Salvador (BA): Do Bonfim à Boa Viagem

Altar maior da igreja Senhor do Bonfim

O roteiro não é tão tradicional assim nas banquetas das agências de viagem, mas a Ponta do Humaitá com a popular praia de Boa Viagem atraem cada vez mais a atenção dos turistas que visitam Salvador (BA). O circuito foge dos tradicionais farol da Barra e Pelourinho, mas contempla uma vista exuberante da Baía de Todos os Santos, igrejas tradicionais, passagem pelo hospital da Irmã Dulce, fortificações militares, além da igreja do Bonfim, com sua fitinhas multicoloridas e o cheiro do alfazema das religiões afro nas escadarias do templo católico. “Do Bonfim à Boa Viagem” é a terceira e última matéria da série “Salvador histórica a pé”.

Vista parcial da Ponta do Humaitá

A dica é tomar como ponto de partida e de referência o Mercado Modelo, no bairro do Comércio, Cidade Baixa de Salvador. O passeio começa já na partida ao observar as construções seculares da região, num trajeto que vai pela rua Miguel Calmon passando pela famosa praça Riachuelo, com o imponente prédio da Associação Comercial da Bahia. A avenida Jequitiba é a rota mais simples para chegar ao primeiro ponto a ser visitado: a igreja do Bonfim. São cerca de 6km bem sinalizados, passando pelo comércio popular de bairros como o Liberdade, o Calçada e a feira de São Joaquim. No percurso há algumas igrejas a serem observadas e o famoso hospital onde morou Irmã Dulce. É possível visitar o local onde a freira construiu sua obra em devoção aos pobres.

Nossa Senhora de Monte Serrat

Ao chegar ao largo do Bonfim o turista se depara com um dos mais tradicionais cartões-postais de Salvador. Estacione o carro e resista ao assédio dos ambulantes querendo vender de tudo, claro que abençoado pelo Senhor do Bonfim, até mesmo um banho de ervas dos orixás em frente ao templo católico. A Bahia é assim e a medida do Bonfim, ou simplesmente a fitinha, é um item obrigatório para cortejar o santo com um pedido no portão principal da igreja.

A basílica do Senhor do Bonfim é um dos templos máximos da fé católica em Salvador, por ser lá onde acontece a secular lavagem das escadarias do Bonfim. É também onde resguarda a imagem do santo advinda de Portugal em 1745, quando começou a construção da igreja e o culto ao Senhor do Bonfim, com término de edificação em 1772. Em estilo colonial barroco, a basílica tem a arquitetura em estilo neoclássico e a fachada em rococó, seguindo o modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, com belos afrescos e azulejaria.

Praia de Boa Viagem

O Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana, atraindo devotos, turistas e peregrinos, principalmente aos domingos, quando se mantém a realização da tradicional missa, onde devotos acolhem com fervor o cristo crucificado.

Bela vista – Com as bênçãos do Senhor do Bonfim e o axé dos orixás, fitinha em punho e água benta como souvenir,  a praia da Boa Viagem lhe aguarda. Desça primeiro pelas avenidas Plínio de Lima e Rio São Francisco até chegar à fortificação do Monte Serrat. A vista da Baía de Todos os Santos a partir da praia de Boa Viagem é uma das mais belas de Salvador. Para a esquerda ou para a direita, há atrativos que não devem ser deixados de lado. Ao seguir para a direita do Forte de Monte Serrat, observa-se o mosteiro e a igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, datados do século XVI , além do farol de Humaitá.

Forte de Mont Serrat

A pequena península que se prolonga sobre a Baía de Todos os Santos é onde se tem uma das vistas mais apaixonantes da cidade, e caso se programe para chegar ao fim da tarde, observará um belo pôr do sol com Salvador ao fundo. Há um restaurante num casarão da localidade, onde mesinhas são distribuídas na calçada. Também é gratificante observar o prédio e as edificações do Batalhão Naval. A vista sem sombra de dúvida é privilegiada.

1º de janeiro – Resguarde umas horinhas de descanso e contemplação para depois seguir pela beira-mar da praia de Boa Viagem até o famoso largo de Boa Viagem onde parte da igreja do mesmo nome a procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes, nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Nosso Senhor dos Navegantes

A festa tem origem portuguesa, datando de 1750 e se mantém até hoje em duas procissões marítimas: a primeira, no dia 31 de dezembro, faz o percurso Largo da Boa Viagem/Basílica da Conceição da Praia, na Cidade Baixa; a segunda, no dia 1º de janeiro – uma das mais populares da cidade – conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos, desde o cais do Segundo Distrito Naval até a praia da Boa Viagem.

Praia de Boa Viagem

O evento realizado na praia de Boa Viagem é precedido por tríduo (três dias de oração), missa solene e festa de largo, que se transforma em um verdadeiro réveillon popular.

Se ainda tiver fôlego, reserve um tempinho para o fim da tarde com um sorvete na tradicional na sorveteria da Ribeira, pertinho dali. O passeio ficou completo. Ou vai querer retornar e saborear um tradicional acarajé no Rio Vermelho?

Gastroterapia

Pititinga à milanesa

A Pititinga é um dos petiscos mais apreciados nos bares de Salvador. O peixinho frito é servido com farofa e vinagrete, por vezes uma farofa bem molhadinha que mais parece um pirão. Os peixinhos são fritos com alho e salpicado de cheiro-verde num gosto baiano de preparar. Frita ou a milanesa com molhos especiais, vai a dica: acrescente gotas de limão e se delicie com o gosto do mar da Bahia.

Na Bagagem

Calçadão da praia Formosa

O calçadão construído pela prefeitura de Aracaju no bairro 13 de Julho, em Aracaju (SE), ganha forma e deverá ser inaugurado no primeiro semestre de 2006. São passarelas, caramanchões, fontes e um píer com vista para o rio Sergipe. A novo espaço público deverá ser o mais novo cartão-postal dos sergipanos e turistas.

Confira a programação do réveillon de Aracaju 2016:

Orla da Atalaia
19h – Rivando Góis em tributo a Raul Seixas
20h – Burburinho
21h – Banda Água Viva
22h – Jorginho do Império
23h30 – Luan Estilizado
1h – Armandinho, Dodô e Osmar
2h30 – Maysa Reis

Orla Pôr do Sol (Mosqueiro)
20h – As Patricinhas
21h – Élio Lima
23h – Tierry
1h – Jambahia
2h30 – Jr. Ferrari

Renda em Sergipe

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que a área de Turismo é a segunda a gerar mais empregos formais em Sergipe nos últimos 12 mesesl. Ao todo, foram 1.073 empregos distribuídos em 52 segmentos. Impulsionados pela alta do dólar, turistas investem em viagens nacionais durante o tempo livre, ou seja,  75% das pessoas que iriam para o exterior estão viajando pelo Brasil.

Reveillon Premium Aruanã Eco Praia Hotel

A festa da virada do ano do Aruanã Eco Praia promete ser concorrida com animação da banda Circulou e DJ JK e sistema all inclusive. O restaurante Sollo irá promover um banquete para comemorar o ano que se inicia, regado a bom espumante. Maiores informações (79) 2105 5200.

Contato: silviooliveira@infonet.com.br

Siga-nos: www.facebook.com.br/tonomundo

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais