Rodada de Doha

O momento que estamos vivendo onde a estabilidade econômico-financeira, que é crucial, desabou exige que a Rodada de Doha que começou em novembro de 2001 na capital do Catar, com o objetivo de aprofundar os intercâmbios comerciais globais em agricultura, bens industriais e serviços, entre outros seja reativada imediatamente. Os países em desenvolvimento deveria ser os principais beneficiários e as negociações deveriam terminar no final de 2006.

 

Entre os principais empecilhos para a negociação estão a agricultura e a redução de tarifas para bens industriais.

 

Os Estados Unidos, o principal responsável pela atual crise financeira mundial, foi o único país a não colocar uma proposta sobre a mesa que permitisse avançar nas negociações.

 

Na última reunião realizada, as negociações não foram concluídas e conseqüentemente suspensas em virtude das intransigências dos Estados Unidos e da Índia.

 

Quando as previsões sobre uma recessão mundial em 2009 são unânimes, como seria importante aprofundar os intercâmbios comerciais globais em agricultura, bens industriais e serviços, entre outros!!!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais