Se eu governasse o Mundo. Umberto Eco

Faleceu na sexta-feira, 19, Umberto Eco escritor e filósofo italiano, aos 84 anos, que tinha câncer. Entre os livros mais importantes “O Nome da Rosa” traduzido para 30 línguas e com mais de 10 milhões de cópias vendidas. O blog reproduz a entrevista dada por ele no ano passado a jornalista Serena Kutchinsky?

O que eu faria se governasse o mundo? Só posso dar uma resposta polêmica sobre o que eu faria se governasse o mundo, já que não existe chance de que isso aconteça. À medida que fui envelhecendo, comecei a odiar a humanidade. Assim sendo, se fosse dono do poder absoluto, deixaria que a humanidade persistisse no caminho da sua autodestruição, de modo que ela seria mesmo destruída, e eu seria mais feliz.

As pessoas como eu, os assim-chamados intelectuais, fazemos nosso trabalho, podemos escrever artigos, temos nossas formas de protestar, mas não podemos mudar o mundo. Tudo o que podemos fazer é apoiar a política de empatia. Angela Merkel fez uma declaração positiva quando incentivou o povo alemão a acolher refugiados sírios. Ela mudou a imagem do povo alemão em todo o mundo. Depois disso, os alemães já não serão vistos como membros da SS de Adolf Hitler. Isso é o que um político pode fazer.

Na rede não existe controle de qualidade

Os jovens precisam aprender a filtrar e a questionar as informações que recebem através da internet, em vez de toma-las como verdades absolutas. Trata-se de uma tarefa difícil. Eu uso a Wikipedia e sei que posso confiar em 90 por cento do seu conteúdo. Mas, na minha própria página, as pessoas escreveram que eu sou o primeiro de uma fiada de 13 irmãos, e que me casei com a filha do meu editor. Nada disso é verdadeiro. Assim, essa informação pode estar sujeita à manipulação. Um dos meus netos tem 15 anos e diz que muitos de seus amigos acreditam nas “teorias da conspiração” que são divulgadas na Internet. Na rede não existe controle de qualidade, e isso é um enorme problema.

O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a detentor da verdade. As redes sociais deram voz a legiões de imbecis que, antes dessas plataformas, apenas falavam nos bares, depois de uma dose de cachaça, sem prejudicar a coletividade. Essas redes constituem um fenômeno que nos permite ter acesso a conteúdos cujo acesso, de outra forma, seria muito difícil.  Mas… nem tudo são rosas e, a verdade, é que muitas pessoas não estão “educadas” para fazerem bom uso da internet e das redes sociais em particular. Normalmente, esses imbecis seriam imediatamente calados, mas agora têm o mesmo direito à palavra que um Prêmio Nobel!

Livros com menos de cem páginas

Cada governo deveria fazer um grande esforço para tentar incrementar e melhorar a educação. Antes da Primeira Guerra Mundial, apenas cerca de 20 por cento das pessoas na Europa recebera um ensino fundamental. Hoje em dia, o problema são as universidades. Procura-se reduzir os requisitos exigidos para entrar-se nela, de modo que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior. Isso é louvável, mas apresenta o risco de que a qualidade do processo educacional seja reduzida. Isso aconteceu na Itália, no Brasil e na maioria dos países recentemente, e os resultados são uma tragédia. Agora, os três primeiros anos de universidade são muito fáceis e os alunos não têm de ler livros com mais de 100 páginas. Aqueles que detêm o poder precisam compreender que para vencer a pessoa precisa enfrentar desafios. Quando eu estava na universidade tive de ler milhares e milhares de páginas e não morri por causa disso!

O ensino de línguas é a única coisa que eu tornaria obrigatória nas escolas. Se o conceito de Europa existe, ele é baseado no conhecimento mútuo da linguagem. Em dois de seus maiores países, França e Inglaterra, a maioria das pessoas parecem conhecer apenas a sua própria língua. Até bem pouco tempo, na Inglaterra, as pessoas eram fluentes em latim. Hoje, poucos sabem que o latim é uma língua. O meu neto é uma exceção à regra, há dois anos estuda grego, mas apenas porque nós, seus pais e avós, assim o quisemos; ele ainda não é capaz de ler Homero no original, claro. Mas tem desenvolvido uma compreensão da civilização. Este é o sentido da palavra grega "encyclios," que significa "educação circular", de onde vem a palavra "enciclopédia".

A necessidade de uma crença religiosa

Os homens são animais religiosos. Os cães não são religiosos. É verdade que eles latem para a Lua, mas provavelmente não por causa da religião. Os seres humanos têm a tendência de buscar as razões e os motivos da situação em que se encontram. Há uma bela frase atribuída a GK Chesterton: "Quando os homens não acreditam mais em Deus, não é que passaram a acreditar em nada; é que passaram a acreditar em tudo.” Não há governante do mundo capaz de eliminar a religião. Você pode ser ateu ou não-crente, mas tem de reconhecer que a grande maioria dos seres humanos precisa de alguma crença religiosa. Karl Marx dizia que a religião é o ópio do povo, que ela mantém as pessoas tranquilas. Mas a religião também pode ser a cocaína do povo. Ela tem uma função dupla: dar resposta a algumas questões fundamentais e, às vezes, empurrar os crentes na luta contra os não-crentes. Trata-se de uma das características da humanidade, da mesma forma que os seres humanos constituem a única espécie capaz de amar.

Por último, se eu fosse governante do mundo, gostaria de obrigar as pessoas a ler todos os meus livros, para que eles se tornem tão inteligentes como eu e não acreditem que devamos ter um governante do mundo! Fico irritado quando recebo comentários positivos quando eles são positivos por razões equivocadas. E às vezes sinto-me sensibilizado por comentários negativos porque quem os faz de algum modo percebeu que nos meus escritos existe algo de verdadeiro. Outras vezes, fico irritado com um comentário negativo porque acho que ele é simplesmente estúpido. Mas tudo bem, isso faz parte do jogo.

Frei Paulo: Cadê as Ambulâncias?
A licitação da Prefeitura Municipal de Frei Paulo para compra de duas ambulâncias e quatro veículos de pequeno porte foi

 autorizada em 23/04/2105. A empresa vencedora foi a Samam veículos, os carros de pequeno porte foram comprados e apresentados à população no ano passado. Mas e as duas ambulâncias? A única que tem no município está precisando de uma boa manutenção.

Frei Paulo: Cadê as Ambulâncias? II
O blog foi informado de que na sexta-feira, 19, uma senhora passou mal e quando ligaram para o hospital  municipal foi informado de que não tinha carro para socorrê-la, depois apareceu um carro de pequeno porte enviado pelo hospital.Com a palavra o prefeito e os órgãos de fiscalização de Sergipe. Se é que já voltaram de férias ou 2016 ainda não começou para eles.

Ouvidoria do TJSE: campanha será utilizada pelo TJ de Tocantins
Informações sobre os canais de comunicação com a Ouvidoria e os 10 mandamentos do bom atendente são os principais motes da campanha Atendimento Legal. Lançada pela Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Sergipe em novembro do ano passado, a campanha está sendo colocada em prática também pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), com o nome ‘Atendimento Nota 10’.

Qualidade
Segundo a Desembargadora Iolanda Guimarães a qualidade deixou de ser motivo de preocupação apenas das empresas privadas. "Os setores públicos vêm, há algum tempo, lidando com os desafios de operar mudanças profundas, com o propósito de melhorar a satisfação dos usuários com a qualidade dos serviços públicos

TJSE virtualiza 1º Unidade Criminal no Nordeste
Desde o dia 15 de fevereiro, a Vara Criminal da Comarca de São Cristóvão é a primeira unidade criminal do Nordeste a iniciar procedimentos e processos criminais de forma 100% eletrônica. A implantação do Processo Criminal Eletrônico no Poder Judiciário é prioridade da gestão do Des. Luiz Mendonça e do Comitê Gestor de Priorização do 1º Grau de Jurisdição, presidido pela Desª Elvira Maria de Almeida Silva. A previsão é de que até o final do primeiro semestre todas as unidades criminais estejam virtualizadas.

TJSE virtualiza 1º Unidade Criminal no Nordeste  II
A partir de agora, o processo criminal estará disponível para partes e advogados diretamente por meio eletrônico, não necessitando o deslocamento para o ambiente do fórum para ter acesso aos autos. Os atos do processo serão migrados para o meio eletrônico e realizados de forma automática pelo sistema, garantido segurança e celeridade.

Em Brasília
Nas últimas quinta e sexta-feira, o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, esteve em Brasília onde participou de reuniões nos Ministérios do Transporte, Turismo, Trabalho e Ciência e Tecnologia.

Pauta
Em pauta, liberação de recursos para obras em andamento, discussão sobre as obras do programa CID, finalização da nova sede do Sergipe Tec e justificativa de implantação de projeto para uma nova rodovia no Litoral Sul.

Resultado do lixo que acumula nas ruas do Aruana. Com as chuvas, ruas alagadas                                            

A foto ao lado é da rua E, no Residencial Águas Belas no bairro Aruana (Zona de Expansão) na última sexta-feira pela manhã, após as fortes chuvas. É o resultado do lixo e da falta de limpeza em diversos terrenos públicos há vários meses. A foto é do leitor Jôfre Tarquínio

Nota à imprensa – PSDB/SE
Do presidente estadual do PSDB/SE, Pedrinho Barreto: “Durante entrevista no programa “A Hora da Verdade”, com o radialista George Magalhães, o vice-prefeito José Carlos Machado afirmou ter usado do “prestígio dele” para resolver os problemas financeiros do partido. Diante desta afirmativa, faz-se necessário questionar: “Porque, durante os 4 anos em que o PSDB esteve sob o comando de Machado, os problemas não foram resolvidos?”. Curiosamente, somente quando a atual Direção Estadual do partido assumiu é que foram colocados em dia os pagamentos dos funcionários e as contas de água e energia da sede do partido. Hoje, e somente agora, o PSDB de Sergipe vem recebendo normalmente sua verba partidária e honrando com suas despesas. A atual Direção Estadual PSDB tem o compromisso de que o partido continue se fortalecendo e seja uma sigla forte em Sergipe. Para isso, é importante que os seus filiados mantenham o compromisso de fazer com que o PSDB caminhe com suas próprias pernas.”

Combate ao Aedes aegypti,
Na manhã da sexta-feira, 19, a deputada Maria Mendonça participa na Escola Municipal Benedito Figueiredo das Ações desenvolvidas pelas Secretarias de Educação e Saúde de Itabaiana.As atividades nas escolas da Rede Municipal buscam conscientizar e mobilizar os estudantes para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

Informações
“Está de parabéns toda a gestão do município de Itabaiana. Só na rede pública são diversas escolas. Por meio da sala de aula podemos manter informadas a juventude, as crianças, e elas levarem para dentro de casa uma nova atitude. A participação de todos é de fundamental importância para a eliminação do mosquito”, disse Maria.

"OAB/SE impetrará Mandado de Segurança contra Instrução Normativa da Receita Federal n.º 1571
O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE deliberou pela inconstitucionalidade da Instrução Normativa da Receita Federal n.º 1571/2015, que viola o sigilo fiscal dos contribuintes. Em breve, a entidade impetrará um Mandado de Segurança, com pedido de liminar, para garantir o direito dos cidadãos ao sigilo bancário.

Operações
A Instrução estabelece que bancos, seguradoras, planos de saúde, distribuidoras de títulos e valores mobiliários e demais instituições financeiras são obrigadas a enviar à Receita, a partir de determinado patamar mínimo, toda a movimentação financeira de todas as operações que o contribuinte realizar, mediante a prestação de informações via “e-Financeira”.

Informações
De acordo com a Instrução referida, as instituições financeiras deverão prestar informações relativas às operações financeiras que gerem o montante global movimentado, em cada mês, superior a R$ 2.000,00, para pessoas físicas, e R$ 6.000,00, para pessoas jurídicas. Para o relator da matéria, Gustavo de Andrade Santos, a Instrução é uma invasão da vida privada dos cidadãos.

Inviolabilidade
Para ele, a norma contraria o disposto nos incisos X e XII de nossa Carta Magna, que expressamente dispõem no sentido de que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra, a imagem das pessoas e o sigilo das correspondências e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo por ordem judicial para fins de investigação criminal.

Direito fundamental
“O art. 5º da Constituição Federal, em seus incisos X e XII, estabelece a proteção à privacidade e à intimidade. Não pode o interesse do Fisco, na elevação da carga tributária, sobrepor-se a um direito fundamental, erigido pelo Poder Constituinte Originário à condição cláusula pétrea, sequer modificável por emenda constitucional, a ponto de suprimi-lo”, ressalta o Conselheiro.

Raiz constitucional
De acordo com Gustavo, “a proteção à inviolabilidade do sigilo bancário tem raiz constitucional  e não decorre da criação dadivosa do legislador complementar, integrando o rol dos direitos e garantias fundamentais de todos os cidadãos brasileiros”."

Feirantes do Centro
A Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, informa que nesse próximo domingo, 21, acontecerá a instalação da segunda etapa da revitalização da Feira do Centro, nas proximidades do Terminal Governador Luiz Garcia (Rodoviária Velha). A mudança será a partir das 8h, quando serão instaladas dezenas de pessoas no novo espaço naquela mesma área. Desde o último dia 31 de janeiro, a Prefeitura de Aracaju vem realizando modificações benéficas tanto aos comerciantes quanto aos clientes que frequentam o local.

Codise e Sebrae buscam de parceria
O que depender do presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Vinícius Baudouin Mazza, Sergipe será uma terra de oportunidades, renda e trabalho. Para tanto, o novo gestor da empresa de economia mista realizou durante esta semana mais uma visita de cortesia, desta vez, no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em que Mazza se reuniu com o superintendente da instituição, Emanoel Silveira Sobral, a fim de gerar parcerias visando assim o empreendedorismo no estado.

Apoio
De forma cordial, Mazza afirmou ao superintendente do Sebrae que boa parte das pessoas que vai à Codise pedir apoio à Companhia são pequenos e médios empresários e que muitos deles precisam de uma capacitação para gerir seus negócios.

Capacitação
“A minha ideia de vir aqui no Sebrae, além de gerar uma agenda positiva, foi justamente de pedir um apoio ao superintendente para que seus técnicos possam dar uma capacitação a estes empresários que por muitas das vezes precisam de mais informações de como conduzir seu empreendimento”, comentou Mazza afirmando ainda, que um dos seus desejos como presidente da Companhia é estreitar laços com todas as instituições e empresas que promovam o desenvolvimento econômico em Sergipe. “Quero unir todos com o único propósito: gerar cada vez mais renda e emprego para a nossa gente”, afirmou Vinícius.

Trabalho conjunto
Satisfeito, o superintendente do Sebrae, Emanoel Silveira Sobral, além de elogiar a atitude do presidente da Codise em procurar a parceria, disse que quando Vinícius era presidente da Junta Comercial, ambas as instituições já realizaram parcerias. “Não poderia esperar coisa diferente dele. Acredito que juntos, a Codise e o Sebrae, podem realizar um grande trabalho. Cada um fazendo seu papel, cada um complementando as ações que os outros têm que fazer na capacitação de indústrias, na concessão dos Distritos Industriais, tentando assim capacitar esses empresários de gestão para que comecem seus negócios com plano de trabalho realmente efetivado e consciente, tentando com isto diminuir a mortalidade de nossas empresas”, finalizou Sobral.

Banese financia a compra de imóveis residenciais
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) financia a compra de imóveis residenciais novos ou usados, localizados no Estado. Segundo o superintendente de Crédito do Banco, Wesley Teixeira Cabral, o Crédito Imobiliário Banese financia até 90% do valor do imóvel, com prazo de pagamento de até 35 anos e uma das melhores taxas do mercado.

Carteira
“Nos últimos oito anos, desde que o Banese reabriu a sua carteira de crédito imobiliário, centenas de pessoas adquiriram seus imóveis com financiamento através da nossa instituição”, afirma o superintendente.De acordo com ele, para adquirir o financiamento, o cliente precisa atender a algumas condições, como ser correntista do Banese, ter cadastro aprovado pelo Banco, ser maior de 18 anos ou emancipado, e comprovar rendimentos suficientes para a concessão do crédito.

Condições
“O cliente que optar pelo financiamento imobiliário do Banese pode contar com a credibilidade e a solidez do Banco no mercado financeiro e agilidade no processo de concessão do crédito”, disse Wesley Cabral.Ele acrescentou, ainda, que o Crédito Imobiliário Banese oferece condições especiais de financiamento para o funcionário público, conforme enquadramento disponível no site da instituição (http://www.banese.com.br ).

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Nem todas as verdades são para todos os ouvidos.” Escritor e filósofo italiano, faleceu em 19 de Fevereiro de 2016.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais