“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
No feudo chamado Sergipe Del Rey tudo é possível. Lá, no feudo, ninguém se preocupa com fiscalização. É um verdadeiro faz de conta.
Eleitos, pessoas de famílias tradicionais e profissionais liberais apresentaram ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE, ridículos patrimônios bem diferente do que realmente tem e ostentam pelas redes sociais e no dia a dia. Com o uso de inteligência artificial o portal G1 da Rede Globo, divulgou, em cada Estado, os dados de cada um dos eleitos. Veja os absurdos em Sergipe aqui.
Bastaria uma fiscalização conjunta da Justiça Eleitoral, da Receita Federal com o apoio da Polícia Federal para comprovar e pedir a cassação de dezenas de eleitos não só em Sergipe, mas em todo país, por crime de omissão, fraude de dados e sonegação fiscal.
Se um gestor ou parlamentar eleito tem a coragem de omitir e fraudar seus respectivos patrimônios, imaginem o que fazem com seus mandatos.
É apenas um alerta do blog. Com certeza, no feudo chamado Sergipe Del Rey, ninguém tem coragem de iniciar uma cruzada pela moralização dos ridículos patrimônios apresentados por vários eleitos.
Itabi: ex-prefeito Mané do Povo, que invadiu a Prefeitura será punido exemplarmente se depender do MPE E o blog foi informado, por um membro do MPE/SE, que o ex-prefeito de Itabi, Mané do Povo, que invadiu a sede da Prefeitura um dia após a posse do novo prefeito, não ficará impune. O caso foi o mais escandaloso da história de Sergipe. Dizem que o ex-prefeito não teme porque tem um padrinho forte com força no TCE/SE. Desta vez não tem jeito. Foram vários crimes cometidos, inclusive ninguém fique surpreso se pedirem a prisão preventiva do infrator.
Propriá: ex-prefeito Iokanaã deixa R$ 2 milhões de débito com servidores. Ainda falta levantamento fornecedores E o ex-prefeito de Propriá, Iokanaã Santana, terá muito que se explicar aos poderes fiscalizadores. Pelos primeiros levantamentos, deixou um caos na Prefeitura. Só de folhas dos servidores, que ficaram sem pagamento no mês de dezembro de 2020, dá um total geral de R$ 2.045.310,66. Sem contar os fornecedores cujo levantamento ainda está sendo concluído pela atual gestão, já que a todo o momento chega alguém cobrando dívidas. Um relatório deve ser feito e encaminhado às autoridades fiscalizadoras. Um gestor deste “porte” deve ser banido para sempre da vida pública.
Renúncia na Academia Sergipana de Letras O que está acontecendo com a tão nobre e honrosa Academia Sergipana de Letras? Nos últimos tempos têm surgido várias notícias em alguns órgãos da imprensa sergipana, inclusive nesse espaço, sobre alguns acontecimentos nebulosos. E agora circula a informação que um dos membros da atual diretoria entregou há mais de um mês a carta de renúncia do cargo para presidência e parece que até agora na foi comunicado oficialmente para os membros da academia a renúncia. Qual o motivo da renúncia? E por que ainda os membros da academia não receberam o comunicado oficial da renúncia pela presidência da casa?
Academia Indouto Familiar de Sergipe A Academia Sergipana de Letras está sendo descaracterizada nos últimos anos pela presidência e com a conivência de muitos que se calam ao invés de defender a instituição das transformações que estão sendo criadas. Os bons, que são a maioria, precisam se unir e assumir a ASL para colocarem a academia como atuante em prol da cultura sergipana e não como um feudo familiar. Nas rodas culturais já tem até apelido: Academia Indouto Familiar de Sergipe. Qualquer dia alguém escreve um livro sobre este período nebuloso da ASL.
Desde 2018 que parte da imprensa de Sergipe vem denunciando a degradação do mangue do Parque Ecológico Tramandaí localizado no Bairro Jardins em Aracaju. Só promessa da Prefeitura através da Sema. De concreto nada! A foto acima foi tirada no sábado, 09. Mostra toda a omissão. Cadê as entidades ambientais?
Quando a SMTT vai determinar que os ônibus usem as faixas do corredor da Avenida Hermes Fontes? Anunciada com pompa a obra de alargamento da Avenida Hermes Fontes está pronta com o novo corredor para os ônibus e suas respectivas paradas. E quando os ônibus vão começar a utilizar? O que se vê hoje é uma bagunça: ônibus na via dos carros e carros no corredor dos ônibus.
Atenção Defesa Civil! Está esperando uma tragédia para notificar a Procuradoria Geral do Estado? A foto é da obra do prédio da Procuradoria que está paralisada e com equipamentos expostos podendo causar acidente em pleno centro de Aracaju, na Rua Itabaiana. A foto acima deixa clara a tragédia anunciada.
Prefeitos já gastando por conta E alguns prefeitos eleitos e reeleitos já estão gastando por conta dO novo mandato. Há prefeitos comprando carrões, casas de praia, viagens para resorts com toda família e até o papagaio vai junto. Sem contar a compra de cavalos de raça e motos potentes. O Ministério Público poderia fica de olho nisso, já que o Tribunal de Contas deixou de ser um órgão fiscalizador para pensar somente nas eleições 2022.
Calote ao ex-comissionados vai parar no MPE E um grupo de ex-comissionados do governo estadual, que prestou serviços ao Estado até 2018, resolveu pedir o apoio do MPE para receberem o que tem direito como férias e décimo terceiro. Tudo isso porque o grupo cansou das promessas de pagamento por três anos. Querem até denunciar o governador por improbidade administrativa.
Ex-deputado com força na região Agreste Embora tenha base eleitoral na região Centro-Sul, o ex-deputado estadual Venâncio Fonseca está com força na região Agreste, principalmente em pequenos municípios e escalando até mesmo secretários municipais. Até em gestão cujo prefeito foi inimigo declarado com farpas históricas pela imprensa, o ex-deputado emplacou secretário. O mundo está virado mesmo, pois quem diria que os velhos caciques inimigos eternos acabariam em lua de mel.
Novos prefeitos e velhos políticos Parece que não mudou em algumas novas gestões municipais: velhos prefeitos e prefeitas voltando a governar as cidades e pelo jeito tendo os mesmos comportamentos da velha política de 30 anos atrás. Só que agora quem manda são os filhos, sobrinhos, amantes, ex-Deputados, blogueiros, torcida de futebol, esposas…
Combate ao coronavírus Passados 10 dias da posse dos novos prefeitos, o blog aguarda esperançoso medidas fortes de combate ao coronavírus por parte dos novos prefeitos. Ou vão ficar esperando apenas as ações e os recursos do governo federal? É preciso criatividade na gestão para combater a pandemia ou até mesmo pedir ajuda às prefeituras que deram certo como no caso de Itabaiana que é exemplo em Sergipe. Não dá mais para ser “prefeito faz de conta.” O povo rejeitará daqui a quatro anos.
Em Itabaiana, Adailton Sousa prova que continuidade é diferente de continuísmo Um texto do jornalista Anderson Cristian publicado no blog dele. “De tempos em tempos, as pessoas se movem por um desejo de transformação, de renovação. Assim como, de tempos em tempos também, as pessoas preferem a serenidade pacífica da continuidade. Em Itabaiana, em 20, a continuidade prevaleceu nas eleições municipais, pois o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) elegeu seu sucessor, Adailton Sousa, também PL, com larga vantagem – aliás, a terceira maior diferença de votos da história itabaianense. As oposições, desde a campanha e após serem derrotadas, acusaram para o risco de continuísmo administrativo, como que a dizer que Adailton não governaria e coisa e tal… Bem, a julgar pelo início do mandato, as oposições estão claramente erradas. Em seus primeiros atos, Adailton tem feito mudanças pontuais, dando sinais de que não mexerá radicalmente em um time que tem ganhado todas.”
Itabaiana tem sido vanguarda na forma de combater a pandemia Continua Anderson: “Mas foi uma declaração dele nesta sexta, 8, que mais me chamou a atenção. “Nós iremos estudar uma forma de começar a comprar os insumos necessários, como as seringas, e, posteriormente, a vacina”, disse o prefeito. Ora, ora, isso vai na direção imediata de uma decisão de Valmir, no ano passado, por comprar testes para a Covid-19. A atitude dele, à época, foi por demais corajosa: mais testes, mais contaminados e mais críticas da oposição. Mas, por outro lado, mais testes, mais identificados, mais pessoas isoladas e mais vidas salvas, né não? Assim, Adailton mostra que não administrará sob o signo do continuísmo, sem uma característica própria em sua gestão. Mas, ao mesmo tempo, demonstra que dará continuidade ao que deu certo na gestão passada. E é por aí que a coisa deve seguir. Simples assim!”
Números não mentem Ainda pra destacar o pioneirismo e a coragem dos itabaianenses, especialmente do ex-prefeito Valmir de Francisquinho, na tomada de decisões: por optar pela compra de teste e a consequente testagem em massa, Itabaiana, na sexta, 8, tinha 14.464 testes realizados, algo pouco acima de 15% da população estimada pelo IBGE devidamente testada. Para efeito de comparação, Sergipe, como um todo, também na mesma data, tinha 258.739 testes realizados. Pela estimativa populacional do IBGE para Sergipe, esse número representa algo pouco acima de 11% da população. Percebe o quão Itabaiana está na vanguarda em relação às ações possíveis no combate à pandemia? Por isso, que não se duvide: assim que o Governo Federal autorizar, Itabaiana sairá na frente na questão das vacinas, conforme o prefeito Adailton já garantiu.
Socorro: ritmo intenso de trabalho continua Chama a atenção o ritmo intenso de trabalho no município de Nossa Senhora do Socorro. Depois de reeleito, o prefeito Padre Inaldo continua com ações em todos os povoados. Um exemplo, na semana passada homens e máquinas atuaram em várias comunidades, realizando os mais variados tipos de serviços, que vão desde a limpeza, capinação. drenagem, pavimentação, até o recapeamento asfáltico. No Parque dos Faróis, a obra de asfaltamento de ruas segue em ritmo acelerado.
Socorro: ritmo intenso de trabalho continua II Na última sexta-feira, 8,o prefeito Padre Inaldo e o secretário de Infraestrutura Eliel Felipe visitaram o terreno onde será construída a nova creche do Conjunto Parque dos Faróis. Além disso, também visitaram a obra de duplicação do retorno da Avenida Coletora “A”, que está sendo construída no Marcos Freire I, próximo ao Shopping Prêmio.
Cadeia produtiva leite: AEASE realiza visita técnica E a diretoria da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe – AEASE, que tem à frente o presidente, Fernando Andrade, realizou no último fim de semana uma visita técnica a Agroindústria Laticínios Alvorada, localizada no povoado Chan, em Itaporanga D`Ajuda. Além da visita as instalações (curral de aclimatação, sala de ordenha, sala de resfriamento, entre outros) foram realizada uma reunião de nivelamento, com todo o grupo, oportunidade em que o Sr. José Antônio Magalhães Consultor Técnico Projeto Bahia Leite, apresentou a experiência do Estado da Bahia.
Pontos destacados Alguns dos pontos destacados da apresentação: A necessidade dos produtores se organizarem em torno de uma associação ou sindicato, no sentido de ter representatividade e poder de barganha; Contratação de consultoria para elaboração de estudo diagnóstico do setor, além de um Plano de Intervenção Técnica para a Cadeia do Leite; A necessidade de dar uma gestão empresarial a atividade, buscando a contratação de um gestor remunerado para gerenciar a associação, e dar atenção integral a entidade; Criação de Polos Regionais da Associação e a criação de calendário anual de eventos (feiras, leilões, torneios). A próxima reunião será no dia 06 de fevereiro, no Centro de Eventos Arnaldo Garcês, em itaporanga, onde acontecerá um Leilão bovino leiteiro, – Itaporanga.
Avenida Anísio Azevedo, Aracaju. Cadê os órgãos fiscalizadores? Em 2020, foram quase 10 interdições na área pela Deso para “consertar” tubulações. 2021 já começou com uma nova interdição desta vez a justificativa é um “problema ocorre devido a uma falha estrutural na tubulação do sistema de abastecimento de água, que será corrigido pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) nas próximas semanas.” Nada como começar o ano Novo faturando o velho e eterno problema da Anísio Azevedo…
Novo presidente CRA/SE Foi eleito no último dia 07 de janeiro como Presidente do Conselho Regional de Administração de Sergipe, o administrador Jorge Luiz Cabral Nunes, que é empreendedor e professor universitário, tendo atuado na gestão administrativa da Faculdade São Luís de França e na coordenação de cursos do Centro Universitário Estácio de Sergipe. É doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual pela UFS e Mestre em Engenharia da Produção pela UFPE. Atualmente é diretor proprietário do Instituto Ânimo, empresa de qualificação profissional, treinamento e consultoria empresarial.
Exposição “Natureza Manifesta” é lançada em ambiente virtual As lentes da fotógrafa Diana Reis, traz a natureza como protagonista na exposição “Natureza manifesta” que foi lançada ontem, 10, às 14h, em ambiente virtual da Attento Consultórios e Consultoria, https://www.instagram.com/attentoconsultorios/. A partir de um olhar singular, a sergipana revela manifestações sutis e contrastantes de cenários inspiradores. Diana embarcou em uma jornada que resultou em imagens inusitadas que passam despercebidas ao olhar mais distraído. O projeto começou há dois anos quando voltou a morar em Sergipe após 16 anos vivendo na Paraíba.
Conexão entre natureza interna e externa “Nesse meu retorno fui a uma festa de tradição secular do Mangue Seco, a Festa de Santa Cruz, da qual meus ancestrais da linha materna, que viveram na região, eram devotos. Quando em meio às festividades fui tomada por uma emoção muito forte. Fotografei a festa e retornei com um desejo de falar um pouco mais sobre esse sentimento. A exposição “Natureza Manifesta” nasceu a partir dessa sensação”, conta. Diana revela que de alguma forma, através da fotografia, toca em um ponto sutil de reconexão com a própria história, com o lugar que é desconhecido, mas ao mesmo tempo íntimo. “A exposição acaba sendo também um ponto de conexão entre Natureza interna e externa, na medida que exponho manifestações da Natureza, me manifesto”.
A exposição é um convite ao sentir “Sinto que as fotografias estão expostas no lugar certo, um lugar de cuidado, que convida a olharmos para esse espaço do sentir”, disse. A iniciativa inédita, de expor o trabalho em um ambiente projetado para o cuidar partiu de um convite da psicóloga Poliana Reis e do experiente publicitário, Leonardo Roeder, que atuou como curador.“ Agradeço muito toda essa conexão com a Attento, pelo olhar sensível e acolhedor que existe nesse lugar. Essa exposição é uma homenagem a uma mulher que veio antes de mim, partiu, mas nunca se foi. Maria do Carmo Reis do Nascimento permanece viva me ensinando que amor é ação”, conclui. Attento Consultórios e Consultoria está localizado no Horizonte Jardins Offices & Hotel, na Avenida Dr. José Machado de Souza, 120, sala 1107, bairro Jardins, em Aracaju.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Parceria Clube de Karatê União e APCEF/SE E o tradicional Clube de Karatê União de Sergipe, que já revelou grandes campeões nos últimos anos, fechou uma parceria com a Associação de Pessoal da Caixa – APCEF/SE, com a realização de aulas às terças e quintas-feiras, tanto para associados como também para não associados. Os horários: das 18 às 19h, para crianças; das 19h às 20h para adultos e de 20h às 21h para adulto. “Uma parceria importante para o Clube União que poderá divulgar mais ainda a arte do karatê e para o clube que vai propiciar para seus associados e não associados uma nova ação para o bem estar e uma vida saudável”, disse Yoakan Jocélis agradecendo a toda diretoria da APCEF/SE, na pessoa do diretor-presidente Diogo Melo, por abrir mais uma porta para o karatê em Sergipe.
Cachoeira do Saboeiro! Que tal conhecer uma das cachoeiras mais lindas do Brasil, tomar banho de rio e nascentes e de quebra comer uma deliciosa galinha de capoeira com pirão? Então, dia 17 de janeiro você vai fazer tudo isso, com a Destino Aventura na Cachoeira do Saboeiro. Mas aproveita, porque as vagas são limitadas! Informações e Reservas: Alex Moura, Tel ( 079 ) 9.9959-2100 WhatsApp. E-mail: destinoaventura.se@gmail.com Instagram: https://www.instagram.com/destinoaventurase/ Facebook: https://www.facebook.com/destinoaventurase
Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wanderr.bastos/ D. Petronila da Cruz, 97 anos, nascida e criada na zona rural de Carira-SE, devota de N. S.ra do Carmo e de S. Pedro. “Aqui, ela foi retratada em duas fotos rezando a Ave Maria (numa dessas fotos, ela tem um terço em suas mãos); na terceira foto, ela segura com fervor um crucifixo que ornamenta sua casa … Conversamos com D. Petronila uns 40min para poder concretizar os retratos”, explicou Wanderson.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
Não haverá Salvação! Por Antônio Samarone, médico sanitarista
“Para este tempo sem escolhas/ Para esse templo de Bufões/ Para estes Vendedores de ódios/ Para estes Cangurus metafísicos/ Para estes Balconistas de intrigas/ Peço a Corda ou o Paredão”. Alberto Carvalho (Itabaianense).
A invasão do Capitólio pelas falanges da extrema direita americana, demonstrou o desprezo dessa gente pela democracia.
Em fevereiro de 1933, os Nazistas tocaram fogo no Reichstag, sede do Parlamento alemão. Puseram a culpa numa conspiração comunista.
Essa prática é antiga. A democracia americana possui instituições fortes. O Golpe fracassou!
No Brasil, em caso de derrota do “Bolsonarismo” nas urnas, em 2022, já foi anunciado que eles não aceitarão. A Fraude está prevista com antecedência.
Se eles terão ou não o apoio das Forças Armadas não tem a relevância imaginada. Será um Golpe Miliciano. Existem no Brasil cerca de 600 mil milicianos, gente disposta a não perder as regalias conquistadas. Isso é o dobro do contingente militar.
O Exército brasileiro não foi treinado para combates. Temos um Exército de Gabinetes, aliás, bem assentado nos Cargos do Serviço Público. Basta que as Forças Armadas fiquem nos quarteis, como ocorreu na Bolívia.
As milícias se encarregarão do jogo bruto. Não haverá combates. O Povo continuará descendo os Morros apenas no Carnaval.
Não existem saídas fora da democracia!
O princípio republicano “O Poder Emana do Povo”, não permite atalhos. Quando os amarelinhos saíram às ruas clamando o fim da política, estavam pedindo ao mesmo tempo o fim da democracia (conscientes ou não).
Nas antigas civilizações o Poder emanava das divindades. O Rei era um representante de Deus, quando não se transformava no próprio. Os Reis eram, no mínimo, descendente direto dos deuses.
Esse tempo passou!
Os Poderes militar, religioso, jurídico, econômico, miliciano quando tutelam a sociedade, mesmo com boas intenções, descambam para a Tirania.
Não existem saídas fora da democracia e não existe democracia sem política.
Criminalizar ou satanizar a política é um largo caminho para as ditaduras.
Mais textos Antônio Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/
PELO TWITTER
www.twitter.com/vaticannews_pt Jesus “nos diz que não nos salva do alto, com uma decisão soberana ou um ato de força, um decreto, não: Ele nos salva vindo ao nosso encontro e tomando sobre si os nossos pecados. É assim que Deus vence o mal do mundo: abaixando-se e assumindo” #PapaFrancisco #BatismodoSenhor
Jesus “nos diz que não nos salva do alto, com uma decisão soberana ou um ato de força, um decreto, não: Ele nos salva vindo ao nosso encontro e tomando sobre si os nossos pecados. É assim que Deus vence o mal do mundo: abaixando-se e assumindo” #PapaFrancisco #BatismodoSenhor pic.twitter.com/G1vwb5milR
— Vatican News (@vaticannews_pt) January 10, 2021
www.twitter.com/gilbertotv Super feliz pelo Twitter suspender definitivamente Donald Trump por incitação a violência. E pensar que esse cara é o atual Presidente dos Estados Unidos da América. O bom é que já está de saída. Perdeu a eleição…já vai tarde. O mundo do bem comemora !
www.twitter.com/HenriClay A liberdade de expressão não pode ser instrumento de destruição da democracia. Tudo tem limites. A liberdade é filha da democracia.
www.twitter.com/J_LIVRES Por Zédassilva
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.” Esta semana todos os dias as frases do blog serão de
Ernest Hemingway, jornalista correspondente de guerra e escritor norte-americano.