Se Jackson fosse oposição a Jackson ele já teria caído

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Se Jackson fosse oposição a Jackson ele já teria caído”. A frase pode ser interpretada de algumas formas a depender do lado político.

Os aliados de Jackson vão rir porque a frase mostra a fragilidade da oposição diante de um governo com vários problemas. Já os adversários

 podem também abrir sorrisos, porque sabem que o governo tem vários problemas, mas podem sobrar lágrimas por conta de uma oposição que mostra divisão, cujos discursos têm direções antagônicas, demonstrando preocupação apenas com 2018.

A questão é que o governador entrou 2016 procurando sarna para se coçar. Como se não bastasse colocar Almeida Lima na saúde e não ter poder de tirá-lo, quando necessitar, começará a enfrentar uma crise na segurança pública. Justiça seja feita, mesmo com os números preocupantes, a atual cúpula conseguiu reduzir os assassinatos além de ter uma gestão atuante na parte financeira. Um técnico de longos anos na SSP, disse que nunca viu um gestor tão preocupado com os gastos como João Batista. E se nas administrações anteriores, no mês de março, já tinham estouradas as dotações para diárias, hoje é tudo organizado. A essa altura foram gastos apenas 20%.

Fogos em SE: corruptos comemoram desmonte operações. Blog não acredita – Ontem, 18, dois leitores e frequentadores das rodas política e administrativa, juraram que ouviram fogos de artifícios estourando para comemorar a saída de João Batista da SSP e a consequente fragilização do trabalho do Deotap, comandando por Daniella Garcia. Falava-se que agora o trabalho terá rédeas curtas e, certamente, Daniella e outros delegados “vão pedir para sair”.  Procuram um possível erro em alguma operação para “enquadrar no bastidor” Danielle Garcia.

A sociedade sergipana, inclusive os segmentos organizados, acompanham com a apreensão essa mudanças na SSP. Se a operação Babel, a do lixo, a PC apresenta o trabalho final hoje (se a coletiva não for adiada), a Operação Antidesmonte, que pegará (ou pegaria) muitos gestores e ex-prefeitos pode virar uma “operaçãozinha” para pegar apenas quem não tem padrinho. Ou seja, será uma pizza para enrolar a sociedade. Será verdade? O blog acredita e torce que a Antidesmonte não morra, mas é difícil explicar para a sociedade neste momento a mudança que não era necessária.

O blog tem uma certeza: a queda de João Batista começou quando José Antônio, da Torre foi preso. Ele é mais que um empresário. Ele senta à mesa, bate na mesa e fala alto. Poucos têm a coragem de colocá-lo no devido lugar.

João Batista está certo, quem tira dinheiro dos sergipanos tem que ser considerado marginal. E deve ser tratado como tal.

Em 12 de Abril o blog previu: No tabuleiro de Xadrez Sergipe a peça que mexe para todos os lados não é a rainha. É a torre! Mais do que confirmado.

Se a oposição em Sergipe fosse de verdade, ou tivesse um Jackson Barreto, o governador cairia…

Consultas
Se o governador consultasse alguns amigos e aliados sobre a gestão de Almeida Lima na Adema, ele não seria galgado a pasta da saúde. Se o governador fosse avisado do clamor da sociedade não promoveria mudanças na SSP neste momento. O tempo dirá quem tem razão…

Mudanças SSP
Além do secretário João Batista, que entregou o cargo, o delegado geral Alessandro Vieira foi exonerado. Os dois saem de cabeça erguida e na certeza do dever cumprido. É Sergipe Del Rey, onde todos se conhecem e por isso…

Sobre matança…
Para deixar claro: matança não é sinônimo de segurança pública. Foi o que o blog ouviu ontem de um delegado de carreira muito experiente…

MPE de Sergipe silenciou…
O silêncio ensurdecedor do MPE de Sergipe dói nos ouvidos dos sergipanos e cidadãos de bem. Sergipe Del Rey é cada dia mais uma Província.

Falece ex-presidente da Câmara de Aracaju José Lopes
Faleceu ontem o ex-presidente da Câmara de Aracaju, José Lopes de Menezes. O blog não recebeu mais informações, apenas que o velório está sendo realizado no velatório Osaf. 

Lixo AJU: TCE esclarece que Prefeitura pode sim iniciar processo licitatório
Nota do TCE/SE, enviada pela diretoria de comunicação: O Tribunal de Contas de Sergipe não tem culpa que a licitação para a contratação da coleta de lixo de Aracaju não tenha sido ainda realizada. Pelo contrário. O TCE/SE evitou que um processo licitatório eivado de irregularidades fosse realizado.No dia 18 de fevereiro de 2016, observando as irregularidades flagradas na licitação lançada pela Prefeitura de Aracaju, o TCE/SE, por sugestão do conselheiro Ulices Andrade, decidiu expedir uma medida cautelar suspendendo o certame.

Inversão de fases da concorrência
Continua a nota: Conforme o conselheiro Ulices Andrade, o principal questionamento estava na inversão de fases da concorrência, "qual seja, a abertura dos envelopes antes da habilitação dos participantes, em afronta ao artigo 43 da Lei Federal Nº 8.666/93 [Lei de Licitações]".Na sessão plenária, o conselheiro apresentou relatório motivado por denúncia da empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda., questionando ainda uma série de outros itens da Concorrência nº 005/2015, que tinha como objeto a contratação de empresa especializada na execução dos serviços de “Coleta de Resíduos Sólidos, Limpeza Pública, Poda e Supressão de Espécies Arbóreas”.

Outro processo não está inviabilizado
E conclui a nota: Mas a decisão do TCE não inviabilizava que outro processo licitatório devidamente legal fosse realizado. O problema estava naquele evento específico, cujo ponto mais controverso, como citado, era a inversão de fases da concorrência, o que é ilegal.

Por conta de divida, transbordo e aterro podem não receberem lixo
A informação repassada ontem, 19,à tarde por um técnico da Emsurb é que chegou uma notificação da Estre cobrando dividas em torno de 38 milhões do transbordo e do aterro. Cerca de 5 milhões já são da atual administração. O transbordo e o aterro podem ser suspensos nos próximos dias. Atenção: não é da coleta do lixo.

Amanhã, 20. Médicos se reúnem novamente com prefeito
E ontem, 18, uma comissão do Sindicato dos Médicos se reuniu com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e alguns secretários. Um novo encontro foi marcado para amanhã, 20.O sindicato quer que a PMA não entre com recurso no TJSE que julgou a greve legal e uma contraproposta ao parcelamento em 12 vezes do salário de dezembro.A PMA informa que apenas 162 médicos não aderiram a opção do parcelamento.

Convenções

Fortalecendo o processo de reestruturação, o PSDB vem realizando durante o mês de abril convenções municipais. Em Sergipe, o partido presidido pelo Senador Eduardo Amorim já está com 65 diretórios municipais.

Convenções II
No último final de semana, foram realizadas convenções nos municípios de Salgado, Estância, Malhador, Pacatuba, Campo do Brito e Nossa Senhora da Glória. Até o final deste mês, os demais diretórios também estarão realizando suas convenções.

Seminário em Lisboa
O ex-governador Albano Franco está em Lisboa. Ele participa como convidado do V Seminário Luso-Brasileiro de Direito Constitucional, que teve início ontem, 18, com a palestra de abertura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O tema é "Governança Pública no Contexto Constitucional" e entre outros brasileiros, serão também conferencistas do Seminário que prossegue até esta quinta-feira, os ministros do STF, Gilmar Mendes e Dias Tófoli, o ministro do TCU, Benjamin Zymler, os ministros de Estado, Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário, Bruno Araujo, das Cidades e Ricardo Barros, da Saúde, além do prefeito de São Paulo, João Dória.

Justiça do trabalho
O deputado Valadares Filho (PSB) apresentou  projeto de lei que estabelece como competência da Justiça do Trabalho o julgamento de ações de danos morais e patrimoniais, quando iniciada pelos familiares e herdeiros de empregados falecidos, nas situações em que a morte ocorreu em decorrência de doença de natureza ocupacional.

Controvérsia
A competência para julgar o pleito de indenização por dano material e moral resultante de acidente do trabalho foi definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no conflito de competência (CC) nº 7204/MG. Mas, mesmo com a decisão do STF, ainda há controvérsia a respeito de quais instâncias da Justiça são competentes para julgar tais pleitos.

Trabalhadores
“A questão deve estar disciplinada em lei para evitar que o Judiciário tenha outros entendimentos em relação à matéria, isto é, interpretações que prejudiquem os trabalhadores”. E completa Valadares Filho: “Nossa proposta vem para assegurar que causas dessa natureza sejam julgadas, sempre, pela Justiça do Trabalho”.

Gás
A Sergipe Gás S/A (SERGAS) – acaba de receber duas novas estações de medição de gás natural destinadas ao registro do consumo da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – FAFEN. As estações de medição são idênticas e têm como função a mensuração, filtragem e monitoramento remoto do fluxo de gás natural nas tubulações. Com peso aproximado de 6 toneladas, possuem 11,7 metros de comprimento cada e serão as maiores estações em operação pela SERGAS no estado de Sergipe, com uma vazão máxima de 75 mil m³/h.

Gás II
Com isso, a distribuição de gás natural no estado terá um crescimento significativo, em torno de 500% já a partir desse ano, gerando mais recursos para o estado de Sergipe. Esse considerável aumento na venda de gás natural será possível graças ao trabalho da atual diretoria da empresa no sentido de defender os interesses maiores da SERGAS na comercialização e distribuição de gás natural no estado.   

Maruim: MP requer condenação de prefeito e vereador
O Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Promotoria de Justiça de Maruim protocolou, no último dia 11, uma Ação Civil Pública requerendo a condenação de Jeferson Santos Santana e Clóvis Alberto Menezes, Prefeito e Vereador do Município de Maruim, respectivamente, por supostos atos de improbidade administrativa.

Dispensa
De acordo com a ACP, a partir de denúncia formalizada na Ouvidoria do MP, a Promotora de Justiça de Maruim, Joelma Soares Macedo de Santana instaurou Procedimento Extrajudicial através do qual ficou constatado que o Prefeito Jeferson Santana contratou, mediante dispensa de licitação, empresa de propriedade do vereador Clóvis Menezes para fornecer suprimentos ao Município.

Suprimentos
Consta dos autos que o referido vereador, por intermédio de sua Empresa “Casa São Paulo Ltda”, forneceu suprimentos ao Município de Maruim, de acordo com diversas notas de empenho anexadas aos autos, em desrespeito às normas da Constituição Federal, bem como a Lei Orgânica do Município, ou seja, a contratação foi feita de forma irregular, haja vista a incompatibilidade negocial de Clóvis Menezes, que exerce a função de Vereador em pleno exercício do mandato.

Atos
Ainda de acordo com os autos, Prefeito e Vereador praticaram supostos atos de improbidade administrativa, atentaram contra os princípios da Administração Pública previstos na CF, notadamente os de legalidade, moralidade e probidade. Por isso, o MP requer que o Poder Judiciário Sergipano aplique o comando condenatório consistente na suspensão dos direitos políticos dos agentes públicos, pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o Poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica, pelo prazo de três anos. (Coordenadoria de Comunicação/MPE)

Recursos em Brasília
O prefeito de Boquim, Eraldo de Andrade (SD) viajou a Brasília a fim de buscar recursos para o Município. Ontem, 1, esteve com o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e com deputados federais Laércio Oliveira (SD) e Valadares Filho (PSB).

Recursos em Brasília II
Em audiência com o deputado Laércio, entre outros assuntos, o prefeito buscou solução para a problemática do calçamento da Rua General Siqueira, uma das principais da cidade. Junto ao senador Valadares solicitou recursos no valor de R$500 mil para obras de calçamento, e o convidou para conhecer as obras das quadras de esportes cuja verba foi destinada pelo parlamentar, e para a inauguração do Pórtico do Município, no próximo dia 28. Recebido pelo deputado Valadares Filho, o prefeito pediu agilidade nas emendas para Boquim.

Atenção Emsurb e Ação social: ocupação em calçada
Do fotojornalista atento a tudo e a todos César de Oliveira no Facebook:”Atenção Emsurb, moradores de rua estão ocupando esta calçada que 

Calçada em frente ao camping e ao lado da praia invadida.

fica em frente ao camping obstruindo a passagem dos pedestres pela via.” O blog acrescenta a necessidade da presença da ação social municipal.

Povoados
O governador Jackson Barreto entregará hoje, 19, aos moradores dos povoados Cova da Índia, Recanto, Ponta da Serra, Santa Maria das Lages, Cachorro Morto e Cacimba Nova, no município sergipano de Poço Verde, sistemas de dessalinização que possibilitarão acesso à água potável para 541 famílias das seis comunidades. O investimento total realizado nos seis sistemas de dessalinização foi de R$ 810.000.

Povoados II
Em cada sistema são, em média, R$ 135.000 investidos, que beneficiarão aproximadamente a 2.705 poço-verdenses. O recurso é oriundo do Programa Água Doce (PAD). A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), objetiva levar água de qualidade à região do Semiárido.

Novo centro odontológico
O novo centro de odontologia do Ipesaude, que vai funcionar na Praça da Bandeira no Bairro São José deve ficar pronto no mês de julho. Esta é a previsão garantida pela equipe que está trabalhando na transformação do antigo centro de diabetes na futura clínica odontológica e que será referência em todo o Estado. A unidade ampliará a capacidade de 150 para 350 atendimentos odontológicos semanais (hoje oferecidos na sede da autarquia), atendendo também aos usuários do interior do estado.

Estrutura
“Toda a parte elétrica e hidráulica foi concluída. Neste momento estamos na fase de polimento do piso de alta resistência e na colocação de cerâmicas nas paredes e também no chão de algumas cerâmicas”,disse a estagiária em engenharia civil Beatriz Núbia, explicando que como o prédio era muito antigo e estava há muito tempo sem manutenção foi necessário  fazer reforços estruturais em algumas paredes e acrescentar colunas para garantir a segurança para os funcionários e pacientes.

Campanha
Para estimular e sensibilizar os contribuintes do Imposto de Renda a destinarem parte do seu imposto a projetos que atendam crianças e adolescentes, a Prefeitura de Aracaju e a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciaram uma campanha de divulgação nas redes sociais e imprensa para a arrecadação de doações.

Contato
"Como a maioria das pessoas que têm imposto de renda a pagar deixam para realizar a declaração na reta final do prazo, nosso intuito é lembrar que o contribuinte pode redirecionar parte do valor do imposto para o Fundo da Criança e do Adolescente. Ele não terá ônus, pois é feito apenas um redirecionamento do valor, e ainda conseguirá acompanhar a aplicação do recurso", explica a vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino. Em caso de dúvida, o doador pode entrar em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju localizado na Rua Pacatuba, 64, Centro, ou através do número (79) 3179-1349.

Forró
Nesta sábado, 22, Gil Mendes, Zé Tramela e Rojão Diferente serão os responsáveis pelo agito no Arraiá do Seo Inácio. A festa terá início às 22 horas e será realizada no Sesi da Avenida Tancredo Neves. Os ingressos estão sendo vendidos no Seo Inácio Bistrô e no site http://bit.ly/arraia-seo-inacio.

PELO TWITTER

www.twitter.com/brunocalabrich   A Constituição prevê o direito ao silêncio. Direito de mentir – que, a meu ver, não existe – é construção da 

Funcionamento: segunda a sábado das 9h às 20h.Domingo: 8h às 13h. 

jurisprudência e da doutrina.

www.twitter.com/revinhogama   Metade dos meus problemas são por eu pensar muito, a outra metade é por eu não ter pensado o suficiente…

www.twitter.com/RicMarquesTV   Sinto falta de um posicionamento do MPE. O Ministério Público de Sergipe anda tão calado.

www.twitter.com/WilliamFonseca   Experimente ficar leve, deixar o pensamento longe das pressões do mundo e das suas próprias também. O corpo e alma agradecem.

www.twitter.com/dimasroque   "Não cante vitória muito cedo, não. Nem leve flores para a cova do inimigo". – BELCHIOR.

NOTA OFICIAL

Entrevista Coletiva do SINTESE tem nova data e local
Diante da crise política ocasionada pelos atos para obstruir as investigações da DEOTAP que vinham apurando os crimes de corrupção contra a administração pública e que resultou na decisão política do governo de Sergipe de mudar o comando da Secretaria de Segurança Pública, a direção executiva do SINTESE comunica que a entrevista coletiva marcada para amanhã foi transferida para a quinta, dia 20, às 7h30 no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

INFORMES/SINTRASE

Servidores da Administração Geral deliberam pela Greve Geral do dia 28
Os servidores da base representada pelo SINTRASE vão aderir à paralisação das atividades laborais no próximo dia 28 de abril. Em assembleia geral realizada na tarde desta terça, 18, no auditório do Sindicato dos Bancários, a categoria acatou pela participação à Greve Geral proposta por centrais sindicais em todo o país.

Pleito nacional
A suspensão das atividades atende ao pleito nacional contra as reformas trabalhistas e previdência, além do projeto da Terceirização do governo ilegítimo de Temer. “Todos os trabalhadores e trabalhadoras devem cruzar os braços no dia 28 para protestar contra os retrocessos que tomaram conta do país. O SINTRASE estará junto na resistência contra mais um golpe que assola a classe trabalhadora brasileira”, afirmou o presidente, Diego Araujo.Posteriormente, serão divulgadas mais informações sobre os protestos da paralisação geral do dia 28.

Pinhão
O SINTRASE convoca os servidores de Pinhão para assembleia com a categoria na próxima quarta, dia 19. No encontro, haverá discussão de pautas específicas da categoria, como o andamento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).Junto ao sindicato, os servidores reivindicam também a abertura de diálogo com a prefeita Ana Rosa dos Santos, que tem se mostrado intransigente desde o início da sua gestão às tentativas do SINTRASE.A assembleia acontece na Travessa Frei Paulo, nº 50, a partir das 16h30.

Nossa  Senhora Aparecida
O SINTRASE realiza e convoca os servidores de Nossa Senhora de Aparecida para o ato de protesto contra os desmandos da prefeita, Veronica Santos (Vera). A categoria pede a regulamentação do salário base e licenças-prêmio e implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), entre outras reivindicações.A manifestação será na quinta, dia 20, a partir das 9h. A concentração acontece em frente à sede da prefeitura.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“O ódio é o prazer mais duradouro; Os homens amam com pressa, mas odeiam com calma.” Byron, poeta britânico, morreu em 19 de Abril de 1824 (n. 1788).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais