Sem PSB, Jackson vê DEM mais distante

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Toda imprensa sergipana noticiou que nas conversas do governador Jackson Barreto (PMDB) e o senador Valadares (PSB) que ocorreram no início do ano estava na pauta o nome do PSB para a chapa majoritária. E os nomes noticiados pela imprensa foram de Belivaldo Chagas e Valadares Filho. Com o nome do PSB na chapa majoritária, o pré-candidato a presidente Eduardo Campos, não teria como não respeitar a decisão do diretório estadual.

Porém, o governador Jackson Barreto querendo ampliar a aliança começou as conversas com o DEM e deixou um lugar na chapa para o partido. Confirmou a outra vaga para o PT, no caso o Senado e ficou aguardando o tempo passar.

A direção nacional do PSB não fez apenas pressões, abriu portas para o diálogo para o partido em Sergipe. As conversas estão avançadas com o PPS e com o PSDB – isto mesmo, o PSDB que apoiará o candidato a governo do PSB em PE – de José Carlos Machado. Conversam primeiramente numa chapa forte para a Câmara dos Deputados, mas a majoritária começa a virar realidade.

Agora o PSB, o PSDB e o PPS trabalham para que o DEM venha também para essa nova formação política. Alguns querem João candidato, outros o senador Valadares.

Jackson Barreto também sabe que juntar o PT e o DEM na mesma chapa majoritária fica cada dia mais difícil.

Enquanto isso o senador Eduardo Amorim e o irmão Edvan Amorim assistem a tudo de camarote jogando pimenta malagueta para que a comida já chegue para eles bem temperada.

Se a eleição fosse hoje Jackson estaria sem o PSB e vendo o  DEM se distanciar da ideia inicial.

Resta saber se até abril Jackson terá alguma carta na manga para conseguir unir todos em torno do projeto de reeleição dele.

Emurb: obra de galeria sem licenciamento 
Na esquina da Avenida Heráclito Rollemberg com Rua Firmino Fontes (ao lado do posto de saúde Antônio Alves) na Farolândia uma obra grande vem causando transtornos e um detalhe: sem placa de licenciamento da Emurb. Um morador questionou a um operário e foi informado que será uma galeria.

Curso de informática no CCEP/SE
O Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe – CCEP-SE, iniciou  no último sábado 15, a primeira turma do

curso de informática de egressos do sistema prisional. A escola foi montada com as doações de computadores usados, tendo como professor de informática, Levi Barbosa, um profissional da área que demonstrou alegria em ajudar aos que nunca tiveram chances de realizar um curso desta natureza.

Ajude o CCEP/SE
O CCEP/SE tem diversos representantes e como presidente José Raimundo de Sousa, um batalhador e incansável na luta para que a ressocialização em Sergipe possa virar realidade como já acontece em vários estados reduzindo em muito o índice de egressos que retornam a vida criminal. Ajude o CCEP-SE é um trabalho sério e você pode conferir. Ligue 9988-01-88.

Nota da CGE/SE sobre processo judicial contra secretário-chefe
Em face de notícia veiculada em 14.02.14, referente à ação de improbidade administrativa ajuizada contra o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Adinelson Alves da Silva, esclarecemos à sociedade sergipana que:1) Não há fundamentos legais para a suposta improbidade administrativa, uma vez que a remuneração do titular desta Casa de Controle Interno atende aos limites constitucionais aplicáveis à Administrarão Pública;

Nota da CGE/SE sobre processo judicial contra secretário-chefe II
2)  Em 05 de setembro de 2013, a CGE/SE emitiu pronunciamento quanto ao teto remuneratório, com base em Pareceres da PGE, na legislação e na Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, cujo documento fora juntado a outra ação similar, mas desde então não recebeu quaisquer ressalvas ou recomendações dos Procuradores, quanto aos fundamentos técnicos e jurídicos adotados;

Nota da CGE/SE sobre processo judicial contra secretário-chefe III
3)  O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado reafirma seu compromisso de manter-se na luta contra a corrupção e à impunidade, bem como adotará as medidas judiciais cabíveis para responder às difamações e cobrar a reparação dos prejuízos causados à sua honra. 4)   Ao final do processo judicial, a CGE/SE informará o seu resultado à sociedade sergipana.  (Ascom/Controladoria-Geral do Estado de Sergipe – CGE/SE)

Companhias dizem que crise de água é a mais grave em 20 anos
FSP, 15/02:Diante da escassez de chuvas, o racionamento de água já é uma realidade em pelo menos 142 cidades do país, onde vivem ao todo cerca de 6 milhões de pessoas. Em outros 47 municípios, a situação é ainda mais crítica: diante de um colapso no abastecimento, moradores convivem com torneiras completamente secas. Os dados fazem parte de levantamento da Folha junto a empresas de saneamento e governos. Ao todo, 11 Estados relatam dificuldades.

Nordeste. 72 municípios com rodízio
Com reservatórios e mananciais quase secos, companhias de abastecimento dizem não ter visto situação tão grave em ao menos 20 anos. Entre os motivos estão o calor e a falta de chuvas, o que leva à alta no consumoAlém das cidades prejudicadas, outras 30 já correm risco de ter de reduzir o fornecimento. Em Alagoas, Ceará e Bahia, por exemplo, 72 municípios enfrentam rodízio de água, medida de economia mantida neste verão e que se estende desde a seca de 2012.

Na Grande Aracaju abastecimento normal
A Deso e o governo estadual deveria mostrar a população os investimentos no abastecimento de água. A situação difícil em outros estados não ocorre em Sergipe, principalmente na Grande Aracaju. Os investimentos, como por exemplo, a barragem do rio Poxim, fez com que não tivesse rodízio e falta de água constante. É uma vitória importante.

Abertura
E o governador Jackson Barreto vai hoje a abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia. Vai ler a mensagem  demonstrando o interesse na harmonia necessária e fundamental entre os poderes.

Boa notícia: mais um livro de Marcelo Ribeiro
Deu na coluna de Luiz Eduardo Costa, no Jornal do Dia: É imperdível. Noite de 19, quarta-feira, chegue ali no Al Bar, Praça Castro Alves, bairro Inácio Barbosa, frente para o rio Poxim, meio escondidinho entre mangues. É ali, entre umas e outras, que o médico, intelectual, primoroso escritor e também poeta, Marcelo Ribeiro, (êta Ribeiros que escrevem que poetam e também fazem, e fazem o bem), vai autografar mais um livro. Desta vez uma biografia irreverente, criativo, afável, demolidor de preconceitos e adversário de burrices, foi o biografado, o precocemente ido, Ismar Barreto.

Boa notícia: mais um livro de Marcelo Ribeiro II
O título é sugestivo e esclarecedor: Ismar Barreto, da Esbórnia ao Sublime. Os amigos de Ismar remanescentes de noites boemias com ele atravessadas, os que gostam da boa prosa, de uma literatura agradável de ser percorrida, não podem perder, porque, além de tudo, vai ter música, muita música, e da melhor, produzida por tantos músicos, companheiros ou discípulos de Ismar, tudo capitaneado por Neto, que é filho primeiro de Ismar.

Boa notícia: mais um livro de Marcelo Ribeiro III
Marcelo Ribeiro autor de, Lá do Lado de Cá, o Pais da Tropicália, que consagrou o historiador e critico, envereda pela biografia, estreando exatamente com um músico, homem da noite, de muitos amigos e de muitas, fantásticas, surrealistas, e, desafiadoras estórias.

Entrevista no programa Entre Amigos
Clique no link e acompanhe entrevista sobre o lançamento do livro de Marcelo Ribeiro no Programa Entre Amigos que tem apoio da Rede de Postos Presidente, Nova Schin, Sindifisco e este Blog: http://youtu.be/D6tpksHVcuo

Assessorias
O Assessor de Comunicação do Governo do Estado Givaldo Ricardo, presta entrevista ao Programa Entre Amigos onde fala da valorização e modernização das "assessorias" dos órgãos estaduais dentro de uma nova concepção e reconhecimento ao profissional que fora adotada no governo Marcelo Deda e concebida pelo atual governo Jackson Barreto. O Programa Entre Amigos tem o apoio da Rede de Postos Presidente, Nova Schin, Sindifisco, Gledes Buffet, Vange Produções e este Blog. Clique no link abaixo e assista entrevista: http://youtu.be/iNQyUc41N60

Agenda
17 de fevereiro, segunda-feira.
Governo federal empenha-se no sentido de aprovar legislação específica sobre “terrorismo” antes da Copa do Mundo. 16,2 por cento é a parcela das térmicas no total de energia gerada pelo país neste ano. O governo anuncia que vai repassar para a tarifa o custo extra com energia no verão. População do Rio de Janeiro apoia protestos, mas reprova uso de máscara e vândalos. No ano que passou, o BNDES emprestou 63,5 bilhões às empresas de micro e pequeno portes. Ex-donos do BBVA buscam saída para conseguir vender a instituição. Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores retornam hoje ao trabalho. Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, não foi convidado para a audiência que será realizada na próxima quarta-feira, 19.02, no Senado Federal, para tentar uma solução para o caso da carnalita. TCE faz reunião para acertar detalhes da sessão em que voltará a ser analisado o caso Flávio Conceição. Aumento das passagens de ônibus volta à baila, na CMA. Paralisia toma conta do Senado. Desde a abertura dos trabalhos, no início do mês, nenhum projeto foi votado em plenário.

Curtas
JUSTIÇA ANALISA NOVO CÁLCULO PARA CORRIGIR O FGTS. /// OAB VAI ENTRAR COM AÇÃO PARA MUDAR CORREÇÃO NA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA. /// COMANDANTE DAS UPPS FICA FERIDO APÓS CONFRONTO NA ROCINHA. /// JULGAMENTO DE MURSI É ADIADO NO EGITO APÓS PROTESTO DA DEFESA. /// JOAQUIM BARBOSA DIZ QUE NÃO SERÁ CANDIDATO AGORA, MAS DEIXARÁ O STF. /// EDUARDO CAMPOS DEFENDE O FIM DA REELEIÇÃO E MANDATO COM DURAÇÃO DE 5 ANOS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Serenidade e dignidade
Foi destaque em todo o mundo o lamentável fato ocorrido durante a partida entre o Real Garcilaso e o Cruzeiro, válida pela Copa Libertadores da América, no decurso da qual torcedores da equipe peruana proferiam insultos racistas direcionados ao jogador Tinga, do clube brasileiro. Eles faziam gestos e produziam sons de macaco. Tinga, porém, reagiu com serenidade à violência de que foi alvo. Na oportunidade, afirmou que “acredito que esse ato seja coisa de uma minoria, que não é um comportamento geral do povo deles. E acrescentou que trocaria os títulos que conquistou “por um mundo com igualdade entre todas as raças.” Dentre os jogadores de futebol do Brasil que já passaram por situação semelhante, estão Roberto Carlos, na Rússia, Daniel Alves, na Espanha e Vágner Love, no Equador. A FIFA não pode deixar passar mais esta chance de adotar providências enérgicas contra os que cometerem esses atos de discriminação e de violência. Tinga recebeu manifestações de solidariedade não apenas do Brasil, mas também de todo o mundo.

Erro
Pedimos desculpas pelo erro que cometemos na coluna de sábado passado. Quem vai acionar o STJD impetrando recurso em defesa do jogador DA SILVA é o departamento jurídico do Itabaiana, o Tremendão da Serra, seu atual clube. E não o Dragão, sua ex-equipe. O ato falho pode ser atribuído à grande ligação que vem à tona quando se fala do craque que foi uma das mais importantes figuras do Confiança naquela memorável campanha dos idos de 2008/2009, que quase leva os proletários à série B. O “vamos subir Dragão…” foi o último grande momento vivido pelo nosso futebol.

Aquecimento
No programa apresentado aos domingos, na Liberdade AM, sob o comando de Cristiano Prado, um interessante tema foi debatido por toda a equipe da 930. A polêmica estabeleceu-se quanto à destinação, pelos governos, de verbas públicas para o futebol. O resultado final foi um empate entre os a favor e os contra. O assunto entrou na berlinda após entrevista concedida pelo dirigente rubro Ari Resende.

Longevidade
Em matéria de permanência à frente de uma entidade desportiva um dos grandes recordistas é o presidente da Federação do Mato Grosso, que está há 35 anos no cargo. Seu primeiro mandato começou em 1979.

Dia do Repórter

Transcorreu no último sábado. Como sempre, o nome do jornalista e radialista José Eugênio de Jesus, que tem 95 anos de idade e cerca de 80 dedicados à imprensa, foi lembrado.

Campeonato sergipano

Resultados da segunda rodada: No sábado, em Tobias Barreto – Coritiba 1 X 0 Amadense – Os  jogos de ontem apresentaram: No Fernando França, em Carmópolis, Confiança 1 X 0 Estanciano. O gol proletário foi marcado por Kível. No Presidente Médici, em Itabaiana, Sergipe 4 X 1 Itabaiana. Leozinho (2), Rafael e João Paulo para o Mais Querido e Alex Jr. para o tricolor da serra. A rodada foi complementada com a vitória do Canindé sobre o Lagarto, por 2 a 1.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira Tem gente que é tão mau caráter , que até sozinho ele está mal acompanhado!

www.twitter.com/ManuSanthiago  O artista tem que conversar com o espelho. Todos os dias que acordo troco uma ideia massa com Manú Santiago. Ela é uma onda, viu?

www.twitter.com/palmeriodoria  Para The Economist, Uruguai é o país do ano. Para Eliane Cantanhêde, Pepe Mujica é um certo presidente distraído com a maconha.

www.twitter.com/anderson_jor  "  Que possamos unir nossas diferenças para que a canção  Seja mais santa e mais bela" – Pe Joãozinho.

www.twitter.com/frednavarro  Fazer passeatas virtuais no Twitter tem suas vantagens: não vai pra rua, não sua, não leva porrada, não pega ônibus de volta.

DO LEITOR

Manipulação política
Por Abrahão Crispim Filho – "Posso estar exagerando, mas acho que estamos vendo um dos mais pesados casos de manipulação política da informação desde a campanha eleitoral de 1989. Em 89 o objetivo era impedir a eleição de Lula. Agora o objetivo é mais ousado: exorcizar de vez o espírito de junho de 2013. Ir a desforra pela derrota que sofreram em 13 de junho, quando a brutalidade policial se desnudou de tal forma que nenhuma operação de mídia conseguiu encobri-la ou justifica-la. É grotesco como a morte do cinegrafista Santiago, a 25ª mortes ocorridas durante ou logo após manifestações políticas, desde junho, tenha recebido sozinha muito mais atenção do que todas as outras 24 mortes somadas. É grotesco que o boato frágil e já cabalmente desmentido contra o Freixo continue a ser repetido "ad nauseam" em todos os telejornais, e se desdobre em um ataque à advocacia e ao direito de defesa". (ad nauseam – refere-se à argumentação por repetição).

Resposta da assessoria do senador Eduardo Amorim – Artigo Messias Gonçalves
A respeito do artigo veiculado em sua coluna na sexta-feira, dia 14, sob o título principal “Qual é o papel da imprensa?”, assinado por Messias Gonçalves, cabe esclarecer o que se segue:
– Erra conceitualmente o autor do artigo quando se refere ao senador Eduardo Amorim como “contrário ao Programa Mais Médicos” o parlamentar, membro da Medida Provisória 621/2013 (que criou o Mais Médicos) ampliou os debates para retirar pontos que prejudicavam a atuação dos médicos e solicitou que incorporassem artigos que tratem de carreira de Estado. O senador teve participação ativa, principalmente, quando se tratou de um assunto polêmico e que servirá para o fortalecimento da saúde pública. Quanto à crítica aos profissionais médicos, formulada pelo autor, sugerimos que conheça as normas e princípios nos quais os profissionais médicos se baseiam para exercer seu trabalho. O senador tem participação ativa em reuniões na Sociedade Médica Sergipana (SOMESE) e Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (SINDIMED) e constantemente aborda os temas direitos dos médicos, a responsabilidade profissional, direitos humanos, relação com pacientes e familiares e outros. É dissonante a afirmação do autor sobre os médicos sergipanos.
– Ao contrário da abordagem reducionista do autor do artigo, a assessoria do senador em nenhum momento mudou discurso. Ao final dos debates, na MP, houve um avanço para a assistência brasileira por abrir perspectiva e compromissos concretos relacionados a pontos nas áreas de financiamento e recursos humanos. As ponderações do senador sobre a atuação dos médicos intercambistas que atuam hoje no país foram aceitas e compreendidas.
– A afirmação do autor sobre o PROINVESTE é desconcertante e de cunho político. O senador mostrou em seus discursos números concretos sobre empréstimos e apresentou aos sergipanos que novos empréstimos trariam prejuízos, já que o estado está endividado.  O senador mostrou, em seus discursos, que a gestão pública não tem compromisso só com o presente, mas com o futuro do estado. Ele disse ainda que, ano a ano, desde 2009, o governo do estado vem tomando dinheiro emprestado e, mesmo assim, Sergipe é o sexto estado mais violento do Brasil e não avançou em temas como saúde e segurança pública. Em 1998, a dívida pública do Sergipe era de R$ 829 milhões, hoje já passa de 2,4 bilhões até agosto do ano passado. Um número três vezes maior em pouco mais de três anos. É preocupante.
– Sobre a saúde pública de Sergipe, é o usuário que está recorrendo a mídia para denunciar o caos, o Ministério Público Federal já solicitou intervenção. O autor do artigo precisa conhecer mais a situação. Dentre os casos mais graves, relatados tanto pela promotora, Eusa Missano, como pelos médicos, destacam-se a falta crônica de medicamentos, já que os hospitais dependem da Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS) que, no momento, não consegue mais comprar remédios, já que os fornecedores se negam a vender sem que antes recebam os valores atrasados.
– Sobre “os processos” citados pelo autor, o que existe é um inquérito, que já foi finalizado. Na época em que ele foi Secretário de Estado da Saúde, o Ministério Público entendeu que não houve qualquer tipo de crime cometido pelos agentes públicos, nem pelos secretários nem pela comissão de licitação. Foi concluído que não houve nenhum tipo de irregularidades nesta gestão que foi vista na época, pelo procurador Paulo Guedes que abriu inquérito e o concluiu.
– No ponto em que o autor fala da imprensa, ele deveria lembrar que diariamente o governo do estado patrocina milhões para difamar o senador Eduardo Amorim. Qual seria o motivo? Ao invés de torrar parte dos R$ 40 milhões em programas radiofônicos que trazem em seu nome a “verdade”, não observada, deveriam investir na assistência a saúde e segurança dos sergipanos. Como bem afirmou o senador “o presente é sofrível”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
“A solidão é o império da consciência.” Gustavo Adolfo Bécquer, poeta espanhol, nasceu em 17 de Fevereiro de 1836 e morreu em 1870.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais