“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Está tramitando no Supremo Tribunal Federal – STF, uma Ação Direta de inconstitucionalidade – impetrada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot – contra uma lei estadual do Ceará que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural. O julgamento está parado por conta de um pedido de vistas do ministro Luís Roberto Barroso.
O relator do processo, ministro Marcos Aurélio, votou pela procedência do pedido, por conta de laudos técnicos contidos no processo constatando violência contra a saúde dos animais. Dois ministros, Edson Fachin e Gilmar Mendes já votaram pela improcedência do pedido. O ministro Fachin foi feliz quando citou que próprio MPF, na petição inicial, reconhece a vaquejada como manifestação cultural.
Esse reconhecimento, para Fachin, atrai a incidência do artigo 215, parágrafo 1º, da Constituição Federal.“É preciso despir-se de eventual visão unilateral de uma sociedade eminentemente urbana com produção e acesso a outras manifestações culturais, para se alargar o olhar e alcançar essa outra realidade. Sendo a vaquejada manifestação cultural, encontra proteção expressa na Constituição. E não há razão para se proibir o evento e a competição, que reproduzem e avaliam tecnicamente atividade de captura própria de trabalho de vaqueiros e peões desenvolvidos na zona rural desse país. Ao contrário, tal atividade constitui-se modo de criar, fazer e viver da população sertaneja”, concluiu.
Vaquejada se espalhou em todo país – Os ministros do STF precisam pesquisar para saber que a vaquejada não se limita apenas a puxar o rabo do boi e derrubá-lo numa área estabelecida. Ela tem várias modalidades, como a de tambor, além de ter hoje, como no Ceará, normas técnicas e de saúde que proíbem qualquer tipo de tortura e choque contra os animais.
É preciso apresentar para os ministros também que além de uma manifestação cultural enraizada e um esporte que atrai milhares de pessoas, a vaquejada hoje é uma importante para o desenvolvimento econômico, principalmente do Nordeste.
São mais de 600 eventos por ano espalhados por todo país movimentando milhões de reais na economia dos estados e municípios. O número de criadores e parques só cresce anualmente. Os leilões de cavalos, principalmente da raça quarto-de-milha, o mais usado na vaquejada, extrapolam cifras milionárias chegando um cavalo a valer até R$ 500 mil.
A vaquejada é uma manifestação cultural e um esporte sim. Se em alguns locais, ainda não existe uma lei disciplinando e punindo os maus-tratos aos animais é só o STF determinar que cada estado aprove sua lei disciplinando a vaquejada e, criando instrumentos contra qualquer tipo de maus-tratos.
Hoje dos 11 ministros do STF, não tem um nordestino, mas o Brasil é plural e todos eles são capazes de entender a voz do Nordeste e suas raízes culturais. Aliás, partiu de um gaúcho, Edson Fachin a primeira voz em defesa da vaquejada e foi seguida por um mato grossense, o ministro Gilmar Mendes, estado que tem também vaquejada.
O relator, o ministro carioca Marcos Aurélio, que é favorável a inconstitucionalidade, precisa ouvir o outro lado. Aliás, o blog apela também para que os outros três cariocas, ministros Ricardo Lewandowski (presidente) Luiz Fux e Roberto Barroso, deixem aflorar o sentimento de unidade nacional exalado pelo Rio de Janeiro. Além deles, o STF, tem dois paulistas Celso de Mello e Dias Toffolli que se consultarem os rincões do estado saberão que a vaquejada também é bem-vinda lá. O mesmo para a ministra mineira, Carmem Lúcia, uma das mais preparadas mulheres que o STF já teve. E de quebra, o ministro Teori Zavascki de Santa Catarina e a ministra Rosa Weber, do Rio Grande do Sul, dois estados onde o cavalo criolo é o forte e existem competições envolvendo bois como a tradicional e cultural “Tiro de Laço”.
Um apelo senhores ministros do STF: ouçam a voz das ruas. Cheguem de surpresa em uma vaquejada. Veja, ouça e sentirá na pele que a vaquejada é sim uma manifestação cultural e esportiva.
In-loco os senhores ministros entenderão porque a vaquejada está enraizada em todo Nordeste e está se espalhando para todo país.
O Nordeste não tem ministro no STF, mas sente-se representando. Sabe que a corte maior do país, reconhecerá que a vaquejada é uma prática desportiva e cultural.
Umbaúba: onde a história mundial não é respeitada. Triste parlamento
Em 2010, uma Clinica de Saúde da Família foi inaugurada em Umbaúba, pelo governo Déda e o prefeito de então, professor Anderson, pediu a Câmara para colocar o nome do grande médico argentino que ajudou na revolução de Cuba, Ernesto Che Guevara. Agora, um vereador, que não respeita a história, de nome Hebber Carvalho, com a ajuda de outros colegas resolveu mudar o nome para um médico de outro município que trabalhou no local.
Filha de Guevara previu a mudança no nome na inauguração. Pequenez do vereador Hebber
O blog foi informado que o vereador Hebber, é o líder do prefeito e nunca discutiu a falta de médicos e de medicamentos. A saúde em Umbaúba só não está no caos, por conta dos médicos do programa Mais Médicos. Aliás, na inauguração, a filha de Che, Aleida Guevara, previu que quando o prefeito saísse o outro mudaria o nome. “Ninguém se preocupa com a saúde”, disse ela. É verdade o vereador Hebber e o seu séquito é o retrado disso. Esquece que é um convênio com o governo que tem o nome original. Vai sobrar para a população.
Nova unidade
Não seria mais correto esperar uma nova unidade de saúde para homenagear o médico? Não, a maioria do triste parlamento preferiu trocar o nome. Já imaginou se na próxima eleição o professor Anderson ou outro prefeito da oposição for eleito? Ele vai querer recolocar o nome original. E aí, o parlamento, subserviente ao Executivo, mudará o nome novamente. Respeite o povo, vereador Hebber!
Secretário da Justiça prometeu concurso para agentes penitenciários? Só pode ser brincadeira!
Circulou ontem, 25, na imprensa que o secretário da Justiça, Antônio Hora, prometeu para o sindicato dos agentes a realização de concurso público ainda este ano. Só pode ser brincadeira! Primeiro que o governo está no limite prudencial e se fizer, não vai chamar. Depois que o caminho correto é a terceirização. Pague-se mais, porém acaba-se as greves e os “jeitinhos”.
Guaritas sem guardas. Agentes aceitaram e depois denunciam
O argumento para dizer que não foi algum agente que deixou as armas entrarem no presídio é que foram jogadas pelos muros, já que as guaritas estão sem guardas e eles correm risco de morte. E foram trabalhar? O certo não seria denunciar ao MPE e cruzarem os braços? Na verdade tem gente com a consciência pesada porque sabe como as armas entraram no presídio. E não foi pelo muro, não.
Após reforma de prédio, pelotão da Caatinga voltará a Porto da Folha, garante governador
“Em time que está ganhando não se mexe. Dito isso, não há razão para que o Pelotão da Caatinga saia de Porto da Folha”. A frase é do governador em exercício, Belivaldo Chagas dita as lideranças de Porto da Folha e outros municípios da região que pediram o retorno do pelotão da Caatinga para o antigo prédio. Agora ele foi removido para Glória. Belivaldo disse que Jackson avisou ao comandante Yunes, que a mudança é provisória até o prédio ser reformado.
Superintendente da Caixa assume no conselho do Sebrae
O presidente Gilson Figueiredo deu posse ontem, 25, ao novo integrante do Conselho Deliberativo do Sebrae. O superintendente da Caixa Econômica Federal, José Ronaldo Cunha Maia, passa a ocupar a cadeira destinada ao banco estatal. O Conselho é composto por 15 entidades e tem a responsabilidade de decidir sobre políticas e diretrizes da instituição, além de promover ações de orientação e acompanhamento das atividades do Sebrae.
ORSSE se apresentará na Igreja Matriz da cidade de Capela
A Igreja Matriz da cidade de Capela abrirá suas portas, na próxima sexta-feira, 28 de agosto, às 19h30, para receber a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). A apresentação faz parte das comemorações alusivas ao aniversário da cidade.“Esta é a primeira vez que a Orquestra se apresenta em solo capelense. Para nós, é uma grande honra oferecer este espetáculo e, justamente, em um dia tão especial”, disse o prefeito Ezequiel Leite.
Prefeitura de Aparecida interrompe apoio logístico à delegacia local
Em municípios do interior é comum haver um pacto que define uma espécie de contrapartida das prefeituras com o aparato policial, a fim de garantir a permanência do contingente e possibilite condições de trabalho. Em Nossa Senhora Aparecida, o poder público municipal suspendeu as marmitas que eram servidas aos policiais, já não disponibiliza uma servidora para realizar a limpeza do prédio e das celas.
Prefeitura de Aparecida interrompe apoio logístico à delegacia local II
Quem procura a delegacia para cobrar a permanência aos fins de semana e a abertura no período da noite é surpreendido com explicações de policiais que relatam as dificuldades porque passam e argumentam que a interrupção da alimentação impossibilita a continuidade dos trabalhos em períodos mais longos.
Cobertura do canal 3, no Augusto Franco. Obra começou ou não?
E o blog recebeu reclamações de moradores, por e-mail, de que a obra de revestimento do canal 3, no conjunto Augusto Franco, não começou realmente. Apenas foram colocados três barracos e um vigia, mas nada de início da obra.
Emília Correa a caminho do PSB?
Circula forte nos corredores do Palácio de Despachos que a defensora pública e suplente de vereador, Emília Correa (DEM), está sendo cogitada para mudar de partido. O interesse maior é do PSB, que já começou a assediar a democrata para ingressar no ninho pombista. Não há como negar a popularidade e o trabalho desenvolvido por Emília, o que só vem fortalecendo o seu nome para o próximo pleito.
Cultura popular: em Pirambu, estudantes mantém viva
Cerca de 350 alunos do Ensino Fundamental Menor participaram no último sábado, dia 22, das comemorações do Dia do Folclore, dentro do Projeto Folclore da Escola Municipal Mário Trindade Cruz no município de Pirambu.O evento que aconteceu durante toda a manhã de sábado, teve apresentação de dança do bumba meu boi, ilariô, cantigas de roda, musica tomas e Sebastiana, brinquedos populares, adivinhações, samba de coco, pirambeleza, exposição de brinquedos populares reciclados, reisados e parlendas.
Resgate
No próximo sábado, dia 29, será a vez dos alunos do Ensino Fundamental Maior também da Escola Mário Trindade Cruz, fazerem suas apresentações. “O projeto tem como um dos principais objetivos não só manter viva a cultura como também resgatar as danças folclóricas”, disse Tânia Teles, diretora da Escola Mário Trindade Cruz.
Centro de Educação Especial em Aracaju
Os moradores de Aracaju estão prestes a receber o novo Centro de Educação Especial João Cardoso Nascimento, devidamente reformado e ampliado. O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop) está concluindo a reforma e ampliação da unidade de ensino especializado.
Atuação
Situado no bairro Grageru, o Centro de Educação Especial foi criado em 1989 e é voltado exclusivamente para atuar na educação infantil de crianças com os mais diferentes tipos de deficiência, do maternal até a pré-adolescência.A obra tem investimento total de R$ 1.598.356,14.
Atenção com as crianças especiais
O Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, ressalta a atenção do Governo do Estado com as crianças especiais. “Com muita sensibilidade, o governador Jackson Barreto reconhece a importância de unidades educacionais com ensino especializado. Recentemente foi entregue a reforma da Escola 11 de Agosto, que atende a adolescentes portadores de deficiências e muito em breve, o Centro de Educação Especial contará com a infraestrutura necessária e apto para receber as crianças de 02 a 12 anos, que, atendidas no CEE terão muito mais saúde e bem-estar e darão mais tranquilidade aos pais, o que reafirma o compromisso de inclusão social para com os sergipanos”, frisa.
Presidente do Ipesaúde visita Unidades do Instituto
Desde quE foi empossado na presidência do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe – Ipesaúde -, no último dia 12, Christian Oliveira, tem visitado todos os setores e Unidades do Instituto.
Unidades
No último dia 13, o médico visitou o Serviço de Pronto-Atendimento do órgão que funciona dentro do Hospital Militar. No dia 20, conheceu a Unidade de Saúde de Lagarto. Já no dia 21, participou do Café da Manhã, realizado pelos funcionários do Centro de Promoção à Saúde Luciano Barreto Júnior dedicado ao dia dos pais.
Solidariedade
A segunda Campanha do Agasalho da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese/Coopanest),superou as expectativas! Cerca de 100 sacolas grandes com roupas,sapatos, fraudas geriátricas e cobertores foram arrecadados e distribuídos para instituições que acolhem pessoas em situação de rua. A entrega das doações aconteceu na ultima sexta-feira, 21, no Centro de Acolhimento Mão Estendida, na Casa de Passagem do Estado e na Casa de Apoio do Bom Samaritano.
Projeto SOS África da Assembleia de Deus
Após agradecer a Deus pela oportunidade de estar mais uma vez no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), produzindo algo para a população aracajuana, o vereador Pastor Roberto Morais (SD), enfatizou o projeto desenvolvido há várias décadas pela Igreja Assembleia de Deus em Sergipe (IEAD/SE), denominado SOS África, criado na década de 1970 e visa auxiliar famílias carentes da região, levando alimentos e tentando suprir outras necessidades.
Empenho
O trabalho, idealizado pelo reverendo Virgílio de Carvalho Neto, conta com o empenho de todos os membros, pastores, líderes e agentes de missões da Assembleia no Estado. "Reunimos forcas e condições para nutrir as necessidades de grandes áreas carentes do continente africano. E, a exemplo dos anos anteriores, acredito que teremos mais uma edição muito proveitosa, com dezenas de aldeias atendidas", enfatizou o Pastor Roberto.
Coletiva de Imprensa sobre o Grito dos Excluídos
O Comitê Estadual do Grito dos Excluídos convida todos os meios de comunicação de Sergipe (rádios, TVs, impressos, sites) para uma coletiva de imprensa nessa sexta-feira, dia 28, às 8h, na Sala de Imprensa da Cúria Metropolitana de Aracaju.Na oportunidade, as entidades que compõem o Comitê Estadual divulgarão informações relacionadas à organização e mobilização do Grito dos Excluídos, manifestação popular que acontece anualmente no dia 7 de Setembro, sempre após a solenidade oficial da Independência.
Coletiva de Imprensa sobre o Grito dos Excluídos II
Este ano, o Grito dos Excluídos, que chega a sua 21ª edição, tem como lema “Que país é esse, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” e discutirá questões como a democratização dos meios de comunicação, atuação do Estado, extermínio da juventude, redução da idade penal, diálogo inter-religioso, políticas sociais e articulação entre movimentos populares.
Organização
Em Sergipe, o Grito dos Excluídos é organizado por pastorais sociais da Igreja Católica, grupos religiosos de matriz afro, movimentos sociais, organizações populares, entidades sindicais, representações estudantis e de juventude e coletivos de direitos humanos.
11ª Edição da Feira de Saúde. Sexta-feira no mercado central
Na próxima sexta-feira, 28, das 7h30 às 17h, no mercado central de Aracaju será realizada a 11ª edição da Feira de Saúde. Este ano está incluindo o projeto “Feira que Acolhe: reduzindo danos e promovendo Saúde”. A Feira tem entre os objetivos, promover ações que estejam alinhadas aos projetos de felicidade dos jovens, aos seus talentos e habilidades; Promover a cultura e a Educação Popular em Saúde; Realizar práticas integrativas e populares de saúde e estimular o cuidado mútuo e de si; Atuar na prevenção e na redução dos riscos de contaminação por doenças relacionadas ao uso de drogas; Atuar na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, hepatites virais e sífilis;Informar a respeito das diferentes substâncias psicoativas; Trabalhar no fortalecimento ou na criação de vínculos (quando rompidos);Reintegrar os usuários a sociedade e mais especificamente a população dos comerciantes e frequentadores do mercado.
Serão feitas as seguintes atividades:
Concurso de Logomarca: inscrições de 24 a 26 de agosto, no Mercado Albano Franco – Sala Saúde em frente a sala dos guardas municipais.1º lugar uma bicicleta e o 2º lugar um celular. Avaliação da logomarca : Dia 28 de agosto de 2015, às 14h, na Tenda Paulo Freire, na Praça entre os Mercados.Outras ações :Feira da saúde das 8 às 16h- Teste-rápido de HIV, Sífilis; Hepatite, Verificação de Pressão arterial e da Glicemia;Vacinação; Roda de conversa; Teatro; Música; Práticas de Cuidados: Massagens, Reiki, Acupuntura Auricular, Homeopatia Popular, Florais de Bach, Ventosa, Fitoterapia, Rezas.
Cohab Premium Imobiliária receberá a outorga da Certificação Isso 9001:2008
A A Cohab Premium Imobiliária criada em 1993, genuinamente sergipana, receberá nesta quinta-feira, 27, ás 19h, na sede da empresa, a outorga da Certificação Isso 9001:2008. Será a primeira imobiliária sergipana a receber a outorga.
Nova sede
Em 2015, a grande inovação da Cohab Premium Imobiliária é sua nova sede á Avenida Jorge Amado, 1199. Com infraestrutura voltada para o atendimento personalizado do cliente à busca do imóvel de seu sonho, oferecemos localização privilegiada, conforto, estacionamento amplo com vagas cobertas e, a grande novidade, apartamentos decorados para melhor comodidade do cliente, demonstrando a atenção que a Cohab Premium Imobiliária tem com seus clientes e parceiros.
PELO TWITTER
www.twitter.com/vieiramattoss bom dia! aos políticos que fazem Leis neste País, o evangelho de hoje, deve ser lido e mentalizado, Deus sempre será maior que todos vcs.
www.twitter.com/Mmauriciolobo Diretor de operações #Deso assumi ao vivo que não existe comunicação interna e manda ligar diretamente para a diretoria
www.twitter.com/higorfb Quanto mais fortes somos, menos provável é a guerra. –Otto von Bismarck
www.twitter.com/thiagodhatt "O que faz de mim ser o que sou é gostar de ir por onde ninguém for"
www.twitter.com/JoseRaimundos Todo realizador arranja um meio de fazer, todo preguiçoso arranja uma desculpa porque não o fez.
Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun
Frase do Dia
“Ser valente é muito mais fácil do que ser homem.” Julio Cortázar, escritor argentino de origem belga, nasceu em 26 de Agosto de 1914 e morreu em 1984.