Na última semana, a CreativeBizz publicou um post, em seu blog, com explicações bastante pertinentes para os estrategistas em Marketing Digital. Em foco, estão o ROI, o CAC e o LTV.
Gostaria de saber o que essas siglas significam e como elas podem contribuir – e muito – para a otimização dos seus resultados na web? A seguir, segue a cópia autorizada do artigo da agência, com todos os detalhes. Bons negócios!
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Você já abriu o Google Analytics, alguma vez, e se sentiu bombardeado com métricas que você nem sabe para que realmente servem?
Ali, você encontra o número de visitas no seu site, taxas de conversão, leads gerados por canais, engajamento nas plataformas de mídias sociais e tantas outras informações que, aparentemente, têm muito valor e lhe darão certeza sobre seus esforços.
Apesar disso, elas não indicam, claramente, se o seu negócio está ou não no rumo certo?
Bom, vou lhe dar duas boas notícias! Se os seus objetivos de marketing são gerar crescimento da sua empresa e do seu Retorno Sobre Investimento, existem duas métricas essenciais que você pode usar: o Customer Lifetime Value (LTV) e o Cost of Customer Acquisition (CAC).
A seguir, vou explicar como calcular cada uma delas e a importância de entendê-las, para aplicá-las no seu negócio.
Mas, antes de entrarmos em detalhes sobre as métricas LTV e CAC, é necessário você entender um conceito básico: o ROI.
A sigla ROI significa Return on Investment, ou Retorno Sobre Investimento, em português. Basicamente, indica o quanto um projeto foi bem sucedido ou não, dentro da sua empresa. Ou seja: a quantidade de dinheiro ganho, diante de quanto foi gasto.
A fórmula para calcular o ROI é: ROI = (Ganho obtido – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.
Por exemplo: em uma campanha, foram investidos R$ 10 mil e o lucro foi de R$ 50 mil. Quando subtraímos o ganho obtido do custo de investimento e dividimos novamente por esse custo, temos um ROI de 400%!
Após entender o que é o ROI e como fazemos para calculá-lo, podemos partir para o próximo passo, que são as métricas LTV e CAC.
O que é Customer Lifetime Value (LTV)?
Retorno estimado que a empresa ganha com seus clientes
Importância do LTV para o ROI
Mede os esforços em nutrir relações com os clientes
O que é Customer Acquisition Cost (CAC)?
Quanto uma empresa gasta para adquirir novos clientes
Importância do CAC para o ROI
Mensura vendas e eficiência de marketing
Resumindo…
Customer Lifetime Value (LTV) mede o tempo em que seu cliente permanece com a empresa. Com isto, sabe-se em que momento do funil de vendas cada cliente se encontra e onde será preciso reforçar o investimento.
Customer Acquisition Value (CAC) avalia quanto uma empresa está pagando para transformar um lead em cliente. Isto é importante para saber se suas estratégias estão, realmente, funcionando e também identificar quando é preciso melhorá-las.
Mas por que eu preciso entender todas essas métricas?
Dentro de uma estratégia de marketing digital, é imprescindível entender cada uma dessas métricas e saber, exatamente, como elas podem ser suas aliadas, na hora de analisar resultados e repensar campanhas.
Para você entender como o CAC, LTV e ROI estão interligados, suponhamos que o CAC da sua empresa seja maior que o LTV. Isto significa que você está perdendo dinheiro, pois está sendo gasto muito mais para atrair o cliente do que a quantidade de dinheiro que ele está lhe dando em retorno.
Ao saber quanto se está gastando na atração de um novo cliente, automaticamente, sabe-se a quantidade de clientes que você precisa adquirir, a fim de cobrir suas despesas e gerar lucros, o que seria a sua meta de vendas.
Por fim, tendo bem definidos o LTV e o CAC, isto ajudará, na hora de calcular o ROI. Afinal, se você sabe que gastou um valor X para adquirir um determinado cliente e ele está dando um retorno de Y durante o relacionamento, então, você sabe se está tendo um retorno positivo ou não, com relação ao que foi investido.
Um exemplo prático para podermos visualizar seria o seguinte: foram investidos R$ 5, para adquirir um novo cliente, e ele comprou um produto que custava R$ 100. Neste caso, você teve um retorno bastante positivo, pois foi aplicado um valor muito mais baixo na aquisição desse cliente, em relação à soma que ele investiu, adquirindo um produto da sua empresa. O seu ROI, neste caso, é de 1.900%!
As três métricas se relacionam entre si e ajudam a entender muito mais sobre seus investimentos e a maneira como você deve manejá-los, durante sua estratégia de marketing. Independente de qual forem, as métricas são chave essencial. Portanto, basta usá-las a seu favor, para que sejam atingidos os melhores resultados.