Será acordo de bastidores entre os rejeitados?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Durante toda esta semana circula nos bastidores da política de Sergipe – e até explicitamente em grupos de WhatsApp – um possível acordo de 

"Juntos e misturados" num acordo de bastidores? 

bastidores envolvendo o governador Jackson Barreto, o deputado federal André Moura e o prefeito de Aracaju,Edvaldo Nogueira. A suposta ideia seria as candidaturas de Jackson e André na disputa das duas vagas para o Senado em palanques diferentes, mas com juras de fidelidade camufladas.

Seria uma “espécie” de reconhecimento eleitoral de Jackson e Edvaldo pelos serviços prestados por André Moura na busca de recursos para Sergipe e Aracaju respectivamente. Fala-se até que o prefeito está disposto a anunciar publicamente o apoio no primeiro semestre de 2018.

Nada demais se a aliança fosse pública, mas será por debaixo dos panos. O leitor indaga: E qual o motivo dos três não selarem a aliança formalmente na eleição 2018? Basta André ir para o PMDB e todos ficariam no mesmo palanque.

O problema maior é a alta rejeição dos três: Jackson com mais de 70%, Edvaldo idem e André Moura líder de um governo com apenas minguados 3% de aceitação, sem contar a rejeição do próprio deputado em Sergipe por conta de uma série de processos envolvendo, inclusive a Lava Jato.

Uma coisa é certa, parece que o Eduardo Amorim e Valadares já estão preparados para um palanque sem André Moura. Têm outras opções à vista, inclusive diálogos aprofundados com partidos que desejam ingressar no bloco da oposição.

Será que André Moura terá coragem de disputar o Senado correndo a possibilidade concreta de ficar sem mandato? Ou tudo não passa de um ardil do próprio deputado para instigar Jackson e Edvaldo para “comerem em suas mãos” e depois continuar na oposição disputando à reeleição para a Câmara dos Deputados?

E as agressões de Jackson e Edvaldo nas últimas campanhas a André Moura passaram de simples criticas a um parlamentar da oposição. Foram muito além. Apenas dois trechos de muitos vídeos onde Jackson Barreto e Edvaldo Nogueira acusam André Moura de formação de quadrilha, para refrescar a memória:

Blefe ou não, o certo é que têm governistas defendendo a aliança “camuflada”.  Tudo com intuito de derrotar a oposição e elegerem o candidato governista. Porém, a língua afiada de alguns pode colocar tudo a perder.

Empenho  de JB para conseguir votos a favor da reforma da Previdência  Veja nessa nota que saiu na coluna Plenário de Diógenes Brayner como JB está entrosado com André Moura. O jornalista fala sobre o empenho  de JB para conseguir votos a favor da reforma da Previdência: Número de votos -Sergipe já tem  três deputados que votam no Finisa e há possibilidade de conseguir mais dois parlamentares a favor. Se chegar lá o empréstimo será liberado rápido. Jackson Barreto trabalha para isso e está animado.

João Fontes: JB lutou em Brasília para que o governador João Alves não tivesse acesso aos recursos do governo federal em 2003 Do ex-deputado João Fontes: “O louco do Marun usa dos mesmos métodos que José Dirceu utilizava para aprovar a reforma da previdência do governo Lula em 2003. É oportuno lembrar que JB votou a favor da reforma da previdência do governo Lula e apoiava as perseguições do governo federal contra o governador de Sergipe, na época João Alves Filho. JB lutou em Brasília para que o governador João Alves não tivesse acesso aos recursos do governo federal. É a Lei do Retorno! E Agora?”

Contra perseguições E concluiu João Fontes: “Amigos, quantas brigas eu tive com JB no programa de Gilmar Carvalho por não concordar com as perseguições do governo Lula ao governador João Alves. Machado era o coordenador da bancada e testemunhou a minha discordância com JB 

sobre esse assunto! Quem com ferro fere, com ferro será ferido!”

Saúde: Almeida dizia que problema era de gestão e tinha dinheiro. Não paga nem emplacamento de ambulância Ao lado a placa e o documento de uma ambulância da Secretaria de Estado da Saúde que está com o emplacamento vencido. Deve ser apenas uns R$ 40,00 já que é isenta do IPVA.  Enquanto isso ele bradava, antes de ser secretário que o problema era de gestão e tinha dinheiro. Ou seja, chamou Zezinho Sobral e Conceição Mendonça de incompetentes. Por falar em viaturas locadas, as mesmas estão sem equipamentos, circulam apenas com macas.

 Aracaju: Secretário da Fazenda antecipa que gestão de Edvaldo seguirá deixando a desejar em 2018  Diariose/Habacuque Villacorte: O “homem forte” da Prefeitura de Aracaju, o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, jogou nessa quinta-feira (28) um verdadeiro “balde de água fria” em mais de 600 mil aracajuanos que aguardam, com ansiedade, o cumprimento das promessas feitas pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), ainda quando candidato nas eleições de 2016. Em entrevista ao último programa do radialista George Magalhães do ano, o auxiliar da PMA ratificou que as finanças da gestão seguirão em dificuldade em 2018 e que a única meta da administração, por enquanto, é voltar a fazer o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado. Toda matéria: http://diariose.com.br/secretario-antecipa-que-gestao-de-edvaldo-seguira-deixando-a-desejar-em-2018/

Prefeitura de Laranjeiras apoiará obra sobre vida e obra de Cândido Aragonez Ratificando seu compromisso com a cultura e arte do povo de 

O conselheiro do TCE/SE, Clóvis Barbosa prestigiou evento em Laranjeiras. 

Laranjeiras, a Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, e da vice-prefeita Suely Alves (DEM), a “Suely da Escolinha”, vai apoiar o lançamento do livro sobre a vida e obra do artista laranjeirense Cândido Aragonez de Faria. Na manhã de ontem (28), a professora e doutora do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Germana Gonçalves de Araújo, responsável pelo trabalho de pesquisa, fez a assinatura do contrato, no gabinete do prefeito.

Livro bilíngue Pelo contrato, a professora se compromete em entregar o resultado de pesquisa sobre a vida e obra de Cândido Aragonez que, em breve, se tornará um livro bilíngue, que será lançado em breve em Sergipe e na França, na Semana Cultural de Paris. “Foram dois anos de pesquisa dentro da Universidade Federal com os bolsistas do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A gente faz toda uma abordagem histórica sobre a vida e obra de Cândido Aragonez, e também catalogamos toda a produção dele no Brasil, na Argentina e na França”, explica a doutora Germana Gonçalves.

Investimento na cultura é válido Por sua vez, o prefeito Paulão das Varzinhas, acompanhado do deputado estadual Paulinho das Varzinhas, entende que todo investimento para difundir a cultura de Laranjeiras em Sergipe, no País e no Mundo é válido. “Esta é uma obra importante para a cultura do nosso município e é um reconhecimento da nossa administração ao empenho da professora e de sua equipe de pesquisa.Cândido Aragonez nasceu e viveu boa parte de sua infância no nosso município e sua grande obra merece não apenas o nosso reconhecimento, como também que ela seja difundida”.Também prestigiaram a assinatura do contrato o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Clóvis Barbosa, e a secretária municipal de Cultura de Laranjeiras, Gardênia Hagenbeck.

Cândido Aragonez Filho de Laranjeiras, Cândido nasceu em 1849 e era filho do médico José Cândido e da professora espanhola Josepha Aragonez. Seu pai morreu no município em 1855, vítima de cólera e, em 1858, sua mãe seguiu com os quatro filhos para o Rio de Janeiro. Lá ele estudou na Academia Imperial de Belas Artes e se tornou um importante caricaturista da imprensa brasileira na época do segundo império.

TV Sergipe atende solicitação do SINDIJOR e religa aparelhos de ar-condicionado Diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, voltou a se reunir nesta quinta-feira (28) com a direção da TV Sergipe. Na pauta, a solução para o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado na redação e nos estúdios dos programas jornalísticos.

1ª Reunião Na primeira reunião com a nova direção da emissora, foi informado que seria elaborado um estudo técnico para medição de temperatura, e que em um prazo máximo de 15 dias a empresa apresentaria um relatório ao SINDIJOR, com as medidas a serem adotadas em comum acordo com a entidade de classe do Jornalismo.

Acordo Na reunião desta quinta-feira, o relatório foi apresentado e ficou acordado que os aparelhos voltariam a funcionar nos horários em que os jornalistas mais se queixavam de calor. A medida vale para a redação e os estúdios da programação jornalística.

Reconhecimento “Após duas reuniões com o SINDIJOR e uma fiscalização federal, a nosso pedido, a TV Sergipe reconheceu que não fazia sentido desligar os aparelhos de ar-condicionado em boa parte do dia para economizar e restabeleceu o seu funcionamento. Foi muito importante o diálogo para chegarmos a este entendimento. O Sindicato não tem nenhum interesse em multar ou acionar a justiça contra as empresas de comunicação, desde quando respeitem as normas que regulam a profissão e mantenham o diálogo para a solução dos problemas”, observa Paulo Sousa, presidente do SINDIJOR.

Ação Civil Pública pode suspender apreensão de veículo por atraso no IPVA A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, irá ingressar com uma ação civil pública contra o artigo 22 da Lei Estadual nº 7.655/2013, que estabelecem a obrigatoriedade do pagamento conjunto do licenciamento e do IPVA, sob pena de apreensão do veículo automotor.

Provocação do deputado Em outras palavras, a ação pode suspender a apreensão de veículos por débitos no IPVA. A decisão foi tomada na última semana, após aprovação do Conselho Seccional da entidade e ocorreu depois de provocação do deputado estadual Georgeo Passos (PTC) à OAB/SE.

Projeto O deputado, inclusive, é autor de um Projeto de Lei que impede as apreensões dos veículos por este motivo. Georgeo explica que a prática de apreensão do veículo feita pelo Governo do Estado, por falta de pagamento do imposto é ilegal e que ele deve ser cobrado separado do licenciamento.

Separação  “O cidadão não pode ter o seu carro apreendido porque o IPVA está atrasado. Além disso, ele tem o direito de pagar o imposto separado das taxas de licenciamento. Sabemos que infelizmente não é isso que acontece e que o Governo faz a apreensão de veículos que estão com o imposto atrasado em confronto com as recentes decisões da Justiça”, afirmou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Empresa que presta serviços a FHS. Funcionários passando fome Pelo zap:“Sou Funcionário da Embrapes, empresa que presta serviços para a Fundação Hospitalar de Saúde. Nos ajude. Estamos passando fome. A empresa não pagou a segunda Parcela do décimo, não foi pago o salário de Novembro e  nossos tickets alimentação também estão atrazados. Passamos o Natal com fome e sem dinheiro. E quando ligamos para empresa. Somos informados que não tem previsão. Que a Fundação não esta pagando.Onde vamos parar meu Deus. Passar o natal sem se quer o alimento na mesa. Trabalhamos o mês todo e ficarmos nessa situação no fim de ano.”

Propriá: retrospectiva 2017, gestão Ioakanaan Santana Da Tribuna do Velho Chico: Depois do “aborto eleitoral" ocorrido nas eleições de 2016, onde um boêmio contador de piadas foi eleito prefeito do município de Propriá, em 02 de janeiro de 2017 foi dado o primeiro passo para aquela que seria a pior gestão que a cidade já teve.Como o prefeito que nada sabe sobre gestão pública, tendo um vice de igual espécie, contava-se com uma equipe de técnicos competentes para direcionarem os destinos administrativos do governo municipal. Infelizmente, a gestão priorizou os conchavos políticos e nomeou como secretários os “coordenadores” da sua campanha. Para facilitar o entendimento vamos separar por pasta as realizações relevantes de cada secretaria.Leia a retrospectiva detalhada acessando o link abaixo:https://www.facebook.com/tribunadovelhochico/

Exclusivo! Será divulgada uma nova pesquisa para o governo até dia 31 de dezembro Pelo zap Notícias: “A pesquisa vai mostrar um suposto crescimento de Belivaldo, só um detalhe que ninguém sabe, antes mesmo dos pesquisadores coletarem os dados, os aliados de Belivaldo já comemoravam o crescimento. Videntes?  A realidade é que Belivaldo tem dados em mãos semanalmente mostrando que ele não passa de 1dígito e que JB está com 75% de rejeição e apenas 7% de aprovação. Se essa prática de manipular pesquisas fosse na França, com certeza os envolvidos seriam punidos.”

Já não basta o 14° salário da saúde? Pelo zap: “sem questionar a necessidade desse concurso, pode um governo ao mesmo tempo reconhecendo que está quebrado, lançando supostas medidas de contenção de despesas (que apenas arranham a estrutura de gastos do governo) lançar em pleno ano eleitoral um mega concurso de carreiras com altos salários?”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Maruim: gestantes participam de ensaio fotográfico e elevam autoestima Com o objetivo de elevar a autoestima das gestantes atendidas pelo projeto “Acolhendo um novo ser”, aconteceu ensaio fotográfico na tarde de quarta-feira (27), na Chácara Canoas no município de Maruim/SE. O ensaio foi realizado com cinco gestantes, através da parceria entre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o fotógrafo profissional Carlos Aristóteles.

Projeto De acordo com a psicóloga, Eunice Michelly Bonfim S. Dantas, que coordena o grupo de gestantes, o projeto “Acolhendo um novo ser” tem uma grande relevância social. “No projeto, são desenvolvidas oficinas, que propiciam um meio de geração de renda familiar através do bordado com a instrutora Maria Rosa Maynard Brito. Através desta iniciativa, as mães, em situação de vulnerabilidade social, garantem o enxoval do bebê”.

Rede de acolhimento e amizade “O grupo de gestantes do CRAS, proporciona também, o compartilhamento de experiências, onde cada uma cria através do contato com outras mães, uma rede de acolhimento e amizade. Vale ressaltar ainda, que o grupo tem acompanhamento psicológico, que busca continuamente parceria com outras secretarias promovendo discussões a cerca de temas que envolvem essa fase tão especial. Durante as atividades são desenvolvidos temas: bebida alcoólica durante a gestação, alimentação saudável, cuidados com o bebê, violência doméstica contra a mulher, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, etc”, concluiu a psicóloga Michelly Dantas.

Fundo Municipal O projeto “Acolhendo um novo ser” é gerido pelo Fundo Municipal de Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, executado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo do projeto é propiciar condições básicas de sobrevivência à gestação e ao recém-nascido até seis anos de idade, que integram o Bolsa Família, que vivem situação de vulnerabilidade social.Em 2017, o projeto atendeu cerca de 50 gestantes. O grupo é rotativo, pois atende, simultaneamente, mulheres com tempo de gestação diferente.

Gonzaga apoia projeto “Criança Feliz”, na Soledade O Bairro Soledade foi o cenário de uma bonita festa natalina, no último dia 25. Na ocasião, aconteceu o “Criança Feliz”, iniciativa dos líderes comunitários Adalgisa Correia e Claudenilson Correia. O projeto acontece duas vezes por ano, no Dia das Crianças e no Natal, e recebe o apoio do vereador Dr. Gonzaga (PMDB) há mais de 10 anos.

Ação A festa para as crianças é apenas mais uma ação que o vereador Dr. Gonzaga realiza no bairro da Soledade, uma comunidade que conta com seu trabalho desde o seu primeiro mandato, quando iniciou a campanha pela recuperação do Colégio Jaime Araújo, e continuou com diversos outros projetos e indicações, incluindo o Programa Vereador em Ação, que levou a carreta do Hospital do Câncer de Barretos e ofertou exames gratuitos de mamografia para as mulheres da comunidade, em outubro deste ano.

Colaboração Além das brincadeiras e distribuição de presentes, as crianças receberam pipoca, algodão doce, cachorro-quente, sucos e refrigerantes. Já os pais participaram do sorteio de cestas natalinas. O ponto alto do evento foi a chegada do Papai Noel, que completou a magia da festa e emocionou os pequenos e adultos. “Agora no final do ano, é emocionante estar mais uma vez com os moradores da Soledade para celebrar as festas natalinas. Agradeço a Deus a oportunidade de poder colaborar e participar da alegria dessa comunidade”, disse o vereador.

PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro 2017 ainda não acabou. Evitem comemorações antes da hora. Dá azar.

www.twitter.com/Jabbnascimento Quem passar pela Av. Rio de Janeiro se toma um susto com a hiprocrisia do governo no setor da saúde. Uma 

dicotomia entre a necessidade de saúde pública e a ostentação do Palácio de Babel. Uma visível humilhação aos sergipanos. Aonde estão os órgãos de controle, MP e PJ.

www.twitter.com/AdemarQueiroz Que #bitcom que nada! O melhor investimento no Brasil de hoje é em botijão de gás. Aumentou mais de 60% no ano.

www.twitter.com/RicMarques TV Só observando: a classe política vive a reclamar da crise, de que a situação está difícil, de que fazer gestão pública não é fácil… mas não vejo ninguém querendo largar o osso. Por que será? #RM

www.twitter.com/Braynerr Finalmente um ato digno do STF: ministra Carmem Lúcia suspenderá indulto de bandidos da preferência de Michel Temer. O indulto era um golpe contra a Operação Lava Jato.

NOTA GOVERNO DE SERGIPE – Avaliação Sintese

O Governo de Sergipe entende que manifestações são legítimas, mas discorda da avaliação apresentada pelo Sintese sobre o ensino público no estado. A rede Pública de Ensino tem alcançado avanços nunca vistos em Sergipe, a exemplo da aprovação de alunos da rede na Universidade Federal de Sergipe. Em quatro levantamentos nacionais divulgados este ano, realizados por fontes oficiais do Ministério da Educação, a Rede Pública de Ensino de Sergipe vem apresentando resultados positivos e históricos.

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado em novembro deste ano, aponta os avanços de Sergipe, que saltou da 23ª para a 20ª colocação no ranking nacional. O IOEB, assinado pelo Ministério da Educação, identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional.

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgada em outubro também pelo INEP/MEC, aponta que as escolas da rede estadual aumentaram o nível de Português e Matemática. No Português, o índice desejável de leitura subiu de 3,67% para 5,75% e o nível adequado de leitura de 34,99% elevou para 36,33%. Quanto a Matemática, a pesquisa informa que houve melhorias dos índices na rede estadual, passando o índice adequado de 11,75% para 13,15% e de 11,27% para 13,95% dos índices desejáveis.

Em relação ao Enem 2016, divulgado em 2017, duas unidades escolares da rede estadual foram alçadas a condição de melhor escola pública do país em média de notas no ranking nacional: o Centro de Excelência Atheneu Sergipense (Aracaju) e o Colégio Estadual Dr. Milton Dortas (Simão Dias).

Quanto aos Indicadores de Fluxo Escolar na Educação Básica (Inep), pode-se constatar que os números estão sempre próximos da média nacional, ou seja, as taxas de repetência foram verificadas em todo país na 1ª série do ensino fundamental de 3.1% e na 3ª série do ensino médio de 4.8%.

Ainda há de se destacar que é público, através do Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino do Governo de Sergipe, que o Estado já havia investido de 25% do limite constitucional até setembro.

Há também melhorias em curso quanto à utilização das tecnologias em sala de aula e na administração escolar, além de projetos que valorizam a formação continuada, o incentivo à leitura, melhoria da infraestrutura e de gestão de pessoal e escolar.

NOTA SOLIDARIDADE – Servidores de Aracaju

O Deputado Federal Valadares Filho (PSB) vem a público, mais uma vez, manifestar a sua solidariedade aos servidores municipais da Prefeitura de Aracaju. Ao anunciar o parcelamento dos salários do mês de dezembro, o prefeito Edvaldo Nogueira deixa milhares de funcionários ao relento, pois grande parte passará os festejos do Ano Novo em grave apuro financeiro. Aliás, nesse contexto, ele copia os passos de seu padrinho político, o governador Jackson Barreto, que faz o mesmo com os servidores estaduais, com os quais o parlamentar também faz questão de se associar diante do difícil momento que estão atravessando.

Segundo Valadares, em relação ao prefeito Edvaldo Nogueira há um agravante, pois ele foi enfático ao afirmar, durante a campanha eleitoral de 2016 – em debates e comícios –, que esse problema do parcelamento dos salários não perduraria em seu governo. Inclusive, nos primeiros meses de sua gestão, lembra o deputado, ele batia no peito dizendo já estar cumprindo uma de suas bandeiras de campanha, anunciando para quem quisesse ouvir que o problema já estava resolvido. “Infelizmente, o tempo está provando que ‘cumprir promessa de campanha’ parece não ser o forte do atual prefeito da capital do Estado” reitera o deputado.

Valadares Filho aproveita o ensejo deste desabafo, para desejar a todos os servidores públicos, estaduais e municipais, um feliz e fraterno Ano Novo e que em 2018 tenham amenizados os sofrimentos causados por duas administrações que ainda não disseram a que vieram, a não ser oprimir a categoria dos funcionários públicos. Segundo o parlamentar, é preciso que não se perca a esperança, pois novos tempos virão, sempre com as bençãos de Deus.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/
   
http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O tempo não é uma medida. Um ano não conta, dez anos não representam nada. Ser artista não significa contar, é crescer como a árvore que não apressa a sua seiva e resiste, serena, aos grandes ventos da primavera, sem temer que o verão possa não vir. O verão há de vir. Mas só vem para aqueles que sabem esperar, tão sossegados como se tivessem na frente a eternidade.” Rainer Maria Rilke, poeta austríaco, morreu em 29 de Dezembro 1926 (n. 1875).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais