Seis por meia dúzia

0

Parece que a principal preocupação dos nossos deputados estaduais é distribuir dinheiro do contribuinte com entidades ditas filantrópicas, quando deveriam, isto sim, representar os interesses do povo, legislar sobre os assuntos de cunho coletivos e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Maior prova do que eles estão se lixando para estas funções primordiais do legislador, foi a inclusão de emendas de inclusão na recém aprovada Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Idênticas as emendas parlamentares do Congresso, elas vão substituir as famigeradas verbas de subvenção da Assembleia e sugarão dos cofres públicos cerca de R$ 55 milhões anuais. Todo esse dinheiro será distribuído com entidades suspeitas, como ocorria com subvenções até que o Ministério Público decidiu investigar o caminho do dinheiro e deu no cripocó que deu.

Na cadeia

E quem está preso é o ex-deputado estadual Mundinho da Comase (PSL). A prisão aconteceu hoje cedo e faz parte das investigações sobre o mau uso das verbas de subvenção. Também foram presos Algifranco Patrik de Vasconcelos e Higo Henrique de Vasconcelos, diretores da Associação Comunitária Ala Jovem, de Lagarto. Aliás, Mundinho afirmou, outro dia, que se investigassem as legislaturas passadas, poucos ex e atuais deputados escapariam da cadeia. Pelo visto, ele sabia o que estava dizendo!

Deixou o cargo

Está confirmado: o engenheiro Edson Leal entregou mesmo a presidência da Emsurb ao prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). Para justificar a renúncia, ele alegou que precisa se submeter a uma cirurgia. Nos corredores da Prefeitura, contudo, comenta-se que Leal não suportou a convivência com o secretário municipal de Finanças, Luciano Paz, o braço direito do prefeito.

Salário atrasado

Parte dos servidores estaduais só vai embolsar o restante do salário deste mês, no dia 11 de agosto. A folha começa a ser paga amanhã, devendo receber primeiro os servidores da Secretaria da Educação, que terão depositados os salários integralmente. Na sexta-feira, recebem, também integral, os funcionários da Saúde, Detran, Jucese, Adema, Segrase, Ipesaúde, Sergiprevidência, Fundações de Saúde e pensões alimentícias. Os servidores das demais secretarias, órgãos públicos, pensões especiais, inativos e pensionistas receberão uma parcela de R$ 2 mil na sexta, ficando o restante para o dia 11 de agosto.

Tá fora

O deputado federal André Moura (PSC) afastou qualquer hipótese de ser candidato a prefeito de Aracaju em 2016. Entrevistado hoje cedo pelo jornalista Douglas Magalhães, Moura disse que seu projeto passa por 2018. Confirmou, porém, que o grupo político do qual faz parte poderá ter candidato próprio à Prefeitura da capital.

Novo endereço

E quem está transferindo o título eleitoral de Itabaiana para Aracaju é o senador Eduardo Amorim (PSC). Aliados do parlamentar cristão torcem que ele resolva disputar a Prefeitura da capital. Cauteloso, Amorim tem dito que a transferência do domicílio eleitoral não tem qualquer relação com a disputa política de 2016. Aguardemos, portanto!

JB contundido

O vice Belivaldo Chagas (PSB) deve voltar a assumir interinamente o governo estadual nos próximos dias. É que o governador Jackson Barreto (PMDB) pensa em se licenciar para se submeter a uma cirurgia no pé direito. Ele tem sentido muitas dores, a ponto de não ter conseguido acompanhar a procissão de Senhora Santana, ocorrida domingo passado em Simão Dias.

Sem reajuste

É bom os servidores estaduais irem tirando o cavalinho da chuva, pois o governo não pensa em conceder reajuste salarial tão cedo. Segundo o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, a receita do Executivo mal tem dado para pagar a folha de pessoal. Ele garante que só pode pensar na hipótese de aumento depois de conhecer o balanço financeiro do segundo quadrimestre deste ano. Pelo visto, a galera terá que esperar sentada. Que miserê!

Menino palestrante

E o garoto itabaianense José Victor Menezes Teles, 14 anos e estudante de Medicina na Universidade Federal de Sergipe, agora ministra palestra. Ele dá dicas para estudar e resolver as questões nas provas do Enem. É o que revela uma bem elaborada reportagem assinada pelo colega Paulo Rollemberg, no portal UoL. O jovem palestrante tem exposto sua experiência estudantil em Sergipe e em outros estados brasileiros. Legal!

Sem goleiro

Péssima notícia para a torcida do Confiança: o goleiro Everson trocou o time proletário pelo Ceará Sporting. Ontem, após o treino, o excelente arqueiro confirmou sua transferência para o time cearense, que amarga a lanterna na Série C do Campeonato Brasileiro. Tomara que o Dragão do bairro Industrial consiga um novo “paredão” para fechar seu gol, pois se depender da frágil defesa está ferrado.

Recorte de jornal

Publicado em o Estado de Sergipe no dia 26 de maio de 1935

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais