Saúde falida

De tão ruim, a saúde pública em Sergipe assusta até o governo, a quem compete mantê-la. Exemplo disso foi dado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), horrorizado com o tratamento desumano oferecido pelo Hospital de Urgência (Huse). Ao contrário das lorotas contadas pelo secretário da Saúde, Almeida Lima, o serviço oferecido por aquela unidade é de péssima qualidade. O próprio governador flagrou pacientes graves esperando meses a fio e em desconfortáveis macas para serem operados. Muitos morrem ali mesmo. A molecagem com as vidas alheias chegou a tal ponto que o governo se deu a desplante de inaugurar um centro de nefrologia sem data para funcionar. Era tudo de mentirinha! E o que fez Belivaldo sobre essa cafajestice da Saúde? Apenas conversou com Almeida Lima. Ou seja, os miseráveis, muitos deles eleitores dessa gente, vão continuar morrendo à míngua nas toscas macas, enquanto o governo propagandeia demagogicamente que oferece aos sergipanos uma saúde de primeiro mundo. Uma fuleiragem!

Até que enfim

Finalmente, o governo estadual vai pagar a folha de pessoal e os aposentados. Os primeiros recebem amanhã os salários do mês passado, enquanto os velhinhos botam a mão na grana quinta-feira próxima. O anúncio do pagamento alegrou mesmo foi os credores dos servidores e aposentados, todos endividados até a medula por culpa exclusiva da incompetência governamental. Cruz credo!

Dia de posses

O governador Belivaldo Chagas empossa hoje dois secretários. Emprestado pelo Banco do Nordeste, Ademário Alves assume a Secretaria da Fazenda, enquanto o ex-titular desta sucateada pasta, Josué Modesto dos Passos, toma posse na Educação.

Morde e assopra

Na relação com o ex-governador Jackson Barreto (MDB), o PT continua mordendo e assoprando. Enquanto os petistas da tendência Construindo um Novo Brasil apoiam a candidatura de JB ao Senado, a turma da Articulação de Esquerda quer vê-lo pelas costas. Líder deste último agrupamento, a deputada estadual Ana Lúcia espalha que Jackson deixou o “governo numa profunda crise política”. Misericórdia!

País desigual

Até quem possui foro privilegiado discorda desta absurda prerrogativa. É o caso do senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Segundo ele, a impunidade tem que ser varrida do Brasil. “Um fator que torna desigual o nosso sistema de punições é a continuidade do foro privilegiado, que funciona como um manto de proteção contra corruptos notórios. A Câmara Federal deve ao país acabar com essa excrescência”. Certíssimo!

JB nas paredes

Ao menos nas paredes das repartições públicas Jackson Barreto (MDB) ainda é o governador de Sergipe. A foto oficial de JB permanece afixada em todas as secretariais e empresas estatais. Não há previsão para o retrato do emedebista ser substituído pelo do atual governador Belivaldo Chagas (PSD).

Cabeças a prêmio

Os criminosos do capitão Manoel Oliveira e dos cabos Valdomiro de Passos Filho e Arnaldo de Mendonça Morais que se cuidem. As Associações Unidas dos Militares e o deputado estadual Capitão Samuel (PSC) estão oferecendo um prêmio de R$ 5 mil a quem fornecer informações sobre os matadores dos três militares. Alguém conhece por aí algum caçador de recompensa?

Não muda

O deputado estadual Georgeo Passos não é mais o líder da oposição na Assembleia. Ele deixou o cargo após trocar o PTC pelo partido Rede Sustentabilidade. Mesmo assim, Passos diz que seu comportamento permanece o mesmo: “Vamos fazer o contraponto ao desgoverno que aí está”, discursa.

Fique ligado

O eleitor tem até o próximo dia 9 para requerer a sua inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral. A data também será o último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade. A inclusão e a atualização da identidade de gênero no cadastro eleitoral também devem ser feitas até o dia 9 de maio para valer nas eleições de outubro. Não perca o prazo!

Ninguém quer

As Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) de Laranjeiras e Camaçari não despertam interesse do mercado. Especialistas disseram ao jornal Valor Econômico que se a Petrobras quiser vendê-las terá de oferecer "um negócio da China". Segundo Marcelo Mello, analista da INTL FCStone, as fábricas de Sergipe e da Bahia são muito ineficientes. Homem, vôte!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 30 de maio de 1907

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais