do bordado local, especialmente as confeccionadas em Crivo e Rechilieu, já conhecidas nacionalmente e confeccionadas nos povoados. Outra atração do evento é a presença de pequenas confecções do município de Itabaianinha, que também buscam divulgar suas marcas junto ao público.
Fortalecimento
“A Feira ajuda a fortalecer os empresários e abre novos canais de comercialização para os produtos fabricados nos dois municípios. Dessa forma, esperamos movimentar a economia e contribuir para fortalecer ainda mais os pequenos negócios”, explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos. As atividades acontecerão sempre das 19h às 23hs, com entrada gratuita. A Factob é promovida pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Tobias Barreto.
VII Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários da CASSI
O VII Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários da CASSI, ocorrido nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília (DF), com o tema "Caixa de Assistência: Fortalecer o Pertencimento em Busca da Sustentabilidade", contou com a participação de mais de 50 conselheiros de todo o país, além do corpo diretivo e dos funcionários da CASSI-Sede. Na oportunidade foram discutidos vários assuntos, divididos em seis eixos temáticos: 1) Comunicação, 2) Negociação, 3) Saúde, 4) Regulação, 5) Serviços Próprios com Acesso Qualificado, 6) Funcionamento do Conselho de Usuários. Os representantes de Sergipe (Almir e Milton) discutiram o Eixo 3, Saúde, oportunidade em que foram levantadas questões, em especial quanto ao nexo causal, imputando ao BB a responsabilidade pelo adoecimento precoce dos participantes. Por conta disso foi sugeria alteração no Art. 16 do Estatuto da Cassi, elevando a participação do banco, enquanto patrocinador, de 4,5% ao mês para 6% como contribuição mensal à CASSI . O Encontro foi muito rico, agregando conhecimentos e obtendo feedback das condições e das necessidades peculiares de cada região do País, em especial da Região Norte.
Passeio Ciclístico da Cidadania
Acontece neste sábado, 22, o I Passeio Ciclístico da Cidadania, promovido pela OAB/SE através da Comissão Especial de Eventos Desportivos. O percurso terá seis quilômetros e partirá da sede da Ordem, localizada na Av. Ivo do Prado, 1072, São José. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita no site da OAB/SE até o dia 22. Mais informações no site http://www.oabse.org.br ou pelo telefone 3301 9100.
Inauguração hoje Di Pietro Pizzabar
Será inaugurada nesta quinta-feira,20, às 18h, a mais nova opção de gastronomia: Di Pietro Pizzabar, que fica na Av. Edézio Vieira de Melo, 284 (conhecida como Avenida da Explosão). Agradável, aconchegante e familiar, a Di Pietro traz diversas opções de pizzas que prometem agradar os paladares mais refinados. A sua noite de inauguração será celebrada com música ao vivo a partir das 20h.
Agenda
20 de novembro, quinta-feira. Dia nacional da consciência negra. A data relembra o assassinato de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. Hoje também é dia do auditor e do biomédico.
A acupuntura passa a ser usada no combate a rugas, barriga e celulite. AGU recorre de decisão da justiça italiana sobre a extradição de Henrique Pizzolato. O Banco Central intensifica ações para conter a alta do dólar. Em São Paulo, a indústria consome 40 por cento da água, mas faz pouco reuso. Unicamp e UNESP também terão de limitar salário de servidores. Economia parou de encolher, segundo o Banco Central. Continua a expectativa em torno do nome do novo ministro da Fazenda. Cai 40 por cento o lucro de empresas com ações.
Curtas
POLÍCIA FEDERAL DIZ QUE ATUAL DIRETOR DA PETROBRAS, JOSÉ CARLOS COSENZA, FOI CITADO POR ERRO. /// DILMA MANTÉM CONVERSA COM O EX-PRESIDENTE LULA. NOME DO NOVO MINISTRO DA FAZENDA FOI TEMA PRINCIPAL. /// LUIZ TRABUCO E NELSON BARBOSA SÃO OS MAIS COTADOS PARA COMANDAR A ECONOMIA. /// TOMBINE PODERÁ CONTINUAR NO BANCO CENTRAL. /// DEPOIMENTO DE FERNANDO BAIANO FOI ADIADO PARA ESTA SEXTA-FEIRA. /// BEBÊ REAL DE MÔNACO É APRESENTADO EM PÚBLICO PELA PRIMEIRA VEZ. /// PETROBRAS DEMITE EXECUTIVOS DE ENGENHARIA APÓS SINDICÂNCIA. /// AÇÕES DA PETROBRAS SOBEM FORTE E BOLSA FECHA EM ALTA.
ESPORTE – O ESPAÇO DO ALCEU – por Alceu Monteiro
Empate na série A-2
Na única partida realizada ontem, pela Série A-2, Dorense e Boquinhense empataram, sem abertura de contagem, no Estádio Ariston Azevedo, em Nossa Senhora das Dores. O público foi de 155 espectadores. A renda alcançou a cifra de R$ 1.550,00. Jogo da segunda divisão, no interior, à tarde, só pode resultar nisso. A FSF exige refletores em todos os estádios.
Todos no domingo
Na última rodada, todos os jogos acontecerão no mesmo horário, no domingo.
Alison
O Santos vendeu parte dos direitos do volante Alison ao BMG.
Relatório
A FIFA poderá publicar o relatório referente à escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.
Jefferson
O Botafogo anuncia a renovação com o goleiro Jefferson.
Miranda
A contusão do zagueiro no jogo contra a Áustria vai afastá-lo dos gramados pelo período de 20 dias, no mínimo.
Dias úteis
A respeito das observações sobre as partidas da Série A-2, vale salientar que muitas delas, como a de ontem, são disputadas em dias úteis, o que torna ainda mais problemática a presença de torcedores. Em verdade, há que se repensar a referida série como um todo. Do contrário, a competição dificilmente conseguirá motivar os torcedores dos clubes que a disputam.
Guerrero
O craque do Corinthians está pedindo 7 milhões de reais para renovar o seu contrato.
PELO TWITTER
www.twitter.com/jsantana61 SOBRE ROUBALHEIRAS: os novos se "defendem" dizendo que sempre houve; os antigos, dizendo que agora estão roubando mais. Que tal punir TODOS?
www.twitter.com/palmeriodoria Para desgosto da direita pela primeira vez na história do Brasil os três ministros militares vêm a público defender a Democracia.
www.twitter.com/AdsumP Na ditadura militar, a corrupção do Estado pelas mesmas empreiteiras chamava-se Ponte Rio-Niteroi, Ferrovia do Aço, Transamazônica…
www.twitter.com/ComsensoWeb 103FM: @elberbatalha diz q todos os órgãos do meio ambiente são favoráveis à permanência dos bares. Só quem é contra é o @MPF_SE
www.twitter.com/marciorocha1 uma vantagem das férias: estou me sentindo mais magro. Aliás, menos gordo.
www.twitter.com/clovis_silveira Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade! – Buda.
NOTAS DE PESAR –Morre Eduardo Sobral Presidente da FAESE
O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Sergipe, Eduardo Silveira Sobral, faleceu ontem, 19 de novembro, as 10h
Eduardo Sobral (Foto Marcelle Cristinne/Ascom Senar-SE) |
e 30, em São Paulo, vitima de falência múltipla dos órgãos. Antes de ser transferido Eduardo Sobral estava internado em Aracaju, na UTI do Hospital São Lucas, onde se tratava de complicações de saúde provocada por reação à uma transfusão de sangue que levou a um choque anafilático. Eduardo Sobral tinha 60 anos deixa a viúva, três filhos e dois netos. O Corpo chega em Aracaju as 12h e 30min nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, e segue para a Cidade de Itaporanga D´Ajuda, onde será sepultado na sexta-feira, as 10 da manhã. O velório será da casa da família, situada na Rua Manoel Sobral, número º 22.
Faese/Senar – É com grande pesar que o Sistema Faese/Senar de Sergipe comunica o falecimento do seu presidente, Eduardo Silveira Sobral, na manhã desta quarta-feira, dia 19. Eduardo estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP). Ainda não há informações do velório e sepultamento, pois a família aguarda a liberação do corpo. Assim que houver novas informações divulgaremos.
Senadora Maria do Carmo – É com profundo pesar que nos solidarizamos com a família do presidente Federação da Agricultura de Sergipe (Fease), Eduardo Silveira Sobral, que faleceu hoje, em São Paulo. Desejo que o bom, em sua infinita bondade, abrace os seus familiares e parentes, dando-lhes o conforto necessário por tão irreparável perda. Eduardo, que era irmão do ex-deputado Eliziário Silveira Sobral, era um homem íntegro, com atuação marcante e que deixa um importante legado para os que lhe conheciam e desfrutavam da sua convivência.
Deputado federal André Moura – É com imenso pesar que o deputado federal André Moura lamenta o falecimento do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), Eduardo Silveira Sobral, 60, de falência múltipla dos órgãos no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Com os sentimentos de tristeza e solidariedade àqueles que também conheciam Eduardo Sobral, André Moura diz que Sergipe perdeu um grande homem público que defendia a vida e a cultura do homem do campo e, ele próprio, um amigo muito querido de sua família.
ARTIGO
20 de novembro
Uma reflexão sobre mais de uma década de políticas de promoção da igualdade racial das forças democráticas em Sergipe por Irivan de Assis Pejigan*
Os conflitos e problemas raciais no Brasil envolvem no contexto de sua história significação mais profunda do que simplesmente a formação de classes distintas por sua condição material. Na sociedade colonial encontra-se a base e origem do nosso racismo e, designadamente, pela exclusão da população negra. Assim, afirmamos que a problemática racial é mais que uma herança do passado somente, ela está presente no nosso dia a dia de diferentes formas.
Não é preciso pensar muito para identificar em nossa cultura um extenso número de piadas e termos que se traduzem na pura manifestação de racismo e discriminação em nosso cotidiano, chegando a ser interpretado como “normal” e “natural”. Não é sem razão que ao menos desde os fins do século XIX, que vende-se uma ideia que vivemos uma democracia racial no Brasil. No entanto, todos os dados estatísticos comprovam, que a nossa sociedade é fundamentada na desigualdade entre as etnias que a formam, e mais, que essa mesma sociedade produz e reproduz barreiras que dificulta a promoção da igualdade racial. E tudo isso, é visível nas mais diferentes esferas de poder e da vida cotidiana.
Essa perseguição habitual é o reflexo de uma sociedade que no imaginário classifica o modelo brasileiro de racismo, como cordial, mas que na verdade a cordialidade está bem distante quando a percepção é de um tratamento desigual entre negros e brancos e nesse sentido há um esforço concentrado de tratar tudo que expressa a matriz africana como algo menor, ruim ou menos importante. Isso é, o que podemos classificar de violência simbólica, onde a comunidade negra recebe doses diárias de gestos aparentemente inocentes, mas que no fundo reflete em si uma forte herança de uma sociedade escravista e que impõe estereótipos como seu cabelo é ruim, sua música é menor, a religião é crime, e suas roupas ridículas.
De acordo com Doudou Diène relator da ONU, em entrevista à revista raça quando de sua visita oficial ao Brasil – Há um recrudescimento do racismo. Nos últimos anos ocorreram três conferências internacionais para combate ao racismo. A última foi a de Durban, e uma convenção internacional foi feita. Apesar disso, atos de racismo ocorrem em todos os continentes e se traduzem em violência. Estamos assistindo à legitimação intelectual do racismo de uma forma que não víamos alguns anos atrás. Samuel Huntington, professor da Universidade Harvard, publicou recentemente o livro Where Are We? ("Onde estamos?"), cuja tese principal é que a presença dos latinos na América do Norte é uma ameaça à cultura norte-americana. É um livro de muitas páginas, que legitima a discriminação da população latina nos Estados Unidos. Portanto, vemos que o bicho está saindo da floresta. Criou-se um ambiente no qual essas coisas podem ser ditas agora. O combate ao terrorismo, que é legítimo, acabou justificando a discriminação contra certos grupos. Tudo isso leva a pensar que a discriminação racial e a xenofobia são as ameaças mais graves aos princípios democráticos. É cada vez maior o número de agremiações políticas que adotam discursos racistas. Na Europa, alguns partidos xenófobos vêm obtendo 15%, 20% dos votos. Isso é muito grave.
Partindo desse princípio, constatamos que a eleição no Brasil de 2014, aflorou o racismo e o preconceito nosso de cada dia, desmistificando completamente a ideia de um país sem problemas e que vive uma verdadeira democracia racial. A descriminação contra os nordestinos, os negros e os pobres não deixa dúvida do avanço das forças conservadoras, fundamentalista e homofóbica comprovada nas urnas de 2014. Isso, como diz o relator da ONU é “muito grave” e deve nos preocupar bastante por conta de afetar uma das maiores conquistas da nossa democracia que é a liberdade de expressão e o direito a diversidade.
É importante salientar nesse processo histórico, que a luta pela liberdade dos negros brasileiros nunca parou. Em 1971, um expressivo capitulo da nossa luta se torna marcante que é sem dúvida a ação de homens e mulheres do sul do país mais especificamente do Rio Grande do Sul que revelam a data do assassinato de Zumbi dos Palmares. Posteriormente em Congresso realizado pelo MNUDCR – Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial evidenciou-se o 20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra e por conseguinte Zumbi dos Palmares como herói nacional, vinculado diretamente a resistência do povo negro.
Herdamos os propósitos de Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento. Contrapuseram-se ante às tentativas de aniquilamento de seus valores africanos e contribuíram com seus saberes para a fundação e o progresso do Brasil.
Matilde Ribeiro
Queremos ressaltar e orgulhosamente, exaltar a nossa origem africana e referendarmos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. E nessa direção procurar uma maior participação política e da cidadania para os povos negros no Brasil e como estratégia nos associarmos a outros grupos para dizer não ao racismo, a discriminação e ao preconceito racial.
Nesse contexto, o Estado de Sergipe se apresenta no século XXI, com 68% de sua população de negros e pardos, tornando-se um dos Estado brasileiro com maior concentração de população afro descendente proporcionalmente. Diante dos dados estatísticos populacional do negro em Sergipe, se faz necessário um exame aprofundado das políticas públicas de promoção da igualdade racial desenvolvidas ou aplicadas pelos governos das forças democráticas em nosso meio nessa última década. Visto que, o movimento negro sergipano participou e apoiou politicamente a todos os pretendentes e eleitos candidatos do executivo estadual e municipal. Então isso legitima a essa comunidade avaliar e cobrar medidas que de fato promovam a igualdade racial.
Um ciclo de mais de uma década se completa do regime democrático iniciado em 2001 – um período considerável da nossa história – Sergipe reunia a esperança em dias melhores para a população negra, acreditamos concretamente na possibilidade de enfrentarmos o início da segunda década do XXI, não facilidades, mas no mínimo um Estado preparado para enfrentar os desafios e perspectivas no combate, ao preconceito, a discriminação e ao racismo. Se por um lado o Governo Federal criou essas condições com marcos legais indiscutíveis a exemplo da criação da Seppir, sancionou a lei 10.693/2003 – que dispõe da obrigatoriedade no currículo das escolas públicas e privadas do estudo da história e da cultura africana, cotas no serviço público e nas universidades públicas – o Estado de Sergipe segue na contramão da história e não conseguiu se quer implantar o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, imagine as demais políticas públicas essenciais para a promoção da igualdade racial – nenhum marco legal foi criado, que de fato fortaleça a luta anti-racista em nosso Estado. Além disso, as instituições do movimento negro se diluíram meio a avalanche político partidária e do impregnado racismo institucional.
É como diz THEODORO (2008, p. 171), as chamadas políticas públicas, mediante as quais o Estado se faz presente, consolidando direitos, desfazendo iniquidades, fortalecendo a coesão social e mesmo obstruindo ciclos viciosos de reprodução de desigualdades, parecem ainda ausentes no caso do problema racial. De uma forma trágica e até emblemática, face a esse problema, onde as políticas públicas mais se fazem necessárias, é lá que o Estado se omite e essas políticas escasseiam.
Pois é, meus amigos e amigas aqui não fazemos juízo de valor, não é nosso papel nem função. Aqui escrevemos e relatamos fatos, apresentamos ideias para que possam ser discutidas e refletidas pelo conjunto da sociedade. “Erros e acertos sempre acontecem”, só que no caso da problemática racial a realidade é cruel e o Estado de Sergipe – liderado pelas forças democráticas tendo o PT a frente esqueceu de nós os pretos, os negros, os excluídos do sistema. Agora em 2015, começa um novo ciclo das forças democráticas no executivo do Estado que tem a frente o PMDB, é momento de um novo olhar e dialogo pensando no futuro, sem contudo perder o foco na dimensão e amplitude da luta racial. Com isso, é fundamental a construção de estratégias políticas, organização do movimento negro no intuito de conversar e negociar com o novo governo propostas e programas na perspectiva de avançar em políticas de promoção da igualdade racial e no combate ao racismo institucional.
“Na hora H, no dia D, somos negros e temos que vencer” assim fala o poeta. E em forma de poesia que concluo essa redação com a certeza que podemos ampliar esse debate e construir ideias e pensamentos inovadores que possibilite criar condições, que melhore a qualidade de vida da população negra. E “que este 20 de novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!”
*Diretor Cultural do Bloco Afro Quilombo/Coordenador do Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana / Graduado em Pedagogia
Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
Frase do Dia
" Buscai em primeiro lugar honra com humildade. O prazer virá mais tarde." Thomas Chatterton, poeta ingles, nasceu em 20 de Novembro de 1752 e morreu em 1770.