Sergipe carece de líderes: Más companhias e promessas vãs de empregos

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O feudo chamado Sergipe Del Rey carece de lideranças de verdade, não de “meia solas” que conversam muito e fazem muito pouco.

Sergipe já teve grandes líderes. Na área política. o último foi, sem duvida, o professor Marcelo Déda, cuja sapiência fazia qualquer grande líder se curvar aos seus discursos e ideias. Na área empresarial, justiça seja feita, Albano Franco, como presidente da CNI, de 1980 a 1994, por 14 anos, levou o nome de Sergipe para além fronteiras, inclusive internacionalmente.

Atualmente Sergipe Del Rey vive um momento de atraso real, poios os líderes que poderiam assumir a responsabilidade preferem as más companhias e as promessas vãs.

Apenas dois exemplos agora, mas o blog vai publicar muitos outros nos próximos dias:

Alguém sabe dizer qual o motivo de André Moura só se meter em más companhias? Primeiro foi com Eduardo Cunha, do qual André foi da tropa de choque do ex-todo poderoso presidente da Câmara que está preso por corrupção. Agora, o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Wiltzel. E de quebra, o presidente do partido de André, o PSC, pastor Everaldo, está preso.

Já o deputado federal e empresário Laércio Oliveira vive no mundo maravilhoso da geração de empregos próprio dele.

Se o leitor fizer uma rápida consulta na Internet comprovará que todo projeto dele vai gerar milhões de empregos e nada avança neste sentido.

Primeiro foi a Lei da Terceirização que geraria mais de um milhão de empregos. Depois a reforma trabalhista, que geraria cerca de 2 milhões. E agora com a Lei do Gás que, para ele, vai gerar mais 4 milhões de empregos.

Sergipe Del Rey é ou não é um feudo onde quem poderia ser uma liderança de verdade prefere as más companhias e as promessas vãs de emprego?

Banese E como o blog noticiou com exclusividade na terça-feira, 01, o nome de Ademário Alves o governador Belivaldo Chagas optou por passar o interino, Helom Oliveira da Silva, para ser o novo presidente do banco. Não sabe como desagradou os baneseanos.

Tapem os ouvidos! A CPtran e a SMTT sumiram! É caro leitor, as autoridades de trânsito de Aracaju fecharam olhos e ouvidos a um tipo grave de infração de trânsito, cometidas dos motoqueiros que retiram o miolo das descargas de suas motos, para fazer uma barulheira infernal na orla de Aracaju, em frente a hospitais como tal infração grave não pudesse ser apenas com 5 pontos na CNH e a retenção das motos. Bastariam blitzes matinais nas principais avenidas da cidade e da orla de Aracaju, para reprimir a conduta delituosa dessas pessoas que usam suas motos para infernizar a paz alheia.

São Cristóvão: intensificadas ações de atenção à saúde mental durante o setembro amarelo Setembro é o mês dedicado às ações de prevenção do suicídio e preservação da vida, e é neste mês que a secretaria de saúde de São Cristóvão intensifica as ações de atenção à saúde mental e psicossocial da população. A campanha do setembro amarelo acontece todos os anos em todo território nacional e em São Cristóvão as ações propostas pela rede de atenção psicossocial incluem diversas atividades informativas que propõem oferecer apoio emocional aos sancristovenses.

Autoestima Estão programadas para este mês ações que buscam valorizar à autoestima, o apoio e suporte emocional e o acolhimento presencial e diário nos CAPS junto aos usuários da rede de saúde municipal. Além disso, visitas domiciliares estão sendo agendadas junto aos usuários e reuniões estão sendo realizadas com as equipes técnicas da rede, com debates, discussões sobre a dinâmica do cotidiano e sobre a importância da atenção à saúde mental.

Parceria CVV Durante algumas dessas ações, o Centro de Valorização da Vida (CVV), referência em prevenção do suicídio no Brasil, foi convidado como parceiro para realizar palestras com servidores e profissionais da rede CAPS de São Cristóvão. A primeira palestra aconteceu no dia 01 de setembro, com voluntários do CVV junto a profissionais do CAPS João Bebe Água, no bairro Rosa Elze, sobre a importância da campanha neste ano de pandemia. “A cada 45 minutos uma pessoa comente suicídio no Brasil e diante deste contexto, precisamos unir forças para mudar esse cenário, principalmente durante o período de pandemia, quando a sociedade se mostra mais fragilizada e precisando de apoio”, afirmou Erna Barros, coordenação do CVV em Aracaju.


Hospital Primavera desativa unidades para pacientes com Covid Devido a redução no número de pacientes com a Covid-19, o Hospital Primavera desativou na semana passada a UTI de retaguarda com 10 leitos, exclusiva para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, e na tarde do dia 01/09, os 3 constainers que foram instalados no estacionamento na unidade de saúde, com uma estrutura montada para receber pacientes com sintomas de infecção respiratória sem sinais de gravidade, inclusive os casos suspeitos de Coronavírus, além da realização de exames do tipo PCR, laboratoriais e tomografia. Durante cinco meses, foram realizados cerca de 10.700 atendimentos. O encerramento contou com a participação de diretores, profissionais da saúde e colaboradores, que foram agraciados com as bênçãos e preces do padre Marcelo Conceição.

Empenho de todos Diante dos colegas, o coordenador da Unidade de Emergência, Dr. Rodrigo Cabral, agradeceu o empenho de todos e enfatizou que o hospital continua com os atendimentos com suspeita ou não para o diagnóstico do coronavírus, seguindo todos os protocolos de segurança institucionais. Segundo ele, os resultados são satisfatórios e a sensação é de dever cumprido e felicidade por cuidar de cada paciente da melhor maneira possível. Ao final, o Padre Marcelo presentou a todos com um terço e o Hospital Primavera ganhou uma imagem do ícone ortodoxo, que representa imagem do Deus da misericórdia. Balões coloridos foram soltos com muita alegria por cada participante.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – PREFEITURA DE ITABAIANA

A Prefeitura de Itabaiana, através das suas secretarias de Comunicação e Saúde, vem a público informar que, devido a pandemia da Covid-19, que ainda impacta todo o planeta, a aquisição de diversos medicamentos por parte do poder público está seriamente prejudicada por conta dos laboratórios fabricantes estarem sobrecarregados em relação a produção de medicamentos voltados para a Covid-19, além de estarem sem insumos necessários para a fabricação de determinados remédios, a exemplo do Lozartana, inclusive por não terem condições de fabricação diante da subida vertiginosa dos custos ocasionada pela alta exponencial no valor do dólar, moeda norte-americana que é basilar nas transações comerciais internacionais.
É um cenário preocupante, mas que foge absolutamente do controle da saúde pública, seja ela municipal, estadual ou federal, e até mesmo da saúde privada. Os esforços empreendidos pela Prefeitura de Itabaiana seguem no sentido de minimizar os impactos negativos e os prejuízos causados à população, sendo necessário que os próprios laboratórios voltem a ter as condições ideais de produção para que a situação possa se normalizar.
Em anexo a esta nota, seguem informes de dois diferentes laboratórios que confirmam as dificuldades de produção, inclusive por falta de matéria prima, pelas quais as referidas empresas estão passando.
Certos da compreensão da sociedade, reiteramos que todos os esforços possíveis estão sendo feitos com vistas a encontrar as soluções necessárias, como também garantimos que a informação transparente da qual nos utilizamos nesse momento de dificuldade, também será utilizada assim que os medicamentos começarem a ter o seu fornecimento normalizado.
Prefeitura de Itabaiana
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Saúde

 NOTA DE ESCLARECIMENTO – SERGAS

 Com relação a publicação no dia 02 de setembro, nesta respeitável coluna jornalística, no tópico PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES, a SERGAS informa que:

 Os trabalhos externos realizados pela SERGAS com os trabalhadores em carros separados dá-se, neste momento, pelo grave advento da pandemia do Coronavírus, a qual, até esta quarta-feira, dia 02, registrou no Brasil 3.950.931 casos confirmados e 122.596 mortes.

 A Companhia tem adotado todas as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos mundiais, nacionais, estaduais e municipais para a prevenção ao coronavírus. No caso relatado pelo leitor, a SERGAS informa que existe uma recomendação para uso individual dos veículos da sua frota em operação. Os veículos citados na denúncia, tem um planejamento de trabalho em diversos endereços, a depender da necessidade, ocorre de um ou mais funcionários estarem na mesma localidade.

 Todas as medidas adotadas pela companhia reforça o seu compromisso em atender bem, com segurança, de forma contínua, preservando a integridade dos seus trabalhadores.

 Vale frisar que a SERGAS é uma Companhia de direito privado, sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, e além do Governo do Estado, tem como sócios as empresas privadas Mitsui e Gaspetro.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018         

                                                                                                                                                                     
I Encontro e pais e cuidadores: olhar integrativo no desenvolvimento atípico Numa realização do grupo Desenvolver com Amor, será realizado no dia 19 de setembro o I Encontro e pais e cuidadores: olhar integrativo no desenvolvimento através do canal no Youtube. O valor da inscrição será de apenas R$ 15,00 e toda renda será revertida para a casa de Sossego Vó Tereza. Segundo a organização, o dia 19 de setembro será com o olhar Multidisciplinar do Desenvolvimento atípico destinados para pais e cuidadores. Um momento dedicado para eles, a base de amor, dedicação e de extrema importância em toda caminhada. Inscrições aqui.


LIVES SERGIPE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO
                                                                                                                                                                   

Live hoje, 03/09, às 16h “O papel do contador na implantação do Compliance” Este é o tema da live de hoje, 03, às 16h, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe. A live terá como palestrante, Erenita Sousa, profissional contábil, presidente da Academia Sergipana de Ciências Contabéis e Coach e como mediadora a conselheira do CRCSE, Edvânia Alves de Souza. Acompanhe por aqui: https://www.instagram.com/crcse/



                                                                                                                                                             

 

Amanhã, 04, CANPAT Construção 2020 É amanhã, 04, às 10h, o evento virtual Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção Civil –CANPAT Construção 2020, com o tema: “A nova Norma Regulamentadora para a Indústria da Construção – NR-18, numa realização da ASEOPP, SESI e CBIC. Inscreva-se e participe do evento virtual: https://zoom.us/webinar/register/WN_KI7Zh5yDRy-9kiptPOd-cQ

 

 

                                                                                                                                                                     

 

 

Live hoje, 03/09, às 20h Nesta quinta-feira, a livraria vai se mudar para o Instagram: https://www.instagram.com/o_escritor_na_livraria/ E Antenor Aguiar conversará com Antônio Saracura.






PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK



MORRE O JORNALISTA, RADIALISTA E VEREADOR JASON NETO

E os amigos e eleitores do vereador Jason Neto, foram surpreendidos ontem, 02, pela manhã com a partida repentina para outro plano espiritual. Jason, jornalista, radialista e vereador de Aracaju, morreu aos 51 anos de infarto na própria residência. Ele é irmão do deputado federal e ex-prefeito de Socorro, Fábio Henrique e do vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior.. No primeiro mandato, teve 2.797 votos e no lugar dele assume o 1º suplente da coligação (PDT/PSDC/PPL), Sargento Vieira, que teve 2.080 votos.

O blog presta solidariedade a toda família. Jason era um homem simples, que gostava das coisas simples e a verdadeira amizade.

Do irmão, Fábio Henrique, deputado federal


“Não é fácil dizer adeus a uma pessoa que você ama muito. Meu irmão era com muito orgulho o meu irmão de sangue e de coração, um ser iluminado que volta ao convívio do pai. Meu irmão Jason Neto, vamos guardar de você sempre os bons momentos e ensinamentos. Vá em paz meu irmão.”

Do presidente da Câmara de Aracaju, Nitinho

“Uma perda muito grande, está sendo difícil. Uma pessoa especial, dedicada aos amigos. Neste período de pandemia fez várias ações e apresentou várias proposituras para ajudar a população. Estamos todos tristes e consternados.”


SINDIJOR lamenta morte do jornalista Jason Neto, ex-diretor do sindicato

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, lamenta a morte precoce do jornalista Jason Neto, ocorrida na manhã desta quarta-feira.
Jason Neto sofreu um princípio de infarto na casa dele após tomar café na companhia da esposa. Ele estava no primeiro mandato de vereador, chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sergipe (Samu), mas não resistiu.
O jornalista Jason Neto, que tinha 51 anos, era filiado ao SINDIJOR e fez parte da primeira gestão do presidente Paulo Sousa. Ele era irmão do deputado federal Fábio Henrique (PDT) e do vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior (PSD).
Formado em Jornalismo pela UNIT, Jason Neto era servidor público de carreira do Ipes, onde exercia o cargo de assessor de imprensa. Muito querido pelos colegas de profissão, tinha uma atuação firme em defesa do Jornalismo.
Jason Neto foi o autor do projeto de lei que estabelece 7 de Abril como o Dia do Jornalista em Aracaju, bem como um dos defensores do concurso público para jornalistas na Câmara Municipal de Aracaju, além do apoio ao projeto da meia entrada para jornalistas e outros profissionais da comunicação em eventos culturais e esportivos.
O SINDIJOR lamenta a morte do profissional de imprensa, se solidariza com os familiares e deseja força para que todos superem este momento de profunda dor.

SINDIJOR
Em Defesa dos Jornalistas e do Jornalismo

NOTA DE PESAR STERTS

O Sindicato dos Radialistas de Sergipe vem informar com muita tristeza e com o mais profundo pesar, o falecimento do Radialista Jason Neto, ocorrido na manhã desta quarta-feira (02), em sua residência.
O radialista Jason Neto trabalhou nas seguintes emissoras: Rádio Cultura, Aperipê FM e Jornal FM. Atualmente fazia parte do poder legislativo como vereador de Aracaju.
O Parlamentar e Comunicador Sergipano, Jason Neto, era irmão do Radialista e Deputado Federal, Fabio Henrique (PDT) e do Radialista e Vice-prefeito do Município de São Cristovão, Adilson Junior (PSD).
A direção dos Radialistas, lamenta a passagem do nosso querido Jason e ressalta sua grande contribuição na formação de uma sociedade igualitária e sua importância na imprensa de Sergipe. “Nesse momento em que já sofremos tanto com diversas perdas pela Covid19, hoje recebemos essa dolorosa notícia da partida de Jason, que nos deixa vítima de um infarto. Somos solidários com os familiares, colegas e amigos, que Deus abençoe a todos.” Concluiu, Elton Rickarty, Presidente do STERTS.

Benjamin Gonçalves dos Santos
Elton Rickarty
Presidente do STERTS

OPINIÃO


A Medicalização do Suicídio Por Antônio Samarone, médico sanitarista

“O suicídio é o único problema filosófico sério.” (Camus).

“Um suicídio, como toda conduta humana, é uma mensagem endereçada à comunidade da qual seu sujeito faz ou fazia parte.”

O suicídio é um tema passível de abordagem jornalística, filosófica, sociológica, antropológica, psicológica, médica, jurídica, histórica, política, religiosa, ética etc.

Na maioria das civilizações o suicídio não é bem visto. Porém, certas culturas admitem o suicídio para reparar erros e em casos trágicos ou heroicos…

Na atualidade, o discurso psiquiátrico se apropriou do suicídio.

Até a década de 1820, o debate sobre o suicídio era dominado pela moral. Aqui inicia-se a medicalização. O suicídio deixou de ser visto como uma revolta contra Deus, mas continua um ato ameaçador para a sociedade.

A psiquiatria começou a tomar conta do suicídio no final do século XVIII.

A psiquiatria admite que o fenômeno é multifatorial, não sendo possível se atribuir a uma só causa, mas também, defende que o suicídio está sempre associado aos transtornos mentais, em especial, ao transtorno do humor, como a depressão.

Há controvérsias…

O Concilio de Trento (1545 / 1563) reiterou a proibição absoluta de matar do quinto mandamento. A lei não diz não matarás os outros, mas não matarás. O suicida era enterrado junto aos excomungados e aos não batizados, de todos aqueles que foram excluídos da salvação eterna.

No final do século XV a loucura tornou-se tema intelectual, gerando polêmicas. Brant avaliava que era preciso estar louco para se suicidar, Erasmo, que era preciso estar louco para continuar vivo. Surge a ligação dos suicídios com a doença mental.

Uma passagem do Dr. Fausto, de Goethe, é significativa do dilema sobre o suicídio:

“Meu coração está tão endurecido que eu não consigo me arrepender. Mal posso apelar à salvação, à fé ou ao céu sem que um eco terrível ressoe em meus ouvidos: Fausto, estás condenado ao sofrimento eterno. Então, espadas, punhais, veneno, pistola, cordas e floretes envenenados se oferecem a mim para que eu me mate.”

Até o final do século XVIII, as culturas europeias adotavam como estratégias para a prevenção do suicídio a dissuasão moral, os princípios religiosos e a ameaça de punição, com penas terríveis.

Os médicos tinham prestado pouca atenção aos suicídios no renascimento e mesmo no iluminismo. Contudo, à medida que a profissão psiquiátrica emergia como uma entidade distinta, os autores médicos, no século XIX, começavam a enfatizar que o suicídio era causado pelas doenças mentais.

Esquirol, via o suicídio como o desfecho da monomania. Em 1838, ele declarou: “o suicídio é um ato secundário a uma perturbação emocional severa (délire de passion) ou insanidade (folie)”. Após 1820, o debate moral sobre o suicídio foi secularizado.

O suicídio não tem glamour.

Hoje, os médicos e psicólogos acreditam que o suicídio é um problema de Saúde Pública e que decorrem em sua imensa maioria dos transtornos mentais. Acreditam que esse avanço do suicídio encontra a sua base explicativa nessa explosão das doenças mentais.

No meu entender, apenas transferem a pergunta: e o que está levando a essa explosão dos transtornos mentais?

Cada sociedade tem em momentos definidos de sua história uma determinada disposição para o suicídio e uma taxa de suicídio numericamente particular. Essa variação ocorre no tempo e entre diferentes civilizações. Esse entendimento só é possível pelos estudos sociológicos.
O suicídio é uma ruptura dos laços sociais.

Os sociólogos também pleitem o suicídio para o seu campo de pesquisa, consolidando-se no estudo clássico de Durkheim “O Suicídio” (1897). Durkheim rejeitou que o suicídio fosse primariamente causado por uma patologia individual, defendeu uma causa social de fundo.

Polêmicas à parte, a medicina e psicologia, mais recentemente, assumiram o suicídio e acreditam que podem ajudar na prevenção. Usa-se a dissuasão psicológica e até alguns medicamentos, que a psiquiatria acredita serem eficazes na prevenção.

Do ponto de vista farmacológica as contradições são evidentes: as substâncias psicoativas tanto são responsabilizadas pelo aumento, como pela redução dos riscos. Para ser consistente, se a psiquiatria correlaciona o suicídio com alguns transtornos mentais, bastaria tratar esses transtornos.

Não tenho uma concepção definitiva sobre esse tema.

Ontem começou o “Setembro Amarelo”. Um alerta para o problema, um esforço de mobilização da sociedade para se reduzir a ocorrência dos suicídios.

Mais textos de Antônio Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/


PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt A atual pandemia pôs em evidência a nossa interdependência: estamos todos ligados uns aos outros, tanto no mal como no bem. Por conseguinte, para sairmos melhores desta crise, devemos fazê-lo juntos, todos nós, em solidariedade. #AudiênciaGeral



www.twitter.com/fotomariosousa Como é que vocês conseguem falar pelos cotovelos às 6h da manhã?

www.twitter.com/BlogClaudioNun Edvaldo e o PSC – Será que o prefeito Edvaldo Nogueira vai continuar querendo o apoio do PSC, cujo presidente nacional é o presidiário pastor Everaldo? STJ prorroga prisão de Pastor Everaldo – O Antagonista

 

www.twitter.com/palmeriodoria Uma definição simplificada de esquizofrenia é divisão do cérebro. A princípio cabe em Rodrigo Maia, tentando ser moderno em questões como defesa da liberdade de expressão ao mesmo tempo que fecha com as atrozes decisões de Guedes e Bolsonaro. Melhor chamá-lo apenas de patife.

 www.twitter.com/peixoto_flavioEm resposta a  @palmeriodoria Achamos que é rabo MUITO preso. É a famosa “guerra fria de dossiês”. Se Maia tocar o impeachment Bozo solta a polícia em cima dele. Acho que a ameaça é real pois há alguns meses Maia fazia críticas quase diariamente ao governo. Hoje em dia nem tanto. Maia foi silenciado. Dominado.

www.twitter.com/MarcioGreporterHá mais de 20 anos estive no Santuário do Caraça, MG. O padre chamava o lobo que “toma conta da região”. Um guará lindo. O lobo é atraído pelo som da bandeja de alumínio jogada ao chão, com pedaços de carne, e pelo chamado “guará, guará!” Será que funciona com a nota de 200??

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia

“Vê que a vida é uma grande ponte,

Não constrói nela tua casa,

Atravessa somente…“ Provérbio Budista.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-09/papa-francisco-audiencia-geral-libano-dia-oraco-jejum.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais