Salários podem continuar atrasando

Na audiência pública que realizou na terça-feira pela manhã, na Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Legislativa, o Secretário da Fazenda, Sr. Josué Mudesto dos Passos Sobrinho , apresentou o quadro referente ao ano de 2016 já que os números do 3º quadrimestre daquele ano fechava o ano econômico de 2016. Ele revelou que houve aumento das receitas de ICMS e do Fundo de Participação dos Estados (FPE), algo em torno de 400 milhões de reais, se comparado com o ano anterior, 2015. Em 2015, o Governo do Estado usou o dinheiro dos depósitos judiciais e parcelou o 13º dos servidores estaduais. No ano passado, utilizou parte dos recursos do Funprev e ainda teve o dinheiro da repatriação (em torno de 150 milhões de reais), o que não vai se repetir este ano. Mesmo que haja nova repatriação, o Governo Federal já avisou que o numerário será bem menor do que o ano passado. Diante do quadro pessimista do Secretário da Fazenda, o líder da Oposição, deputado Georgeo Passos, especulou que os salários dos servidores, aposentados e pensionistas continuarão atrasados e previu que nem a recomposição da inflação será concedida aos servidores públicos. A palestra do Secretário da Fazenda foi rápida – não demorou 20 minutos para citar todos os dados da planilha que levou – e ainda deu tempo a responder algumas perguntas dos parlamentares presentes. Nada de muita profundidade, mas pelo menos atendeu a todos. Foi a estreia de Josué Mudesto dos Passos Sobrinho em audiência pública como titular da pasta da Fazenda.

A deputada Silvia Fontes, na sessão de ontem, 18/4. pediu ao Presidente da Casa, Sr. Luciano Bispo, que reservasse o grande expediente desta quarta-feira, para que fosse possível realizar a Audiência Pública, com Sua Majestade, o Secretário da Saúde, Almeida Lima. Mas, o deputado Luciano Bispo disse que não seria possível porque  nesta quarta, 19/4, haverá votação de projetos, porque há muitos documentos na Casa esperando apreciação do plenário. Sua Majestade terá que marcar outra data.

Desconto em todas as corridas de taxis 

Os motoristas de taxi da cidade estão à espera de uma decisão do Conselho da SMTT, para estender o desconto de 30%, dados por duas empresas da cidade aos clientes que ligam para as centrais telefônicas, a todas as corridas. Não é uma decisão que agrade aos taxistas, mas diante da ameaça de crescimento do aplicativo UBER o melhor a fazer é oferecer o desconto a todos e não somente aqueles que chamam o taxi ligando para as empresas. Ao que parece, a SMTT ainda não ofereceu uma decisão com receio de que os transportes coletivos aproveitem a oportunidade e carimbem um novo aumento nas passagens dos coletivos. O que não seria uma novidade: todas as vezes que há reajuste nos taxímetros (e o reajuste sempre foi para mais, agora é que pode ser para menos) há reajuste nas passagens dos coletivos. Por que este ano seria diferente?

Albano participa de Seminário em Lisboa

O ex-governador Albano Franco está em Lisboa. Ele participa como convidado do V Seminário Luso-Brasileiro de Direito Constitucional, que teve inicio na última terça-feira, 18/4, com a palestra de abertura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O tema é “Governança Pública no Contexto Constitucional” e, entre outros brasileiros, serão também conferencistas do Seminário que prossegue até esta quinta-feira, os ministros do STF, Gilmar Mendes e Dias Tófoli, o ministro do TCU, Benjamin Zymler, os ministros de Estado, Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário, Bruno Araújo, das Cidades e Ricardo Barros, da Saúde, além do prefeito de São Paulo, João Dória. O evento acontece na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Rotary Aju-Norte completa 50 anos

O Rotary Clube de Aracaju-Norte realizou o almoço daúltima segunda-feira sob o clima de festa. É que naquela data o Clube estaa comemorando 50 anos de existência. . A comemoração oficial porém será no dia 26 próximo, com um jantar solene a se realizar no Mercury Hotel, reunindo uma plêiade de rotarianos de todo o Estado. Dos sócios fundadores – foram 24 no total – ainda existe um remanescente, no caso o Sr. Jackson Figueiredo, que, mesmo aos 92 anos de idade, não deixa de participar dos atividades do Clube e frequentar as sessões de todas as segunda-feira. Hoje, o Clube é presidido, pela segunda vez, aliás, pelo Sr. Carlos Melo, pai do presidente da DESO, Sr. Carlos Melo Filho, que também é rotariano e prestigiou a reunião da última segunda-feira. Rotarianos de outros clubes da cidade prestigiaram o almoço, que contou com a presença do Sr. Humberto Gonzaga, Governador Eleito do Distrito 4390 para o ano rotário 2017/2018. Ele toma posse no próximo mês de junho.

Lojistas debatem segurança

Nesta quarta-feira, 19/4, o Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju realiza encontro com representantes da segurança pública da capital, como a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. Esta reunião também será aberta a todos os lojistas que queiram participar. Serão debatidos e traçadas metas no sentido de diminuir os índices de violência no comércio da cidade, garantindo uma maior segurança aos lojistas e aos consumidores. O encontro está previsto para as 14h30, no auditório da CDL, na Rua de Santa Luzia.

Os 85 nomes do ex-presidente

Os muito inteligentes não acreditam, mas sempre há um mais sabido que os outros. O ex-Presidente Lula apresentou ao Juiz Sérgio Moro, o condutor da Lava Jato (e, singularmente, homem detestado pelos petistas), uma lista com 85 nomes para serem ouvidos na ação que lhe move a Justiça. Pensava em atrasar o mais que pudesse a açãoda Lava Jato. Mas, o Juiz Moro topou. E fez uma exigência: o ex-presidente terá que acompanhar todos os depoimentos. De todos os 85 nomes apontados por ele. Por essa certamente Lula não esperava.

Caixa 2 sempre existiu, diz Odebrecht

Em depoimento de delação premiada, o empresário Emilio Odebrecht, o “capo de tutti il capo” da empresa que leva o seu nome, disse que a prática de caixa dois sempre existiu e que a sua empresa paga propina a políticos em troca de obras, há pelo menos 30 anos. E foi mais longe: os grandes meios de comunicação sempre souberam da relação promíscua da empresa com a política. E questionou: “Por que não fizeram esse alvoroço antes, há 15 ou 20 anos”.

   …e para encerrar…

DISTRIBUIÇÃO – O deputado Luciano Pimentel propôs que o governo, através da Emdabro e Secretaria de Agricultura, programasse a distribuição de sementes de milho, arroz, feijão, palma e sorgo para agricultra familiares da região do Alto Sertão sergipano, em especial as cidades de Carira, Simão Dias, poço Verde e Frei Paulo. A distribuição das sementes integra a política de fomento à agricultura familiar executada pelo Governo do Estado implantado em 2007.         
     ***
CÂMARA
– O deputado Gilmar Carvalho – que, como parlamentar, continua sendo um bom locutor de rádio, desde que não faça gracinhas sem graça – propôs que a Assembleia Legislativa criasse uma comissão suprapartidária para mediar a greve dos médicos que assola a administração de Edvaldo Nogueira desde que ele assumiu a cadeira de prefeito em janeiro último. Isso é tarefa para a Câmara de Vereadores. Estaria Gilmar querendo voltar a ser vereador?
        ***
ASSINANTES
– Os assinantes da revista “Veja”, sem dúvida, a mais importante semanal do País, estão na bronca com a publicação. É que, até há poucas semanas atrás, a revista chegava as suas casas no máximo até sábado até tarde. Mas, agora só chega as segundas-feiras à tardinha… Como beber a cerveja do domingo comentando as reportagens mais quentes da semana?    
     ***
ATUALIZAÇÃO
– Em virtude do feriado consagrado a Tiradentes, este espaço só será atualizado na segunda-feira, 24/4. Obrigado a todos, portanto.                                    

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais