Segurança no Pré-Caju: terrorismo político?

Este jornalista não hesita em classificar como ação terrorista todo e qualquer comportamento que atente contra a Defesa do Estado e as Instituições Democráticas. Aliás, o capítulo da Constituição Federal que aborda a segurança pública está, exatamente, na parte destinada a tratar das instituições democráticas.

A polícia, por exemplo, é uma instituição democrática que, nos Estados Membros, está sob a coordenação do secretário da segurança, sendo o governador seu comandante supremo. No último sábado, 14, todavia, o que se viu no Clube Cotinguiba foi a deturpação do que a CF denomina como instituição democrática. Ali, o que se viu foi uma célula terrorista que se organizou em prol da disseminação do terror, do medo e da esculhambação.

Um diminuto segmento radical que, rompendo com os princípios da segunda polícia mais bem paga do Brasil (graças à Administração que aí está), fez soar tambores de guerra, às vésperas do Pré-Caju, prévia carnavalesca que reúne milhares e milhares de pessoas, que pagam os salários desses mesmos policiais.

Propósito da dita reunião: vomitar declarações infames, cujo uníssono foi: não haverá segurança no Pré-Caju (as desculpas para a realização desse leviano levante são estúpidas: aprovação da LOB, exatamente quando a AL está de recesso, fardamento novo, curso de direção defensiva, viaturas sem placas regulares e sem licenciamento etc., etc., etc., – por que não reivindicaram isso antes, mas tão-somente agora, a pouquíssimos dias do Pré-Caju? Chantagem pura.

Perplexo, este jornalista entrou em contato com membros da alta cúpula da SSP, os quais asseguraram total e irrestrita confiança na Polícia Militar, instituição centenária, sempre comprometida com o bem-estar do povo sergipano. "A PM tem em seus quadros praças e oficiais honrados, os quais, jamais, abandonariam a população ou se colocariam em rota de colisão com o governo", declarou uma alta autoridade policial.

Em verdade, ficou claro que alguns, que estão para ser expulsos da corporação (e serão), congregaram um grupo, nem de longe, ostentam a dignidade dos verdadeiros praças e oficiais da PM, para aterrorizar o povo e chantagear o governo, sob inegável motivação política.

Este jornalista, contudo, já sabe quem compõe o grupo que está por trás do golpe nazifascista. Ficou claro para o blog que estão usando uma procissão de policiais, que não honram a briosa farda que vestem, para desmoralizar a dignidade da PM, apavorar o povo, chantagear o governador e desestabilizar a cúpula da SSP.

Vão quebrar a cara, porém, pois a segurança do Pré-Caju será garantida. Pelo que se ouviu depois da reunião, o blog está convencido de que a esmagadora maioria dos homens e mulheres que formam a PM se orgulha das cores de sua farda. A Polícia Militar é uma instituição que, por merecer o respeito do Estado, não permitirá que a Defesa do Estado venha por terra, em função das ambições político-partidárias de dublês de policiais e células cancerosas no seio da PM.

Em suma: a SSP passou para este jornalista que as praças e os oficiais da Polícia Militar, como um todo, assegurarão a segurança do Pré-Caju, pois a Polícia Militar, além de ser uma corporação digna, é formada por homens e mulheres igualmente dignos, que cumprirão seu juramento de defender o povo de Sergipe.

"Nossos milicianos não serão ingratos, nem com o governo e, tampouco, com o povo sergipano, que atestaram seu valor, dando-lhes o segundo melhor salário do país. Além disso, poderemos contar com toda a polícia civil, que também integrará o aparato de segurança do pré-caju. Estamos bastante calmos. Não será o destempero de figurinhas já carimbadas no mundo da bagunça institucional que abalará nossa fé na Polícia Militar. Não nos desapontaremos com essa 'força'", passou-nos uma importante autoridade da SSP. A SSP também garantiu que os recalcitrantes que estão a estimular o motim já foram identificados, até porque possuem invejável folha corrida. "Esses, sim, serão enquadrados nos rigores da lei".

Enfim, tolo é aquele que supuser que vai usar do terror, às vésperas do Pré-Caju, para tirar dividendos em face das eleições deste ano. Ou até das eleições de 2014. Sergipe é uma terra de muros baixos. O blog já sabe quem quer o quê com essa patacoada risível e delirante. No entanto, pelo que foi passado, a decência e o respeito que regem a senda dos nobres milicianos sergipanos prosperará para que, também, prospere a paz no Pré-Caju, para todos os foliões, sergipanos e turistas.

Comentários e identificação I
O blog sempre publicou todos os tipos de comentários, inclusive criticas contra alguns textos do titular deste espaço. Nunca foram censurados desde que não fossem depreciativos. Nos últimos dias dois leitores (possivelmente professores) começaram a enviar comentários depreciativos e com acusações que não tem como provar judicialmente.

Comentários e identificação II
Pela primeira vez o blog repassou o IP dos computadores dos dois “leitores” para o setor técnico e após a devida identificação do endereço e do responsável as medidas judiciais serão tomadas. Muitos esquecem que o IP é como a placa do carro, ou seja, é fácil descobrir após uma consulta ao provedor. Tudo fica registrado.  Pelo jeito tem gente que vai precisar de mais lexotan.

Seu carro tem conserto. Sua vida não
A AutoPlus uma das maiores e qualificadas oficinas do Estado, lança a partir de hoje, 16, uma campanha através de

out-doors, vt´s e nas redes sociais de conscientização do motorista não dirigir se beber. A campanha tem o apoio da Mapfre Seguros. A diferença das outras campanhas que esta é mais impactante, mostrando alguns cemitérios e no out-door tem dois pés e a etiqueta com o nome do morto, como fica identificado no IML. A Campanha é da AB consultoria e marketing e vai chamar a atenção. Seria bom que empresas privadas realizassem campanhas deste tipo para ajudar na conscientização dos motoristas.

Pelotão da Caatinga
O prefeito de Canindé do São Francisco, Orlando Andrade, que o Pelotão da Caatinga é hoje a única segurança efetiva para os moradores do Sertão sergipano, especialmente no município de Canindé do São Francisco. O prefeito disse que os homens que fazem parte do Pelotão tem um forte compromisso com o povo sertanejo. Canindé neste período está recebendo centenas de turistas diariamente que ficam encantados com o cânion de Xingó.

PT decide lançar pré-candidato em Propriá
O Partido dos Trabalhadores em reunião realizada no último final de semana decidiu, em Propriá, lançar como pré-candidato a prefeito o vereador Paulinho Campos.  O PT sempre teve forte base no município e o último prefeito eleito, Paulo Britto, era do partido, mas renunciou no ano passado, assumindo o vice, José Américo do PSC, que deve ser candidato à reeleição.

Posse no TRE/SE
Tomará posse hoje, 16, às 17hs, na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) a desembargadora Maria Aparecida Santos Gama. Entre as diversas atribuições, incumbirá a nova presidente a direção dos trabalhos pertinentes às eleições municipais, quando 1.404.351 eleitores do Estado de Sergipe escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Perfil I
Natural de Ribeirópolis-SE, a Desa. Aparecida Gama é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Processual.Iniciou a vida profissional como advogada da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), onde atuou de 1969 até 1978. Como Juíza, passou pelas Comarcas de Porto da Folha, Aquidabã, Japaratuba, São Cristóvão e Aracaju, onde atuou desde 1988.Atuou também como professora substituta da Cadeira de Direito Civil VII de 12/11/1985 a 06/01/1986 na Faculdade Integradas Tiradentes.

Perfil II
Juíza Eleitoral das 3ª, 11ª e 21ª Zonas Eleitorais de 1978 até 1988. A Magistrada já foi também Membro Suplente do TRE/SE. Em 1990, Juíza Substituta da 27ª Zona Eleitoral no biênio 1992-1993 e Titular entre 2002 e 2004. Foi ainda Juíza de Direito da 13ª Vara Cível da Comarca de Aracaju e Juíza Auxiliar da Presidência do TJSE durante a gestão do Desembargador José Antônio de Andrade Góes, no biênio 2001-2002, e do Desembargador Artêmio Barreto, em 2007.Tomou posse, em 2008, como Desembargadora do TJSE. Em 2009, assumiu a Corregedoria Geral da Justiça do TJSE para o biênio 2009/2011.

STF e OAB: Quem não deve, não teme??? Será mesmo???
Quem gosta do debate jurídico não pode deixar de ler o artigo publicado no Jornal da Cidade do último final de semana de autoria de José Sérgio Monte Alegre. Uma excelente abordagem sobre a discussão envolvendo o CNJ e o STF.

Participe. Mascote do Caranguejo Elétrico
Escolha o nome do Mascote do bloco ecológico Caranguejo Elétrico e ganhe prêmios. Os 3 melhores nomes para o

mascote irão para votação. 1º Lugar: 2 Cascos e privilégio de curtir o bloco em cima do trio com Moraes Moreira; 2º Lugar: 2 Cascos e 3º Lugar: 1 Casco. Envie sua sugestão para: BlocoCaranguejoEletrico@hotmail.com

População de Umbaúba se reúne para a primeira Consocial de 2012
O município de Umbaúba, distante 98 km da capital sergipana, deu início na última sexta-feira, 13, à maratona de realizações da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social em Sergipe (Consocial) de 2012. Com o tema 'A sociedade no acompanhamento e controle da Gestão Pública', a Conferência reuniu cerca de 160 membros do poder público, de conselhos de políticas públicas e da sociedade civil para finalizar as Conferências na região sul do Estado.

Importância
Recebido pela canção 'Aquarela', da autoria de Toquinho, e entoada por crianças do projeto municipal 'Mãos que fazem', o Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), esteve na Consocial de Umbaúba e levou relevantes informações – sobre a importância do evento, metodologia, dentre outras – que contribuíram para o andamento dos trabalhos.

Valorização
Segundo o prefeito municipal, Anderson Farias, a Consocial vem reforçar ainda mais as práticas de valorização do cidadão que já constituem normas na gestão de Umbaúba desde 2009. "As nossas licitações, por exemplo, estão disponíveis em vídeo e foto para toda a população no nosso site, primamos pelo rigor dos cumprimentos dos prazos legais das nossas contas públicas e criamos o orçamento participativo, onde o orçamento do município é discutido com a população, tanto na zona rural quanto na zona urbana", explica.

ARTIGOS

A Unanimidade no Sintese – Gilson Costa*

Caro Cláudio, Você acertou no alvo, quando se refere à intolerância do Sintese quanto a posições políticas divergentes do "pensamento único" praticado por seus dirigentes.
Alguém já disse que toda unanimidade é burra. Não no Sintese. Lá prevalece a unanimidade, construída sabe-se lá como. Ou alguém já ouviu falar da existência de qualquer voz discordante, seja de dirigente ou mesmo de alguém da base, manifestada em assembléias ou reuniões?  Muda-se a posição das pessoas na direção a cada mandato, passa o tempo,  mas a toada é a mesma, uníssona, monocórdica.
Quando surge algum sussurro, os métodos de convencimento são tão convincentes (!!!???) que logo-logo silencia. 
O movimento sindical convive com várias tendências sindicais, vinculadas ou não a agrupamentos político-partidários. A presença de quase uma dezena de centrais sindicais demonstra isso. Menos no Sintese. Lá o fundamentalismo prosperou, fez escola e firmou-se.
Nos meus tempos de sindicalista, participante de vários confrontos no Sindicato dos Bancários ou na CUT, convivi com as divergências diariamente. Uma categoria com uma base bem menor e mesmo assim a oposição estava lá, sempre. Desconheço o momento, nos últimos 30 anos em que a direção dos bancários tenha sido composta por uma só tendência. Dá então para imaginar como os debates aconteciam nas assembléias e nas reuniões de sua direção. Nos congressos da CUT nunca um só agrupamento elegeu todos os delegados representantes da categoria.
Veja os vigilantes, bancários, professores de Aracaju, enfermeiros,  e tantos outros, que convivem com oposição, fazem composição, disputam. São bases sindicais bem menores que a base do Sintese mas as divergências afloram, vão para as assembléias, para a imprensa. Mas no Sintese não vemos isso. Alguém deve ter uma explicação.
E encerro colocando meu lombo para o açoite.

*Bancário aposentado, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe

Unimed/SE – Um texto para reflexão dos leitores

Texto do jornalista Ivan Valença publicado no Jornal da Cidade:

Com eleições marcadas para o dia 6 de março, com o período de inscrições de chapas de 16 a 31 deste mês, a Unimed pode passar de mãos e sair de uma fase que só vem trazendo estresse aos médicos e aos pacientes – aos primeiros, pelos valores irrisórios que a Unimed vem pagando, cerca de R$ 30 por consulta, assim mesmo depois de 40 dias; aos segundos, pelo sufoco em encontrar algum médico e marcar consulta, já que muitos deles estão se descredenciando pela desvalorização da classe. É interessante notar que, quem é da Unimed, ao levar os exames solicitados pelo médico, o paciente recebe das mãos da atendente a receita, sem ter qualquer contato com o médico que solicitou os exames. É uma realidade, no mínimo, vergonhosa.
A situação da Unimed é um pouco complexa, até porque uma dívida de cerca de R$ 125 milhões com a Prefeitura de Aracaju, que antes fora reduzida para apenas R$ 7 milhões e causou tanta espécie e revolta, está voltando ao seu valor original. Não se sabe que outras pendências a caixa preta da Unimed pode estar escondendo.

Como a Agência Nacional de Saúde (ANS) já decretou intervenção nas Unimeds de Guararapes e Petrópolis e está atenta ao que está acontecendo em Salvador, onde existe um quadro de dificuldades, é, assim, legítimo que cooperados ou associados preocupem-se com a situação da Unimed local, pois são eles que terão que pagar o ônus ou suportar o rombo de um naufrágio. Saber da saúde da própria Unimed não chega a ser uma ameaça ou um desrespeito, é até uma questão de responsabilidade.
Alguns médicos cooperados dizem que a administração da Unimed em Aracaju “é muito pesada”. “Basta ver a quantidade de funcionários na sede e ainda o pagamento de despesas que necessitam de um maior escrutínio, como é o caso dos exames de mamografia”.
Aliás, o edital de convocação de assembleia geral ordinária convocando as eleições para o próximo dia 6 de março não foi publicado na imprensa local. Está, apenas, desde o dia 2 corrente no site da própria Unimed. (No último final de semana Ivan informou que recebeu a notícia que a convocação foi publicada num jornal diário no dia 3 de janeiro).

A Imprensa quer. Os torcedores querem. Mas os dirigentes…Sei não! Joseilton Nery Rocha*

Vibrei bastante, quando tomei conhecimento, pela altaneira imprensa sergipana, da retomada do torneio início no futebol profissional sergipano. Porém essa vibração foi se esvaindo, à medida das notícias da presença de agremiações importantes com formações secundárias e da ausência integral de outras equipes. Embora os elevados esforços da imprensa e dos apaixonados torcedores que atuam pelo soerguimento do futebol sergipano, os dirigentes da entidade mater – a Federação Sergipana de Futebol (FSF) – e dos clubes fazem gols contra. Senão vejamos.

Como explicar que a FSF promova o torneio início, que teria tudo para dar um sacolejo na temporada, e algumas associações não mandarão para o campo de jogo seus elencos principais, especialmente a AD Confiança e a AO de Itabaiana?

Por que uma agremiação que há pouco se inseriu no futebol profissional – a Socorrense – já dando mau exemplo, se ausentará do evento, não concebendo a merecida importância à ocasião? Mostraria a composição da equipe para os torcedores e imprensa, azeitaria o time para o campeonato e colaboraria numa causa nobre.

Como cobrar aos torcedores a presença no estádio, se não verão dois dos mais importantes clubes com suas escalações titulares – a AD Confiança e a AO de Itabaiana? Qual o estímulo aos seus torcedores? Ver seus juniores?

Como reivindicar aos empresários investir em patrocínio para o futebol sergipano, se os próprios dirigentes não priorizaram ou não planejaram com rigor o primeiro evento oficial da temporada, o que se denota pelos fatos noticiados? Nem a FSF priorizou, pois marcou a data do torneio início num momento ainda de preparação dos elencos, com amistosos marcados inclusive fora do estado de Sergipe, nem as associações respeitaram o calendário da FSF, acertando outros jogos. Patrocínio exige organização e controle.

O torneio início poderia obter o pleno êxito. Primeiro, motivaria os torcedores a retornarem ao Batistão, para conhecer a composição dos seus clubes prediletos. Segundo, os times engrenariam suas máquinas rumo ao Sergipão 2012 e conheceriam um pouco os seus adversários. Terceiro, o torneio possui um caráter de solidariedade aos atletas do passado, sendo a renda repassada à AGAP (Associação de Garantia aos Atletas Profissionais), para assistência a ex-atletas com problemas de saúde.

Enfim, parece que nem os “novos” mandatários da FSF, nem os dirigentes das agremiações desejam o sucesso do torneio início e o restabelecimento do futebol sergipano, a depreender-se das notícias veiculadas. Todavia, uma coisa é certa: a imprensa quer, pois busca a todo instante motivar o cenário. O apaixonado torcedor também almeja o melhor para o nosso futebol, pois independentemente do espetáculo se faz presente nos estádios, embora as adversidades.
*Um apaixonado torcedor do futebol sergipano.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão,
Onde houver Discórdia, que eu leve a União,
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé,
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade,
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança,
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria,
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando, que se recebe;
Perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo, que se vive para a vida eterna …
Amém.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais